Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Por dentro do lugar onde a TAM treina sua equipe para voar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] Por dentro do lugar onde a TAM treina sua equipe para voar

Mensagem por Amilckar em Sex 01 Jan 2016, 10:39

Por dentro do lugar onde a TAM treina sua equipe para voar



Centro de treinamento






São Paulo - Todos os 26.000 funcionários da TAM, desde os comissários e pilotos até os atendentes dos aeroportos, já passaram por treinamento na academia de serviços da empresa, em São Paulo, pelo menos uma vez.

A estrutura fica no bairro Campo Belo, na zona sul da capital paulista, e ocupa uma área de 15.700 metros quadrados.

Ela existe desde 2001 e conta com 19 salas de aula, um auditório e 9 laboratórios de tecnologia. Há ainda um ambiente que simula os guichês de aeroportos, um que simula os terminais de carga e outros dois que reproduzem aviões.

Lá, são ministrados cursos teóricos e práticos sobre serviços, segurança e outros temas. EXAME.com visitou o espaço para entender como os funcionários da companhia aérea são capacitados. Veja nas fotos.


1,8 milhão de horas


2/14

Luísa Melo/EXAME.com


Todos os dias, aproximadamente 900 funcionários são treinados na academia de serviços. Em 2014, foram 238.000 pessoas capacitadas, em mais de 1,8 milhão de horas de cursos.
O único treinamento realizado fora do local é o de simulação de voo, para os pilotos, que ocorre em uma estrutura terceirizada. 

Avião adaptado


3/14
Luísa Melo/EXAME.com


Pode parecer surreal, mas existe um avião (ou melhor, parte dele) dentro do prédio da academia de serviços da TAM. Um modelo Fokker que seria devolvido ao fabricante foi adaptado pela companhia aérea para se transformar em uma estação de treinamento.
Nela, são ministrados os cursos de segurança e emergência.

90 segundos


4/14
Luísa Melo/EXAME.com


Os comissários são os responsáveis por garantir a segurança dos passageiros durante o voo e prevenir situações de risco.
Eles são treinados para assegurar que ninguém a bordo fume, que os cintos de segurança estejam afivelados e que as bagagens de mão estejam no lugar correto, por exemplo.
Em caso de emergência, não é diferente. Se acontecer algum acidente ou pouso forçado, a tripulação tem 90 segundos para evacuar todo o avião. Na foto, os comissários estão sendo capacitados para isso.

Bote salva-vidas





Na piscina, os comissários são treinados para retirar os passageiros do avião em caso de pouso na água.
A escorregadeira inflável, usada na evacuação, se transforma em um bote. Os funcionários são preparados para manuseá-lo e soltá-lo para que ele não afunde junto com a aeronave. 

Todos juntos

6/14
Luísa Melo/EXAME.com


Os comissários também aprendem a instruir as pessoas a usar corretamente os coletes salva-vidas e a se manterem juntas até a chegada do resgate, caso o bote seja perdido.
Eles são treinados ainda para salvar quem não sabe nadar, ou está desacordado. 

Kits de sobrevivência

7/14
Luísa Melo/EXAME.com


A tripulação faz ainda cursos de sobrevivência no mar, na selva, no gelo e no deserto. Para essas situações extremas, é preciso saber usar kits de itens básicos, como os da foto.

Combate ao fogo

8/14
Luísa Melo/EXAME.com


Na área externa, os comissários aprendem, na prática, a combater incêndios. 

Acampamento na selva

9/14
Luísa Melo/EXAME.com


Eles também são treinados para construir acampamentos na selva, utilizando partes do avião. 
Todos os comissários precisam revalidar os treinamentos de emergência a cada 12 meses.

Serviço de bordo

10/14
Luísa Melo/EXAME.com


Na academia de serviços da TAM, há ainda uma sala que reproduz o interior de um avião. É nela que os comissários aprendem a fazer o serviço de bordo da classe econômica e da executiva.
Esse tipo de treinamento precisa ser refeito com menor frequência, a cada 4 anos e meio, porque, diferentemente do de emergência, aborda procedimentos realizados todos os dias pela tripulação.

Check-in e atendimento

11/14
Luísa Melo/EXAME.com


Em um outro ambiente que reproduz o saguão de um aeroporto, os funcionários são treinados para fazer o check-in, emitir os cartões de embarque e atender os clientes, de forma geral. 
Lá, o fluxo de passageiros é simulado e os atendentes são preparados para recebê-los e despachar suas malas rapidamente – o ideal é que o tempo de espera na fila não ultrapasse 10 minutos. 
Depois de 14 dias de capacitação prática e teórica, o funcionário já pode começar a trabalhar no aeroporto, sob supervisão. 

Cargas e segurança

12/14
Luísa Melo/EXAME.com


Cada tipo de carga, desde animais até itens de limpeza, recebe uma classificação que determina a forma como ela deve ser transportada, por questões de segurança. 
Produtos radioativos usados em hospitais, por exemplo, só entram em uma parte específica do avião, envoltos em uma embalagem especial, e em determinadas quantidades.
No espaço que simula os terminais de carga, os funcionários são treinados para identificar os produtos e reconhecer a sua classificação. Passam por esse tipo de capacitação não só os carregadores, mas também os tripulantes.

Salas de aula

13/14
Luísa Melo/EXAME.com


Além das atividades práticas, diversos cursos teóricos são ministrados em salas equipadas com computadores. Na foto, pilotos fazem um treinamento sobre cargas. Há ainda diversas aulas que são ministradas online.
Para as comissárias iniciantes, há, inclusive, cursos de padrão de maquiagem, cabelo e acessórios.

Agora conheça a oficina de manutenção dos aviões da TAM

14/14
Luísa Melo/Exame.com



Por dentro da oficina de aviões da TAM em São Paulo


_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10849
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum