Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Defeito em fiação teria causado incêndio do Dreamliner

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Internacional] Defeito em fiação teria causado incêndio do Dreamliner

Mensagem por Amilckar em Seg 23 Jun 2014, 06:19

Defeito em fiação teria causado incêndio do Dreamliner


Investigação apontou que incêndio do jato da Boeing no aeroporto Heathrow foi provavelmente causado por fiação defeituosa


REUTERS / Toby Melville

Equipes de emergência atendem o Dreamliner que pegou fogo no aeroporto de Heathrow, em 2013



Nova York - Um incêndio que atingiu um avião 787 Dreamliner da Boeing no aeroporto Heathrow, Londres, no ano passado, foi provavelmente causado por fiação defeituosa em um sinal luminoso de emergência que levou a "uma descarga não controlada" de uma bateria de ion-lítio, disse a agência de segurança da aviação do Reino Unido nesta quarta-feira.

A bateria provavelmente descarregou de forma desigual, de forma que um das suas células esgotou mais do que as outras quatro, e em seguida, inverteu a polaridade e absorveu a energia das outras, disse um relatório especial da Agência de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido (AAIB, na sigla em inglês).

"Vários testes demonstraram que, quando uma célula falhou desta forma, o calor liberado provocou uma falha em cascata para as quatro células restantes", disse o AAIB.

A Honeywell disse que apreciava a rigidez da AAIB e lembrou que já trabalhou com a Administração Federal de Aviação e Transporte do Canadá em uma diretiva de aeronavegabilidade pedindo que "todas as unidades de ELT aplicáveis fossem inspecionadas para verificar que o erro não estava presente".

A empresa acrescentou: "A Honeywell está empenhada em garantir a segurança de todos os seus produtos e implementou um redesenho e diretrizes de montagem/instalação alteradas para este produto".

Em 12 de julho de 2013, um incêndio no transmissor localizador de emergência (ELT, na sigla em inglês), fabricado pela Honeywell International, queimou a parte superior da fuselagem do jato Ethiopian Airlines, deixando-o fora de serviço por um período prolongado e renovando a preocupação com o uso de baterias de lítio em aviões.

Ninguém ficou ferido no incidente e o jato estava estacionado na época.

Separadamente, a frota global do Dreamliner ficou fora de serviço por três meses no ano passado depois que duas outras baterias de íon-lítio, não relacionadas com o ELT, queimaram em dois incidentes no Japão e nos Estados Unidos.


Ninguém ficou ferido nos incidentes, mas por preocupação com a segurança, os reguladores suspenderam vôos enquanto a Boeing redesenhou as baterias e o sistema de carregamento, e criou uma caixa de aço para conter um incêndio

Fonte: Exame

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10849
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum