Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Passageira descreve momento de pânico após descida abrupta de aeronave da Azul

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] Passageira descreve momento de pânico após descida abrupta de aeronave da Azul

Mensagem por Amilckar em Qua 13 Jan 2016, 10:12

Passageira descreve momento de pânico após descida abrupta de aeronave da Azul


Ilustrativo

"Avião parecia corcovear. Foi terrível. Todas as luzes começaram a piscar", diz Lênia Moraes

Um carro descendo em alta velocidade uma lomba esburacada. Assim é descrito pela porto-alegrense Lênia Moraes o momento de pânico vivido a bordo de um voo da Azul Linhas Aéreas na última segunda-feira. A servidora da Justiça Federal decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 20h30min, mas, segundo ela, a tranquilidade da viagem a Porto Alegre não durou nem 15 minutos.

Ao lado da filha de quatro anos, ela olhava, coincidentemente, o mapa de voo e, por isso, diz ter a noção exata da queda abrupta pela qual passou a aeronave. Lênia conta que o avião estava a 7 mil metros de altura e a uma velocidade aproximada de 700 km/h, quando houve uma perda de sustentação que fez alguns passageiros entrarem em desespero. O avião teria descido em poucos minutos 4 mil metros.

— Foi uma queda muito rápida. Só não posso dizer que parecia uma montanha-russa por causa dos solavancos. O avião parecia corcovear. Foi terrível. Todas as luzes começaram a piscar e uma sirene intermitente igual a um alarme de carro tocava enquanto o avião descia — relata.

Enquanto a filha perguntava o que estava acontecendo, ela tentava manter a calma para não assustar a menina. Aos 46 anos e com algumas viagens entre São Paulo e Porto Alegre na bagagem, diz nunca ter passado por algo parecido.

— As comissárias estavam servindo as bebidas. Isso mostra que era algo que eles não esperavam. Quando começou o problema, elas correram para suas cadeiras. Depois que terminou, algumas delas estavam com os olhos cheios de lágrimas. E eu só queria descer.

Lênia não sabe explicar quanto tempo durou o problema, mas lembra que, passado o susto inicial, o piloto informou que houve um "problema técnico" e que estava avaliando pousar em Curitiba, no Paraná. Pouco tempo depois, voltou a se comunicar com os passageiros informando que o voo seguiria até Porto Alegre.

— Turbulência a gente entende, é da natureza. Mas problema técnico, não. Não sei até agora o que aconteceu naquele voo. Ninguém explicou nada depois que pousamos.

Após a estabilização, a temperatura no avião estava muito alta, diz Lênia. Tanto que a filha dela, conforme seu relato, chegou a Porto Alegre encharcada de suor. A porto-alegrense diz ainda que o piloto falou sobre o ar-condicionado, ao pedir desculpas pela temperatura elevada e explicar que não teria como manter a aeronave em uma temperatura agradável.

— Fiquei acompanhando o mapa de voo. O avião, que normalmente se mantém a 800 km/h, não passou de 500 km/h após o incidente. Em vez de voar a 7 mil metros de altura, se manteve em 3,1 mil metros até o Salgado Filho. Foram mais de duas horas de pavor — diz.

A Azul confirmou o incidente, mas não deu detalhes do ocorrido. Em nota, disse que a "aeronave que operava o voo 5023, com origem em Brasília e destino Porto Alegre, apresentou um problema de ordem técnica, o que levou o piloto a tomar as ações previstas para essas situações. Apesar do ocorrido, o voo pousou em segurança em Porto Alegre, dentro do horário previsto e sem anormalidades".

Fonte: Zero Hora

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10848
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Brasil] Passageira descreve momento de pânico após descida abrupta de aeronave da Azul

Mensagem por Bruno Aquino em Qua 13 Jan 2016, 11:52

Será que foi falha no sistema de pressurização?

_________________
AMD Bulldozer FX 8120 OC 4.8GHz - Corsair H100i Liquid CPU Cooler - Asus M5A97 Evo - 16GB DDR3 1333MHz Kingston - Gigabyte GTX 970 OC 4GHz GDDR5 - 2 HDs 320GB Sata II RAID 0 - Seventeam V-Force ST-850Z-AF  - Windows 10 Pro 64Bits - Samsung 22" T220 Widescreen

Bruno Aquino
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/07/2011
Mensagens : 675
Reputação : 34
Idade : 36
Simulador preferido : Prepar 3D v3.3
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Brasil] Passageira descreve momento de pânico após descida abrupta de aeronave da Azul

Mensagem por Eduardo em Qua 13 Jan 2016, 15:39

Bruno Aquino escreveu:Será que foi falha no sistema de pressurização?

Parece que foi isso mesmo, no facebook do Zero Hora outro passageiro do voo comentou.

Gilberto Kavalo's Brw Rodas-Rs Eu estava nesse voo 5023 , na poltrona 07A . O piloto assim que estabilizou a aeronave em 3.182 metros , disse que estava tentando resolver um problema de PRESSURIZAÇÃO ,e que tentaria tocar direto pra Poa , sem a necessidade de pousar em Curitiba .O voo transcorreu em total segurança .Em momento algum as comissárias choraram , muito pelo contrário , perguntavam a todo momento se as pessoas precisavam de alguma coisa , inclusive brincando com as muitas crianças à bordo . Realmente a temperatura estava alta , pois o ar-condicionado parou , mas o avião não corcoveou como ela disse , mas como nessa altitude voavamos entre as nuvens , é obvio que enfrentamos uma leve turbulência .As luzes não piscaram .Quero deixar claro , que a aeronave NÃO CAIU 4 mil metros , e sim foi CONDUZIDA a essa altitude deliberadamente. Parabéns à tripulação e a empresa pelo treinamento dado aos tripulantes .

_________________
I7 3770k@4.6/Corsair H100 -Maximus V Gene -2x8GB 1866Mhz Corsair Vengeance Pro -GTX 980ti G1 Gaming -Seagate 1TB 7200rpm  -Corsair TX650V2 -Thrustmaster HOTAS Warthog  -CH Pro Pedals -TrackIR 5+Track Clip Pro

Eduardo
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 06/03/2011
Mensagens : 1174
Reputação : 39
Idade : 31
Simulador preferido : P3D/XP/DCSWorld
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Brasil] Passageira descreve momento de pânico após descida abrupta de aeronave da Azul

Mensagem por umbrella2010 em Qua 13 Jan 2016, 16:13

Nessa hora e que o piloto sofre para estabilizar o voo... pois poucos segundos pode ser fatal.

umbrella2010
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2015
Mensagens : 215
Reputação : 18
Idade : 33
Simulador preferido : fsx .. xplane
Emprego/lazer : tecnico automotivo
Nacionalidade : Brasil

http://umbrellaflight.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Brasil] Passageira descreve momento de pânico após descida abrupta de aeronave da Azul

Mensagem por Duley em Qua 13 Jan 2016, 17:53

Comparando os dois relatos, fica claro o quanto algumas pessoas querem aparecer (ou a mídia, ao divulgar tal relato). Sirene igual de carro? Se alguém ouviu alguma sirene, foi lá na cabine de comando.

Sobre a situação, provavelmente teve falha no sistema de pressurização e a única saída é descer. Como de praxe para essa época do ano, as nuvens pesadas deixaram essa descida forçada mais "emocionante". Chuto aí um DUAL BLEED FAULT (justificando a descida bruta) e algum problema nas Packs (justificando o calor).

E convenhamos, comissária que chora num solavanco, não pode ser comissária... se é que isso realmente aconteceu (e eu duvido).

Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3274
Reputação : 215
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum