Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Personal Flyer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] Personal Flyer

Mensagem por Amilckar em Seg 29 Dez 2014, 10:43

Personal Flyer



Nome: Luiz Antonio Bassani Teixeira

Idade: 59 anos

Tempo na profissão: 10 anos

Formação: piloto de aviação civil

O que faz: acompanha passageiros que têm medo de viajar de avião


Todo mundo conhece alguém que morre de medo de viajar de avião. Nos mais de 20 anos em que trabalhou como piloto de voos comerciais, o comandante Luiz Bassani deu de cara com centenas de passageiros apavorados. E, quando se aposentou, ele resolveu transformar o medo dos outros em negócio. Há dez anos, o ex-piloto atua como personal flyer (termo que ele mesmo criou), uma espécie de acompanhante de voo que fica ao lado do passageiro para tranquilizá-lo e esclarecê-lo sobre os aspectos técnicos do avião. “A dúvida é a principal causa do medo. Muitas vezes, o nervosismo surge por conta de coisas que nem existem no avião”, diz ele.

Bassani faz até três viagens por mês e cobra R$ 600 por hora. Em alguns casos, são acrescentados os preços das passagens ida e volta, já que ele mora em Florianópolis, além de translado, hotel e alimentação. Já atendeu mais de 200 clientes. O acompanhamento começa uma hora antes do voo, na sala de embarque, e termina uma hora depois do pouso. Já acomodado na poltrona, o trabalho do comandante é, basicamente, bater papo. Mas ele faz questão de que a conversa seja conduzida pelo cliente. “Se não, fica muito mecânico explicar o procedimento técnico do voo sempre do mesmo jeito”, explica.

O personal flyer costuma levar para os voos mapas impressos e aparelhos de MP3 com músicas relaxantes. Até exercícios de respiração para tranquilizar os clientes ele aprendeu. Mas teve uma vez em que nada disso funcionou, e ele precisou apelar para um plano B: "Tinha um passageiro que beliscava meu braço toda vez que o avião balançava. Atendi ele duas vezes, e, na segunda, levei um braço de boneca de plástico para ele apertar".

Bassani é autor do livro "O Mundo do Avião – E Tudo o que Você Precisa Saber para Perder o Medo de Voar" (Globo Livros) e nunca ouviu falar de ninguém que faça o mesmo trabalho que ele: “Quando o passageiro me conta que já viaja sozinho, é missão cumprida”.

Relaxa e voa



Para viajar tranquilo, beba um copo de água (200 ml) a cada hora, evite bebidas alcoólicas e use meias medicinais de suave compressão.

Atendimento bilíngue



Bassani fala inglês e acompanha passageiros fora do Brasil. Ele inclusive já atendeu alguns estrangeiros.

A quem interessar possa



Para contratar os serviços do comandante, basta mandar uma mensagem pelo sitepersonalflyer.com.br.

Fonte: Giovanna Rossin (revistagalileu.globo.com) - Foto: Caio Cezar/Folhapress
Via: Aviationnews

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10849
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum