Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Meu home cockpit de guerra genérico Gse_multipart13851

Meu home cockpit de guerra genérico

4 participantes

Ir para baixo

Meu home cockpit de guerra genérico Empty Meu home cockpit de guerra genérico

Mensagem por Daniel_Pegoraro Seg 08 Dez 2014, 01:47

Olá a todos do fórum, é um prazer estar entre vocês. Já deixo, logo de inicio, meu muito obrigado, pois muitos tópicos deste fórum me auxiliaram imensamente na construção do meu próprio cockpit.  reverencia  

A ideia de construir esse cockpit surgiu quando pesquisei o preço de um bom joystick, que não é nada barato, estando frustrado em tentar usar o teclado. Então, após muitas horas de leitura e dedicação, tomei coragem e iniciei a construção do meu, com estilo próprio e muitas funções, que não viriam em um comprado.

O design do cockpit, surgiu observando o lado esquerdo da cabine de um p-51, então meio que baseado nisso, projetei no papel como eu poderia construir. Mas quanto a parte mecânica, isso sim me deu dor de cabeça, foi a parte que mais gastei tempo procurando e pensando como poderia montar mad .
Pois bem, aí vai algumas fotos:

Meu home cockpit de guerra genérico 29y4o48

Meu primeiro recorte, feito em chapa de aglomerado, achei  fácil igual cortar papel Very Happy . O produto foi facílimo de encontrar na minha cidade onde a economia se sustenta apenas de indústrias madeireiras, 4m² me custaram R$ 45 (com 17% de impostos mad1 ).

Meu home cockpit de guerra genérico Ossff5

Começando a tomar forma.

Meu home cockpit de guerra genérico 2eg4m84

O esquema que construí para o throttle, feito com uma tábua de pinus, por ser mais resistente.

Meu home cockpit de guerra genérico 11gq6fa

Achei essa alavanca jogada ao tempo no ferro velho da indústria, era de um equipamento que esticava fitas de nylon, achei muito bacana, perfeito para o cockpit  Yesyes .

Meu home cockpit de guerra genérico 2e30nd0

Já pintado com verniz na cor mogno, faltando uma ultima demão, e alguns botões instalados.

Meu home cockpit de guerra genérico 71p7xv

Como a instalação destes botões ficaria difícil na madeira, comprei uma chapa de alumínio, cortei as tiras e perfurei, fixado com parafusos para maior facilidade de manutenção. Os botões foram comprados no site soldafria indicado em um tópico do fórum.

Meu home cockpit de guerra genérico 2ppdk3s

Iniciei a construção dos pedais, feito com madeira de pinus.

Meu home cockpit de guerra genérico 140fdqc

Usei um potenciômetro deslizante, que facilitou o trabalho. Coloquei dois parafusos para limitar o curso dos pedais em 30° para cada lado

Meu home cockpit de guerra genérico 20qlzmd

Os pedais montados, faltando esticar os fios, pintar, por uma borracha e talvez uma mola ou elástico para retornar ao meio. Dá pra notar uns desníveis e cortes tortos thumbdown. Mas tirando isso, está perfeito. O tamanho fiz bem grande para caber bem o meu pezão ali confortavelmente, não me dou bem com pedais pequenos.

Meu home cockpit de guerra genérico K1bd3d

Comecei o prototipo do stick, essa parte tenho muito a fazer.

Meu home cockpit de guerra genérico 10g0hp0

Por fim, o conjunto inacabado, todo junto.

Talvez eu construa um banco no tamanho ideal, que encaixe e combine com todos os comandos, pois com as cadeiras que tenho aqui não senti muito confortável.

Adquiri a placa StargateNG, que chegou sexta passada.

Usarei na ponta do stick, um modelo pronto que consegui de um joy velho, quem possui 4 botões e Hat switch. Vou aproveitar a placa antiga deste joystick, aumentando o numero de botões e analógicos, e tornar o hat switch funcional, pois acho que na stargate é preciso reprograma-la para isso.

Providenciei a webcam ideal para usar com o free-track, mais um acessório que acho indispensável em combate. Com isso, o hat switch terá outra finalidade, já que a câmera do jogo vai se mover usando o free track.
Os botões alavanca serão programados no SV-Mapper, pois sem este programa, tudo ficaria bugado  tongue.

É isso ai pessoal, elogios ou reclamações são bem vindas, não deixe de dar sua opinião. wink
Postarei mais detalhes conforme ir construindo, até logo.
Daniel_Pegoraro
Daniel_Pegoraro
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 07/12/2014
Mensagens : 3
Reputação : 1
Idade : 26
Simulador preferido : KSP, FSX, IL-2
Emprego/lazer : Trilheiro off road
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meu home cockpit de guerra genérico Empty Re: Meu home cockpit de guerra genérico

Mensagem por andre_sp Seg 08 Dez 2014, 09:09

Seja Welcome Daniel!

Parabéns e sucesso em seu projeto. thumbs2

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meu home cockpit de guerra genérico Empty Re: Meu home cockpit de guerra genérico

Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 08 Dez 2014, 09:56

Olá Daniel, bem vindo seja a confraria thumbsup

Parabéns pela iniciativa aplauso
Obrigado por compartilhar e aceite seu primeiro pontinho Very Happy ,  abraços

PS.: Para captar os movimentos do Stick, sugerimos utilizar potenciômetros deslizante de 10Kohms a 20Kohms. Valores abaixo de 10Kohms sobrecarrega inutilmente a fonte. E valores acima de 20Kohms podem captar ruídos.
E vamos adiante thumbsup ,  abraços

_________________
Meu home cockpit de guerra genérico Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meu home cockpit de guerra genérico Empty Re: Meu home cockpit de guerra genérico

Mensagem por Daniel_Pegoraro Seg 08 Dez 2014, 21:46

Andre e inventor, obrigado pela força.

Hoje tentei colocar os potenciômetros deslizantes que me restaram seguindo o conselho do inventor, na base do stick.
Porem o modelo que eu comprei é muito fajuto, e quebrei o meu último zangado .
Mas já liguei numa loja de automação da cidade, e eles disseram que tem, amanha vou passar lá pegar. happy

Meu home cockpit de guerra genérico 14bujjb

Realmente, a dica do inventor facilitou meu trabalho  impressionante , sendo que eu ia utilizar potenciômetros rotativos na ponta dos parafusos.

Aproveitando o tópico para perguntar, qual seria a diferença entre usar um potenciômetro logaritmo no lugar de um linear?

Muito obrigado, até logo.
Daniel_Pegoraro
Daniel_Pegoraro
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 07/12/2014
Mensagens : 3
Reputação : 1
Idade : 26
Simulador preferido : KSP, FSX, IL-2
Emprego/lazer : Trilheiro off road
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meu home cockpit de guerra genérico Empty Re: Meu home cockpit de guerra genérico

Mensagem por gef_leandro Ter 09 Dez 2014, 00:06

Daniel_Pegoraro escreveu:Andre e inventor, obrigado pela força.

Hoje tentei colocar os potenciômetros deslizantes que me restaram seguindo o conselho do inventor, na base do stick.
Porem o modelo que eu comprei é muito fajuto, e quebrei o meu último zangado .
Mas já liguei numa loja de automação da cidade, e eles disseram que tem, amanha vou passar lá pegar. happy

Meu home cockpit de guerra genérico 14bujjb

Realmente, a dica do inventor facilitou meu trabalho  impressionante , sendo que eu ia utilizar potenciômetros rotativos na ponta dos parafusos.

Aproveitando o tópico para perguntar, qual seria a diferença entre usar um potenciômetro logaritmo no lugar de um linear?

Muito obrigado, até logo.

Daniel deixa eu tentar te responder essa se eu estiver errado alguém me corrigi ai lol
o potenciômetro Linear (B) tem uma variação de resistência constante ou seja mais imediata mais preciso
já o potenciômetro Logaritmo (A) tem uma variação de Resistência em curva, á a sensação de ‘menos preciso’ ao variá-lo.Aparentemente, são mais ‘lentos mais as placas Stargate Mjoy como o Inventor disse usa os potenciômetros B10K !
então assim você deve usar os pots corretos para uma melhor ação dos eixos!
thumbsup


gef_leandro
gef_leandro
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 17/06/2011
Mensagens : 318
Reputação : 51
Idade : 41
Simulador preferido : Prepar 3D V3.0
Emprego/lazer : Sup. de Logistica
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meu home cockpit de guerra genérico Empty Re: Meu home cockpit de guerra genérico

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 09 Dez 2014, 11:05

gef_leandro escreveu:
Daniel_Pegoraro escreveu:Andre e inventor, obrigado pela força.

Hoje tentei colocar os potenciômetros deslizantes que me restaram seguindo o conselho do inventor, na base do stick.
Porem o modelo que eu comprei é muito fajuto, e quebrei o meu último zangado .
Mas já liguei numa loja de automação da cidade, e eles disseram que tem, amanha vou passar lá pegar. happy

Meu home cockpit de guerra genérico 14bujjb

Realmente, a dica do inventor facilitou meu trabalho  impressionante , sendo que eu ia utilizar potenciômetros rotativos na ponta dos parafusos.

Aproveitando o tópico para perguntar, qual seria a diferença entre usar um potenciômetro logaritmo no lugar de um linear?

Muito obrigado, até logo.

Daniel deixa eu tentar te responder essa se eu estiver errado alguém me corrigi ai lol
o potenciômetro Linear (B) tem uma variação de resistência constante ou seja mais imediata  mais preciso
já o potenciômetro Logaritmo (A)  tem uma variação de Resistência em curva, á a sensação de ‘menos preciso’ ao variá-lo.Aparentemente, são mais ‘lentos mais as placas Stargate Mjoy como o Inventor disse usa os potenciômetros B10K !
então assim você deve usar os pots corretos para uma melhor ação dos eixos!
thumbsup  
As respostas do nosso Geferson estão corretas. Aceite amigo um pontinho  thumbsup

Daniel, antes de adaptar o curso do potenciômetro, você precisa fixar os limites do Stick.  Para que os potenciômetros tenham uma pequena folga no percurso inicial e final. Fazendo assim, você vai protege-los.
Cuidado também com o alinhamento do link (arame) para não forçar as hastes.

Adiante amigo  thumbsup ,  abraços

_________________
Meu home cockpit de guerra genérico Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meu home cockpit de guerra genérico Empty Re: Meu home cockpit de guerra genérico

Mensagem por Daniel_Pegoraro Ter 09 Dez 2014, 19:59

Muito obrigado parceiros, além de esclarecem a dúvida, me deram uns conselhos  thumbsup .

O vendedor que atendeu na loja ontem era iniciante, e mentiu dizendo no telefone que tinha potenciômetros deslizantes hmmm , mas tinha apenas o  deslize dele lol . Mas todo mundo comete um deslize, e agora ele aprendeu algo sobre potenciômetros.

Sendo assim, já encomendei outros potenciômetros, vão chegar semana que vem.
A parte do stick vou ter que deixar por último por causa disso. Logo amanhã, começarei a por os botões restantes e a soldar os fios. Postarei novamente assim que terminar a montagem.

E até logo!
Daniel_Pegoraro
Daniel_Pegoraro
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 07/12/2014
Mensagens : 3
Reputação : 1
Idade : 26
Simulador preferido : KSP, FSX, IL-2
Emprego/lazer : Trilheiro off road
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meu home cockpit de guerra genérico Empty Re: Meu home cockpit de guerra genérico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos