Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Procedimentos de inicialização do Captainsim 727

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Procedimentos de inicialização do Captainsim 727

Mensagem por Fontenele em Sab 27 Set 2014, 11:11

Bom dia a todos,

Como já falei por aqui, sou um fã inveterado do Boeing 727, nostálgico, do tempo em que eu ia ao Aeroporto Pinto Martins, terminal antigo, em que não haviam vidros separando você da aeronave, os passageiros desciam de uma escadinha e caminhavam ao lado dos aviões e você sentia mais o barulho e vibração dos motores.

Nesta condição, esses dias, voltei a usar os produtos da Captainsim 727-100 e Freighter, só que eu havia esquecido os passos exatos para inicialização do avião. Eu sabia que tinha um vídeo no Youtube que explicava bem o processo, porém, eu queria algo escrito e que pudesse ser impresso e fosse bem mais direto ao ponto, sem ter que usar as páginas do manual do produto.

Procurei na Internet e não achei nada semelhante e resolvi arregaçar as mangas e fazer eu mesmo. Então me baseei no vídeo que indiquei e nas páginas do manual do produto.

Spoiler:
SEQUENCIA DE INICIALIZAÇÃO DO CAPTAINSIM 727 100/200/FREIGHTER POR FONTENELE V 1.0

BASEADO NA CONDIÇÃO COLD AND DARK QUE VEM POR PADRÃO NA INSTALAÇÃO DO PRODUTO

CONSOLE DO ENGENHEIRO DE VOO

BATTERY ........................................................................................ ON
BATTERY SWITCH GUARD ........................................................................ CLOSE
APU MASTER SWITCH ........................................................................... START
APU EXHAUST GAS TEMPERATURE INDICATOR ................ ESPERE ESTABILIZAR EM 4 - INDICADOR EM VERDE
CIRCUIT OPEN FIELD ................................................... CLOSE - LUZ APAGA EM SEGUIDA
APU AMMETER ....................................... VERIFICAR SE A AGULHA SUBIU PARA EM TORNO DE 50
ESSENTIAL POWER .......................................................... MUDE DE STANDBY PARA APU
AC VOLTMETER .................................... VERIFICAR SE A AGULHA SUBIU PARA EM TORNO DE 110V
FREQUENCY INDICATOR .......................... VERIFICAR SE A AGULHA SUBIU PARA EM TORNO DE 400 CPS
ENGINE 1 BLEED AIR ........................................................................... OPEN
ENGINE 2 / APU BLEED ................................................................. OPEN - AMBOS
ENGINE 3 BLEED AIR ........................................................................... OPEN
RIGHT A/C PACK ................................................................................ OFF
LEFT A/C PACK ................................................................................. OFF
PACK TEMPERATURE INDICATORS ............................... VERIFICAR SE AS AGULHAS DESCEM PARA 0ºC
ENGINE 1 AFT AND FWD BOST PUMPS ...................................... ON - LUZES APAGAM EM SEGUIDA
ENGINE 2 FWD BOST PUMPS .............................................. ON - LUZES APAGAM EM SEGUIDA
ENGINE 3 AFT AND FWD BOST PUMPS ...................................... ON - LUZES APAGAM EM SEGUIDA
ENGINE 2 AFT BOST PUMPS .............................................. ON - LUZES APAGAM EM SEGUIDA
ENGINE 1 FUEL SHUTOFF VALVE .................................................................... ON
ENGINE 2 FUEL SHUTOFF VALVE .................................................................... ON
ENGINE 3 FUEL SHUTOFF VALVE .................................................................... ON
HYDRAULIC SYSTEM A PUMP 1 ..................................................................... OFF
HYDRAULIC SYSTEM A PUMP 2 ..................................................................... OFF
HYDRAULIC SYSTEM B PUMP 1 ...................................................................... ON
HYDRAULIC SYSTEM B PUMP 2 ...................................................................... ON
SYSTEM B PRESSURE GAUGE ........................ AGULHA SE MOVIMENTA DEVENDO FICAR EM POSIÇÃO VERDE

OVERHEAD E PEDESTAL

ENGINE 3 START .............................................................................. ROUND
ENGINE 3 N2 TACHOMETER .............................................. ESPERE ESTABILIZAR EM 20% RPM
ENGINE 3 START LEVER ....................................................................... CUTOFF
ENGINE 3 N2 TACHOMETER .......... ESPERE ESTABILIZAR ENTRE 50%-60% RPM E PASSE PARA O PRÓXIMO MOTOR
ENGINE 2 START .............................................................................. ROUND
ENGINE 2 N2 TACHOMETER .............................................. ESPERE ESTABILIZAR EM 20% RPM
ENGINE 2 START LEVER ....................................................................... CUTOFF
ENGINE 2 N2 TACHOMETER .......... ESPERE ESTABILIZAR ENTRE 50%-60% RPM E PASSE PARA O PRÓXIMO MOTOR
ENGINE 1 START .............................................................................. ROUND
ENGINE 1 N2 TACHOMETER .............................................. ESPERE ESTABILIZAR EM 20% RPM
ENGINE 1 START LEVER ....................................................................... CUTOFF
ENGINE 1 N2 TACHOMETER ....................................... ESPERE ESTABILIZAR ENTRE 50%-60% RPM
ENGINE 3 START LEVER ......................................................................... IDLE
ENGINE 2 START LEVER ......................................................................... IDLE
ENGINE 1 START LEVER ......................................................................... IDLE
ENGINES 1 2 3 SWITCH GUARDS ................................................................. CLOSE

CONSOLE DO ENGENHEIRO DE VOO

GENERATOR BREAKER SWITCHES ..................................... CLOSE E EM SEGUIDA POSIÇÃO DO MEIO
POWER METER .................................... VERIFICAR SE AS AGULHAS DESCEM PARA EM TORNO DE 35
ESSENTIAL POWER ............................................................. MUDE DE APU PARA GEN1
ENGINE 2 /APU BLEED ................................................................. CLOSE - AMBOS
RIGHT A/C PACK ................................................................................. ON
LEFT A/C PACK .................................................................................. ON
ENG 1 HYDRAULIC SYSTEM PUMP ............................................. ON - LUZ APAGA EM SEGUIDA
ENG 2 HYDRAULIC SYSTEM PUMP ............................................. ON - LUZ APAGA EM SEGUIDA
SYSTEM A PRESSURE GAUGE ........................ AGULHA SE MOVIMENTA DEVENDO FICAR EM POSIÇÃO VERDE
APU MASTER SWITCH ............................................................................. OFF
APU EXHAUST GAS TEMPERATURE ...................... INDICATOR O INDICADOR DE TEMPERATURA DEVE IR A 0
ENGINE 1 FUEL HEAT ............................................................................. ON
ENGINE 2 FUEL HEAT ............................................................................. ON
ENGINE 3 FUEL HEAT ............................................................................. ON
DOOR ANNUNCIATOR PANEL ...... DEVEM ESTAR ACESAS AS LUZES L GEAR DOOR, R GEAR DOOR E NOSE GEAR DOOR
SECONDARY MAIN LANDING GEAR POSITION INDICATOR LIGHTS ................................. AMBAS VERDE

Ao final devem estar acesas as DOOR ANNUNCIATOR PANEL e SECONDARY MAIN LANDING GEAR POSITION INDICATOR LIGHTS apenas no console do engenheiro de voo

Para quem quiser uma versão em PDF pronta para impressão em A4 e em uma folha clique neste link.

Caso algo esteja incorreto, ficaria imensamente feliz em saber para proceder a correção.

Este post vai em especial ao amigo Rodrigo Mago que certamente é um apreciador do 727 (estamos velhinhos kkkk)

Abraços a todos,

Fontenele

_________________


Placa mãe: Intel® Desktop Board DB75EN   Processador: Intel® Core i5 3470 3,20 GHz   Memória Ram: 8 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Samsung 1 Tb   Placa de vídeo: Zotac Nvidia GTX750 2048 Mb    Monitor: LG E2250v 21,5 LED   Sistema Operacional: Windows 7 Home Premium 64 bits   Joystick: Mad Catz Cyborg V1 Flight Stick

Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1664
Reputação : 227
Idade : 44
Simulador preferido : FSX SE
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Procedimentos de inicialização do Captainsim 727

Mensagem por rodrigo mago em Sab 27 Set 2014, 11:21

Show meu amigo, parabéns! Vai ser muito útil pra quem gosta como a gente!

_________________
Rodrigo Nogueira Braga
I5 4590/ 16gb RAM Corsair Vengeance 2X8Gb 1600mhz/ GTX 680 ASUS/Z97M -plus/br/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1

rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 4149
Reputação : 226
Idade : 47
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Procedimentos de inicialização do Captainsim 727

Mensagem por Francisco Reis em Sab 27 Set 2014, 11:32

Parabéns Fontenele,
Sua iniciativa muito ajuda a todos que querem voar o Boeing 727. Mas ajuda mais ainda os que, como eu, viveram essa época clássica da aviação.
A propósito, essa semana ao retornar de uma viagem a trabalho, fiquei observando a aproximação do finger e lembrando dos bons tempos que desembarcávamos das aeronaves e andávamos pela pista perto de tantas outras aeronaves.
Bom final de semana a todos.

Francisco Reis
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 14/05/2013
Mensagens : 281
Reputação : 14
Idade : 55
Simulador preferido : PREPAR3D
Emprego/lazer : advogado/Prepar3D
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Procedimentos de inicialização do Captainsim 727

Mensagem por Inventor em Sab 27 Set 2014, 13:05

Já que estamos a falar de reminiscências, ainda lembro que na década de 60/70, no Guararapes não havia o tratorzinho do push back. Apenas um muro baixinho, nos separavam da aeronave. O Cmte girava a aeronave a nossa frente. E reduzia a potencia das turbinas para não soprar querosene sobre nós.
Eita tempo bom que não volta mais.  Amor

Obrigado Fontenele e aceite mais um pontinho  thumbsup ,  abraços

_________________

Voar, triunfo da evolução
Edenio Rodrigues

Inventor
Parceiros
Parceiros

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4084
Reputação : 414
Idade : 73
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Procedimentos de inicialização do Captainsim 727

Mensagem por Fontenele em Sab 27 Set 2014, 18:12

Obrigado pelas opiniões a vocês Rodrigo, Francisco e Edênio (a quem respeito imensamente).

_________________


Placa mãe: Intel® Desktop Board DB75EN   Processador: Intel® Core i5 3470 3,20 GHz   Memória Ram: 8 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Samsung 1 Tb   Placa de vídeo: Zotac Nvidia GTX750 2048 Mb    Monitor: LG E2250v 21,5 LED   Sistema Operacional: Windows 7 Home Premium 64 bits   Joystick: Mad Catz Cyborg V1 Flight Stick

Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1664
Reputação : 227
Idade : 44
Simulador preferido : FSX SE
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Procedimentos de inicialização do Captainsim 727

Mensagem por Carvalho em Sab 27 Set 2014, 19:32

Nós é que agradecenos, Fontenele!Não tenho voado airliners faz tempo, mas bateu uma saudade do 27 depois do seu tópico...

_________________
Si vis pacem, para bellum

Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5384
Reputação : 350
Idade : 57
Simulador preferido : FSX

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Procedimentos de inicialização do Captainsim 727

Mensagem por angelo marcelo em Sab 27 Set 2014, 23:07

baixando seu manual aqui,alias nunca gostei de iniciar meu 727 ao estilo FSX...

_________________


AMD Athlon II X2 3.4Ghz
Phitronics n-68c
GeIL DDR3 16GB(2x8GB) PC3-10700(667MHz)
HD 7970 Vapor-X 6GB 384 bits
SSD OCZ Agility4 256GB(Windows)
Seagate Barracuda LP 500GB(jogos)
Dell Constellation ES.3 1TB (backup/FSX-P3D2)
OCZ-ZX1000W Series,Win7(64 bits),Multilaser Luminous Black.

angelo marcelo
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/05/2011
Mensagens : 947
Reputação : 25
Idade : 37
Simulador preferido : FSX/P3D2
Emprego/lazer : mecânico/voar
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Procedimentos de inicialização do Captainsim 727

Mensagem por Fontenele em Seg 29 Set 2014, 11:24

Disponham caríssimos Carvalho e Angelo Marcelo

thumbsup

_________________


Placa mãe: Intel® Desktop Board DB75EN   Processador: Intel® Core i5 3470 3,20 GHz   Memória Ram: 8 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Samsung 1 Tb   Placa de vídeo: Zotac Nvidia GTX750 2048 Mb    Monitor: LG E2250v 21,5 LED   Sistema Operacional: Windows 7 Home Premium 64 bits   Joystick: Mad Catz Cyborg V1 Flight Stick

Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1664
Reputação : 227
Idade : 44
Simulador preferido : FSX SE
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum