X-Plane 10 Atualização
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Re: X-Plane 10 Atualização
Joz escreveu:Só para esclarecer, essa grande mudança se dá ao fato e "estenderem" os limitres dos cenários. Por padrão, carregava-se 2 ou 4 blocos de cenários por vez. E agora pulou para 8 ou 10. Isso foi feito para melhorar a resolução a grandes altitudes. Se utilizar programas como o G2XPL que pode carregar grandes quantidades de imagens com alta resolução, isso pode afetar "e muito" o processamento gráfico além de sobrecarregar a memória RAM.
Existe uma opção que desliga essa nova "feature" e deixa como era antes.
O fato do X-Plane exigir um sistema multicore (de preferência 64bits), é porque realmente faz uso dessa funcionalidade intensivamente. Pode rodar num single core com pouca memória RAM? Sim, é possível. O X-Plane é bem flexível nas configurações. Talvez não fique tão "lindo", mas vai ser possível simular "satisfatoriamente".
Já o FS2k4, FSX e P3D, são nativamente single core, uma ou outra coisinha conseguem fazer paralelamente. O fato de não serem 64bits também ajuda a ser mais rápido. pois é, ser 64 bits tem um pequeno custo adicional de processamento pois envolve grandes quantidades de dados por vez.
E sobre a memória, o carregamento do cenário é feito dinamicamente. Isso ajuda muito onde se tem pouca memória RAM.
Outra grande diferença é o fato do X-Plane utilizar o OpenGL invés do DirectX. Mas vou parar por aqui sobre as comparações, para os novatos que estiverem assustados com as configurações recomendadas, é bom dar uma conferida na versão DEMO e testar se realmente é tudo isso mesmo.
Muito boa a sua explicação Joz.
Acho que que você poderia compartilhar também seu conhecimento sobre a comparação entre OpenGL e Directx.
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Re: X-Plane 10 Atualização
Maravilha de aula Joz, obrigado!
eduphn- Coronel
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Re: X-Plane 10 Atualização
geonobre escreveu:Joz escreveu:Só para esclarecer, essa grande mudança se dá ao fato e "estenderem" os limitres dos cenários. Por padrão, carregava-se 2 ou 4 blocos de cenários por vez. E agora pulou para 8 ou 10. Isso foi feito para melhorar a resolução a grandes altitudes. Se utilizar programas como o G2XPL que pode carregar grandes quantidades de imagens com alta resolução, isso pode afetar "e muito" o processamento gráfico além de sobrecarregar a memória RAM.
Existe uma opção que desliga essa nova "feature" e deixa como era antes.
O fato do X-Plane exigir um sistema multicore (de preferência 64bits), é porque realmente faz uso dessa funcionalidade intensivamente. Pode rodar num single core com pouca memória RAM? Sim, é possível. O X-Plane é bem flexível nas configurações. Talvez não fique tão "lindo", mas vai ser possível simular "satisfatoriamente".
Já o FS2k4, FSX e P3D, são nativamente single core, uma ou outra coisinha conseguem fazer paralelamente. O fato de não serem 64bits também ajuda a ser mais rápido. pois é, ser 64 bits tem um pequeno custo adicional de processamento pois envolve grandes quantidades de dados por vez.
E sobre a memória, o carregamento do cenário é feito dinamicamente. Isso ajuda muito onde se tem pouca memória RAM.
Outra grande diferença é o fato do X-Plane utilizar o OpenGL invés do DirectX. Mas vou parar por aqui sobre as comparações, para os novatos que estiverem assustados com as configurações recomendadas, é bom dar uma conferida na versão DEMO e testar se realmente é tudo isso mesmo.
Muito boa a sua explicação Joz.
Acho que que você poderia compartilhar também seu conhecimento sobre a comparação entre OpenGL e Directx.
Aumentei meu conhecimento e mais de 1000 % só lendo esta explicação, parabéns amigo Joz!!
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Alexandre Lima
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Re: X-Plane 10 Atualização
Pronto, saiu a 10.42.
Galeno- Coronel
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Re: X-Plane 10 Atualização
Então Cmts, eu posso fazer uma cópia do XP atual e copia-la no C: sem atualizar e, a do desktop, atualizar para a 10.42 sem causar conflitos? (desprezando, claro o espaço dobrado que passará a ocupar...)
tarcizio- Coronel
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Re: X-Plane 10 Atualização
Galeno escreveu:Pronto, saiu a 10.42.
É só isso mesmo?
X-Plane 10.42 Release Notes
X-Plane can run for a few days if the authorization server is unreachable. The product key check will try to auto-renew in the background when you boot the sim.
Analytics track and log problems with the authorization server, so we can monitor quality of the digital download system.
Loading an aircraft from the IOS returns to the IOS (bug 4901).
Fixed bug where analytics info could be sent even if user preference was to not send analytics.
Crashes on OS X are once again attributed to X-Plane or third party plugins.
eduphn- Coronel
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Re: X-Plane 10 Atualização
eduphn escreveu:Galeno escreveu:Pronto, saiu a 10.42.
É só isso mesmo?
X-Plane 10.42 Release Notes
X-Plane can run for a few days if the authorization server is unreachable. The product key check will try to auto-renew in the background when you boot the sim.
Analytics track and log problems with the authorization server, so we can monitor quality of the digital download system.
Loading an aircraft from the IOS returns to the IOS (bug 4901).
Fixed bug where analytics info could be sent even if user preference was to not send analytics.
Crashes on OS X are once again attributed to X-Plane or third party plugins.
To vendo nas Redes que esta dando probema com o Steam..
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Alexandre Lima
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Re: X-Plane 10 Atualização
Atualmente o OpenGL ou DirectX não tem muitas diferenças. Ambas são API's (application programing Interface) que fornecem acesso direto ao hardware. Basicamente um é "aberto" e o outro é da Micro$oft. O OpenGL roda em qualquer plataforma e o DirectX apenas em windows.geonobre escreveu:Acho que que você poderia compartilhar também seu conhecimento sobre a comparação entre OpenGL e Directx.
A diferença em que me referia é que enquanto o OpenGL utiliza os recursos do hardware, no DirecX consegue-se emular algumas funções através de software. Isso é notado em algumas VGAs onboard baseados no chipset Intel. Nesses equipamentos o X-Plane não roda muito bem, ou até mesmo não roda.
O DirectX tem algumas coisas otimizadas para o windows, por isso o Maximum FPS pode oscilar em vários momentos, enquanto no OpenGL mantém um valor constante.
Esses fatos podem fazer que o usuário acredite que o X-Plane é mais pesado que o FS, mas pelo contrário, o X-Plane aproveita muito melhor o hardware.
Como a maioria esmagadora dos usuários utiliza windows, o DirectX se torna o mais utilizado entre aplicações de usuário final. Enquanto o OpenGL é amplamente utilizado no meio profissional e nos outros sistemas operacionais. Por falar em SO, quando o DirectX 10 foi lançado, não era compatível com o WindowsXP, o qual era o sistema da maior parta da comunidade gamer. No windows Vista, a Microsoft queria "cortar" o suporte ao OpenGL deixando apenas uma emulação via software, o que iria deixar qualquer jogo baseado nessa API muito lento. Mas aos 45 do segundo tempo resolveu voltar atrás.
Atualmente não tem muita vantagem de um sobre o outro. Hoje se fala muito em "tesselation", quando essa tecnologia foi lançada no DirectX11, o OpenGL já tinha implementado a mais de 3 anos.
Tanto essa tecnologia quanto outras atuais, será difícil ver nos simuladores. Principalmente no FS, para implementar alguma coisa nova, teriam que reescrever todo o código.
Já no X-Plane, como está sempre em atualização, novas tecnologias poderão ser implementadas sempre que possível. Infelizmente o tesselation não virá na versão 10 do X-Plane. Mas quem sabe na próxima?
Para se ter uma ideia, o desenvolvimento do PS3 e PS4 são baseados no OpenGL (no 4 a Sony desenvolveu seus próprios shaders.)
De modo geral, atualmente temos jogos impressionantes e que parecem pesar quase nada nos hardwares disponíveis no mercado e em contra partida, simuladores em que o hardware nunca será o suficiente. Sobre o desenvolvimento, o FS parou no tempo e o X-Plane parece um exército de um homem só.
Joz- Coronel
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Re: X-Plane 10 Atualização
Joz, me desculpe, mas o fato de o X-Plane aproveitar melhor o hardware não faz dele, como voce disse, mais leve, ele é sim mais pesado que o FS, e muito.Não estou dizendo que um ou outro seja uma plataforma melhor por conta disso, mas dizer que X-Plane é mais leve que FS é induzir usuário a um erro na escolha, se essa for feita pensando nisso.
Carvalho- Moderador
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Re: X-Plane 10 Atualização
Olá Carvalho, concordo com você, realmente o X-Plane não é leve. Só quis dizer que não é tão pesado quanto diz nas "configurações recomendadas".Carvalho escreveu: Joz, me desculpe, mas o fato de o X-Plane aproveitar melhor o hardware não faz dele, como voce disse, mais leve, ele é sim mais pesado que o FS, e muito.Não estou dizendo que um ou outro seja uma plataforma melhor por conta disso, mas dizer que X-Plane é mais leve que FS é induzir usuário a um erro na escolha, se essa for feita pensando nisso.
Quando falei:
Me referia ao fato que num PC "onboard" com chipset intel, o X-Plane não roda por às vezes faltar o shader 2.0 ou fica com falhas nos gráficos, enquanto o FS roda (mesmo que em câmera lenta ). Não quis dizer que por isso o X-Plane é mais leve, simplesmente quis mostrar algumas particularidades entre o OpenGL e o DirectX.Joz escreveu:Esses fatos podem fazer que o usuário acredite que o X-Plane é mais pesado que o FS, mas pelo contrário, o X-Plane aproveita muito melhor o hardware.
Quando falei sobre utilizar melhor o hardware, o X-Plane roda 64bits, utiliza mais de 4GB de RAM e utiliza os 8 núcleos num i7. E como comentei em post anterior:
Quem roda 64 bits é mais "pesado" do que 32, quem manipula 12GB de memória RAM será mais "pesado" do que quem utiliza 2GB e que 8 processadores ocupados 90% do tempo é mais "pesado" do que apenas um que utilize 100%.Joz escreveu:pois é, ser 64 bits tem um pequeno custo adicional de processamento pois envolve grandes quantidades de dados por vez
Minha intenção não é criar confusão sobre qual simulador é mais pesado, até porquê insisto em dizer que os dois são mal aproveitados em relação a tecnologia dos jogos atuais. Mas é o que temos pra hoje.
E como falei no post anterior:
Além disso, a abordagem do X-Plane é diferente do Fligh Simulator, vai de cada usuário avaliar se vale a pena suportar o "peso" pelo que o produto oferece.Joz escreveu:...para os novatos que estiverem assustados com as configurações recomendadas, é bom dar uma conferida na versão DEMO e testar se realmente é tudo isso mesmo.
Em resumo, minha intenção foi simplesmente abordar questões técnicas trazendo para uma linguagem mais simples. Se falhei nisso, fica aqui essa resposta como uma nova tentativa.
Joz- Coronel
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Re: X-Plane 10 Atualização
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Re: X-Plane 10 Atualização
Como ter acesso a esta atualização ? Meu XP é da Steam e cada vez que eu uso o Installer pra procurar atualizações ,ele entra como demo,pois não sei como descobrir qual o código de validação do meu XP...Ai eu tenho que através do Steam, verificar e validar novamente os arquivos. Alguma dica ?
Andre Caldas- Segundo-Tenente
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Re: X-Plane 10 Atualização
Pela steam não tem como. Lá será disponibilizado apenas a versão estável...
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Re: X-Plane 10 Atualização
Estou, digamos, "coçando" de vontade comprar, então gostaria de algumas informações.
Na Steam apenas menciona versão 10, a ultima versão estável é qual ?
A versão da Steam tem muitos problemas que foram corrigidos nas versões beta ?
Eu tenho a versão 9 em DVD, no momento não esta instalada, me lembro que quando usava, numa das atualizações o aeroporto da minha cidade, SWGO foi incluído, mas apresentava o problema de estar cheio de arvores na pista, alguém pode me informar se isso foi corrigido na versão 10 ?
Obrigado.
João Alfredo
Na Steam apenas menciona versão 10, a ultima versão estável é qual ?
A versão da Steam tem muitos problemas que foram corrigidos nas versões beta ?
Eu tenho a versão 9 em DVD, no momento não esta instalada, me lembro que quando usava, numa das atualizações o aeroporto da minha cidade, SWGO foi incluído, mas apresentava o problema de estar cheio de arvores na pista, alguém pode me informar se isso foi corrigido na versão 10 ?
Obrigado.
João Alfredo
Última edição por campospinto em Qua 30 Dez 2015, 22:26, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : pequenas alterações)
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Re: X-Plane 10 Atualização
Amigo, a versão Steam, assim como a DVD está certinha, nenhum problema, ela está na versão 10.42. Aliás, recomendo muito!campospinto escreveu:Estou, digamos, "coçando" de vontade comprar, então gostaria de algumas informações.
Na Steam apenas menciona versão 10, a ultima versão estável é qual ?
A versão da Steam tem muitos problemas que foram corrigidos nas versões beta ?
Eu tenho a versão 9 em DVD, no momento não esta instalada, me lembro que quando usava, numa das atualizações o aeroporto da minha cidade, SWGO foi incluído, mas apresentava o problema de estar cheio de arvores na pista, alguém pode me informar se isso foi corrigido na versão 10 ?
Obrigado.
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Re: X-Plane 10 Atualização
Obrigado João
SWGO continua "arborizado" ?
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Re: X-Plane 10 Atualização
Então amigo, aqui pra mim está certinho SWGO. Segue uma imagem de lá.campospinto escreveu:Obrigado João
SWGO continua "arborizado" ?
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Re: X-Plane 10 Atualização
Obrigado de novo.
Vou comprar na Steam, vai ser uma barra baixar mas o preço esta bom.
João Alfredo
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Re: X-Plane 10 Atualização
Saiu a versão 10.45 RC 1...
- An update to the global airports.
- The global airports won’t conflict with custom scenery – new exclusion technology prevents overlapping buildings.
- Nav data has been significantly updated – lots of bug fixes are in 10.45.
- The GPS data for the G430 now contains IAFs, so you can fly GPS approaches with proper transitions.
- Proper prop torque for aircraft that opt in.
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Re: X-Plane 10 Atualização
E no XP Steam , demora muito pra atualizar? na espera por aqui...
Andre Caldas- Segundo-Tenente
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Re: X-Plane 10 Atualização
Andre Caldas escreveu:E no XP Steam , demora muito pra atualizar? na espera por aqui...
Na steam somente a versão estável, porém quando a fase beta chega na versão RC é sinal que está praticamente estável já... Ou seja, não demora muito.
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Re: X-Plane 10 Atualização
Reativando tópico
Já estamos novamente com uma demora entre atualizações.
A última (10.45r2) ocorreu há 40 dias.
Em 2016 estamos com uma média de uma atualização a cada 23,8 dias.
Sds,
Já estamos novamente com uma demora entre atualizações.
A última (10.45r2) ocorreu há 40 dias.
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Re: X-Plane 10 Atualização
Parece que temos novidades para a atualização 10.50
http://developer.x-plane.com/2016/03/x-plane-10-50/
http://developer.x-plane.com/2016/03/x-plane-10-50/
Andre Caldas- Segundo-Tenente
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Re: X-Plane 10 Atualização
Alguém percebeu uma melhora significativa no weather engine do XP10?
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Re: X-Plane 10 Atualização
Melhoraram as nuvens default? To atualizado aqui mas estou com o Skymaxx.
Eduardo- Coronel
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