Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] FAB irá divulgar nas próximas semanas um relatório sobre o acidente que matou Eduardo Campos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] FAB irá divulgar nas próximas semanas um relatório sobre o acidente que matou Eduardo Campos

Mensagem por Amilckar em Qui 15 Jan 2015, 09:50

FAB irá divulgar nas próximas semanas um relatório sobre o acidente que matou Eduardo Campos



Aeronave acidentada: Cessna 560XL Citation XLS+, Prefixo PR-AFA / Foto: André Júnior

A FAB (Força Aérea Brasileira) vai começar a divulgar no início de fevereiro algumas informações sobre as investigações que apuram as causas do acidente que matou o ex-candidato à Presidência da República Eduardo Campos e outras seis pessoas, em agosto de 2014.


Segundo nota enviada pela FAB, “algumas informações sobre o andamento das investigações deverão ser divulgadas no início do próximo mês”. A nota não esclarece se as informações a serem divulgadas incluirão as causas do acidente.

No dia 13 de agosto, Eduardo Campos e mais quatro passageiros, além de dois tripulantes, morreram quando um jato Cessna 560XL Citation XLS+ caiu em Santos, no litoral de São Paulo. O avião havia decolado no Rio de Janeiro com destino a uma base aérea na cidade do Guarujá.

Ainda de acordo com a nota enviada pela FAB, não há previsão para que o relatório final sobre as causas do acidente seja divulgado.

“O relatório que aponta os fatores contribuintes para o acidente com a aeronave Cessna 560XL (…) ainda não foi finalizado e não há data prevista para ser concluído”, diz a nota.

O caso é investigado pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), pela Polícia Federal e pela Polícia Civil de São Paulo.

Apesar de não apontar “culpados”, o relatório do CENIPA é considerado fundamental para delimitar os fatores que causaram o acidente.

Também é esperado que no início do mês que vem a FAB divulgue novas recomendações aeronáuticas com base nas investigações sobre o acidente com o avião de Eduardo Campos. Em novembro do ano passado, a Aeronáutica já havia feito recomendações tendo as informações do acidente do ex-candidato como referência.

Ainda segundo a FAB, Caixa-preta não gravou acidente de Eduardo Campos.


Caixa-preta da aeronave acidentada / Foto: FAB

No dia 15 de agosto de 2014, foi divulgado que os militares do CENIPA abriram a caixa-preta do avião e ouviram todo o áudio. Após a análise dos dados, foi informado que o áudio não continha nenhuma gravação sobre o voo do dia 13 de agosto de 2014, quando aconteceu o acidente. As duas horas de gravação que existem são de outro voo. Os militares informam que os dados do gravador representam apenas um dos elementos levados em consideração na investigação e que os registros não são imprescindíveis para o esclarecimento do acidente.

O modelo da aeronave usada por Campos só tinha o CRV (Cockpit Voice Recorder / gravador de voz), que grava os sons internos da cabine, principalmente as conversas entre os pilotos.

Diferentemente de aeronaves de maior porte, o jatinho executivo não é obrigado a ter o mecanismo chamado flight data recorder (FDR), que registra os parâmetros de voo, como a velocidade, as posições em que estavam posicionados os manetes e quais os comandos que foram acionados.

Fonte: Força Aérea Brasileira – EDIÇÃO: Cavok
Via: Cavok

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10848
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Brasil] FAB irá divulgar nas próximas semanas um relatório sobre o acidente que matou Eduardo Campos

Mensagem por andre_sp em Qui 15 Jan 2015, 10:14

Quero só ver ............. assobiar

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.


andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 11139
Reputação : 991
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum