Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


arduino - Configurar meu Thorttle para Airbus, usando Stargate ou Arduino?? Gse_multipart13851

Configurar meu Thorttle para Airbus, usando Stargate ou Arduino??

2 participantes

Ir para baixo

arduino - Configurar meu Thorttle para Airbus, usando Stargate ou Arduino?? Empty Configurar meu Thorttle para Airbus, usando Stargate ou Arduino??

Mensagem por Cmte_Eduardo Ter 23 Fev 2016, 22:23

Olá senhores,

Estou apanhando bastante pra variar, manjo nada de eletrônica mas me aventurei a tentar....bom vamos ao problema, minha manete está quase pronta, faltando agora acertar a eletrônica para eu poder juntar definitivamente as peças, pintar e etc....atualmente nos primeiros testes estou usando uma placa Stargate NG e 2 potenciômetros do tipo B10K. A pouco tempo migrei do FSX para o X-plane, estou gostando muito principalmente da estabilidade do x-plane, porém nada é perfeito, estou achando ele um pouco limitado ou difícil o suficiente para me limitar a entende-lo kkkkk. Comprei o que dizem ser o melhor Airbus para a plataforma, o A320neo da JAR, incrível porém limitado a coisas importantes pra mim, simulação de emergências, as manetes não são independentes entre outros.....Ocorre que nos testes, a manete 2 está sempre mais avançada que a 1, já fiz a inversão dos fios, refiz a solda mas mesmo assim continua com assimetria entres elas. Eu penso em algumas possibilidades, potenciômetro de má qualidade, fios muito finos, meu método simples e inexperiente de solda (apenas ferro e estanho), ou eu sou péssimo mesmo e definitivamente tenho que largar a eletrônica de mão kkkkkkk, bom, deixo aqui então para que os amigos possam tentar me ajudar a eliminar essa assimetria e deixar o sistema mais linear, sem tantas variações como está também. E aproveito para perguntar, seria melhor eu usar Arduino?? Para um leigo como eu seria de certa forma fácil de configurar? Andei pesquisando e me parece complexo a programação do Arduino......

Obrigado antecipadamente a todos que puderem ajudar!! reverencia

arduino - Configurar meu Thorttle para Airbus, usando Stargate ou Arduino?? 2ps4oxd

arduino - Configurar meu Thorttle para Airbus, usando Stargate ou Arduino?? 2ro4xl1

arduino - Configurar meu Thorttle para Airbus, usando Stargate ou Arduino?? 25sooph

arduino - Configurar meu Thorttle para Airbus, usando Stargate ou Arduino?? 15fj8sl

_________________
Core i7 4790K 4.40 GHz
Placa mãe Asus Z97M-PLUS
Memória Patriot Viper3 16 GB
SSD 240 GB + HD 1 TB
GeForce GTX-760 2GB/256 bits DDR5 SuperClocked
Water Cooler 120v
Monitor 23''

Cmte_Eduardo
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/02/2014
Mensagens : 232
Reputação : 17
Idade : 39
Simulador preferido : X-plane
Emprego/lazer : Piloto
Nacionalidade : Brasil

https://www.primecockpits.com

Ir para o topo Ir para baixo

arduino - Configurar meu Thorttle para Airbus, usando Stargate ou Arduino?? Empty Re: Configurar meu Thorttle para Airbus, usando Stargate ou Arduino??

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 24 Fev 2016, 09:51

Olá Eduardo, bom dia amigo thumbsup

Acho que a falta de simetria em relação a posição entre as manetes deve-se a falta de calibragem no PC e no ajuste da sensibilidade/folga no FS.
Outra possibilidade é a falta de sincronismo entre os potenciômetros. Neste caso pode-se tentar melhorar o ajuste mecanicamente.
Os potenciômetros não são componentes de precisão. Mesmo que eles estejam solidadario no mesmo eixo,  ainda assim apresentam variações.

Aconselho a não se preocupar com isso porque o simulador costuma fazer "vista grossa"  nesse detalhe.
E dizem que no real, os motores também respondem de modo diferente ao posicionamento das manetes.
Os pilotos devem corrigir as diferenças orientados pelos gauges N1 - N2 / Tacômetro. E também para correção de vento lateral. (Por favor me corrijam se estiver equivocado).

Quanto as placas controladoras a diferença básica entre a Stargate e a Arduino, é que a Stargate está pronta para ser usada. Enquanto a Arduino depende de exaustiva programação.

E como recomendação final, evite usar os eixos X e Y para as funções dos Throttles.

E vamos adiante  Smile ,  abraços

_________________
arduino - Configurar meu Thorttle para Airbus, usando Stargate ou Arduino?? Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

arduino - Configurar meu Thorttle para Airbus, usando Stargate ou Arduino?? Empty Re: Configurar meu Thorttle para Airbus, usando Stargate ou Arduino??

Mensagem por Cmte_Eduardo Qua 24 Fev 2016, 15:00

Inventor escreveu:Olá Eduardo, bom dia amigo thumbsup

Acho que a falta de simetria em relação a posição entre as manetes deve-se a falta de calibragem no PC e no ajuste da sensibilidade/folga no FS.
Outra possibilidade é a falta de sincronismo entre os potenciômetros. Neste caso pode-se tentar melhorar o ajuste mecanicamente.
Os potenciômetros não são componentes de precisão. Mesmo que eles estejam solidadario no mesmo eixo,  ainda assim apresentam variações.

Aconselho a não se preocupar com isso porque o simulador costuma fazer "vista grossa"  nesse detalhe.
E dizem que no real, os motores também respondem de modo diferente ao posicionamento das manetes.
Os pilotos devem corrigir as diferenças orientados pelos gauges N1 - N2 / Tacômetro. E também para correção de vento lateral. (Por favor me corrijam se estiver equivocado).

Quanto as placas controladoras a diferença básica entre a Stargate e a Arduino, é que a Stargate está pronta para ser usada. Enquanto a Arduino depende de exaustiva programação.

E como recomendação final, evite usar os eixos X e Y para as funções dos Throttles.

E vamos adiante  Smile ,  abraços

Grande Iventor, eu já imaginava poder contar com a sua ajuda e experiência, bom, como eu disse estou usando o X-plane, mas lá também tem a função de sensibilidade, mas primeiramente vou tentar fazer o ajuste mecânico indicado pelo senhor. Creio que com relação ao Airbus, as manetes de potência não são ajustadas com assimetria devido a automação dessa aeronave, porém em outras tu tens razão, eu piloto na aviação e garanto que aeronaves como Baron, King, Seneca etc.... geralmente as manetes ficam em posições diferentes para manter o equilíbrio dos motores. Falando sobre os eixos, sim eu evitei o X e Y, creio que estes são melhores para controles de voo (joystick, yoke etc...). Quanto a Stargate, foi uma aquisição que me arrependo nenhum pouco, mas como pretendo colocar 2 motores de passo para girar o trim, talvez eu tivesse que começar a aprender sobre Arduino.

No mais obrigado e vamos adiante!!

_________________
Core i7 4790K 4.40 GHz
Placa mãe Asus Z97M-PLUS
Memória Patriot Viper3 16 GB
SSD 240 GB + HD 1 TB
GeForce GTX-760 2GB/256 bits DDR5 SuperClocked
Water Cooler 120v
Monitor 23''

Cmte_Eduardo
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/02/2014
Mensagens : 232
Reputação : 17
Idade : 39
Simulador preferido : X-plane
Emprego/lazer : Piloto
Nacionalidade : Brasil

https://www.primecockpits.com

Ir para o topo Ir para baixo

arduino - Configurar meu Thorttle para Airbus, usando Stargate ou Arduino?? Empty Re: Configurar meu Thorttle para Airbus, usando Stargate ou Arduino??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos