Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Força Aérea Brasileira recebe primeira aeronave P-95 modernizada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] Força Aérea Brasileira recebe primeira aeronave P-95 modernizada

Mensagem por Amilckar em Qui 01 Out 2015, 11:36

Força Aérea Brasileira recebe primeira aeronave P-95 modernizada

Kaiser David Konrad



A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu no mês de setembro a primeira aeronave de patrulha marítima P-95 modernizada. O projeto de modernização está a cargo da AEL Sistemas, uma empresa brasileira que há 30 anos dedica-se ao projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de sistemas eletrônicos militares e espaciais, para aplicações em plataformas aéreas, marítimas e terrestres. O projeto é realizado no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos, no Rio de Janeiro e tem como foco substituir equipamentos eletrônicos e de comunicações e a instalação de um novo radar de busca, ampliando a capacidade operacional e dando sobrevida às aeronaves, que deverão operar por mais quinze anos.

O painel analógico foi substituído por quatro modernas telas digitais multifuncionais que rodam um software desenvolvido por engenheiros brasileiros da própria AEL. Os novos sistemas melhoram a consciência situacional e aumentam a segurança da tripulação enquanto a integração do moderno radar Selex Seaspray 5000E, que pesa quase 50 kg, vai permitir a detecção de navios a até 370 km de distância.

Os aviões P-95 poderão agora acompanhar até 200 alvos simultaneamente além de realizar o mapeamento de terrenos e detectar aeronaves. Os “Bandeirulhas”, como são chamados, são aeronaves de patrulha marítima que têm como missão de responsabilidade a vigilância aérea do mar territorial brasileiro, sendo fundamentais nas atividades de controle de tráfego marítimo e busca e salvamento de embarcações e náufragos, além de executar missões de combate à pesca ilegal, pirataria e identificação de crimes ambientais.



Estas aeronaves também podem ser equipadas com dois casulos para foguetes não guiados do tipo SBAT-70 que possibilitam realizar missões de interdição marítima e conduzir ataques contra pequenas embarcações. Com a atualização dos sistemas eletrônicos, as aeronaves terão capacidade ampliada para executar missões de esclarecimento aéreo e como coordenador aerotático no teatro de operações, sendo importante plataforma aérea para missões de inteligência de sinais.

Está prevista ainda a instalação de um sensor eletro-óptico com imageador termal e telêmetro laser que vai permitir às tripulações realizarem operações de busca visual noturna e com baixa visibilidade e que possibilitará, também, realizar a aquisição e designação de alvos para missões de MIO [Military Interdiction Operation], tais como antipirataria e antiterrorismo, além de poder captar e enviar imagens em tempo real para unidades em terra e embarcações da Marinha do Brasil.



As oito aeronaves a serem entregues serão divididas e operadas pelos esquadrões Phoenix (2º/7°GAV) e Netuno (3º/7°GAV), sediados nas bases aéreas de Florianópolis (SC) e Belém (PA), localizadas estrategicamente nas regiões norte e sul do país.

O P-95 é a designação que a FAB deu para o EMB-111, a versão de patrulha marítima do bimotor de transporte de sucesso internacional C-95 Bandeirante, desenvolvido pela Embraer. Este modelo de aeronave é também utilizado pela Armada Chilena.

Há a expectativa de que a FAB utilize a nova aeronave durante a operação UNITAS 56 - 2015 que vai ser realizada na costa do Brasil, ocasião que representa uma oportunidade ímpar para treinar a interoperabilidade com aeronaves de patrulha P-8 Poseidon da US Navy e Fokker 50 da Armada peruana.

Além de ser a guardiã dos mares do Brasil, a Aviação de Patrulha possui uma longa tradição histórica tendo sido a responsável pelo “batismo de fogo” da Força Aérea Brasileira durante a fase do Atlântico Sul da Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Portal Diálogo

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10849
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Brasil] Força Aérea Brasileira recebe primeira aeronave P-95 modernizada

Mensagem por leolerback em Qui 01 Out 2015, 12:35

Muito legal. Tecnologia nacional empregada. Orgulho da Embraer e do corpo técnico da AEL. thumbsup

leolerback
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 29/05/2015
Mensagens : 88
Reputação : 3
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Sargento Bombeiro Militar / Estudante de PPA
Nacionalidade : Brasil

http://www.leo.lerback.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum