Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG Gse_multipart13851

COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG

5 participantes

Ir para baixo

COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG Empty COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG

Mensagem por thomassouza Ter 22 Set 2015, 14:25

Amigos, sempre tive essa dúvida, sempre realizo vôos sem inserir o HDG e o COURSE, nem na decolagem nem na aterrissagem. Em quê isso interfere na aterrissagem ou decolagem? Eu noto que quando eu desacoplo o A/P antes do pouso (em 27L de SBGR, por exemplo) a aeronave começa a ir levemente para a direita, e se eu não guiná-la para a esquerda manualmente, esta sairá da pista. Isso tem algo a ver com o course, é normal ou bug de software? Desde já obrigadão a todos!!
thomassouza
thomassouza
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/04/2015
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : Prepar3D v3
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG Empty Re: COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG

Mensagem por rodrigo mago Ter 22 Set 2015, 16:34

Pode está com o Joy descalibrado, HDG só atua com o A/P acoplado.

_________________
Rodrigo Nogueira Braga
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago
rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 54
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG Empty Re: COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG

Mensagem por thomassouza Ter 22 Set 2015, 16:44

rodrigo mago escreveu:Pode está  com o Joy descalibrado,  HDG só  atua com o A/P acoplado.

Obrigado Rodrigo, mas então qual a função do COURSE? Já fiz vôos sem Joystick e mesmo assim, ele vai um pouco para a direita.
thomassouza
thomassouza
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/04/2015
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : Prepar3D v3
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG Empty Re: COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG

Mensagem por james008 Ter 22 Set 2015, 23:23

O Course corresponde ao "curso" ou à "radial" de um VOR a ser voada, ou, ainda, ao "curso" do localizador a ser utilizado numa aproximação LOC ou ILS; se não tiver conhecimento sobre VOR, recomendo estudar, porque se trata de uma das bases do vôo por instrumentos, é algo elementar ao vôo IFR e elementar, inclusive, à operação de uma aeronave complexa como o PMDG 737; as próprias lições do flight simulator ensinam razoavelmente do que se tratam VOR, DME, NDB, ILS etc.;

Quanto à aeronave estar derivando para o lado, provavelmente trata-se de vento;

james008
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/06/2014
Mensagens : 76
Reputação : 4
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG Empty Re: COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG

Mensagem por Cmte. Pena Qua 23 Set 2015, 07:48

james008 escreveu:O Course corresponde ao "curso" ou à "radial" de um VOR a ser voada, ou, ainda, ao "curso" do localizador a ser utilizado numa aproximação LOC ou ILS; se não tiver conhecimento sobre VOR, recomendo estudar, porque se trata de uma das bases do vôo por instrumentos, é algo elementar ao vôo IFR e elementar, inclusive, à operação de uma aeronave complexa como o PMDG 737; as próprias lições do flight simulator ensinam razoavelmente do que se tratam VOR, DME, NDB, ILS etc.;

Quanto à aeronave estar derivando para o lado, provavelmente trata-se de vento;

Concordo e reafirmo o que falou o james08.

E complemento: na decolagem, durante o voo e até o pouso é requerido dos pilotos que eles mudem o Course e o HDG sempre que o curso de voo for mudado, não porque interfira no voo, mas porque deve-se acompanhar a rota mudando-os para que, em caso de desacoplagem do AP, eles já estejam setados.

Pode ser também balanceamento de combustível, comandos. Eu mesmo estou com um bug no IFly para FS2004 quanto a isto; ele não está fazendo corretamente o balanceamento de consumo de combustível, então, durante o voo, estou tendo que desligar um tanque pra consumir no outro até que estejam com a mesma quantidade. scratch

_________________
Intel i9 9900KF @ 3.6 GHz
Memory: 32 Gb DDR4 3200 Hyper X Fury
OS: Windows 10 Pro 64 bits
Video: RTX 2080 Super
HD1: SSD 480 Gb
Mobo: Asus Z390-P
Simulator: X-Plane 11 / FS2020
Hardware: CH Products Yoke, GS Pedal, GS Throttle, Opencockpits MCP 737 NG, EFIS 737 NG Opencockpits, Saitek Radio Panel, Monitor 24" Phillips 247E-LHA Full HD, Monitor 7" Mimo.
Cmte. Pena
Cmte. Pena
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/10/2012
Mensagens : 778
Reputação : 39
Idade : 48
Simulador preferido : X-Plane 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG Empty Re: COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG

Mensagem por rodrigo mago Qua 23 Set 2015, 16:40

thomassouza escreveu:
rodrigo mago escreveu:Pode está  com o Joy descalibrado,  HDG só  atua com o A/P acoplado.

Obrigado Rodrigo, mas então qual a função do COURSE? Já fiz vôos sem Joystick e mesmo assim, ele vai um pouco para a direita.
Ôpa  amigo,  me desculpe não  ter respondido sobre o COURSE,  eu me liguei mais no problema  do HDG e não expliquei a função  do COURSE.  Os amigos acima explicaram  muito bem a função e mesmo usando FMC,  ele é  necessário,  tendo em vista que muitos aviões de todo porte, utilizam em sua navegação, enfim, é  indispensável. Abraço.

_________________
Rodrigo Nogueira Braga
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago
rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 54
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG Empty Re: COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG

Mensagem por thomassouza Dom 27 Set 2015, 13:12

james008 escreveu:O Course corresponde ao "curso" ou à "radial" de um VOR a ser voada, ou, ainda, ao "curso" do localizador a ser utilizado numa aproximação LOC ou ILS; se não tiver conhecimento sobre VOR, recomendo estudar, porque se trata de uma das bases do vôo por instrumentos, é algo elementar ao vôo IFR e elementar, inclusive, à operação de uma aeronave complexa como o PMDG 737; as próprias lições do flight simulator ensinam razoavelmente do que se tratam VOR, DME, NDB, ILS etc.;

Quanto à aeronave estar derivando para o lado, provavelmente trata-se de vento;

James08, valeu pela orientação. Vou pesquisar mais e aprender sobre voos VOR, DME e NDB. Me aprofundar mais no assunto, pois ainda é minha limitação no FSX. Nunca realizei pousos por tais procedimentos. Mas valeu pelas dicas!

Cmte. Pena escreveu:
james008 escreveu:O Course corresponde ao "curso" ou à "radial" de um VOR a ser voada, ou, ainda, ao "curso" do localizador a ser utilizado numa aproximação LOC ou ILS; se não tiver conhecimento sobre VOR, recomendo estudar, porque se trata de uma das bases do vôo por instrumentos, é algo elementar ao vôo IFR e elementar, inclusive, à operação de uma aeronave complexa como o PMDG 737; as próprias lições do flight simulator ensinam razoavelmente do que se tratam VOR, DME, NDB, ILS etc.;

Quanto à aeronave estar derivando para o lado, provavelmente trata-se de vento;

Concordo e reafirmo o que falou o james08.

E complemento: na decolagem, durante o voo e até o pouso é requerido dos pilotos que eles mudem o Course e o HDG sempre que o curso de voo for mudado, não porque interfira no voo, mas porque deve-se acompanhar a rota mudando-os para que, em caso de desacoplagem do AP, eles já estejam setados.

Pode ser também balanceamento de combustível, comandos. Eu mesmo estou com um bug no IFly para FS2004 quanto a isto; ele não está fazendo corretamente o balanceamento de consumo de combustível, então, durante o voo, estou tendo que desligar um tanque pra consumir no outro até que estejam com a mesma quantidade. scratch

Muito obrigado Comte. Pena, vou me aprofundar mais no assunto e pesquisar mais sobre. Você sabe de alguma página na internet que eu obtenha uma boa referência do assunto? Algum curso ou videoaula?

rodrigo mago escreveu:
thomassouza escreveu:

Obrigado Rodrigo, mas então qual a função do COURSE? Já fiz vôos sem Joystick e mesmo assim, ele vai um pouco para a direita.
Ôpa  amigo,  me desculpe não  ter respondido sobre o COURSE,  eu me liguei mais no problema  do HDG e não expliquei a função  do COURSE.  Os amigos acima explicaram  muito bem a função e mesmo usando FMC,  ele é  necessário,  tendo em vista que muitos aviões de todo porte, utilizam em sua navegação, enfim, é  indispensável. Abraço.

Verdade, verdade Rodrigo, vou procurar me aprofundar mais na navegação aérea. Vc sabe algum bom site que forneça instruções para isso? De preferência em conformidade com as normas da ANAC? Valeu mesmo pela atenção!
thomassouza
thomassouza
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/04/2015
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : Prepar3D v3
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG Empty Re: COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG

Mensagem por Vitor Castro Dom 27 Set 2015, 13:48

Esse canal é muito bom e explica navegações por VOR,NDB,DME etc... thumbsup

Vitor Castro
Vitor Castro
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 23/11/2014
Mensagens : 385
Reputação : 21
Idade : 38
Simulador preferido : X Plane 10
Emprego/lazer : Analista de Suporte(TI) estudante de Análise de Sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG Empty Re: COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG

Mensagem por Cmte. Pena Dom 27 Set 2015, 16:32

Vitor Castro escreveu:Esse canal é muito bom e explica navegações por VOR,NDB,DME etc... thumbsup

Proooonto! Chegou nosso amigo Vitor com uma boa sugestão! Forte abraço, comando! thumbsup

Com esta sugestão do comando Vitor, james008, já dá pra você se aprofundar no assunto. wink

Qualquer dúvida, posta que a gente comenta. wink

_________________
Intel i9 9900KF @ 3.6 GHz
Memory: 32 Gb DDR4 3200 Hyper X Fury
OS: Windows 10 Pro 64 bits
Video: RTX 2080 Super
HD1: SSD 480 Gb
Mobo: Asus Z390-P
Simulator: X-Plane 11 / FS2020
Hardware: CH Products Yoke, GS Pedal, GS Throttle, Opencockpits MCP 737 NG, EFIS 737 NG Opencockpits, Saitek Radio Panel, Monitor 24" Phillips 247E-LHA Full HD, Monitor 7" Mimo.
Cmte. Pena
Cmte. Pena
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/10/2012
Mensagens : 778
Reputação : 39
Idade : 48
Simulador preferido : X-Plane 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG Empty Re: COURSE e HDG, quando setá-los no MCP? B738 PMDG

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos