Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Embraer aplica inteligência artificial em manutenção de aeronaves

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] Embraer aplica inteligência artificial em manutenção de aeronaves

Mensagem por Fontenele em Sex 14 Nov 2014, 17:33

Solução desenhada em parceria com a Algar combina o uso de plataforma analítica RapidMiner com o tratamento e análise de dados

A Embraer aplicou técnicas de aprendizado de máquina em processos de manutenção de aeronaves. A fabricante brasileira adotou tecnologias baseadas em inteligência artificial para automatizar a classificação dos eventos ocorridos na frota. O projeto teve apoio da Algar Tech, que trabalhou em parceria no desenvolvimento da solução.

O desafio residia em classificar e correlacionar eventos que ocorriam com a frota de aeronaves e eram anotados por pilotos e times de manutenção dos clientes. Esses dados eram enviados na forma de textos livres – logo, desestruturados.

Sem o uso de técnicas de aprendizado de máquina, engenheiros altamente especializados da empresa recebiam esses dados, liam todos os registros, os interpretavam e associavam a um dos possíveis códigos de falha em planilhas ou banco de dados.

Dessa forma, a informação passava a ser estruturada e era possível gerar dados estatísticos que são encaminhados para o time de engenharia para que se ache uma solução.

Foi desenvolvido um sistema analítico de processamento que basicamente olha para a base histórica de dados de eventos da frota já qualificados e aí, usando técnica de machine learning, foi possível identificar padrões desses dados e construir um modelo estatístico de classificação. Aí, qualquer evento que chega hoje, entra na base de dados, esse evento é aplicado um modelo e classificado de forma automática.

A solução desenhada em parceria com a Algar combina o uso de plataforma analítica (RapidMiner) com o tratamento e análise de dados e aplicação de milhares de modelos de forma automática por meio de técnicas de otimização e aprendizado de máquina que usa técnicas de suport vector machine, Naive Bayes e k-NN.

A iniciativa trouxe ganhos qualitativos e quantitativos na operação de manutenção de aeronaves, bem como reduziu tempo gasto com processos manuais. Os modelos alcançaram assertividade na previsão da falha de quase 80%, para um contexto com mais de 700 classes a serem preditas.

Fonte: ComputerWorld Brasil

_________________


Placa mãe: Intel® Desktop Board DB75EN   Processador: Intel® Core i5 3470 3,20 GHz   Memória Ram: 8 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Samsung 1 Tb   Placa de vídeo: Zotac Nvidia GTX750 2048 Mb    Monitor: LG E2250v 21,5 LED   Sistema Operacional: Windows 7 Home Premium 64 bits   Joystick: Mad Catz Cyborg V1 Flight Stick

Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1664
Reputação : 227
Idade : 44
Simulador preferido : FSX SE
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum