Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] TAM aposenta A330, jato que lançou seus voos internacionais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] TAM aposenta A330, jato que lançou seus voos internacionais

Mensagem por Amilckar em Qui 07 Abr 2016, 19:44

TAM aposenta A330, jato que lançou seus voos internacionais

Companhia operou 12 modelos Airbus A330 entre 1998 e 2016; jatos serão substituídos pelos novos A350 e Boeing 787 do Grupo Latam


A TAM operou com 12 jatos Airbus A330 nos últimos 18 anos (Tam)

O aeroporto internacional de Guarulhos (Cumbica), em São Paulo, recebeu na segunda-feira (3) o último voo comercial de uma aeronave Airbus A330 da companhia aérea Tam. A operação foi realizada pelo modelo com prefixo PT-MVQ, adquirido pela empresa em 2008, que cumpriu a rota Cidade do México – São Paulo.

O A330 foi a aeronave que inaugurou as rotas internacionais de longo curso da Tam, em 1998. Ao todo, a empresa contou com 12 aparelhos desse tipo (todos modelos A330-200) em quase 18 anos de operação. A companhia ainda vai manter o jato da Airbus na “reserva” por mais alguns meses e ele poderá ser acionado excepcionalmente em casos de necessidade.

Os jatos desativados serão substituídos pelos novos Airbus A350 XWB e também por modelos Boeing 787, já como parte da reformulação prevista pelo Grupo Latam Airlines, que reúne a Tam e Lan Chile – nos próximos anos, aeronaves das suas empresas vão compartilhar a mesma identidade visual e o nome Latam Airlines.

De volta ao passado

Os dois primeiros A330 da TAM (PT-MVA e PT-MVB) chegaram ao Brasil em novembro de 1998 com direito a festa em Congonhas que contou com a participação de convidados e funcionários da empresa. E o Airway também estava lá!


Imagem do dia quando os dois primeiros A330 da Tam pousaram a São Paulo (Airway)

Literalmente, o aeroporto parou porque não pousavam aviões desse porte lá desde a transferência dos voos internacionais para Guarulhos em agosto de 1985.

Como sempre, o Comandante Rolim, fundador da Tam, quis inovar e batizou os aviões de “The Magic Red Carpet”, em referência ao tapete vermelho que era estendido nas portas das aeronaves da empresa. A pintura era uma nova versão da anterior, com a cauda azul e durou pouco tempo. No evento, Rolim trouxe até padres para benzer os dois jatos da Airbus


Comandante Rolim (de braços erguidos) celebra a chegada do A330, em 1998 (Airway)

Quando chegou ao país, o A330 trazia como novidade telas individuais nos assentos e a companhia se esmerava em oferecer um serviço de bordo diferenciado, assim como ocorria nos voos locais. Rolim, no entanto, morreu menos de dois anos depois e não pode ver a Tam tornar-se a maior empresa brasileira a voar para o exterior.







Fonte: Airway

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10848
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum