Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Gripen NG da FAB será armado com canhão alemão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] Gripen NG da FAB será armado com canhão alemão

Mensagem por Amilckar em Qui 03 Mar 2016, 12:57

Gripen NG da FAB será armado com canhão alemão

SAAB seleciona canhão alemão Rheinmetall BK27 de 27 mm para a nova geração do caça


O canhão do Gripen NG tem o mesmo princípio do revolver, com um tambor de munições (Rheinmetall)

A fabricante sueca Saab assinou nessa terça-feira (1) o contrato para o fornecimento de canhões para os caças Gripen NG da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Suécia. A empresa escolhida foi alemã Rheinmetall, com o modelo BK27 de 27 mm.

Variações desse mesmo canhão também equipam aeronaves como o Panavia Tornado e o Eurofighter Typhoon, além da primeira geração do Gripen. A Rheinmetall também vai fornecer munições e peças de reposição. O uso do canhão alemão já era previsto desde o início do projeto do Gripen NG, mas ainda não havia sido oficializado.

Segundo comunicado da empresa alemã, serão fornecidos canhões para 88 aeronaves entre 2017 e 2025, período em que os caças serão produzidos. O Gripen NG é um projeto da Saab em parceira com a Embraer, que também vai produzir o caça no Brasil. As primeiras unidades serão incorporadas à FAB a partir de 2018 – o Brasil já encomendou 36 aeronaves.


Chumbo grosso!

O canhão BK27 tem o mesmo princípio do revolver, como o tradicional “38”. As munições, enormes balas com dimensões semelhantes a de uma garrafa long-neck, são armazenadas em um tambor. A diferença é que a cada disparo o cartucho é rapidamente ejetado e um novo é recolocado. O modelo que será usado no Gripen NG pode disparar até 1.700 balas por minuto.

O conjunto do canhão alemão tem cerca de 2,30 metros e pesa 100 kg, isso sem contar as munições. Cada projetil pesa aproximadamente 260 gramas – cada caça leva um canhão e 120 balas.


O Gripen NG vai carregar 120 munições (Rheinmetall)


Outras armas do Gripen NG

Além do canhão alemão, que pode ser aplicado em missões de interceptação de aeronaves hostis ou ataque ao solo, o Gripen NG poderá ser equipado com um variado arsenal de mísseis e bombas “inteligentes” guiadas a laser.

O próximo caça da FAB será habilitado para disparar mísseis de longo alcance, como o norte-americano AIM-120 AMRAAM, capaz de abater aeronaves hostis a 120 km de distância. São os chamados ataques “Beyond Visual Range”, além do alcance visual do piloto. Mas não do radar da aeronave.


O canhão pode ser aplicado no abate de aeronaves hostis ou ataque ao solo (Saab)

Outras armas do Gripen NG do Brasil serão os mísseis A-Darter, para ataque ao solo, e o MAR-1, anti-navio. Os dois equipamentos estão sendo projetados pela empresa brasileira de material bélico Mectron e a Denel Dynamics, da África do Sul.

Fonte: Airway

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10848
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum