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Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por flavioSSA em Ter 28 Out 2014, 13:19

Oi! Por enquanto ficou assim:


- O trackir meio caindo
- Monitor Asus
- Controle do x360 pra jogatina mais nonsense
- Os velhos stormtroppers fazendo a guarda da máquina
- Meu joy
- As caixinhas THX com o woofer atrás do monitor. (Vocês não tem noção do barulho)
- O MCP da Usbi
- E a super maquina com as 980 acesas embaixo da mesa

Os fios ainda estão meio desorganizados. Com o tempo vou organizando. O SLI da 980 é fantástico. Até agora tudo rodando no talo. O P3D vou instalar agora. O FSX deu erro (FSX Error: -1603  Fatal error) na instalação. Infelizmente, tive que instalar o win8 thumbsdown Vou respirar com calma e tentar de novo. thumbsup

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por Douglas.Matos em Ter 28 Out 2014, 13:52

Flavio thumbsup esse monitor dispõe de qual resolução "máxima" ? Digo isso pois com esse seu equipamento nem iria mais para o FS.


Mantém no P3D e usa a nova tecnologia da Nvidia (DSR) , você vai fica louco! To montando um tutorial do DSR para o pessoal, logo mais posto thumbsup


Última edição por Douglas.Matos em Ter 28 Out 2014, 13:57, editado 1 vez(es) (Razão : Corrigido nome (Flavio))

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por flavioSSA em Ter 28 Out 2014, 14:28

Nativa fullhd: 1920 x 1080. Sobre o FSX, eu quero instalar pois tenho "toneladas" de addons e sempre gostei dele. Vamos ver thumbsup

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por Douglas.Matos em Ter 28 Out 2014, 14:57

Código:
flaviossa escreveu:Nativa fullhd: 1920 x 1080. Sobre o FSX, eu quero instalar pois tenho "toneladas" de addons e sempre gostei dele. Vamos ver thumbsup

Rapaz, agora entao vou monta o mais rapido possivel o tutorial, quero ver tuas imagens em 4K no P3D shocked happy

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por flavioSSA em Ter 28 Out 2014, 19:09

O SLI não habilita no P3d Sad
Tem umas gambiarras, mas não rola direito. Parece que a Nvidia tem que ajudar nisso. (Segundo topicos lá no forum do p3d)

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por Fabio_Rj em Ter 28 Out 2014, 20:17

20 mil flavone caraca !
gastei 11 mil no meu e achei muito !

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por flavioSSA em Ter 28 Out 2014, 20:37

É... mas prefiro pensar no resultado thumbsup
Não pensem que foi irresponsabilidade minha. Fiz minhas contas antes, mas ... nesse tipo de compra, não se pode pensar muito, senão desiste. Assina o cheque logo e corre pra galera!

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por Fabio_Rj em Ter 28 Out 2014, 20:43

flaviossa escreveu: nesse tipo de compra, não se pode pensar muito, senão desiste. Assina o cheque logo e corre pra galera!

exatamente o que eu fiz rsrsrs

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por HighTechGG em Ter 28 Out 2014, 22:21

Flaviossa, em KDCA quantos FPS aparece?

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por flavioSSA em Qua 29 Out 2014, 15:11

HighTechGG, vou testar mas já posso te garantir que SLI não aumenta FPS. Li em vários foruns sobre isso e comprovei com meu P3D. O que ele faz (se for bem configurado) é garantir que o FPS não caia de forma alguma. Por exemplo, setei um limite de 30fps e com cenário pesado, chovendo, addon, etc, dificilmente ele baixou de 27fps. Ou seja, garante uma simulação bem suave e constante.

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por Fabio_Rj em Qua 29 Out 2014, 16:03

mauro.artioli escreveu:
Fabio_Rj escreveu:

caramba espanto

Fabio,

Acabei de comprar uma 970 também, chega na segunda. Mas olhando sua assinatura, percebo que nossa maquina e praticamente idêntica.

Como ainda não posso testar meu equipamento no FSX e no P3D, poderia me dar as suas impressões, acerca da 970? Estou muito curioso e achei poucos comentários na net a respeito da "bichinha" para nos simuleiros.

@Flavio, parabéns pelo equipamento, já fiz essa loucura uma vez e de fato o prazer em montar uma maquina totalmente do zero e maravilhoso.

eu tinha uma GTX780 , te garanto que tu vai sentir muito mais melhora na GTX970.
eu achei que o P3D melhorou muito mais , mas o FSX melhorei a estabilidade com algum pouco ganho de fps.

em cenarios que eu com NGX ou 777 PMDG chegava a ter 22 fps, agora tenho mais de 30 no FSX
resumindo, AGORA sim o FSX tá sem grilo nenhum, ao menos de minha parte.

obs: eu uso dx10 no FSX e não volto pro dx9 nunca mais !


@Flavio, veja isso !
http://www.pcworld.com/article/2838932/behold-the-most-powerful-diy-gaming-pc-you-can-build-today.html

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por José Alberto em Qua 29 Out 2014, 21:01

Douglas.Matos escreveu:Mantém no P3D e usa a nova tecnologia da Nvidia (DSR) , você vai fica louco! To montando um tutorial do DSR para o pessoal, logo mais posto thumbsup

Agradecimento antecipado thumbsup
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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por PTCAN em Qua 29 Out 2014, 21:05

A serie 9 e melhor que a 780ti kingping?
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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por Fabio_Rj em Qua 29 Out 2014, 21:24

PTCAN escreveu:A serie 9 e melhor que a 780ti kingping?

eu mudei da GTX780Ti pra GTX970 e é só alegria !

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por HighTechGG em Qui 30 Out 2014, 00:03

flaviossa escreveu:HighTechGG, vou testar mas já posso te garantir que SLI não aumenta FPS. Li em vários foruns sobre isso e comprovei com meu P3D.  O que ele faz (se for bem configurado) é garantir que o FPS não caia de forma alguma. Por exemplo, setei um limite de 30fps e com cenário pesado, chovendo, addon, etc, dificilmente ele baixou de 27fps. Ou seja, garante uma simulação bem suave e constante.

Entendi, eu tinha comentado no início do tópico, mas blz, aguardo seus resultados.

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por Douglas.Matos em Qui 30 Out 2014, 00:28

PTCAN escreveu:A serie 9 e melhor que a 780ti kingping?

Sim, ela é.

Pessoal peço só um pouco de "calma" em relação ao tutorial, ele é bem rapido porém esta me faltando um "tempinho", amanha tentarei postar thumbsup


Tutorial para a galera: http://www.voovirtual.com/t36153-dsr-nova-tecnologia-nvidia-usando-nos-simuladores#278675

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por Eduardo em Qui 29 Jan 2015, 23:48

Reativando o tópico

Não sei se o pessoal ja sabe, mas de qualquer maneira é bom registrar neste tópico a besteira que a NVIDIA fez com a GTX970:
http://adrenaline.uol.com.br/2015/01/26/31964/usuarios-reclamam-do-uso-de-memoria-da-geforce-gtx-970-e-nvidia-explica-a-situacao

Não que o desempenho da VGA seja ruim, a placa é muito boa mas muitos consumidores estão se sentindo enganados e estão até devolvendo até devolvendo ela.
Pelos relatos em alguns jogos quando a placa precisa dos ultimos 0,5 de memoria o desempenho dos jogos cai muito. scratch

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por Douglas.Matos em Sex 30 Jan 2015, 00:16

Eduardo escreveu:Reativando o tópico

Não sei se o pessoal ja sabe, mas de qualquer maneira é bom registrar neste tópico a besteira que a NVIDIA fez com a GTX970:
http://adrenaline.uol.com.br/2015/01/26/31964/usuarios-reclamam-do-uso-de-memoria-da-geforce-gtx-970-e-nvidia-explica-a-situacao

Não que o desempenho da VGA seja ruim, a placa é muito boa mas muitos consumidores estão se sentindo enganados e estão até devolvendo até devolvendo ela.
Pelos relatos em alguns jogos quando a placa precisa dos ultimos 0,5 de memoria o desempenho dos jogos cai muito. scratch

Eduardo sabe qual realmente a verdade? A venda foi feita sem dar as especificações correta da placa. Isso ai tenho quase certeza que irão corrigir com drivers, claro que não 100% mas conseguem resolver bem. A questão é, nova arquitetura e outros detalhes, tudo que é novo ainda se torna um "teste" e essas placas são isso nesse momento. A série que vai vim matar a pau é futuramente, a próxima geração...Ai sim, vai valer muito bem a compra.

Recomendo ler esta publicação: (Deixarei em Spoiler pois o texto é grande)

GTX 9xx:
Há poucos meses atrás, a Nvidia lançou uma nova série de placas baseadas na arquitetura Maxwell. As GTX 970 e GTX 980 chegaram para substituir a série anterior, e com características numerais inferiores, conseguiram superar suas antecessoras.
Logo as GTX 980 conquistaram a supremacia do mercado em relação ao seu desempenho (single card), e quase que como uma febre, as GTX 970 se espalharam como a mais promissora das placas da "linha alta".
Com um desempenho excepcional, aliado a um ao preço convidativo (para o seu porte), as GTX 970 se tornaram a "mais querida" dos gamers, mas nos últimos dias, rumores sobre as características de suas memórias, povoaram importantes websites.
Segundo eles, a placa (GTX 970) não forneceria os 4GB de memória prometidos pela Nvidia.
A equipe do TecLab, mediante seus especialistas, Ronaldo "rbuass" Buassali e Jacson "bros" Schenckel, reconhecidos internacionalmente por sua expertise em hardware, nos explica neste artigo, o que realmente acontece com esta Tecnologia.
Considerações iniciais:
A nova metodologia de funcionamento de seu subsistema de memória, foi particionada, sendo uma partição de 3,5GB e uma de 0,5GB.
A ideia é mostrar o que acontece dentro desta faixa de utilização (uso de 3,5 GB a 4,0 GB), e determinar se existe perda significativa de desempenho.
O Nai's Benchmark mostrou resultados sobre a queda, mas eles são Reais?
Sim, os resultados encontrados são reais. Porém, ele é um benchmark feito para Teslas, que não são placas de vídeo, e projetadas para trabalhar em headless mode (sem monitor). Assim, ela não tem saída de vídeo, portanto se for utilizado com uma GTX 970, a placa terá que reservar uma parte da memória, o que faz com que o programa não consiga acessar toda sua memória.
Quem quiser utilizar esse programa, deverá utilizar outra placa de vídeo (que não seja nVidia), ou mesmo uma "onboard" para que assim não tenha parte desta alocada.
Não sendo assim, ela não vai detectar toda a memória, e ainda terá o desempenho afetado por ter a placa "brigando" com o desktop para "dividir" a memória, o que tira de certa forma o sentido do teste.
Por que que a segunda partição (0,5 GB é mais lenta)?
A ideia da Maxwell, é o modo de seleção de chips não perfeitos (os da GTX 970). Se todas a placas tivessem o subsistema de memória perfeitos, seria mais difícil e caro selecionar esses chips, o que tornaria impossível manter a placa neste custo.
Como é feita essa seleção de chips?
Imaginem uma "fornada" de chips saindo (waffle). Suas partes individuais são testadas. Não somente o funcionamento perfeito, mas ações como a verificação de frequência e consumo, entre outras, serão avaliados e assim, os chips GM204 (chip da GTX 980 e GTX 970) são classificados ou descartados. Mas um percentual desses vai ter imperfeições.
Imperfeições, diga-se, não são buracos onde o SM (Streaming Microprocessor) não funciona, mas por exemplo, o fato de não suportar a mesma frequência que um perfeito. Então, em vez de lançar uma GTX 980 no qual que não "sobem" os Mhz, utilizam para a GTX 970, fazendo com que aquele SM que não a alcança, fique desabilitado, e o resto da GPU possa trabalhar normalmente.
Esse recurso é normal e utilizado por outras empresas como a Intel e AMD, onde é normal verificar modelos similares porém com detalhes subtraídos (como cache, frequência, etc).
A ideia é aproveitar a produção. Quem sabe, um chip que não tenha alcançado classificação suficiente para uma GTX 970, não possa ser uma GTX 970M (para notebook, que é similar porém com características pouco inferiores) ou mesmo uma futura GTX 960Ti? Trata-se apenas de uma especulação sem valor informativo para ilustrar e esclarecer melhor o leitor.
Então o que determinará o destino do chip, é ter suas unidades funcionais suficientes para atender as especificações, e se por exemplo tiver algo que o desclassifique, como um alto leakage (perda de energia), possivelmente povoar um novo produto (SKU).
Seu destino será determinado de acordo com o que ele possa oferecer, da linha mais nobre até sua reciclagem (empresas que "fabricam" os chips, como no caso a TSMC, uma "foundrie").Talvez um dia, partes desse chip descartado apareça "moido" e reaproveitado, certamente em um processo não tão refinado como o de 28nn.
Mas o que mudou da GTX 980 para a GTX 970?
Na hora de desabilitar alguns recursos, foram desabilitados alguns Cuda Cores. Vamos supor que cada Cuda Core seja um "processadorzinho", e que cada um desses tenha uma série de unidades (inteiro, ponto flutuante, etc).
Um Cuda Core dentro de uma GPU (Graphic Processing Unit) trabalha de uma maneira bastante simples, pois só tem uma unidade de inteiro e uma de ponto flutuante, e o "resto da GPU se encarregará das instruções.
A ideia é ter milhares desses pequenos núcleos e conseguir distribuir uma grande quantidade de trabalho para eles.
O chip GM204 tem 16 SM (são 4 GPCs - Graphic processing cluster - e dentro de cada um existem 4 SMs, sendo que cada SM tem 128 Cuda Cores). Então, desabilitaram-se também 384 cuda cores (3 SMs). Verica-se também que dos 4 controladores de memória (imaginemos que temos uma controladora de memória para cada chip de memória), só que cada duas dessas, ficam dentro de um bloco de ROPs (Render Output Unit), então temos 4 controladores de framebuffer, e dentro de cada controladora dessa, 2 controladores de memória de 32 Bits.
Vamos esclarecer melhor.
Até a arquitetura Kepler, qualquer imperfeição ocasionava a desativação de um bloco todo, e neste caso, a placa cairia de 256 Bits para 192. Agora, com o processo mais refinado, faz mais sentido desabilitar alguns ROPs, pois eles ficariam de qualquer maneira sem acesso, sem acesso pois quem iria acessá-los, foram os cuda cores desabilitados, pois ficariam de qualquer forma, parados.
Mas e o cache menor?
A memória cache é de densidade muito alta, portanto é muito provável que se achem imperfeições em alguma região.
Podemos ver isso por exemplo, em processador Core i7 para Notebookque vêm com parte do cache desabilitada, mesmo em um mesmo processador. Existem muitos exemplos assim. Então já há um bom tempo, empresas como Intel, Nvidia e AMD buscam o melhor aproveitamento do chip, e agora, no caso da Nvidia, a empresa busca implementar essa análise de granularidade, também para outros componentes da GPU (cache, controladora de memória, etc).
Isso explica o fato da GTX 970 ter 1,75 MB de Cache L2 e a GTX 980 2,0 MB de L2.
Como isso funciona nos games?
Foram adotados benchmarks que utilizariam entre 3,5 e 4GB de memória.
Dessa forma, a placa trabalha em sua faixa crítica e utiliza a parte "mais lenta" da memória.
É sabido que se a requisição de memória ultrapassar a memória disponível (4GB), a queda de desempenho vai ser brutal, pois utilizar-se-á a memória disponível para o sistema.
Isso acontece porque o jogo não sabe quanta memória de vídeo ele tem, então ele "pede" para o sistema operacional e este irá alocar onde ela estiver disponível.
Se essa memória está disponível na placa de vídeo, ótimo, se não, ela vai alocar de outro lugar e fazer o que chamamos de "swap", que é um processo bastante lento. Por isso, se "estourar" a memória, o framerate cai demais.
Atualmente, existem jogos que demandam quantidades muito altas de memória de vídeo.
Watch Dogs, Assasins Creed Unity, Shadow of Mordor, entre outros, são jogos que podem usar muita memória gráfica, sendo que alguns deles já contam com opções que solicitam 6GB (ex. Shadow of Mordor no Ultra).
Atualmente, somente a GTX Titan tem essa capacidade entre as placas "gamer". Podemos monitorar isso com softwares (ex. GPUz, Afterburner) e comprovar na vida real.
Um game como Assassins Creed Unity, por exemplo, que tem 3 alternativas de jogo (baixo, médio e alto), pede como demanda respectivamente 2GB, 3GB e 4GB, mas se desejar jogar ele em 4K, com todos os recursos no máximo, certamente ele pode ultrapassar GB de memória, e conforme dissemos, promover a queda brusca de FPS do seu jogo.
Assim sendo, é muito importante dimensionar a quantidade de recursos e efeitos para que isso "caiba" dentro de sua placa de vídeo.
O que são os detalhes, texturas, filtros?
Podemos dizer que dentro do jogo temos 3 tipos de opções gráficas.
Nivel de detalhes
Isso vai definir a complexidade da geometria dos modelos. De acordo com o nível de detalhes deste cenário, teremos a fidelidade com que a imagem é representada.
Estão temos que imaginar algo como "polígonos por objeto", e normalmente, mais texturas irão exigir mais componentes,
Imagine uma cena de um jogo FPS, onde a definição de "baixa" fossem 1000 poligonos, média seriam 3000 e alta 10000 polígonos.
Então, isso afeta diretamente o desempenho, pois estamos gerando imagens mais definidas, o que aumenta a carga de trabalho da GPU.
Lógicamente existe carga para a memória, mas neste caso, o aumento do trabalho para o processador gráfico é muito mais incisivo.
Qualidade de texturas
Temos isso dividido em duas partes. qualidade de ambiente e qualidade de texturas.
Normalmente são definidas no game, sendo exemplos de qualidade de texturas (ex. de alta resolução, baixa resolução) e qualidade do ambiente low, medium, high, ultra), e isso afeta a fidelidade com que os modelos sao criados.
Na qualidade das texturas, vai modificar-se as qualidades das texturas que irao ser utilizadas. Veja por exemplo que em uma opção "low", a imagem tem menos componentes e esses vao ocupar menos espaço na memória.
Já no "ultra", veremos tudo muito bem definido, e isso aumenta bastante o espaço de memoria necessário, porém, não aumenta tanto o trabalho sobre a GPU.
Pensemos assim.
A GPU precisa montar a imagem de qualquer jeito. Se a resolução que vem é maior ou menor, não vai afetar tanto a carga de trabalho (menos importante), mas vai afetar a fidelidade da imagem.
- Geometria determina mais trabalho para a GPU
- Resolução da texturas, mais volume de memória. Aumenta pouco a carga da GPU, desde que tenha memória suficiente.
Anti aliasing - Filtro anti-serrilhamento
Se nós renderizarmos uma imagem sem este filtro, vamos perceber a presença de uma "escada", principalmente em linhas que não estejam em angulo reto.
O que o filtro Anti Aliasing faz?
Ele acrescenta pixels com cores intermediárias nas bordas que existem entre as linhas retas, e dessa forma, suaviza a imagem para que esta fique o mais perfeita possível.
Este trabalho pesa tanto para a GPU quanto para a memória. Para fazer o suavizamento, o filtro (Multi Sample Anti Aliasing - MSAA), vai pegar 2, 4, 8 amostras, então ampliamos o tamanho do framebuffer.
Podemos imaginar que temos 4 pixels dentro de cada um, e isso determine 4 vezes mais espaço na memória para o Framebuffer. isso pesa bastante para a GPU e bastante para a memória.
Pode-se também comprovar facilmente por meio de softwate (Afterburner, GPUZ), quando por exemplo, ativamos ou desativamos ele, e verificamos a grande diferença entre o trabalho da memória e do uso de GPU pela placa.
Mas aumentar a resolução também requer mais carga da GPU e da memória.
O que acontece quando aumentamos a resolução?
Se aumentarmos a resolução, teremos mais pixels, então o framebuffer dentro da memória de vídeo vai ocupar mais espaço. Se a mudança de resolução é pequena (ex. 1080P para 1440P), embora seja aproximadamente 33% a mais de resolução, o Framebuffer não ocupará tanto espaço dentro da memória da GPU...
Uma unidade de framebuffer de 1080P ocupa só 8 megas, mas eu precisarei duas unidades (double buffering). Então, enquanto a imagem tem um buffer na memória (imagem que está na tela), tem outro buffer que é o que a GPU esta usando para gerar a próxima imagem, e quando esta ficar pronta, ele trocar.
O que os testes mostraram?
Equipe da NV procurou cenarios onde a memória trabalhasse entre 3.5 e 4 GB de memórias, sem ultrapassar esse limite.
Configuraram o game Battlefield 4 para utilizar mais do que 3.5 GB, e então, mesmo com tudo no limite, o game não alcançou o valor mínimo de 3,5 GB, e os FPS verificados (médio) foram respectivamente 36 e 30 (GTX 980 e GTX 970). Após isso, aumentaram a resolução do game para 135% (opção do jogo BF4), consequentemente aumentando as cargas de memória e também de GPU, afinal são 35% a mais de pixels para renderizar.
Independente da memória utilizada, por si só, isso já causaria a queda de desempenho, e as conclusões foram essas:
Nessas condições (resolução 4K, AA em 2X e requisições máximas), no Battlefield 4 houve uma perda de 47% para a GTX 980, quando trabalhou-se nessa "faixa crítica". Considerando-se a GTX 980, que acessa a toda a memória a 100% (sem imperfeições), existiu a perda natural de performance pelas condições de trabalho.
Nesta mesma condição, a GTX 970 teve uma queda de desepenho de 50%, ou seja, perdeu só um pouco de em relação à sua irmã maior.
Para elucidar melhor, aumentou-se as requisições de GPU e memória, e nessas condições ela perdeu uma porcentagem pequena nesta faixa de memória, sendo que os outros 3,5GB utilizaram as memórias no máximo.
GTX 980 a 36 FPS perdeu 47% de desempenho
GTX 970 a 30 FPS perdeu 50% (sendo que se ela tivesse a memória completa, perderia "teoricamente" os mesmos 47%, ou ate mais pois ela tem menos cuda cores).
Então deve-se considerar, considerando as variáveis envolvidas, uma perda entre 3% e 4% relacionadas a este fato.
Micro Stuttering, Tearing, que bicho é esse?
Quando estamos renderizando uma imagem (ex. Vsync ligado, 60 hz), precisamos fazer 60 quadros por segundo para que a cena seja fluida, e o espaçamento entre um quadro e outro é constante.. cada frame dura 16.6 ms (16.67 x 60 = 1 segundo). Sendo assim, a placa deve processar o frame em menos de 16.6 ms para que esteja pronto na atualização do monitor. Cada frame é uma corrida contra o tempo, pois ele lê a entrada, processa a geometria, filtra, etc, e tudo isso em menos de 16ms.
Quando desativamos o Vsync, a placa fica livre e não precisa respeitar a hora da atualização do monitor. Se não houver essa capacidade de processar perfeitamente todos os quadros, estaremos provocando o "Tearing" (corte na imagem que aparece quando vemos um pedaço da imagem atual e outro do quadro seguinte), percebido como uma quebra de imagem, conhecida pelos gamers.
Já o Stuttering acontece quando os quadros são processados em tempos muito diferentes. Imaginemos que temos quadros correndo fluindo a 16ms, 15ms, 17ms, 16ms, e valores próximos em milisegundos, permitindo a boa fluência da imagem. Se tivermos grande diferença de tempo entre cada quadro, teremos essa imperfeição na imagem (ex. 16ms, 8ms, 25ms, 27ms, 7ms). Dizemos que tem um jitter (tamanho das fatias de tempo) muito alto, então por não conseguir terminar a tela naqueles 16 ms, o monitor repete a imagem que está na tela, e terá que esperar mais 16 ms para terminar a imagem (que só aparecerá na atualização seguinte). É como uma "engasgada".
Próximo desafio a ser vencido (Micro Stuttering)
Para avaliar o micro stuttering, necessita-se rodar um teste que se chama Fcat.
O Fcat precisa capturar a imagem do jogo, depois passar esse video dentro de um programa, que vai analisar quanto tempo demora o processamento de cada frame.
Para isso, precisamos de uma placa de captura DVI, capaz de capturar video sem compressao e resolução máxima (em 60 hz), além de uma máquina forte pois são pelo menos 400 Megas por segundo de escrita (RAID 0 agradece).
Isso tem um overlay que cada frame vai colocar, que é uma barrinha colorida na lateral.
Entao ela captura um quadro, captura outro, e assim sucessivamente, e pelo tamanho dessas barras é que sabemos quanto tempo aquele frame chegou na tela.
Estaremos publicando os resultados no Fcat o mais breve possível.
Considerações finais:
A GTX 970 foi lançada como uma placa fantástica, pois conseguia por um custo relativamente baixo, oferecer uma performance de "gente grande".
Nada disso mudou. O fato da placa ter parte de sua memória "mais lenta" não é suficiente para comprometer seu desempenho, e a arquitetura utilizada, permite que se trabalhe muito bem desta forma.
Obviamente, acreditamos que o modo de funcionamento do subsistema de memória, visa diminuir os custos para conseguir manter a placa nesta faixa de preços, mas não fosse assim, ela teria um preço muito mais próximo da GTX 980.
Desta forma, nossa opinião é de que a GTX 970 é uma placa de alto desempenho, e que para a sua faixa de custo continua sendo imbatível.
RONALDO BUASSALI.

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por Fabio_Rj em Sex 30 Jan 2015, 00:38

A minha roda 4gb

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por Eduardo em Sex 30 Jan 2015, 02:18


Muito boa a explicação Douglas, mancada da NVIDIA mesmo...

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por Douglas.Matos em Sex 30 Jan 2015, 08:16

Fabio_Rj escreveu:A minha roda 4gb

Ou seja, você usa os 0,5GB de VRAM "lenta".

Eduardo escreveu:
Muito boa a explicação Douglas, mancada da NVIDIA mesmo...

Amigo meu que se encontra nos EUA falou que lá onde ele comprou o SLI de 970 dele, ele nunca viu tanta reclamação em relação a uma placa, as pessoas estavam querendo devolver e tudo. Acho meio exagero isso, as pessoas compram por impulso e não estudam nada da placa. É só observar que a série 9X ainda perde para a GTX690 que é um lançamento de três anos atrás praticamente. hmm

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por flavioSSA em Sex 30 Jan 2015, 08:46

Interessante heim? Até um tempinho atrás essa placa era a queridinha de todo mundo. Acho que toda essa hype agora gera esse sentimento de que foram enganados. Não penso assim. Como o Buassali falou, mesmo com esse problema de arquitetura, continua sendo uma placa de qualidade e quase imbatível no quesito custo x benefício.


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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por Douglas.Matos em Sex 30 Jan 2015, 09:01

flavioSSA escreveu:Interessante heim? Até um tempinho atrás essa placa era a queridinha de todo mundo. Acho que toda essa hype agora gera esse sentimento de que foram enganados. Não penso assim. Como o Buassali falou, mesmo com esse problema de arquitetura, continua sendo uma placa de qualidade e quase imbatível no quesito custo x benefício.


Sinceramente eu nem considero problema, afinal como ele mesmo citou, isso já é feito a tempos (com processadores e placas de vídeo). Afirmo como sempre falei desde o lançamento da série 9, essas placas possui um poder de FOGO literalmente sem gastar nada, melhor C x B não há.

Seja SLI de 970 ou 980, isso ai irá segurar muito bem, o maior medo é: Os jogos estão sendo feitos exigindo muita VRAM então...Talvez esses 4GB logo logo será considerado pouco e isso vai se tornando o problema, já que em SLI a VRAM não é somada.


Off tópic: No forum do X-plane na avsim, tinha gente sofrendo com 6GB de Vram, imagina a loucura isso? hmm hmm

Negocio é aguardar os novos chips mesmo, por enquanto por agora. thumbsup

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por flavioSSA em Sex 30 Jan 2015, 09:22

Mas dessa forma Douglas, vamos sempre ter que esperar pelos novos chips. Os atuais "nunca" serão suficientes lol

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Re: Lançada nova serie da Nvidia GTX 9xx

Mensagem por Fabio_Rj em Sex 30 Jan 2015, 11:50

Douglas.Matos escreveu:
Fabio_Rj escreveu:A minha roda 4gb

Ou seja, você usa os 0,5GB de VRAM "lenta".


se lenta tá assim, estou ansioso para quando estiver rápida !
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Frase irritante "Aproveitando o tópico" ... por acaso não sabem abrir novo tópico, que ajudará na busca ?
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