Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Gse_multipart13851

Home Cockpit do Embraer 195.

+6
eduphn
Marcos Len.
RafaelGomes
andre_sp
Edenio Rodrigues
igorjoaquim
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por igorjoaquim Dom 06 Dez 2015, 12:04

Olá, pessoal. Bom dia!
Sou novo aqui no fórum e a tempo queria compartilhar com vocês os desafios e aventuras no desenvolvimento do HC para o Embraer 195. Fiz um mockup para realizar alguns testes e as possibilidades no desenvolvimento deste projeto.
Sem mais delongas vou compartilhar primeiro a etapa de construção do Yoke do E195.
Poderia classificá-la como Moderada (7.0) na dificuldade de construção. Ela possui um formato peculiar e acabamento com superfícies curvadas o que torna difícil a finalização. É necessário muito cuidado e paciência para executá-la.
Está primeira imagem é o mockup que construir para facilitar o desenvolvimento final do projeto. Nele fiz alguns estudos sobre o material usado e as dimensões. (As dimensões do mockup foram feitas sem escala e só no 'olhomêtro'). Gostaria de dar créditos ao usuário do Fórum - Inventor - por compartilhar a construção do seu yoke para Embraer. Sua experiência ajudou muito no aperfeiçoamento da técnica e execução dos primeiros passos. thumbsup
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. HlPYtlPNj
A próxima imagem é o novo modelo para o yoke. Utilizei referencias mais próximas às dimensões reais da aeronave e quanto ao formato. Como já tinha feito o mockup não foi difícil executar as etapas de construção.
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. P5Oy3KfBj
A nesta etapa fiz alguns ajustes para as peças que são montadas no Yoke. A moldura dos botões, a moldura central e o trabalhoso apoio para as mãos. Smile (lembro que as medidas são sempre aproximadas nunca exatas ao avião real.)
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. P88HFlWqj
Por fim estou iniciando a primeira fase de acabamento na superfície... Aqui corrijo as imperfeições (esta etapa é demorada). A imagem representa o início do processo. Ainda há muito a se fazer.
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. P3XtdvAfj
Bom, no momento é isso meus amigos... quaisquer perguntas e dúvidas é só deixar aí que respondo.
Enquanto isso estou trabalhando no mockup de outras partes do HC. Pedestal e Guidance Panel.
Imagem do yoke real.
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. P5EDJJBbj
Créditos da imagem para Stefano Rota hospedada no www.airliners.net


Última edição por igorjoaquim em Ter 08 Dez 2015, 10:23, editado 2 vez(es)
igorjoaquim
igorjoaquim
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/12/2015
Mensagens : 50
Reputação : 12
Idade : 35
Simulador preferido : XPlane10 - P3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por Edenio Rodrigues Dom 06 Dez 2015, 12:31

Olá igorjoaquim, bom dia amigo. Bem vindo seja a confraria  thumbsup
Parabéns pela feliz iniciativa  aplauso

" o trabalhoso apoio para as mãos."

Na nossa modelagem, colamos dois discos ovalizados, preenchemos com massa plástica e depois desbastamos.  wink

Estaremos acompanhando e obrigado por compartilhar.
Aceite um pontinho  Smile ,  abraços

_________________
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por igorjoaquim Dom 06 Dez 2015, 13:06

Olá Inventor!  reverencia
Muito obrigado pelo apoio.
Neste apoio para mãos eu preenchi somente com massa plástica e fui modelando na mão mesmo. Smile. Agora estou criando detalhes com um procedimento de lixamento e preenchimento com massa para madeira. Que confere um excelente acabamento a peça. Estou gostando.  Smile

Terminei agora a modelagem do apoio lateral para as mãos. Fiz a modelagem na massa plástica e cobri com massa para madeira branca para dar acabamento. Ainda está no procedimento de secagem. São necessárias 7 horas à 12 horas para permitir uma boa lixabilidade.

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. P7oGh5Fzj

Para minha felicidade consegui finalizar a modelagem do suporte lateral para as mãos. É um item que parece desnecessário porém aumenta a "pegada" do yoke e trás mais conforto ergonômico.

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Snkt35

A proxima etapa é corrigir alguns pontos que ficaram irregulares(superficie rugosa) e dar a ultima demão de tinta. Posteriormente iremos montar a moldura com os botões e o suporte para cartas e anotações.

Abraço a todos. Até.

Grande Abraço.


Última edição por igorjoaquim em Ter 08 Dez 2015, 10:18, editado 1 vez(es)
igorjoaquim
igorjoaquim
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/12/2015
Mensagens : 50
Reputação : 12
Idade : 35
Simulador preferido : XPlane10 - P3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 07 Dez 2015, 21:58

Olá Igor, boa noite amigo thumbsup

Muito bem, está ficando um ótimo trabalho, parabéns aplauso

Talvez o enrugamento seja uma reação da tinta com a massa de madeira.
Tenho usado massa rápida automotiva. Ela seca mais rápido e aceita melhor a cobertura da tinta. wink

Vamos em frente Smile ,  abraços

_________________
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por andre_sp Ter 08 Dez 2015, 09:22

Seja Welcome ao Voo Virtual, igor.

Sugiro que LEIA AS REGRAS do fórum antes de postar novamente. Está em desacordo com várias delas (Fontes coloridas, flood...).

Em caso de dúvidas, me avise.  

E boa sorte no projeto.  thumbsup

EDIT: Obrigado pelos ajustes feitos, igor. thumbsup

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 11 Dez 2015, 10:18

Olá Igor, bom dia amigo thumbsup

Então, como anda o projeto?

Conseguiu concluir a pintura do Yoke ?
Para mim esta é a parte mais complicada damn

Pois é, mas vamos adiante Smile ,  abraços

_________________
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por igorjoaquim Sex 18 Dez 2015, 22:12

Olá Pessoal,
Inventor, obrigado pelo apoio de sempre.
Bom, estou continuando a construção do yoke. Estes dias estive um pouco ocupado com o trabalho por causa do fim de ano.

Estou criando os mecanismos para o yoke. Ele será do tipo coluna. Vou usar um sistema de molas com forte compressão para ajustar o centro (elevator) e usarei potenciômetros lineares rotativos (ailerons) e lineares deslizantes para leitura dos movimentos. Realizei alguns testes e eles foram satisfatórios. thumbsup

A montagem do mecanismo ainda está sem acabamento mas neste caso tudo tem que estar bem ajustado antes de finalizarmos a peça. A finalização será feita com tubo plástico PVC e chapas de alumínio. Vou deixar umas fotos de como está ficando a montagem dos mecanismos. Assim que evoluir mais eu atualizo as fotos.

Agradeço a todos que acompanham. Abraços.

Ps.: Inventor, quanto a pintura vale muito a sua dica. Realmente a massa plástica automotiva se comporta melhor com a tinta que dependendo da sua composição afeta a massa para madeira e não permite sua cura definitiva, criando uma película emborrachada que não resiste bem a pressão e abrasão. Ainda não apliquei a massa automotiva, vou finalizar algumas etapas primeiro.

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. 33dgwba cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. W12t6b
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. 2v17vab
igorjoaquim
igorjoaquim
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/12/2015
Mensagens : 50
Reputação : 12
Idade : 35
Simulador preferido : XPlane10 - P3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por Edenio Rodrigues Sáb 19 Dez 2015, 13:14

Olá Igor, boa tarde amigo thumbsup
Parabéns pela evolução aplauso
Dá muito trabalho físico e mental, mas é muito gostoso Yesyes

A nossa sugestão é que na construção da coluna, você deve alargar um pouco, para permitir o mecanismo/molas centralizador/limitador do giro (ailerons). Equalizando assim o peso do Yoke wink

Aceite mais um pontinho, e vamos adiante Very Happy ,  abraços

_________________
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por igorjoaquim Dom 20 Dez 2015, 12:03

Olá Pessoal,

Venho postar mais um pequeno avanço com o yoke. Inseri nele alguns botões.
Tentei manter o layout do yoke original. Os botões foram improvisados mas são funcionais. Coloquei 3 pb e um botão de três posições com mola centralizadora para utilizar como trim. Os outros seriam para ativar microfone, autopilot e fd. Ficou faltando o botão do Cronometro do lado direito. Estou acabando de fazer testes com os botões e até o momento tá bem legal. Tô até pensando em voar na IVAO com ele hoje...

P.S:
(Não reparem nos arranhados e manchas que a pintura ficou. Conforme dito acima, terei que refazer o acabamento usando uma massa com catalisador para melhor resistência e acabamento.  thumbsup A massa para madeira é muito macia. Na realidade vou usar esse modelo para acertar os detalhes como mecanica, eletrônica, botões e outros. Vou acabar fazendo outro no final... rsrsrs cool
Ahh... e terei mesmo pois vou ter que passar a fiação por dentro antes do acabamento final para que os fios dos botões não fiquem visíveis. Pensei em fazer um entalhe entre o sanduíche das placas de madeira.

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. 30m1ifd
igorjoaquim
igorjoaquim
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/12/2015
Mensagens : 50
Reputação : 12
Idade : 35
Simulador preferido : XPlane10 - P3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por RafaelGomes Dom 20 Dez 2015, 20:30

Igor, boa noite amigo!

Meus parabéns, tá ficando muito bom.

Eu estava na empreitada do EMB-195, mas por enquanto parado, principalmente por falta de alguns equipamentos eletrônicos adicionais (preciso de 2 tablets).

Vá sempre testando o que for fazendo, digo por experiência própria. E uma dica, use o modelo da Wilco, e extraia a atuação sobre botões e chaves através de macros. Ah, as telas principais dele basta que se clique e dê um "undock", e você consegue arrastar pra qualquer tela (infelizmente o clock e o ADI stby não dá!).

Mas é um projeto muito bom. Tenho um tópico no fórum onde eu estava mostrando a construção do meu. Talvez te inspire alguma ideia.

Grande abraço!

Rafael Gomes

RafaelGomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 25/03/2011
Mensagens : 94
Reputação : 18
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por igorjoaquim Dom 17 Jan 2016, 14:18

Olá Pessoal, boa tarde a todos.

Rafael, Obrigado pelo apoio e ajuda no desenvolvimento do meu HC.
Demorei para atualizar o andamento devido aos movimentos de fim de ano. Ahh... por falar nisso: Bom Ano de 2016 a todos!!

O que aconteceu desde então:

Continuo trabalhando no yoke do embraer e fiz o mockup para a montagem do cokpit. No yoke tenho umas alterações que irei fazer. O desgaste do uso continuo gera muito ruído e a precisão fica comprometida nos potenciometros lineares deslizantes e rotativos. Qual a idéia então: Estou estudando a possibilidade de utilizar um acelerômetro com giroscópio (adxl345 ou mpu6050) para fazer a leitura dos movimentos do yoke. Assim consigo através do microcontrolador PIC fazer a calibragem e as devidas correções com maior precisao. O que vocês acham? Alguém tentou utilizar sensores no lugar de potenciômetros.

Fiz o orçamento e estudos de alguns acelerômetros e penso que seria bem viável. Seus custos vão de 18,00 à 75,00 ou mais, aí depende da precisão e o tipo de filtros ativos e os bits da conversão A/D.

Segue abaixo a foto do mockup que vou montar do painel. Fiz nas dimensões mais proximas que consegui sobre o cockpit real.



Assim que tiver mais novidades e atualizações posto as fotos.
Valew!


Última edição por igorjoaquim em Seg 18 Jan 2016, 18:02, editado 1 vez(es)
igorjoaquim
igorjoaquim
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/12/2015
Mensagens : 50
Reputação : 12
Idade : 35
Simulador preferido : XPlane10 - P3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 18 Jan 2016, 11:43

igorjoaquim escreveu:Olá Pessoal, boa tarde a todos.

...No yoke tenho umas alterações que irei fazer. O desgaste do uso continuo gera muito ruído e a precisão fica comprometida nos potenciometros lineares deslizantes e rotativos. Qual a idéia então: Estou estudando a possibilidade de utilizar um acelerômetro com giroscópio (adxl345 ou mpu6050) para fazer a leitura dos movimentos do yoke. Assim consigo através do microcontrolador PIC fazer a calibragem e as devidas correções com maior precisao. O que vocês acham? Alguém tentou utilizar sensores no lugar de potenciômetros...

Fiz o orçamento e estudos de alguns acelerômetros e penso que seria bem viável. Seus custos vão de 18,00 à 75,00 ou mais, aí depende da precisão e o tipo de filtros ativos e os bits da conversão A/D....
Valew!
Olá Igor, bom dia amigo thumbsup
O uso de sensores tipo potenciômetro resulta numa aplicação pratica comum.
A precisão, a durabilidade e o  custo/beneficio, achamos bastante razoável.  scratch

Entretanto se você deseja algo melhor, a nossa sugestão seria empregar o Elemento de efeito Hall.  
Veja o seu principio de funcionamento e sua aplicação pratica em: https://www.voovirtual.com/t39415-projeto-volante-para-euro-truck-1-080  

Pretendemos usar o Elemento Hall no Sidestick Airbus que estamos desenvolvendo, substituindo assim, os potenciômetros rotativos.  wink
Se desejar mais informações, é só dizer  Smile ,  abraços

_________________
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por igorjoaquim Seg 18 Jan 2016, 17:48

Olá Inventor. Obrigado pelo feedback.

Já havia pensado no uso do transdutor de efeito hall para o yoke. Tinha estudado um pouco sobre eles quando desenvolvi um contador de rotações. Muito usado na mecatrônica. Estava aqui pensando em como seria sua adaptação para o uso em um yoke. Precisaria de um transdutor hall rotativo para o eixo ailerons e outro normal para o posicionamento do profundor.  scratch
Quando usei também tive a necessidade de usar um circuito com AOP pois suas variações de tensão na saída são da ordem de mV.  
Gostei do acelerometro mais pelo fato de poder utilizá-lo diretamente sem precisar de circuitos amplificadores e poder comunicar com o microcontrolador via I2C o que facilita o desenvolvimento do firmware e dispensa o uso de conversão A/D.
E utilizando um só componente consigo ler o deslocamento em 3 eixos e a rotação em 3 eixos. Totalizando 6 graus de liberdade. Vou continuar estudando as possibilidade tanto no hall quanto no acelerômetro. Você comprou o transdutor pela internet ou aí perto da sua casa? Aqui na minha cidade não achei pra comprar.
Assim que tiver novidade vou postando...
E peço que continuem me ajudando e dando dicas. É muito bom contar com apoio e poder testar as mais diversas possibilidades.  thumbsup

Segue abaixo a imagem do acelerometro:

adxl345 - Créditos para Emaate.com
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. F539dt

mpu6050 - Creditos para Bitify
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Dh9weq
igorjoaquim
igorjoaquim
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/12/2015
Mensagens : 50
Reputação : 12
Idade : 35
Simulador preferido : XPlane10 - P3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 18 Jan 2016, 19:06

Olá Igor, boa tarde amigo thumbsup

Para usar o elemento Hall na função rotativa, fizemos esse arranjo:

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Arranjo%20hall%20rot_zpsukjd2zku

Assim conseguimos mais de 90º. mais do que suficiente para o controle dos ailerons.
Conectamos o elemento Hall diretamente na entrada do eixo X da placa controladora Stargate NG. A leitura da variação é coletada  e processada sem problema.

Não sei dizer se o mercado nacional dispõe do elemento Hall. O nosso foi importado.
Se o desenho suscitar duvidas, é só dizer  thumbsup

Quanto ao acelerômetro, parece ser uma boa opção inovadora.
Nunca experimentei. Não saberia como adaptar ao eixo para captar os movimentos.

E vamos em frente  Smile ,  abraços

_________________
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por igorjoaquim Seg 18 Jan 2016, 21:29

humm... interessante a ideia.

É bem difícil de encontrar aqui na minha região o transdutor. O que eu usei foi retirado de um atuador de válvula medidora de vazão. Como ainda não encontrei o transdutor de efeito Hall, iniciarei os testes utilizando o acelerômetro mesmo.
O sensor que adquiriu tem algum tipo de filtro ativo? Já tem algum CI integrado ou é somente o sensor(propriamente dito)?

Inventor escreveu:Quanto ao acelerômetro, parece ser uma boa opção inovadora.
Nunca experimentei. Não saberia como adaptar ao eixo para captar os movimentos.

Na realidade é bem simples. Veja na imagem dos acelerômetros que postei um decalque que mostra a orientação dos eixos para translação e rotação. São 3 translações e 3 rotações. De maneira simplificada: O acelerometro possui um componente que pode ser capacitivo, resistivo, piezoeletrico, por calor e até mesmo por efeito hall. Este componente faz a leitura do movimento do circuito. Imagina uma caixa com água... O movimento(rot e trans) gera um deslocamento de massa que pode ser convertida em corrente eletrica, campo magnético  e etc...

Então, só é necessário você posicionar ele sobre o eixo para que todo movimento de translação e rotação seja convertido em um sinal elétrico pelo circuito. Depois é só interpretar o sinal em um PIC/Arduino/ATmega etc, através do firmware sem necessitar de conversão A/D.
(isso foi uma forma simples de explicar o funcionamento... tem uns detalhes importantes e mais ciência envolvida mas espero ter dado uma boa ideia.)

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Wt8z82
por Fabio Souza em Embarcados.com
igorjoaquim
igorjoaquim
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/12/2015
Mensagens : 50
Reputação : 12
Idade : 35
Simulador preferido : XPlane10 - P3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 18 Jan 2016, 22:37

Olá Igor, boa noite amigo thumbsup

Muito obrigado pela forma simples de explicar o funcionamento do acelerômetro thumbsup

Adquirir o elemento hall na  Farnell:

http://pt.farnell.com/allegro-microsystems/a1301eua-t/hall-effect-sensor-sip-3-1301/dp/1198085

ALLEGRO MICROSYSTEMS  A1301EUA-T  Hall Effect Sensor, Linear, 10 mA, SIP, 3, 4.5 V, 6 V

Technical Data Sheet (267.54KB) EN

O A1301EUA T é um CI que já possui internamente um amplificador, podendo ser plugado diretamente
na nossa placa controladora Stargate NG.
Apenas temos que alterar a sequencia dos 3 pinos em comparação a um potenciômetro.

Pretendo experimentar no nosso Sidestick, como disse anteriormente.
Se o resultado for positivo, como esperamos, iremos importar mais algumas unidades e disponibilizar no nosso site.  thumbsup

Vamos adiante,  Smile ,  abraços

_________________
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por Marcos Len. Ter 19 Jan 2016, 06:54

Bom dia amigo.
Parabéns pelo projeto.
Existe algum tutorial em português que explique mais sobre sensores hall?

Marcos Len.
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 15/03/2015
Mensagens : 5
Reputação : 0
Idade : 54
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por igorjoaquim Ter 19 Jan 2016, 10:36

Marcos Len escreveu:Existe algum tutorial em português que explique mais sobre sensores hall?

Olá Marcos.
Estou estudando os sensores hall e estou utilizando um ebook da Honeywell que descreve detalhadamente o funcionamento e aplicações deste tipo de transdutor com diversas aplicações na indústria automotiva.

http://www.mediafire.com/view/ihids5cxy75t3np/hallbook.pdf
Este documento está em Inglês.
thumbsup

Em português você encontra alguns slides e muita informação avulsa em diversos sites de universidades. Alguns mais didáticos e outros mais práticos.
Na maioria falam sobre o efeito hall fisicamente demonstrado e não sobre o uso específico de um modelo de sensor. O Inventor postou um link com o modelo e o datasheet do que ele está trabalhando.

Espero ter ajudado.
igorjoaquim
igorjoaquim
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/12/2015
Mensagens : 50
Reputação : 12
Idade : 35
Simulador preferido : XPlane10 - P3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 19 Jan 2016, 14:58

Olá Cmtes, boa tarde amigos thumbsup

Acho o sensor Hall, teoricamente muito complicado. Mas o seu uso é extremamente simples.
Vejam uma aplicação que fizemos num volante para F1.

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Sensor%20de%20volante_zpsbw2z7bzl

Observem o detalhe na ponta do eixo, com os ímãs em forma de U, e o sensor hall no centro soldado ao suporte. E o cabinho de 3 vias, a ser plugado diretamente na placa Stargate.

O restante são; volante, mancal, limitador de volta em 180º, arranjo de feedback com tiras borracha, placa de displays, etc.

Como sabem,  no automóvel a rapidez das respostas aos movimentos, são muito mais criticas, do que numa aeronave. Onde as respostas são naturalmente mais lentas.

No nosso primeiro prototipo, empregamos potenciômetro rotativo.
Mas ele não suportava os  movimentos constantes e frenéticos de uma corrida..  lol

E vamos em frente Smile ,  abraços
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por igorjoaquim Ter 19 Jan 2016, 18:09

Muito legal Inventor.

Realmente estou gostando muito deste sensor... inclusive, acabei de importar 10 unidades para eu fazer alguns testes. Agora é aguardar alguns dias até estar em mãos. O pouco que li sobre eles já foi suficiente para sanar muitas dúvidas que me rondavam. Certamente o trottle do meu embraer vai levar um destes.... aplauso os flaps e o speed brake... tbm.

Chega de ruídos e desgastes... rsrsrsr mad

Mas ainda continuarei os testes no acelerometro... e assim que tivé-los vou postar aqui o resultado...

Obrigado a todos pelo bom aprendizado que compartilhamos nestes dias... e com certeza teremos mais.... happy
igorjoaquim
igorjoaquim
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/12/2015
Mensagens : 50
Reputação : 12
Idade : 35
Simulador preferido : XPlane10 - P3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por eduphn Ter 19 Jan 2016, 22:43

Inventor escreveu:Olá Cmtes, boa tarde amigos thumbsup

Acho o sensor Hall, teoricamente muito complicado. Mas o seu uso é extremamente simples.
Vejam uma aplicação que fizemos num volante para F1.

Observem o detalhe na ponta do eixo, com os ímãs em forma de U, e o sensor hall no centro soldado ao suporte. E o cabinho de 3 vias, a ser plugado diretamente na placa Stargate.

O restante são; volante, mancal, limitador de volta em 180º, arranjo de feedback com tiras borracha, placa de displays, etc.

Como sabem,  no automóvel a rapidez das respostas aos movimentos, são muito mais criticas, do que numa aeronave. Onde as respostas são naturalmente mais lentas.

No nosso primeiro prototipo, empregamos potenciômetro rotativo.
Mas ele não suportava os  movimentos constantes e frenéticos de uma corrida..  lol

E vamos em frente Smile ,  abraços

Que projeto interessante e complexo, mas uma preciosidade sua Edênio, bom trabalho na continuidade do projeto e obrigado por compartilhar! thumbsup

eduphn
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 20/04/2011
Mensagens : 1096
Reputação : 48
Idade : 44
Simulador preferido : MSFS, X-Plane e
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 02 Fev 2016, 11:11

eduphn escreveu:
Que projeto interessante e complexo, mas uma preciosidade sua Edênio, bom trabalho na continuidade do projeto e obrigado por compartilhar! thumbsup
Olá Eduphn, bom dia amigo thumbsup
Muito obrigado reverencia

O nosso Igor deve estar ansioso, aguardando os Sensores Hall.  Amor

Enquanto isso vamos divulgando as nossas experiências bem sucedidas, com os sensores Hall.  Yesyes
https://www.voovirtual.com/t34266p150-side-stick-airbus#309757

Esperamos que sirvam de inspiração.  thumbsup  
E vamos em frente. Smile ,  abraços

_________________
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por eduphn Qua 03 Fev 2016, 00:22

Esses são os sensores que tem nas manetes da Saitek?

eduphn
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 20/04/2011
Mensagens : 1096
Reputação : 48
Idade : 44
Simulador preferido : MSFS, X-Plane e
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por igorjoaquim Dom 21 Fev 2016, 10:21

Saudação a todos!

Bom, estive bem ocupado neste últimos dias mas aqui estou para postar algo sobre a evolução do meu projeto do HC do Embraer. Para quem acompanha o tópico, eu ainda aguardo a chegada dos meus componentes eletrônicos, entretanto, estou adiantando algumas outras peças.

Dediquei alguns dias a um curso sobre a construção de moldes de silicone e serigrafia para me ajudar na reprodução de alguns botões e molduras presentes no cockpit do embraer. Vou deixar abaixo a foto dos meus primeiros testes. É muito legal a execução desta técnica.





Na imagem vocês poderam ver os dois primeiros moldes que fiz. (estão com resina fazendo a cura para novas peças.). Fiz dois modelos inicialmente. Ainda estou me aperfeiçoando mas em breve terei todos os knobs prontos. Aí posto uma nova foto.

eduphn escreveu:Esses são os sensores que tem nas manetes da Saitek?

Meu caro, ainda não tive a oportunidade de trabalhar com os produtos Saitek, mas mestre Inventor certamente poderá de informar.
igorjoaquim
igorjoaquim
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/12/2015
Mensagens : 50
Reputação : 12
Idade : 35
Simulador preferido : XPlane10 - P3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por Edenio Rodrigues Dom 21 Fev 2016, 11:28

Olá Igor, bom dia amigo thumbsup

Parabéns pelo sucesso na reprodução dos knobs aplauso

Quanto a consulta do nosso Eduphn, também não sei responder. Sad

Não sei se você teve oportunidade de ler os avanços que fizemos com os sensores Hall, descritos em nosso post. https://www.voovirtual.com/t34266p150-side-stick-airbus#309757

Aceite 1 pontinho e vamos em frente Very Happy ,  abraços

_________________
cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cockpit - Home Cockpit do Embraer 195. Empty Re: Home Cockpit do Embraer 195.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos