Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Novo Terminal de Viracopos recebe primeiros voos nacionais na próxima segunda, 29

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] Novo Terminal de Viracopos recebe primeiros voos nacionais na próxima segunda, 29

Mensagem por Amilckar em Qui 25 Fev 2016, 16:52

Novo Terminal de Viracopos recebe primeiros voos nacionais na próxima segunda, 29

Terminal 1, que deveria ter sido inaugurado para a Copa do Mundo de 2014, fará testes com voos da Azul no Píer C


Terminal 1 de Viracopos: entrega total quase dois anos após o prazo

Quase dois anos depois do prazo inicial de entrega (em 11 de maio de 2014), o novo Terminal 1 do Aeroporto de Viracopos, enfim, começará a operar voos nacionais. A ABV, concessionária responsável pelo terminal, revelou que a companhia aérea Azul fará testes no Píer C a partir desta segunda-feira (29).

Os voos que serão transferidos do antigo terminal ainda não foram definidos, porém, o objetivo é testar os sistemas e infraestrutura antes de levar mais voos para o novo terminal. O objetivo da ABV, no entanto, é que todos os voos nacionais estejam no Terminal 1 até o final de março.

O aeroporto de Viracopos é o único dos três primeiros terminais da primeira rodada de concessões que não cumpriu os prazos estabelecidos com o governo. A expectativa, na época da assinatura do contrato, é que o novo terminal estivesse funcionando a tempo de receber os passageiros para a Copa do Mundo de 2014. Em vez disso, a concessionária apenas recebeu de forma provisória algumas delegações que usariam centros de treinamento na região como a seleção de Portugal.

Veja também: Aeroporto de Congonhas é considerado um dos mais pontuais no mundo


O projeto do novo Terminal de Viracopos: muito longe de estar concluído

Formada pelas empresas Triunfo, Egis e UTC, a concessionária Aeroportos Brasil venceu a concorrência pelo terminal e prometeu transformar Viracopos no maior terminal aéreo do país até o fim da concessão, em 2042, com movimento anual na casa dos 80 milhões de passageiros, o dobro do que passa hoje por Guarulhos, o maior aeroporto do Brasil.

Mas, na prática, o que se viu foi um início turbulento. Com um desafio muito maior que os assumidos pelas concessionárias de Guarulhos e Brasília (que apenas ampliaram seus respectivos aeroportos), a ABV teve que tirar do papel um terminal inteiro. No começo das obras, mais de 5 mil operários trabalhavam em sua construção e logo vieram problemas com acidentes.

Consumindo quase todos os recursos providenciados pelo BNDES, a obra perdeu ritmo meses antes da Copa quando ficou claro que a ABV não conseguiria entregar o terminal a tempo. Após o evento, foram meses para conseguir entregar parcialmente o Píer A, internacional, que começou a operar em dezembro com voos da Azul, American, TAP, Copa e Gol. Ainda assim, quem conviveu com o espaço sofreu com falta de serviços, lojas e ambientes ainda empoeirados.


Operário observa as obras do novo terminal: início fulminante, acidentes e obra parada por muito tempo

Lava Jato

A situação piorou no ano passado quando a operação Lava Jato prendeu o presidente da UTC, uma das sócias. Após uma demorada negociação com o governo, a ABV obteve mais um financiamento para concluir o Píer C, exclusivo para voos nacionais – o Píer B, misto, ficará em obras para receber uma possível ampliação de demanda.

Segundo a ABV, o novo Terminal 1 de Viracopos pode receber até 25 milhões de passageiros, uma vez e meia o movimento atual, na casa dos 10 milhões de passageiros. O antigo terminal deverá ser desativo e transformado em área de serviços para os funcionários do aeroporto.


O antigo terminal de Viracopos deve ser convertido para uma área de serviços

Fonte: Airway

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10848
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum