Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] ANAC libera operação do Airbus A380 em Guarulhos Gse_multipart13851

[Brasil] ANAC libera operação do Airbus A380 em Guarulhos

Ir para baixo

[Brasil] ANAC libera operação do Airbus A380 em Guarulhos Empty [Brasil] ANAC libera operação do Airbus A380 em Guarulhos

Mensagem por Amilckar Seg 26 Out 2015, 09:53

ANAC libera operação do Airbus A380 em Guarulhos

Mas voo da Emirates antecipado por Airway será apenas para homologação. Serviço regular deve ocorrer em data posterior

[Brasil] ANAC libera operação do Airbus A380 em Guarulhos Airbus-a380-emirates-voando-750x500
Airbus A380 da Emirates: voo para São Paulo confirmado


Conforme Airway antecipou em primeira mão, o A380 fará o primeiro voo com passageiros para o Brasil em novembro. O voo 261 da companhia Emirates chegará em Guarulhos às 19h30 do sábado, dia 14, e partirá já no domingo dia 15 no início da madrugada. A ANAC, enfim, liberou o aeroporto paulista, o mais movimentado do país, para operar o maior avião de passageiro do mundo.

No entanto, será apenas um voo isolado para provar na prática que as mudanças efetuadas pela concessionária GRU Airport sejam testadas. Ou seja, os voos da Emirates voltarão em seguida a serem realizados com uma aeronave Boeing 777-300.

Posteriormente não só a Emirates como outras companhias que já manifestaram interesse em operar o jato de dois andares poderão oficializar a mudança no Hotran, o sistema onde constam os voos regulares e não-regulares de carga e passageiros.

[Brasil] ANAC libera operação do Airbus A380 em Guarulhos Airbus-a380-decolagem-750x500
De ponta a ponta das asas, o A380 tem 80 metros, mais que um prédio de 20 andares


Exceção mundial

Com a confirmação de Guarulhos como aeroporto apto a receber o A380, a América Latina deve começar a ver o jato com mais frequência. A cidade do México, no entanto, pode ter a primeira linha regular do Airbus em janeiro quando a Air France passar a operá-lo para lá. Hoje nenhum país da região recebe o A380 com regularidade, ao contrário de outros continentes como Europa, Ásia, Oceania, América do Norte e África.

A tendência é que não só a Emirates como a Lufthansa e Air France passem a voar para São Paulo com o quadrirreator. O Galeão, que foi o primeiro aeroporto brasileiro apto a recebê-lo, ainda não teve nenhum pedido oficial até agora.

[Brasil] ANAC libera operação do Airbus A380 em Guarulhos Airbus-a380-emirates-gate-750x500
Uma das grandes dificuldades para operar o A380 é o tamanho do pátio e a disposição das pontes de embarque (aeroporto de Sydney)


Exigências exclusivas

Operar o A380 não é uma tarefa simples, embora existam aeroportos no mundo que o recebam mesmo sem as pontes de embarque que acoplam na parte superior do avião. Além de ter uma envergadura (distância de ponta a ponta da asa) de 80 metros, o A380 exige que os terminais possuam esquemas de embarque e desembarque rápido, afinal são ao menos 450 passageiros a bordo (o voo da Emirates terá 489 assentos).

A pista e outras áreas como pátios e pistas de táxi também precisam ter espaço suficiente para que o gigante possa manobrar com segurança. Foi um detalhe assim que fez com que Guarulhos demorasse a receber a certificação para o aparelho. Como seus motores externos ficam muito mais distantes da fuselagem do que outros jatos, eles acabam fora dos limites da pista, podendo ingerir objetos que estão na vegetação que circunda o local de decolagem. Não é à toa que, apesar de ter uma capacidade única, o A380 não é um avião tão popular nas rotas internacionais.

[Brasil] ANAC libera operação do Airbus A380 em Guarulhos Airbus-a380-cockpit

Fonte: Airway

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] ANAC libera operação do Airbus A380 em Guarulhos Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos