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Interpretação carta IAC

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Dúvida Interpretação carta IAC

Mensagem por Barkaris em Qui 07 Jan 2016, 13:26

Caros comandantes!
Tenho uma dúvida quanto a este procedimento de aproximação para a pista 28 do aeroporto de St. Croix, Ilhas Virgens: chegando pelo fixo TANZY, após bloquear o VOR COY, para qual lado devo efetuar a curva para iniciar o afastamento pela radial 079? Geralmente há uma órbita indicando curvas padrão ou não-padrão, por isso estou perdido...
Grato!


Última edição por Barkaris em Qui 07 Jan 2016, 20:16, editado 1 vez(es) (Razão : Link para a carta)
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Dúvida Re: Interpretação carta IAC

Mensagem por João Pedro em Qui 07 Jan 2016, 14:58

Olá, Barkaris.
Creio eu que após o VOR deve ser feita curva a direita para ingressar na radial 079 e de lá completar o procedimento conforme a carta.
Porém, creio que na operação real, após o fixo TANZY o controlador autorizaria na proa do vor descendo para 1900', ou a aeronave seria vetorada até certa distância da cabeceira para assim então completar o procedimento.

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Dúvida Re: Interpretação carta IAC

Mensagem por Paulo Stavis em Sex 08 Jan 2016, 14:14

Barkaris escreveu:Caros comandantes!
Tenho uma dúvida quanto a este procedimento de aproximação para a pista 28 do aeroporto de St. Croix, Ilhas Virgens: chegando pelo fixo TANZY, após bloquear o VOR COY, para qual lado devo efetuar a curva para iniciar o afastamento pela radial 079? Geralmente há uma órbita indicando curvas padrão ou não-padrão, por isso estou perdido...
Grato!

Por TANZY ou GRUFF entendo que dá pra voar direto na proa do VOR, curvar a direita ou à esquerda e completar direto pois o VOR é o FAF. Somente vindo por PESTE seria necessário executar a reversão (bloqueia, afasta até 10nm, proa 034, ao atingir a proa já curva para a 214 para interceptar a 259 e pousar).
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Dúvida Re: Interpretação carta IAC

Mensagem por JoaoVBettu em Sex 08 Jan 2016, 14:32

João Pedro escreveu:Olá, Barkaris.
Creio eu que após o VOR deve ser feita curva a direita para ingressar na radial 079 e de lá completar o procedimento conforme a carta.
Porém, creio que na operação real, após o fixo TANZY o controlador autorizaria na proa do vor descendo para 1900', ou a aeronave seria vetorada até certa distância da cabeceira para assim então completar o procedimento.
Exatamente.

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Dúvida Re: Interpretação carta IAC

Mensagem por virtualroutes em Sex 08 Jan 2016, 14:46

Na minha opinião, na importa de qual fixo estiver chegando, é obrigado a bloquear o VOR, afastar na 079 e fazer a reversão conforme a carta (esq. 034 e dir. 214 dentro de 10nm do VOR) e aproximar pela 259. Isso para fazer corretamente, não vou dizer que na pratica não exista uma variação. Mas se fosse um voo de cheque e não fizer como eu mencionei, tira nota zero rsrsrs

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Dúvida Re: Interpretação carta IAC

Mensagem por Paulo Stavis em Sex 08 Jan 2016, 19:02

Até fui pesquisar melhor pra ver... Ó o pepino: http://code7700.com/course_reversals.html
O correto é dividir em dois setores. Vindo de TANZY o correto é fazer um ajuste como se fosse entrar em órbita. Nesse caso pode ser uma entrada paralela e ai sim voar a reversão. Só por PESTE é possível voar direto o afastamento e a reversão.
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Dúvida Re: Interpretação carta IAC

Mensagem por Barkaris em Sex 08 Jan 2016, 20:47

Paulo Stavis escreveu:Até fui pesquisar melhor pra ver... Ó o pepino: http://code7700.com/course_reversals.html
O correto é dividir em dois setores. Vindo de TANZY o correto é fazer um ajuste como se fosse entrar em órbita. Nesse caso pode ser uma entrada paralela e ai sim voar a reversão. Só por PESTE é possível voar direto o afastamento e a reversão.

Lembrava de ter visto essa página com o exemplo do parque Kruger uns meses atrás e já tinha lamentado por não tê-la incluída nos favoritos; agora já está na 'nuvem' dos backups essenciais!
Obrigado a todos pela colaboração thumbsup
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Dúvida Re: Interpretação carta IAC

Mensagem por João Pedro em Sex 08 Jan 2016, 22:05

Paulo Stavis escreveu:Até fui pesquisar melhor pra ver... Ó o pepino: http://code7700.com/course_reversals.html
O correto é dividir em dois setores. Vindo de TANZY o correto é fazer um ajuste como se fosse entrar em órbita. Nesse caso pode ser uma entrada paralela e ai sim voar a reversão. Só por PESTE é possível voar direto o afastamento e a reversão.

Paulo, o VOR aparenta ser FAF e IAF.
Sendo assim, não fica a critério do controlador decidir se o piloto efetuará a aproximação direta ou se vai realizar todo o procedimento? Afinal, IAF indica que o fixo faz parte de uma transição, certo?

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Dúvida Re: Interpretação carta IAC

Mensagem por Paulo Stavis em Sab 09 Jan 2016, 13:00

João Pedro escreveu:Paulo, o VOR aparenta ser FAF e IAF.
Sendo assim, não fica a critério do controlador decidir se o piloto efetuará a aproximação direta ou se vai realizar todo o procedimento? Afinal, IAF indica que o fixo faz parte de uma transição, certo?

Não sei lhe dizer com precisão mas acredito que o VOR é o FAF e o IF mesmo. IAF seriam os 3 fixos de entrada, IF quanto bloqueia pela primeira vez e FAF quando rebloqueia.
Andei lendo isto e dá pra iniciar no IAF (os três fixos), pelo VOR e executar a reversão (porém é necessário que a aeronave voe para o VOR em um ângulo menor que 90º em relação à perna de afastamento) ou por vetoração.
Pra falar bem a verdade em uma situação real, se eu estivesse vindo de TANZY bloquearia o VOR, faria um ajuste, afastava na 079 e faria a reversão. Com liberação do controlador eu solicitaria pra me posicionar por meios próprios direto na altura da reversão e já iria voar direto a perna de aproximação. Mantendo 2400' (MSA) não há risco de colisão.
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Dúvida Re: Interpretação carta IAC

Mensagem por João Pedro em Sab 09 Jan 2016, 15:52

Paulo Stavis escreveu:
João Pedro escreveu:Paulo, o VOR aparenta ser FAF e IAF.
Sendo assim, não fica a critério do controlador decidir se o piloto efetuará a aproximação direta ou se vai realizar todo o procedimento? Afinal, IAF indica que o fixo faz parte de uma transição, certo?

Não sei lhe dizer com precisão mas acredito que o VOR é o FAF e o IF mesmo. IAF seriam os 3 fixos de entrada, IF quanto bloqueia pela primeira vez e FAF quando rebloqueia.
Andei lendo isto e dá pra iniciar no IAF (os três fixos), pelo VOR e executar a reversão (porém é necessário que a aeronave voe para o VOR em um ângulo menor que 90º em relação à perna de afastamento) ou por vetoração.
Pra falar bem a verdade em uma situação real, se eu estivesse vindo de TANZY bloquearia o VOR, faria um ajuste, afastava na 079 e faria a reversão. Com liberação do controlador eu solicitaria pra me posicionar por meios próprios direto na altura da reversão e já iria voar direto a perna de aproximação. Mantendo 2400' (MSA) não há risco de colisão.

Opa, Paulo, valeu pela explicação.
Mas só uma correção, o VOR é IAF também sim! Quando eu estava fazendo os procedimentos da PMDG da gringa, em um procedimento como esse havia a transição COY, com o nome do VOR. Após o bloqueio efetuaria direitinho conforme os regulamentos que você mandou. A minha dúvida então fica: Todo IAF é obrigatoriamente uma transição para o procedimento? Ou tem exceções?
Digo isso, porque vamos há um exemplo de Guarulhos:
Considere que um piloto está efetuando chegada pela UTBUR.1A por essa carta:
http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=86a03f50-aeb2-1033-a49b-72567f175e3a
E então ingressará no ILS.T
http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=bbee3f36-aeb2-1033-a49b-72567f175e3a

O último fixo da chegada UTBUR é VUSAG, que coincide com o IAF da ILS.T que também é VUSAG. Sendo assim, o procedimento para a final a ser passado seria ILS T com transição em VUSAG? VUSAG é uma transição do ILS, como acontece com o RF011, RF012 e RF009 da carta: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=f18470fc-6d2d-1031-95e7-72567f175e3a ?

Abração e desculpe por abusar da sua boa vontade lol

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Dúvida Re: Interpretação carta IAC

Mensagem por Paulo Stavis em Dom 10 Jan 2016, 10:04

João Pedro escreveu:Opa, Paulo, valeu pela explicação.
Mas só uma correção, o VOR é IAF também sim! Quando eu estava fazendo os procedimentos da PMDG da gringa, em um procedimento como esse havia a transição COY, com o nome do VOR. Após o bloqueio efetuaria direitinho conforme os regulamentos que você mandou. A minha dúvida então fica: Todo IAF é obrigatoriamente uma transição para o procedimento? Ou tem exceções?
Digo isso, porque vamos há um exemplo de Guarulhos:
Considere que um piloto está efetuando chegada pela UTBUR.1A por essa carta:
http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=86a03f50-aeb2-1033-a49b-72567f175e3a
E então ingressará no ILS.T
http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=bbee3f36-aeb2-1033-a49b-72567f175e3a

O último fixo da chegada UTBUR é VUSAG, que coincide com o IAF da ILS.T que também é VUSAG. Sendo assim, o procedimento para a final a ser passado seria ILS T com transição em VUSAG? VUSAG é uma transição do ILS, como acontece com o RF011, RF012 e RF009 da carta: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=f18470fc-6d2d-1031-95e7-72567f175e3a ?

Abração e desculpe por abusar da sua boa vontade lol

Os cara tão feroz nas pergunta aqui lol lol
Não sei te responder ao certo. Acredito no entanto que o IAF é uma "transição" pois ele tira a aeronave da STAR e coloca no procedimento, ele compõe o segmento inicial. Já no caso do ILS T VUSAG aparenta ser transição mesmo pois é o IAF (não aparece na planta vertical). A diferença é que ele é a unica transição, diferente da carta de recife.
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Dúvida Re: Interpretação carta IAC

Mensagem por João Pedro em Dom 10 Jan 2016, 22:06

Paulo Stavis escreveu:

Os cara tão feroz nas pergunta aqui lol lol
Não sei te responder ao certo. Acredito no entanto que o IAF é uma "transição" pois ele tira a aeronave da STAR e coloca no procedimento, ele compõe o segmento inicial. Já no caso do ILS T VUSAG aparenta ser transição mesmo pois é o IAF (não aparece na planta vertical). A diferença é que ele é a unica transição, diferente da carta de recife.

Haha, pergunta feroz, resposta simples. Era exatamente o que eu pensava.
Abração, Paulo, obrigado pela ajuda Very Happy

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