Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] CIA usava aviões para grampear telefones celulares, diz jornal Gse_multipart13851

[Internacional] CIA usava aviões para grampear telefones celulares, diz jornal

Ir para baixo

[Internacional] CIA usava aviões para grampear telefones celulares, diz jornal Empty [Internacional] CIA usava aviões para grampear telefones celulares, diz jornal

Mensagem por Vitor Castro Seg 23 Mar 2015, 14:44

[Internacional] CIA usava aviões para grampear telefones celulares, diz jornal Thumb-34464-cesnass-resized
A CIA desenvolveu um sistema para aviões, que fingiam ser uma antena de celular para localizar smartphones


Um programa do departamento de Justiça dos Estados Unidos revelado no ano passado, que recolhia informações de telefones celulares por meio de antenas em aviões, teve a ajuda central da CIA, agência de inteligência americana.

O papel da agência era o desenvolvimento da tecnologia que replica torres de celulares. O sistema, usado em aviões, normalmente pequenos monomotores Cessna, permitia que agentes obtivessem a identificação do aparelho e a localização de milhares de telefones a cada sobrevoo do avião equipado com o sistema.

A tecnologia faz os telefones acreditarem que estão enviando sinais para torres de telefonia celular quando, na verdade, estão entrando em contato com policiais federais.

O sistema era tão preciso que, em alguns casos, a localização do telefone tinha margem de erro de menos de um metro. Nem mesmo as novas tecnologias de criptografia dos smartphones mais recentes conseguiam interromper esse processo.

A participação da CIA foi revelada pelo jornal Wall Street Journal. A publicação afirma que a agência teria começado o desenvolvimento dos aparelhos de grampo há cerca de 10 anos, quando o financiamento do projeto foi aprovado pelo departamento de Justiça.

As duas organizações trabalharam juntas por alguns anos no desenvolvimento da tecnologia, que também foi usada para rastrear suspeitos de terrorismo fora dos Estados Unidos.

A notícia está gerando polêmica nos Estados Unidos, não apenas por violar direitos civis de cidadãos do mundo todo: a CIA é legalmente proibida de participar da maioria das investigações que acontecem em solo americano.

Fonte da matéria: Info.abril
http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2015/03/cia-usava-avioes-para-grampear-telefones-celulares-diz-jornal.shtml
Vitor Castro
Vitor Castro
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 23/11/2014
Mensagens : 385
Reputação : 21
Idade : 38
Simulador preferido : X Plane 10
Emprego/lazer : Analista de Suporte(TI) estudante de Análise de Sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos