Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Gse_multipart13851

Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

+4
Roberto BR
andre_sp
Bocate
danhsilva
8 participantes

Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por danhsilva Ter 12 Ago 2014, 11:09

Estimados colegas,

Mais uma vez, venho ao site apelar a boa vontade de vocês!

Peço desculpas por abrir um tópico parecido a outro que havia sido aberto a tempos atrás, mas seguindo as orientações discriminadas nas regras do site, achei que seria melhor fazer isso que ressuscitar um tópico que aberto a meses, até por que, o título pode ser o mesmo, mas o tema é diferente.

Bem, esse fim de semana, ganhei de um amigo o Ultimate Traffic 2, que o comprou on line no site da Flight 1,

Fui presenteado com aquela versão de download, pois moro atualmente em Buenos Aires, na Argentina e ultimamente a entrada de produtos importados está sofrendo uma forte restrição por parte das autoridades alfandegarias, por tanto, tenho o programa mas não tenho o manual.

Instalei o programa, supostamente como deve ser feito, tenho Windows 7 de 64bits, rodando com SP2, mas para minha surpresa, quando terminei de instalar o UT2 e entrei no FSX para testar, tive uma tremenda decepção!

Não consigo ver os aviões! Não há trafico aéreo! Os aeroportos parecem ser lugares fantasmas!

Notei que a seta do cursor do mouse, aparece totalmente negra na tela e quando busco selecionar no FSX os aviões próximos, não me aparece a se quer  a opção para buscá-los! É como se eu estivesse sozinho no mundo!

Tentei isso nos aeroportos de Viracopos (Campinas), Congonhas (São Paulo) e Santos Dummond (Rio de Janeiro)

Em todos o resultado é o mesmo!

Tentei encontrar uma solução através do Google, buscando em outros sites de aviação virtual, inclusive no site da Fligth 1 e localizei muitos links que falam sobre problemas parecidos no UT2, mas nenhum destes que vi falavam especificamente deste problema.

Dos links que consultei, o que mais se aproximava, dizia que poderia solucionar os problemas do UT2, buscando por um arquivo, chamado traffic.bgl, que deveria estar na pasta Microsoft Flight Simulator X/Scenery/World/Scenery

O comentário em questão dizia que muitas vezes o sistema cria dito arquivo com letra maiúscula, Traffic.bgl e que nesse caso teria que modificar o nome todo para minúscula, assim o UT2 passaria a reconhecer o arquivo e voltaria a funcionar.

Fui então buscar o arquivo, e descobri que tenho os arquivos trafficAircraft.bgl, trafficBoats.bgl, mas não tenho nenhum arquivo traffic.bgl na pasta!

Tentei então refazer o processo inicial algumas vezes, de abrir o UT2, ir a Traffic opitions, depois a Database Management, selecionar UTC2Weekly_Official, selecionar tudo e Salvar, depois abrir o FSX para ver se funcionou.

Todas as vezes que fiz isso me apareceu uma mensagem vermelha, no formato de uma placa de PARE, dizendo "Fligth Simulator did not shut down properly  the last time you ran it. You should reboot your computer before continuing"

O que me pareceu estranho, pois todas as vezes desliguei tanto o UT2 como o FSX de maneira correta.

De qualquer modo, reiniciei a máquina, mas mesmo fazendo isso o problema continuou!

Tentei colocar o trafego aéreo a 100% no SFX e baixei o Maximum aircraft spawn a 500 acft (como vi indicado em outro link por aí), mas não adiantou!

A verdade é que estou muito decepcionado, pois sempre quis o UT2 e quando me presentearam um (comprado, adquirido legalmente do site da própria produtora) o mesmo não funciona!

Peço que se alguém aqui no Voo Virtual puder jogar uma luz sobre esse assunto, por favor o faça!

Sem mais detalhes,

Obrigado!
danhsilva
danhsilva
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 01/02/2012
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Operador de Seguros
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por Bocate Ter 12 Ago 2014, 12:05

Boa tarde danhsilva!

Você tem instalado o SP2 do FSX?
Muitos add-ons não funcionam sem o SP, e pela descrição da seta preta você não tem o mesmo...

Abraços.

_________________
Rizen 9 5900x - MSI X570 Gaming Pro Carbon - 32 Gigas de RAM DDR4 4000Mhz G.SKILL - MSI MAG Coreliquid 240mm AIO - EVGA RTX 3080Ti 12GB GDDR6 - Inland Premium 1TB SSD 3D NAND M.2 NVMe - Inland Premium 1TB NAND SATA - PowerSpec PSX850 GFM - Windows 11 - Monitor ASUS VE278H 27'' Full HD
Bocate
Bocate
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 14/07/2010
Mensagens : 977
Reputação : 81
Idade : 43
Simulador preferido : FSX / Prepar3D
Emprego/lazer : Transporte de Cargas - Aereo e Rodoviario
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por danhsilva Ter 12 Ago 2014, 13:44

Caro Bocate,

De fato, me enganei, tinha instalado o SP2, mas no Windows Vista, que tinha anteriormente, no entanto já formatei a máquina e agora tenho o Windows 7 de 64 bits

Busquei na internet (inclusive no Update Windows) informações referentes ao SP2 para Windows 7 e me surpreendi em saber que (pelo menos até onde entendi) esse Windows não conta com um SP2, somente um SP1

Por acaso você saberia me dizer se isso é correto?
danhsilva
danhsilva
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 01/02/2012
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Operador de Seguros
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por andre_sp Ter 12 Ago 2014, 14:04

Bocate escreveu:
Você tem instalado o SP2 do FSX?
...
danhsilva, o Bocate se referiu ao SP2 do FSX, e não do win7  wink 

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por danhsilva Ter 12 Ago 2014, 15:12

Excelente andre_sp, obrigado, sinceramente não sabia que o FSX possuia um SP2, pensei que o Bocate estava referindo-se ao SP2 do Windows.

Já instalei e deu certo, já posso ver os aviões!

No entanto, algo chamou minha atenção e aproveito para perguntar!

Quando abri o FSX para testar o UT2, abri dois aeroportos, o de Campinas-SP e o de Auckland na Nova Zelândia.

Em ambos vi uma companhia chamada Daedalus, que sinceramente nunca ouvi falar e até onde eu saiba nenhuma companhia (exceto a LAN Chile) faz voos no Brasil e Nova Zelândia.

Por acaso isso seria algum erro do UT2?
danhsilva
danhsilva
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 01/02/2012
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Operador de Seguros
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por Bocate Ter 12 Ago 2014, 16:27

Olá danhsilva, que bom que deu certo....
Essas "texturas" Daedalus são as cias que não tem textura própria (Ex. Azul aqui no Brasil), não lembro onde nas opções do UT que se desativa elas, mais tem como retira-las.
Abraços.

_________________
Rizen 9 5900x - MSI X570 Gaming Pro Carbon - 32 Gigas de RAM DDR4 4000Mhz G.SKILL - MSI MAG Coreliquid 240mm AIO - EVGA RTX 3080Ti 12GB GDDR6 - Inland Premium 1TB SSD 3D NAND M.2 NVMe - Inland Premium 1TB NAND SATA - PowerSpec PSX850 GFM - Windows 11 - Monitor ASUS VE278H 27'' Full HD
Bocate
Bocate
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 14/07/2010
Mensagens : 977
Reputação : 81
Idade : 43
Simulador preferido : FSX / Prepar3D
Emprego/lazer : Transporte de Cargas - Aereo e Rodoviario
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty É possível colocar o UT2 para funcionar junto con outro Traffic Add on?

Mensagem por danhsilva Qui 14 Ago 2014, 15:17

Estimados colegas,

Após contar com a inestimável ajuda nossos companheiros andre_sp e Bocate no tópico:

https://www.voovirtual.com/t35310-problemas-com-ultimate-traffic-2-nao-aparecem-os-avioes

Pude finalmente fazer o UT2 rodar, no entanto, deparei-me com algo curioso, a tal Daedalus Airline, uma companhia aérea fictícia que até onde pude entender serve para "tapar buraco" ou seja, todos as texturas que o UT2 não tiver na memória, como por exemplo o que disse o companheiro Bocate no supracitado tópico, o da companhia aérea brasileira Azul, será autormáticamente substituido por um avião da Daedalus.

Pois bem! Busquei algumas respostas na internet para solucionar essas carencias do UT2 e descobri que há duas maneiras de solucionar o assunto,

1º Buscar as texturas das empresas faltantes e adicioná-las manualmente,

2º Instalar um outro Traffic Add On para funcionar paralelamente ao UT2, assim, os arquivos que tiverem faltando em um, seria completado pelo outro.

Ambas possíbilidades apresentam riscos, (por favor corrija-me se estiver errado) a primeira, se você não souber adicionar as texturas do jeito certo, pode ocasionar problemas e conflitos com o FSX e o UT2 e a segunda se o Add On instalado não for compativel ao UT2, pode entrar em conflito com o mesmo e danificar alguns arquivos de texturas que ambos tenham em comum.

Diante de tudo isso, gostaria de saber:

1º Qual seria a melhor maneira de resolver esse problema da Daedalus Airlines? Pergunto isso pq gosto de executar voos em todos os lugares do planeta e me pareceu bastante trabalhoso adicionar textura por textura ao FSX, sem ter a certeza se vai funcionar depois.

2º Há algum Traffic Add on compatível ao UT2? É possível instalar um destes paralelo ao UT2? No caso de ser possível, há algum detalhe na instalação que devo estar atento para evitar problemas?

Sem mais detalhes,

Desde já, muito obrigado a todos!
danhsilva
danhsilva
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 01/02/2012
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Operador de Seguros
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por Roberto BR Qui 14 Ago 2014, 16:00

confirmando a afirmação do amigo Bocate...vc pode desativar essa opção no menu do UT2...

Aeronaves nao registradas como aeronaves de companias virtuais por ex nem todas estao registradas no UT2 por isso aparecem dessa forma.

Aqui no meu eu deixei assim como esta , pois nao me atrapalha em nada.

_________________
Gabinete Xpredator - Placa Mãe ASUS H87-PRO - Processador Intel Core i7 - 4770s - RAM Corsair 2x8GB DDR3 - HD WD Red 3.0 TB - SSD Samsung 840 EVO 250GB - ASUS GeForce GTX 780 DirectCU II OC - Fonte Corsair CX750 - Sistema de Refrigeração Noctua NH-U14S
Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) 5ys3up
Roberto BR
Roberto BR
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 02/08/2012
Mensagens : 292
Reputação : 14
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Publicitario
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por Roberto BR Qui 14 Ago 2014, 16:04

O mais pratico caminho para que nao tenha erros e vc fazer a atualização do UT2 no site oficial. segue o link para download

http://ut2.flight1.net/index.php/downloads/updates.html

eu fiz e realmente nao tive problemas...

_________________
Gabinete Xpredator - Placa Mãe ASUS H87-PRO - Processador Intel Core i7 - 4770s - RAM Corsair 2x8GB DDR3 - HD WD Red 3.0 TB - SSD Samsung 840 EVO 250GB - ASUS GeForce GTX 780 DirectCU II OC - Fonte Corsair CX750 - Sistema de Refrigeração Noctua NH-U14S
Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) 5ys3up
Roberto BR
Roberto BR
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 02/08/2012
Mensagens : 292
Reputação : 14
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Publicitario
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por Alvega Sex 15 Ago 2014, 01:18

Você pode procurar texturas para as companhias que estão faltando na AVSIM e outros sites na internet e instalá-las no UT2, pois os planos de voo já existem no programa. Aqui fiz isso com algumas, mas dá um trabalhão.

Edit: danhsilva, agora é que vi que abriu outro tópico sobre o mesmo assunto, juntei os seus dois tópicos aqui. Caso tenha mais dúvidas sobre o UT2, por favor coloque aqui em vez de abrir outro tópico.

 thumbsup4

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por eduardoamll Sex 15 Ago 2014, 11:43

Se instalar outro tráfego, o que pode acontecer é ter voos duplicados.
Vários modelos do UT2 são os já tradicionais da AIA, então facilmente encontra texturas para eles.
Exemplo, as repaints para os EMB da Azul/Trip, o F100 da Avianca funcionam nele. Como posso garantir isso? Eu baixei os paintkits para fazer as mesmas no site do UT2.

_________________
DELL G15 5530 - i5-13450HX 2.40 GHz| NVIDIA RTX 3050 6GB| 24GB DDR5| (256 GB + 1TB) SSD | Win11 home
eduardoamll
eduardoamll
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/07/2011
Mensagens : 1850
Reputação : 356
Idade : 33
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por Valdir Ávila Sex 15 Ago 2014, 15:26

eduardoamll escreveu:Se instalar outro tráfego, o que pode acontecer é ter voos duplicados.
Vários modelos do UT2 são os já tradicionais da AIA, então facilmente encontra texturas para eles.
Exemplo, as repaints para os EMB da Azul/Trip, o F100 da Avianca funcionam nele. Como posso garantir isso? Eu baixei os paintkits para fazer as mesmas no site do UT2.

desculpe a ignorancia..

mas este procedimento é facil de fazer?
tipo.. adicionar as aeronaves da azul que não tem.. para este UT2??

_________________
Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) GLO1108
http://www.flygolv.com/
Intel Core I5 4690 3.9ghz - mem 16GB King Hyper 1600mhz - GPU R9 270 2GB DDR5 - SSD Kingston 256 + Caviar Black 1Tb - Fonte Huntkey 650w - Win10 - P3D 4.5
Valdir Ávila
Valdir Ávila
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 08/08/2011
Mensagens : 883
Reputação : 31
Idade : 46
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por danhsilva Sex 15 Ago 2014, 21:43

Estimados, muito obrigado pela atenção, mas sinceramente o assunto continua nebuloso!

Tenho buscado tutoriais que expliquem como substituir as texturas da Daedalus Airlines pelas texturas da Gol e da Azul, mas não encontrei nada.

Encontrei alguns tutoriais explicando como habilitar as texturas para aeronaves pilotaveis, mas não como realizar a modificação das aeronaves da IA.

Segui a sugestão do nosso companheiro Roberto BR, atualizei o UT2, baixei os últimos pacotes, que são do verão de 2013, mas não vi nenhuma mudança significativa (pelo menos não no que diz respeito a voar dentro do Brasil)

Já baixei as texturas da Gol e da Azul na AVSIM como sugeriu o colega Alvega, mas não fiz qualquer tentativa de instalação das mesmas pois temo fazer algo errado e irreversível que comprometa o funcionamento do UT2

Gostaria de pedir aos colegas, se for possível um breve tutorial de como fazer ditas modificações, pois estou realmente perdido no assunto!

Desde já, muito obrigado!
danhsilva
danhsilva
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 01/02/2012
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Operador de Seguros
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por Alvega Sex 15 Ago 2014, 21:53

danhsilva, aqui vai o link onde tem um tutorial no formato do Word e outro em vídeo:

http://ultimatetraffic.flight1.net/forums/forum_posts.asp?TID=9625&title=guide-for-installing-ai


_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por Roberto BR Sáb 16 Ago 2014, 04:54

Estranho, no meu os aviões da Gol aparecem sempre.

_________________
Gabinete Xpredator - Placa Mãe ASUS H87-PRO - Processador Intel Core i7 - 4770s - RAM Corsair 2x8GB DDR3 - HD WD Red 3.0 TB - SSD Samsung 840 EVO 250GB - ASUS GeForce GTX 780 DirectCU II OC - Fonte Corsair CX750 - Sistema de Refrigeração Noctua NH-U14S
Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) 5ys3up
Roberto BR
Roberto BR
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 02/08/2012
Mensagens : 292
Reputação : 14
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Publicitario
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por weber15 Qua 29 Jul 2015, 21:59

Reativando tópico

Boa noite!! a todos

Eu estava com o mesmo problema que o Danhsilva, não estava vendo as aeronaves, segui o que foi falado e comecei a ver os aviões, porem não consigo ver o trafico em movimento, eles estão sempre parados, quando estou voando, escuto os controles e outras aeronaves chamando, mas na hora do pouso, seja, qual for o aeroporto, sou trafego único.
Alguém teria uma solução????
Que posso me ajudar......


Última edição por andre_sp em Qui 30 Jul 2015, 00:15, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar a frase "Reativando tópico")

weber15
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 29/07/2015
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 51
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por andre_sp Qui 30 Jul 2015, 00:14

Seja Welcome ao VooVirtual weber15.

Sugiro que leia as regras do fórum. Seu post está em desacordo com a regra 21.

Vou editar seu post para que fique de acordo. thumbs2

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por weber15 Dom 02 Ago 2015, 10:53

Me desculpe, não houve intenção de quebrar regras..............

weber15
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 29/07/2015
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 51
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ultimate - Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões) Empty Re: Problemas com Ultimate Traffic 2 (não aparecem os aviões)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos