Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


CAM na centralização de joysticks Gse_multipart13851

CAM na centralização de joysticks

Ir para baixo

CAM na centralização de joysticks Empty CAM na centralização de joysticks

Mensagem por 1lokoS Ter 06 Set 2016, 14:43

CAM (came)

CAM na centralização de joysticks CAM_calccapture
Uma CAM para gimbal (cardâ) de joystick sob a ótica da matemática.

Pilotos virtuais que além do Flight Simulator estão preocupados com o "Feel Simulator"  cool devem estar sabendo que CAM é a "última moda" no sistema de centralização de joystick e pedal.  

Para entender o porque, vejamos os tipos de centralizaçao de gimbal (cardâ) comumente usados em joysticks/pedal.

"Pinça" (CH, Cougar, Tm antigos, VKB Gladiator, transmissor R/C...) - Imagine uma pinça esticando uma mola nas suas pontas, com o eixo vertical do joystick no meio da pinça, ora empurrando um braço da pinça contra a mola, ora outro.
O sistema não requer mais força para mover o joystick para fora da posição central do que para mover após esta posição e mantém as forças dos eixo X e Y separadas, pois usa uma mola por eixo.

Este sistema tem o inconveniente de causar um sonoro e tactil "clunck" quando o gimbal cruza ou retorna a posição central.

- No VKB Gladiator tentaram minimizar esse efeito adicionando um sistema de retardo (damper) no retorno do gimbal para a posição central, através de sulcos no eixo e graxa  para plástico viscosa (tipo NyoGel 767A).

"Pistão compressor" (Saitek's, Warthog, Logitech 3D e seus clones, os "ChingLing") - um disco comprime uma mola na vertical.

Este sistema tem o inconveniente de precisar usar mais força para mover o joystick da posição central do que para continuar a movendo o joystick depois desta posição, e mistura as forças sobre os eixos X e Y pois se mover o joy no eixo X, quando mover no Y a mola já estará comprimida, então este segundo movimento fica "sem peso".

"Saturn Ring" (disco oscilante) - Suncom, T.16000M... - Um disco comprime uma mola, mas apenas na direção da inclinação do joystick, portando a mistura de forças nos eixos X, Y é menor, pois estará comprimindo a mola nesta segunda direção na diagonal.

Aparentemente este sistema não tem maior inconveniente e o "sensação" do gimbal  Suncom é que levou os Pilotos Vituais (nunca satisfeitos com sistema nenhum) a pedir um sistema semelhante já para o Cougar (~2001)  mas só na "geração seguinte" (Warthog~2010) foram atendidos. A Tm quis inovar com o "pistão" patenteado, de resultado debatível.

CAM - (VKB Black Mamba, Gladiator PRO e pedais "Next Gen": Baur, MFG, Slaw, VKB) - uma ou duas alavancas com um perfil complexo estica uma mola.
Dependendo do perfil usado na CAM pode proporcionar uma centralização ou cruzamento da posição central suave, porém táctil (pode também ser "dura"ou "livre" com perfil diferente na CAM)* e não exige mais força para sair da posição central do que para mover após esta posição.  
Também usa uma mola (e CAM) por eixo.

Inconveniente por enquanto é o... preço alto, pois é feita em metal ou composite e requer corte a laser e/ou CNC, já que o perfil é complexo, com diversos (40-50) pontos de pressão diferentes.

* Trocando o perfil da  CAM altera-se  a "sensação" da centralização.
O gimbal "NextGen" da VKB, os pedais MFG Crosswind, Baur BRD e VKB T-Rudder permitem trocar a CAM facilmente.  thumbsup

Gimbal BRD com CAM dupla do Baur (Russia), que foi o primeiro a usar o sistema num joystick comercial (~2010), é o "Santos Dumont" da CAM. Anteriormente CAM havia sido usada em trabalhos individuais DIY.

CAM na centralização de joysticks Baur_CAMimage upload no size limit

Como não da para "sentir" a CAM sem comprar um joy/pedal  "Next Gen",  vídeo do funcionamento da CAM do Gladiator PRO, pilotando num "Kosmosimov".


1lokoS
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 01/10/2013
Mensagens : 43
Reputação : 5
Idade : 66
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CAM na centralização de joysticks Empty Re: CAM na centralização de joysticks

Mensagem por 1lokoS Sáb 21 Jan 2017, 13:25


1lokoS
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 01/10/2013
Mensagens : 43
Reputação : 5
Idade : 66
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos