Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado Gse_multipart13851

[Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado

3 participantes

Ir para baixo

[Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado Empty [Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado

Mensagem por Amilckar Qua 06 Jul 2016, 09:55

Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado

Desafiador, pouso com vento de través exige muita perícia e técnica dos pilotos

[Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado 747-crosswind-750x500
Um 747 da KLM pousando com ‘crosswind’: perícia e técnica para uma operação segura

Quem não se lembra de estar a bordo de um automóvel na estrada e de repente notar que o veículo resolveu mudar de faixa “por conta própria”? Sim, estamos falando do vento cruzado, um fenômeno natural e que afeta vários tipos de veículos na terra, mar ou no ar. Mas no caso da aviação ele tem um fator complicador: se durante um voo de cruzeiro basta ao piloto compensar a aeronave para seguir sua rota na aproximação para pouso em algum momento ele terá que alinhar o avião com a pista. Eis aí uma das técnicas mais exigentes com a tripulação, o “crosswind landing“, ou pouso com vento de través.

O vídeo abaixo mostra alguns pousos bem sucedidos e outros que exigiram arremetidas, dado o grau de complexidade da situação. Fato é que nem sempre é possível contar com um vento frontal para o pouso. Para isso, é preciso que a direção do vento esteja bem próxima do alinhamento da pista. Quando isso ocorre basta à torre operar pela cabeceira contrária à direção do vento. Mas e quando o vento está perpendicular ou diagonal à pista. Dá-se aí a aproximação com vento cruzado.

A técnica usada nesses casos chama-se “caranguejo” pela semelhança que o comportamento do avião tem com o crustáceo. Na aviação, existem dois termos importantes em relação à direção que um avião toma. Uma delas é o “heading” (direção para onde o bico do avião aponta) e “track” que é a rota que ele está percorrendo. Numa situação de vento neutro ou contrário os dois são iguais, ou seja, o avião aponta para onde está indo. Já no “crosswind” o bico aponta para uma direção, mas o avião segue outra. Qual a razão disso?



Toque com parte das rodas

É a técnica de caranguejar, que exige que o piloto aponte ligeiramente para o lado de onde o vento vem a fim de anular parte do efeito de desvio do eixo da pista que ele causará. Apesar disso, uma combinação de comandos faz com que a aeronave siga alinhada com a pista. Até aí nada tão complexo, mas é na hora de tocar a pista que vem a perícia e a técnica da tripulação.

[Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado Crosswind-750x500
Entenda como é um pouso com vento de través (Airway)

É preciso saber a hora certa de corrigir o “heading” para que o avião esteja alinhado quando todo o trem de pouso toque a pista. Por isso, dependendo do caso, essa rotação ocorre um pouco antes do pouso ou ao tocar as primeiras rodas no chão. Diferentemente de um pouso normal, onde todo o trem principal encosta ao mesmo tempo no asfalto, no pouso com vento de través ele pode tocar uma das rodas e depois a outra, à medida que vai girando o eixo do avião.

Embora mais desafiadora, essa aproximação é comum na aviação. No entanto, ela tem um índice de arremetidas mais alto devido a sua complexidade. Por essa razão, os pilotos sabem que esse tipo de pouso significa estar sempre pronto para uma provável arremetida caso as condições não sejam seguras. Portanto, não estranhe se um dia desses você estiver olhando pela janela e enxergando a pista – pode ser um pouso de través e não um erro da tripulação.

[Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado Pouso-traves-750x500
Pilotos têm que estar sempre prontos para arremeter em pousos com ventos cruzados

Fonte: Airway

_________________
Carlos Amilckar
[Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado Empty Re: [Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado

Mensagem por harmach Qui 07 Jul 2016, 03:19

Good post  Amilckar

Existem 2 técnicas, o crab (ou pouso de "lado", com rodas simétricas "crab" e assiméticas "de-crab") e o Sideslip, as aproximações são as mesmas mas no fim, antes de "tocar" o piloto alinha com a pista, e usa o rudder e asa assimétrica para compensar o vento cruzado.

Exemplos de Sideslip
[Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado 470px-Crosswind_landing_sideslip-notext.svg [Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado Cross_big

[Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado Cross

Reforçando que no crab, pode se ou não tocar o trem principal desalinhado

maiores informações, Wiki -> https://en.wikipedia.org/wiki/Crosswind_landing
harmach
harmach
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/01/2011
Mensagens : 1403
Reputação : 125
Idade : 49
Simulador preferido : P3D / XP11
Emprego/lazer : Professor
Nacionalidade : Brasil

http://www.latamv.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado Empty Re: [Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado

Mensagem por marcos1sp Qui 07 Jul 2016, 09:21

Uma bela aula.

Parabéns aos dois.

thumbsup

_________________
Marcos Montanheiro
[Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado Marcos1sp%252FVV156
marcos1sp
marcos1sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/11/2010
Mensagens : 2724
Reputação : 269
Idade : 56
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado Empty Re: [Internacional] Entenda o "crosswind", o pouso com vento cruzado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos