Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Maior avião anfíbio do mundo é apresentado na China

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Internacional] Maior avião anfíbio do mundo é apresentado na China

Mensagem por Amilckar em Ter 26 Jul 2016, 08:55

Maior avião anfíbio do mundo é apresentado na China

AVIC AG600 foi projetado para decolar com peso máximo de até 53,5 toneladas


O AG600 tem 40 metros de comprimento por 40 m de envergadura (Reprodução/DefenseBlog)

Em uma época em que os grandes hidroaviões pareciam esquecidos, a China trouxe à tona novamente um desses gigantes dos céus, e dos mares. A fabricante chinesa AVIC General Aircraft Company apresentou no último sábado (23), em Zhuhai, o modelo militar AG600, o maior avião anfíbio em produção na atualidade.

O primeiro AG600, projeto em desenvolvimento há quase 10 anos, começou a ser construído em 2014 e, de acordo com o fabricante, está programado para decolar até o final deste ano. O aparelho possui tanto o trem de pouso retrátil, para pousos e decolagens em pistas convencionais, e o “casco” preparado para operar na água. E deve ser um mergulho e tanto.

O avião anfíbio chinês, com 40 metros de comprimento e outros 40 m de envergadura, tem praticamente o mesmo porte do Boeing 737-800, só que é mais pesado. A aeronave pode decolar, de terra firme ou da água, pesando até 53,5 toneladas – o 737-800, maior modelo da série, decola com peso máximo de 41 toneladas.

A aeronave é impulsionada por quatro motores turbo-hélice (uma versão chinesa do motor russo Ivchenko AI-20), cada um capaz de gerar 5.100 hp. Conforme dados da AVIC, o AG600 foi projetado para voar a velocidade máxima de 570 km/h a 10.000 metros de altitude. Já o alcance será de 5.500 km.

Missões variadas

O AG600 é quase um C-130 Hércules “marinho”. A fabricante chinesa ainda não divulgou exatamente quanta carga o aparelho poderá carregar, mas ao julgar pelo seu peso máximo de decolagem, não deve ser pouco. Por outro lado, a AVIC antecipou que a aeronave pode transportar 50 passageiros em missões de salvamento e terá capacidade para combate a incêndios.


A aeronave foi apresentada da sede da AVIC, em Zhuhai, na China (Reprodução/DefenseBlog)

Segundo especificações do fabricante, em missões de “bombeiro”, o modelo anfíbio poderá encher seus tanques com até 12 mil litros de água entre 12 e 20 segundos, durante um rápido toque em um lago ou rio, e em seguida despejar o conteúdo sobre o incêndio. Mas o que pode ser o principal propósito do AG600 não é divulgado.


Cada motor do AG600 gera 5.100 HP, suficiente para a aeronave voar a até 570 km/h (Reprodução/DefenseBlog)

O avião anfíbio de grande porte pode ser um instrumento de grande ajuda nas operações das forças armadas do país no Mar do Sul da China. O interesse dos chineses pela região vem gerando uma intensa disputa territorial com outros países na Ásia, sobretudo pela construção de diversas ilhas artificiais.

A AVIC já tem 17 encomendas pelo AG600, para as forças armadas da China, mas o modelo também despertou o interesse de empresas na Malásia e Nova Zelândia. O plano da fabricante chinesa é produzir 60 unidades do gigante anfíbio nos próximos 15 anos.

Fonte: Airway

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10848
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum