Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Maior avião produzido na China, Y-20 Kunpeng entra em serviço

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Internacional] Maior avião produzido na China, Y-20 Kunpeng entra em serviço

Mensagem por Amilckar em Sex 08 Jul 2016, 16:25

Maior avião produzido na China, Y-20 Kunpeng entra em serviço

Aeronave militar de transporte tático pode decolar carregando até 66 toneladas de carga


O cargueiro chinês Y-20 tem autonomia de até 10.000 km (Reprodução/Chinese Military Review)

A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China iniciou nessa quarta-feira (6) as operações com o novo cargueiro militar Y-20 “Kunpeng”. A aeronave, desenvolvida pela Xian Aircraft Industrial Corporation, é a maior já fabricada no país, com capacidade para transportar até 66 toneladas de carga.

“O Y-20 marca um passo crucial para a força aérea, melhorando a sua capacidade de projeção de poder estratégico”, disse Shen Jinke, porta-voz da força aérea chinesa, a agência de notícias estatal Xinhua. A aeronave chega em um momento em que Pequim planeja uma série de missões globais, como operações humanitárias na África e anti-pirataria no Oceano Índico.

Até o momento, força aérea chinesa recebeu dois Y-20 e a frota deve chegar a 12 unidades até 2018. Mas a encomenda é muito maior: Pequim planeja adquirir entre 200 e 300 unidades da nova aeronave de transporte tático.

Gigante chinês

O Y-20 tem porte semelhante ao de um jato comercial Boeing 767-200. Segundo dados da Xian, a aeronave tem 47 metros de comprimento, 50 m de envergadura de asas e pode decolar pesando até 220 toneladas. Já o compartimento de carga pode transportar diferentes cargas, tropas e veículo blindados, inclusive o maior e mais moderno tanque de guerra da China, o Type 99 “Pinyin”, de 50 toneladas.


O Y-20 pode alcançar velocidade máxima de 920 km/h (Reprodução/Chinese Military Review)

A aeronave é impulsionada por quatro motores fabricados na Rússia (o Soloviev D-30KP-2) e, segundo o fabricante, pode alcançar a velocidade máxima de 920 km/h e 13.000 metros de altitude. Já o alcance varia de acordo com o que ele transporta: 4.500 km com carga máxima de 66 toneladas ou 10.000 km transportando 100 soldados paraquedistas totalmente equipados.

Desenvolvimento

O programa de desenvolvimento do Y-20 foi lançado em 2009 e o primeiro protótipo voou em 2013. Essa é também a primeira aeronave militar projetada com ajuda da tecnologia de impressão 3D, o que acelera os processos de pesquisa e fabricação de modelos de testes – outros aviões desenvolvidos com esse método foram os jatos comerciais Airbus A380 e o Boeing 787.


A força aérea chinesa planeja adquirir até 300 unidades do novo cargueiro (Reprodução/Chinese Military Review)

E o avião ainda segue em desenvolvimento: mais adiante, a Xian planeja trocar os motores de fabricação russa por um modelo chinês, o turbofan “Shenyang WS-10A” – esse mesmo motor também deve ser aplicado no futuro jato comercial C919, da fabricante chinesa  da COMAC.

Fonte: Airway

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10848
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum