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PFPX e Topcat

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Mensagem por flavioSSA Sex 26 Ago 2016, 22:59

Amigos, pergunto aos sabedores. Com o Simbrief e outros planejadores disponíveis online, ainda vale a pena adquirir o pfpx? Estou procurando o meu planejador "definitivo" e já conheço os online, mas ouvi falar muito bem do pfpx. O problema é que eu também ouvi muita reclamação de que o software não é atualizado a algum tempo. (Não sei se procede a informação)
Além disso, vale a pena adquirir o topcat sozinho?

Pergunto, porque o pfpx tá bem caro se levar em conta a cotação e não quero dar um tiro no pé.
Desde já agradeço pelos comentários.

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Mensagem por Bruno Aquino Sáb 27 Ago 2016, 06:29

Eu tenho os dois Flávio, pra mim são os melhores, realmente, o pfpx não é atualizado já a algum tempo, mas não compromete em nada no desempenho, eu utilizo ele com o metereológico do ASN, tive alguns desencontro de informações quanto a metar, ele tem a opção de enviar o cálculo pro Topcat, lhe deixando acertar a performance de descolagem e pouso. O Topcat que precisa ser atualizado, não tem as tabelas pro Dash Q400, o Airbus não tem da aerosoft, QWings, mas para voar com os PMDG's, é perfeito.
Exporta os ventos em voo, (esqueci o nome correto),ele é bem completo, vale o investimento.

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Mensagem por Paulo Stavis Sáb 27 Ago 2016, 07:28

flavioSSA escreveu:Amigos, pergunto aos sabedores. Com o Simbrief e outros planejadores disponíveis online, ainda vale a pena adquirir o pfpx? Estou procurando o meu planejador "definitivo" e já conheço os online, mas ouvi falar muito bem do pfpx. O problema é que eu também ouvi muita reclamação de que o software não é atualizado a algum tempo. (Não sei se procede a informação)
Além disso, vale a pena adquirir o topcat sozinho?

Pergunto, porque o pfpx tá bem caro se levar em conta a cotação e não quero dar um tiro no pé.
Desde já agradeço pelos comentários.

O PFPX, pra mim, é o melhor sim. A facilidade com a qual você monta o voo é incrivel, digo que em menos de 20 clicks você obtem rota, pesos, alternados e a meteorologia em rota além da rota nos formatos mais variados. Pra voo pequeno (GA) não acho tanta vantagem até porque não tem muito o que planejar pelo PFPX. Já nos voos maiores as coisas começam a ficar muito mais interessantes. Um voo cruzando o oceano já é a cereja do bolo no PFPX com todo o calculo do ETOPS (saidas e entradas, ETP, perfis de perda de motor, etc). Juntando ele com o PMDG 777 então (e o futuro 747 com certeza também) parece que você está na linha real pois o PFPX exporta a rota, pesos e vento direto pro FMC (basta carregar tudo e sair voando).
Os updates estão mais espaçados mas isso tem a ver com a maturidade do programa também, antigamente dava mais travadas e outros problemas, hoje está 100%.
A magia para aqui...
Já o sr. TOPCAT eu não lhe recomendo. Ele funciona super bem para as aeronaves deste link. E é só isso. Esqueça de mais aeronaves, o (censurado por mim) do desenvolvedor enrolou anos prometendo um profile para o 777-300 e demais aeronaves e depois disse que é muito dificil e que não haveria um. O TOPCAT precisa de uma boa avaliação sobre a sua necessidade diante das aeronaves que você voa VS o preço na cotação atual. EU, EU acho que não vale. Talvez vale mais a pena investir numa alternativa, tipo o TOPER, somente para a aeronave que você ache mais vantagem (o do 777 por exemplo calcula para todos os modelos). Obviamente que o TOPCAT fica bem legal com a função exportar, ele joga direto no plano do PFPX e sai uma navegação digna de linha mas baseado nos pontos acima acho que não vale.

No PFPX também tem uma cobrança adicional (opcional) após 1 ano de 12 euros para acessar as NATs e meteoro atualizada. Em conjunto com o Active Sky, FSGlobal ou REX não há necessidade, só se você se interessar pelas NATs.

Espero que ajude thumbsup
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Mensagem por flavioSSA Sáb 27 Ago 2016, 08:35

Opa! Obrigado pelas dicas senhores. Não sabia do lance da cobrança adicional. E realmente achei esse TOPER mais interessante, pois meu objetivo são ferramentas apenas para o ngx que é o que eu uso realmente. Vou pesquisar mais aqui sobre ele. Obrigado Paulo e Bruno thumbsup

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Mensagem por Brentano Sáb 27 Ago 2016, 16:00

Eu comprei o TOPCAT há zilhões de anos atrás, na época em que só voava o 767. Pra mim sempre foi indispensável, visto que usei no 767 Level-D, 747 da PMDG, MD11, Fokker 100 da DA, NGX, 777 cargueiro e agora estou usando no A320 da FSL. Obviamente faltam diversas opções de aeronaves e motorizações, mas se tem eu to usando hahaha.
É a típica ferramenta de nerd da simulação. Não é lá muito necessária, mas agrega um detalhe à mais na fidelidade em relação à operação de linha. Como havia comprado há muito tempo, quando saiu o PFPX já tinha ele praticamente de brinde hahha.
E sobre o PFPX, também não vivo sem. Pra jatões uso sempre, em qualquer vôo. Não uso pra GA obviamente, não faz muito sentido. Mas pra simular operação de linha, uso sempre. Não tenho mais a assinatura que provê WX e NATs, mas com o AS você não precisa disso pra WX (o PFPX importa tudo). E as NATs é moleza de verificar na net, então é só editar o plano com as coordenadas.

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Mensagem por flavioSSA Dom 28 Ago 2016, 21:47

Opa Brentano, obrigado pela opinião, muito clara. Mas ai que tá, sua própria mensagem diz que você comprou zilhões de anos atrás. Pode ser que naquele momento fosse a melhor ferramenta. Mas hoje temos por exemplo o SimBrief que eu acho fantástico e é grátis em conjunto com o TOPER para ngx (que é a aeronave que me interessa mesmo) que o Paulo indicou acima que resolvem o problema, entende? Você faria o investimento no pfpx e topcat HOJE? Valeu pela mensagem thumbsup

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Mensagem por Brentano Seg 29 Ago 2016, 01:45

flavioSSA escreveu:Opa Brentano, obrigado pela opinião, muito clara. Mas ai que tá, sua própria mensagem diz que você comprou zilhões de anos atrás. Pode ser que naquele momento fosse a melhor ferramenta. Mas hoje temos por exemplo o SimBrief que eu acho fantástico e é grátis em conjunto com o TOPER para ngx (que é a aeronave que me interessa mesmo) que o Paulo indicou acima que resolvem o problema, entende? Você faria o investimento no pfpx e topcat HOJE? Valeu pela mensagem thumbsup
Flavio, Simbrief e PFPX são ferramentas semelhantes, mas o TOPCAT já tem outra finalidade. Ele calcula performance de decolagem (Flap, Vspeeds, Redução de Potência, Temperatura Assumida/FLEX, distâncias etc) e pouso, baseado nas condições meteorológicas, pesos, uso de packs, uso de anti-ice. O TOPCAT faz uma análise de pista, ou seja, o lance dele é mais em relação a performance nas fases críticas.
O PFPX é pra quem quer bancar o despachante operacional e fazer o planejamento da rota da maneira mais eficiente (e nerd) possível hehehe, é bem mais completo que o Simbrief, mas talvez não seja necessário pra você. Depende do quanto você quer "simular". Se quer apenas ter um plano de vôo, com uma navegação estilo SITA e não se aprofundar muito na questão do planejamento, fique com o Simbrief. Ele cumpre o papel com louvor. É uma excelente opção à custo zero (à não ser que queira atualizar o Airac). Ambos geram uma navegação bem semelhante ao que as cias usam (obviamente que cada cia tem o seu layout), mas o PFPX é bem mais aprofundado, permite uma analise mais complexa do planejamento.
Respondendo a sua pergunta, sim eu faria esse investimento hoje. Talvez não comprasse os dois juntos de cara, mas como sou nerd e gosto de simular até o desnecessário... lol
Mas é uma questão pessoal. Diria que se a sua idéia é só voar de A pra B e ter uma navegação realista em mãos, fique apenas com o Simbrief.

PS.: Na época tinha um tal de FOC, que era o PFPX de antigamente só que muito mais complicado de usar. Ainda está à venda na Aerosoft inclusive, mas é muito antigo. Época do FS98. Pergunta se o nerd aqui tinha? lol
PS2: Tenho o TOPER e não gosto. Usava com o 777-300ER, mas os resultados são meio discrepantes quando próximo do MTOW.

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Mensagem por heronsilva Seg 29 Ago 2016, 21:59

flavioSSA, comprei o PFPX há quase dois anos, de fato, tem tempos que não é atualizado pelos desenvolvedores, mas ele é um programa fantástico, francamente, ainda não o troco por nenhum outro. Tenho o cadastro no Simbrief, é ótimo e cumpre o que promete, mas "data máxima venia" (com a licença devida), o PFPX ainda sai na frente. Ao meu singelo sentir. Caso deseje economizar, fique no Simbrief, pois basta a inscricao Navigraph para fazer seus voos. Enfim, tudo depende tambem se voce faz voos ETOPS etc.

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Mensagem por flavioSSA Ter 30 Ago 2016, 08:54

Obrigado pela informação Heron! thumbsup
Não faço voos etops não. Meus voos tem no máximo estourando 3 horas de duração (É o que eu aguento ficar na frente do computador) e o grande objetivo é fazer o planejamento correto para a aeronave ngx que é o meu objeto de estudos. Eu tenho a assinatura da Navigraph anual, por isso comentei sobre o simbrief. Valeu thumbsup

@Brentano: então, o topcat seria o ideal para complementar os parâmetros do ngx, correto? A dupla simbrief + topcat (sem o pfpx) para o ngx atenderia tudo?

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Mensagem por Brentano Ter 30 Ago 2016, 11:37

flavioSSA escreveu:@Brentano: então, o topcat seria o ideal para complementar os parâmetros do ngx, correto? A dupla simbrief + topcat (sem o pfpx) para o ngx atenderia tudo?
Complementa sim Flavio. O TOPCAT é um programa independente e você pode inserir nele todas as informações manualmente de acordo com a navegação do Simbrief.
Atende tudo, certamente. Aí vai depender da análise entre TOPCAT x TOPER. Talvez a dulpla Simbrief + TOPER já lhe atenda também.
Você realmente precisa de uma análise de pista completa? Ou só quer Vspeeds e redução de potência/temperatura assumida? Se for esta última, eu ficaria com o TOPER. thumbsup

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