Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 Gse_multipart13851

Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9

3 participantes

Ir para baixo

yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 Empty Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9

Mensagem por juliomendes Qua 09 Mar 2016, 21:39

Ola amigos,
Apos longa espera e alguns sacrifícios, finalmente adquiri o conjunto saitek Yoke system + quadrante e rudder.
Porém, a alegria durou pouco. Importante salientar que o conjunto foi adquirido 'semi-novo' mas estado de Zero, visto que o antigo dono recebera como presente e o numero de vezes usado não somou a dez.

Instalei o sistema conforme sugerido (yoke no pc, quadrante no yoke via cabo ps2 - é o quadrante que acompanha o yoke, não o avulso-, e o rudder também no yoke -posteriormente transferi conexão para o PC para ver se isso mudaria algo)

Ocorre o seguinte, conforme acompanham as imagens abaixo. Se abrir a janela de teste pelo Painel de programas ou mesmo pelo FS2004, toda a funcionalidade do conjunto funciona perfeitamente sem qualquer bug, pulo, delay ou outro.

Abro o FS2004 e vou para Configurações e la seleciono Joystick, e escolho o Saitek Yoke.
Sigo então para configurar qual controle desejo para cada manete (eixo Z e rolagem X e rolagem Y). No inicio somente a manete preta aceitava alguma configuração. enquanto as outras, não importa o que selecione, não fornecem qualquer comando quando dou OK e retorno ao jogo. Baixei e instalei um novo driver, do site da saitek, e em algumas aeronaves tri motores, consegui o controle na azul e preta, mantendo a vermelha sem nenhum comando, mesmo eu setando para ela. O curioso, é que, se eu selecionar o rudder para a manete vermelha, era a unica função que de fato controla (vem assim como Default!)

Fiz uma segunda instalação do FS2004 para verificar se poderia ser alguma dll corrompida, apos o tempo de uso com inclusão de addons, melhorias etc.

Porém, nada. Faço o teste inicial com o Cesna default. Mas mesmo outras aeronaves não funcionam.

Um detalhe, que não consegui nenhum esclarecimento, nem vasculhando o forum aqui, nem pelo google, em qualquer idioma, é a questão da fonte (que não possuo, para conectar ao lado do hub). As luzes de todos os equipamentos permanecem acesas, Troquei a conexão USB do yoke, que estava frontal para a traseira, ficando assim na placa principal (como sugerido em alguns topicos aqui no VV). As USB não estão configuradas para interrupção de energia.

Escrevi para a brasilchip, mas não me retornaram.

Assim, venho solicitar ajuda, quanto a:

-fiz algum procedimento errado?
-pode ser problema de software? (dll ou algum outro que não esta fazendo a leitura dos potencioimetros)
- pode ser problema na placa da saitek? (ainda que, para o rudder a manete vermelha funcione)

(descartei ser problema de cabo ou conector dos mesmos, ja que durante o teste, não ha nenhum problema de comunicação)

- alguem teve esse problema e conseguiu solucionar sem partir para a solução frankstein de usar uma placa de outro fabricante para injetar no saitek?

Nota: ainda que tenha sido um otimo negocio o valor pago, o valor foi muito alto para algo que confesso, ao ver alguns topicos aqui no forum tive um gelo na espinha, e me arrependi de não ter comprado o conjunto da usb -nem sabia que tinham equivalentes- . Sempre tive a saitek como referencia nesses itens... mas... ate o presente momento, totalmente decepcionado.

[img]yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 2nsmdkh[/img]

[img]yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 140j961[/img]


[img]yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 Rm7eif[/img]
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 Empty Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9

Mensagem por Ricardo Rallo Qui 10 Mar 2016, 01:17

Tente desinstalar tudo relacionado a Saitek, pois costumam dar problemas e instalar o programa freeware SPAD. Aqui é FSX e eu só uso o SPAD.

Site do SPAD
Ricardo Rallo
Ricardo Rallo
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/05/2014
Mensagens : 149
Reputação : 25
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Consultor TI / PPA 1991
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 Empty Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9

Mensagem por Paulo Stavis Qui 10 Mar 2016, 07:38

Sugiro tentar programar pelo FSUIPC.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 Empty Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9

Mensagem por juliomendes Sáb 12 Mar 2016, 13:50

Ola Pessoal, então, Ricardo, tentei o spad como me sugeriu, mas não ha um software para o yoke, apenas paineis (que no caso uso o MPC nacional stargate )
Instalei o sapd 5.1 e ao rodar ele retorna uma menssagem de erro informando que não ha paineis conectado.
Voltei ao site e não encontrei nenhum software para yoke/quadrante.
.
> Paulo Stavis, tenho o FSUIPC 3.9 instalado mas lhe confesso que nunca programei nele (ate dei uma olhada e parece ser 'quase' intuitivo.
Vi na aba joystick que ha por exemplo para programar multimotores.
Ate tentei, dei Set (que levou numeros a 0) e reset (que registrou na janela -16 mil e alguma coisa negativo e o mesmo valor na outra janela, porem positivo)
Mas como ativo isso? Voltei ao jogo, e tudo estava do mesmo jeito.
ja desisntalei e reinstalei tanto o driver original (via o cd q acompanha) como o novo disponivel na Saitek. E a unica coisa que mudou é que antes so funcionava a manete preta, agora somente a azul.

Lembrando que no windows, a leitura é feita.
Instalei fs9 em outro diretorio (mantendo o usual em standby, com outro nome) e nada mudou.

Verifiquei em um forum europeu, pena que data anterior a 2014, que multi equipamentos saitek costumam dar esse bug e la, foi colocado um link para um driver que resolveu o problema (acho que ate o Pete, do FSUIPC, postou).

Muito esquisito tudo isso (inclusive porque o que mais encontrei foram reclamações de incompatibilidade e/ou não funcionamento dos equipamentos, e solução.... sempre dificil de se encontrar ou não encontrada. Para o Yoke, ate agora, a unica coisa que encontrei foi aqui no forum mesmo, usando placa da stargate. Mas, poxa, o meu quadrante é novinho... Na brasilship deram um retorno mas sem nenhuma consistencia.

o yoke e o rudder funcionam perfeitamente.

Não uso fonte no Yoke, mas fucei nos manuais originais e em nenhum lugar isso é citado, pelo contrario, que é tudo plug and play.

Sad

o que acham amigos?

ah, sim, um detalhe, o curso do movimento no jogo é menor que da manete. ex. se dou trottle total, no jogo não corresponde a isso, sobe apenas prox disso.
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 Empty Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9

Mensagem por Paulo Stavis Sáb 12 Mar 2016, 14:13

https://www.voovirtual.com/t26708-configuracao-do-fsuipc-em-relacao-ao-pro-flight-yoke-system-da-saitek?highlight=programar+fsuipc

O procedimento que escrevi é para o FSX porém você conseguirá adaptá-lo ao FS9. Talvez não encontre o standard.xml (acredito ser só do FSX) então terá que remover todos os assignments pelo FS9 mesmo.
Outra sugestão é testar em outro simulador, um demo do xplane ou outra coisa para verificar se é problema no FS ou é o hardware mesmo.

O conjunto básico, igual ao seu, funciona sem a fonte adiciona sim.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 Empty Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9

Mensagem por juliomendes Sáb 12 Mar 2016, 18:11

Ola, quero agradecer a ajuda dos dois amigos, mas antes de tudo, se for possível, na verdade era para marcar a resposta acima, do Paulo Stavis (creio que isso lhe da um pontinho, é isso?) mas num delay aqui da pagina marcou o Ricardo Rallo (ao qual também agradeço por ser prontamente solicito e de fato o progama SPAD parece ser interessante. Apenas não sei se é possivel rodar sem ter algum item de painel saitek conectado. Ao menos eu não consegui.
.
.
Considero de certa forma o topico resolvido, ao menos como uma solução em nivel de software (sem precisar ir para a oficina, e criar alguma engenhoca, e ate porque seria uma judicação ja que o equipamento esta novo).
.
Conforme orientação do Paulo, segui o link para o outro topico e segui os passos dado por colegas la. Eu uso o FS2004 e o windows XP - pretendo partir para uma nova maquina ja com o 10 mantendo o atual tal como esta- e tudo atende muito bem a simulação. Assim, não pude seguir com as orientações la descritas para excluir linhas saitek do programa. Como outro colega descreveu que igualmente não o fez e tudo funcionou, parti para a experiencia.
Antes de enveredar por algo mais profundo me pus apenas a testar exatamente as manetes do quadrante (que acompanha o yoke e portanto não tem placa controladora independente).
.
Abri o FS sem nenhuma outra mudança. Abri a janela do FSUIPC e la a aba Axis Assignement.
Conforme a imagem abaixo.
Nela, segui o tutorial e criei um profile. Ate a nomenclatura para Profile é muito intuitiva como sugere o Paulo. Muito top mesmo).
Ao assinalar a janela, ele pede uma confirmação ao que aparece a opção New. Aceitei.
Então tive acesso a parte de settings abaixo na aba.
movi a primeira manete, eixo Z como mostra os marcações em vermelho. Setei 'enviar para calibração do FSUIPC'.
Apos, no menu de rolagem, escolhi o comando Trottle (ja que o teste foi para o monomotor Cessna.
Ate aqui, tudo ok.
Algo que foi na tentativa e erro, escolher a proxima manete.
Para isso, cliquei em ignorar (anotado em verde) o que não é para assustar se tudo ficar zerado. Mova a proxima manete a configurar e repita os procedimentos. Ao final, so clicar ok.
Pronto.
Ai fui para a etapa seguinte. Conferir na janela do simulador.
Voalá. As duas manetes funcionaram sem problemas.
Alivio.
de fato o produto esta em ordem (lembrando que comprei de uma terceira pessoa que estava se desfazendo do produto por não fazer uso dele, fora um presente, muito bem intencionado, mas que acabou por não fluir como deveria).
.
Bem, em sendo assim, não parti para a outra prova, como sugeriu o Paulo, d instalar outro flithsim qualquer para testar o software e hardware. De fato o problema é a comunicação de software, tanto do saitek como do FS2004, que não estão se falando.
O FSUIPC consegue achar esse caminho e resolve tudo.
Bem, valeu por esse aprendizado. Não sabia como dar inicio a uma configuração do FSUIPC. Claro, é trabalhosa, mas obtendo o resultado final de forma positiva compensa a tudo isso. Passei dias angustiantes com um gasto que não poderia ser descartado simplesmente como um equipamento defeituoso. Agora vamos partir para o resto e teste com trimotores, etc, e ver como tudo se decorre.
Qualquer problema ou outra incompatibilidade, volto aqui ou abro outro topico para novamente contar com a valiosa ajuda do rico conhecimento de voces.
.
Obrigado Paulo e Ricardo e a equipe do VV.
.
PS: Se houver como os moderadores passarem o ponto ou mesmo dar um ponto de credito ao Paulo, por favor, Obrigado.
thanks thumbs2

[img]yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 I5nezb[/img]
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 Empty Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9

Mensagem por Paulo Stavis Sáb 12 Mar 2016, 20:08

Que bom que foi resolvido. As vezes o pessoal fica cético em usar o FSUIPC mas eu vejo ele como um passo à frente do que programar somente pelo simulador.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 Empty Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9

Mensagem por juliomendes Dom 13 Mar 2016, 00:35

verdade.

Paulo, outra coisa. Digamos, eu escolhi uma aeronave, e para ela escolhi um perfil, setando ali naquela opção central 'profile'. Ai estabeleci um determinado pefil, novo ou algum outro, para essa aeronave escolhida.
Se eu quiser cancelar isso futuramente, digamos, colocar outro perfil para rodar junto com essa aeronave, tem como? ou apenas terei a opção de programar esse perfil que eu escolhi para essa aeronave?

Eu tentei dar um clear, digamos assim, mas a janela de escolha de perfil, a que tem um quadradinho para setar-mos, permanece fechada e não retorna mais para outra opção.

(digamos que escolhi um perfil com um trottle para aeronave dois motores- para um formato easy de pilotagem- aí no futuro quero implementar dois trottle. so editando o perfil? não consegui deixar default para poder escolher um perfil com dois trottle, por exemplo)
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 Empty Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9

Mensagem por Paulo Stavis Dom 13 Mar 2016, 10:26

juliomendes escreveu:verdade.

Paulo, outra coisa. Digamos, eu escolhi uma aeronave, e para ela escolhi um perfil, setando ali naquela opção central 'profile'. Ai estabeleci um determinado pefil, novo ou algum outro, para essa aeronave escolhida.
Se eu quiser cancelar isso futuramente, digamos, colocar outro perfil para rodar junto com essa aeronave, tem como? ou apenas terei a opção de programar esse perfil que eu escolhi para essa aeronave?

Eu tentei dar um clear, digamos assim, mas a janela de escolha de perfil, a que tem um quadradinho para setar-mos, permanece fechada e não retorna mais para outra opção.

(digamos que escolhi um perfil com um trottle para aeronave dois motores- para um formato easy de pilotagem- aí no futuro quero implementar dois trottle. so editando o perfil? não consegui deixar default para poder escolher um perfil com dois trottle, por exemplo)

Boa pergunta, se eu aperto errado (seleciono o profile incorreto) costumo apagar o fsuipc.ini e voltar com um backup anterior. Dê uma olhada no manual...
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 Empty Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9

Mensagem por Ricardo Rallo Dom 13 Mar 2016, 18:25

Verdade, o Spad não é para este caso, me desculpe a bola fora. O FSUIPC é perfeito para o caso

_________________
PPA 1991 - Aeroclube de São Paulo / Home Cockpit GA FSX
Intel i7-4790 3.6 GHz / Cooler Master Hyper T4 / MB Gigabyte GA-B85M-D3PH / 16GB DDR3 1600 Smart / GPU PNY Geforce GTX970 4GB / SSD Kingston 120GB (Win7 64 Ultimate) / SSD PNY 120GB (FSX) / HD 1TB Sata 3 7200RPM / Fonte EVGA 600W / TV LED AOC 39 Pol Full HD / Monitor Samsung S19C301
Ricardo Rallo
Ricardo Rallo
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/05/2014
Mensagens : 149
Reputação : 25
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Consultor TI / PPA 1991
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

yoke - Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9 Empty Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos