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Aparentes Atrasos FMC

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Resolvido Aparentes Atrasos FMC

Mensagem por Frankportugas em Qui 18 Set 2014, 19:08

Pessoal, algo que tá me tirando a paciência estes dias: eu já sei configurar uma rota certinha no FMC com aerovias e fixos, disto não me queixo. Mas, uma vez que configuro a rota, percebo que o rítmo de descida do FMC fica às vezes a desejar, ele executa a descida e muitas  vezes ao chegar a cabeceira da pista não tenho a altitude certa para capturar o glide slope. Muito estranho isso, porque imagino se o FMC calcula tudo, por que ele erra nisso? aí tenho que ficar ajustando manualmente a descida para adequar tudo.

Lembrando: faço tudo, configuro rota com fixos e aerovias e transições também.

Em que estou a errar pessoal???? abs a quem puder ajudar.

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Resolvido Re: Aparentes Atrasos FMC

Mensagem por João Pedro em Qui 18 Set 2014, 20:00

Frankportugas escreveu:Pessoal, algo que tá me tirando a paciência estes dias: eu já sei configurar uma rota certinha no FMC com aerovias e fixos, disto não me queixo. Mas, uma vez que configuro a rota, percebo que o rítmo de descida do FMC fica às vezes a desejar, ele executa a descida e muitas  vezes ao chegar a cabeceira da pista não tenho a altitude certa para capturar o glide slope. Muito estranho isso, porque imagino se o FMC calcula tudo, por que ele erra nisso? aí tenho que ficar ajustando manualmente a descida para adequar tudo.

Lembrando: faço tudo, configuro rota com fixos e aerovias e transições também.

Em que estou a errar pessoal???? abs a quem puder ajudar.

Qual a aeronave? Fica difícil de dar uma opinião sem saber isso.

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Resolvido Re: Aparentes Atrasos FMC

Mensagem por Frankportugas em Qui 18 Set 2014, 22:16

É o Boeing 737-800 Ngx da PMDG amigo.

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Resolvido Re: Aparentes Atrasos FMC

Mensagem por alberto em Sex 19 Set 2014, 11:48

Será que você estaria esquecendo de fazer o ajuste de pressão na descida?

Não sei se influencia no FMC, não tenho o NGX, mas como você falou que só ocorre de vez em quando e não mencionou que faz o ajuste de pressão, desconfiei...

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Resolvido Re: Aparentes Atrasos FMC

Mensagem por andre_sp em Sex 19 Set 2014, 11:59

Como disse que FMC está configurado corretamente, talvez algo esteja gerando alguma limitação.

Está fazendo os devidos ajustes de altitude no MCP durante a descida? scratch

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Resolvido Re: Aparentes Atrasos FMC

Mensagem por Frankportugas em Sex 19 Set 2014, 12:23

Quando o FMC me pede para fazer o reset de altitude antes mesmo do TOD eu já ponho a altitude de aproximação final do aeroporto, vou lá e faço o ajuste logo de uma vez por exemplo: no vôo de SBGL - SBBR, saio do FL350 para logo 5.100 pés... reseto tudo. O altímetro fica em STD aí quando desço abaixo dos 10.000 pés faço ajuste do altímetro de verdade. É isso mesmo? o procedimento é esse? ou erro?

Que ajuste de pressão seria esse a fazer na descida?

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Resolvido Re: Aparentes Atrasos FMC

Mensagem por João Pedro em Sex 19 Set 2014, 14:03

Frankportugas escreveu:Quando o FMC me pede para fazer o reset de altitude antes mesmo do TOD eu já ponho a altitude de aproximação final do aeroporto, vou lá e faço o ajuste logo de uma vez por exemplo: no vôo de SBGL - SBBR, saio do FL350 para logo 5.100 pés... reseto tudo. O altímetro fica em STD aí quando desço abaixo dos 10.000 pés faço ajuste do altímetro de verdade. É isso mesmo? o procedimento é esse? ou erro?

Que ajuste de pressão seria esse a fazer na descida?

Isso depende de várias questões. Verifique o Descent Deviation (acho que é esse o nome) que fica no canto direito inferior do ND, e verifique se está normal. Verifique também o modo com que está sendo efetuada a descida - VNAV PATH ou VNAV SPEED, isso influencia muito, pois enquanto o PATH efetua a rampa o SPEED funciona como um LVL CHG, ou seja, vai utilizar a maior razão possível para a velocidade selecionada. Use do speedbrake também. Muitas vezes por restrições de altitude que geram ângulos maiores, a velocidade aumenta e o avião sai um pouco da rampa. O FMC cacula tudo perfeitamente, mas o piloto deve também administrar e ver se tudo está ocorrendo normalmente.

P.S.: Em descida, o altímetro deve ser ajustado apenas na TL ou sobre solicitação do ATC.

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Resolvido Re: Aparentes Atrasos FMC

Mensagem por luciano-silva em Sex 19 Set 2014, 14:54

Quando o ajuste do altímetro não está especificado na carta STAR eu utilizo a altitude de transição (TA) explicita no cabeçalho da carta, essa informação sempre está lá. Talvez esteja aí um dos problemas, pode estar fazendo a correção altimétrica muito cedo, pelo que tenho visto esta altitude aqui no Brasil fica em média de 6000 pés. Outra coisa que pode estar acontecendo é o avião estar descendo rápido demais e por esse motivo a aeronave não consegue completar as restrições de altitude, mesmo estando em modo VNAV na descida, o ngx precisa da intervenção do piloto para reduzir a velocidade isso se faz com o acionamento dos speed brake, inclusive aparece no FMC a solicitação DRAG REQUIRED, neste momento deve ser acionado manualmente os speed brake e monitorar a redução de velocidade no PFD quando estabilizar você deve desativar os mesmos.

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Resolvido Re: Aparentes Atrasos FMC

Mensagem por Frankportugas em Dom 21 Set 2014, 10:55

Olha só que legal pessoal: li em algum lugar que seria importante preencher a página "Forecast" no FMC com informações de ventos e altitude, também segui a sugestão de fazer a correção do altímetro apenas no momento em que o controle de vôo do Pro Atc x me ordenasse. Deu certo, acho que pro FMC as informações de vento e altitude são determinantes, e finalmente, consegui realizar a descida direitinho e cumprindo as restrições de altitude corretamente.

O FMC não atrasou, foi tudo dentro do programado, queria agradecer demais a todos que contribuíram com dicas.

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Resolvido Re: Aparentes Atrasos FMC

Mensagem por João Pedro em Dom 21 Set 2014, 11:47

Frankportugas escreveu:Olha só que legal pessoal: li em algum lugar que seria importante preencher a página "Forecast" no FMC com informações de ventos e altitude, também segui a sugestão de fazer a correção do altímetro apenas no momento em que o controle de vôo do Pro Atc x me ordenasse. Deu certo, acho que pro FMC as informações de vento e altitude são determinantes, e finalmente, consegui realizar a descida direitinho e cumprindo as restrições de altitude corretamente.

O FMC não atrasou, foi tudo dentro do programado, queria agradecer demais a todos que contribuíram com dicas.

Que coisa boa de saber Frank... Geralmente quando pega um vento de cauda forte o FMC dá realmente uma perdida... Mesmo assim, é muito bom saber isso. Bons voos

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Resolvido Re: Aparentes Atrasos FMC

Mensagem por alberto em Seg 22 Set 2014, 11:32

Que bom que descobriu, melhor ainda... compartilhou conosco a solução thumbsup
Vai 1 ponto.

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Resolvido Re: Aparentes Atrasos FMC

Mensagem por Frankportugas em Ter 23 Set 2014, 23:49

Sei que o assunto já foi por demais explorado, mas só pra reitirar a solução encontrada, fiz um vôo (estou a fazer com plano de vôo gerado a partir do Pro Atc X) de Brasília a Belém. Novamente com a programação do FMC, e com o preenchimento da informação dos ventos na parte de forecast, no botão "DES" do FMC, a descida foi feita sem qualquer dor de cabeça. Obrigado pelo pontinho...

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