Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] 20 coisas que você não sabia sobre viagens de avião

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] 20 coisas que você não sabia sobre viagens de avião

Mensagem por Amilckar em Seg 21 Abr 2014, 21:01

20 coisas que você não sabia sobre viagens de avião

Segundo o Reddit.




O "Que Viagem" vai ser um blog sobre viagens - mas aqui você não vai encontrar roteiros e dicas do que fazer (até porque todo mundo faz isso). O que a gente quer é mostrar os aspectos curiosos e inesperados de tudo que envolve uma viagem, desde o jeito mais eficiente de arrumar uma mala até particularidades e bizarrices culturais dos países que eu visito por aí. História não falta, mas a gente vai estrear com algo que interessa pra quase todo mundo esses dias: os bastidores das viagens de avião. Um dos tópicos mais legais no Reddit nos últimos tempos é um que pergunta a pilotos de avião e atendentes de voo quais os segredos mais bem guardados da indústria de aviação. Algumas respostas vão mudar a maneira como você enxerga algumas das coisas que fazem parte da rotina de pegar um avião. Selecionamos as mais interessantes. Dá uma olhada:


1. O que você realmente precisa saber sobre as máscaras de oxigênio:


"Se as máscaras de oxigênio caírem, você só tem cerca de 15 minutos de oxigênio a partir disso. Mas isso é mais do que suficiente pro piloto baixar a uma altitude onde seja possível respirar normalmente."


"Mais importante: em grandes altitudes, você tem de 15 a 20 segundos antes de desmaiar. Então coloque sua máscara primeiro, e depois cuide das crianças. Desmaiar por alguns segundos não vai prejudicá-las.


2. Jamais, em hipótese nenhuma, beba a água dos banheiros:


"Nunca beba a água do banheiro - na verdade, lavar as mãos com ela já é bem ruim. Nós limpamos os tanques de água periodicamente, mas parasitas ficam tolerantes aos desinfetantes."


"Jamais beba água em uma aeronave que não tenha saído de uma garrafa. Nem sequer a toque. É que as portas para tirar a água potável do avião e os dejetos ficam muito perto uma da outra e frequentemente são manuseadas de uma vez, e pelo mesmo cara. Não é sempre, mas não dá pra ter certeza."


"A água de beber, usada pra fazer café e chá, não deveria ser consumida NUNCA. Os tanques que transportam essa água chegam a ter 60 anos e nunca são limpos - chegam a ter tanto musgo acumulado nas paredes que em alguns lugares o musgo tem alguns centímetros de espessura."


3. O que os olhos veem...:


"Dê uma olhada no estado externo da aeronave. Se a pintura estiver em mau estado, o avião está em mau estado. Skydrol, o fluido hidráulico da aeronave, dissolve qualquer coisa. Então se a pintura estiver corroída, é provavelmente porque rolou um vazamento de fluído, o que não é uma boa coisa a 35 mil pés de altura porque não dá pra parar e encher o tanque de novo."


4. A verdadeira razão pela qual eles apagam as luzes:


"Quando um avião aterrissa à noite, as luzes são apagadas pra acostumar seus olhos à escuridão caso o avião precise ser evacuado em uma emergência. Com a visão habituada ao escuro, será mais fácil enxergar à noite."


5. O poder absoluto do piloto:


"Se um passageiro estiver causando algum problema mesmo antes de embarcar, o piloto pode se recusar a permitir que ele embarque."


"O capitão tem autoridade máxima quando as portas se fecham. Ele pode prender gente, multar e até fazer oficialmente o testamento de um passageiro que estiver morrendo."


6. Uma história de ameaça real de bomba:


"Tenho um amigo que é piloto comercial. Cerca de cinco anos atrás ele estava voando de LA para Tóquio quando houve uma ameaça de bomba por telefone enquanto eles sobrevoavam o Pacífico. Aparentemente eles têm procedimentos pra esse tipo de coisa, mas não havia nada que pudesse ser feito numa situação como essa exceto ficar calmo e não falar nada aos passageiros, obviamente. Ele disse que no resto do voo qualquer turbulência fazia o coração acelerar. Eles levaram isso especialmente a sério porque tinha um grupo de dignatários estrangeiros na primeira classe."


7. A comida:


"Meu pai trabalha pra uma grande companhia aérea. Ele me conta que:


- Os dois pilotos diferentes comem duas refeições completamente diferentes. É pra reduzir as chances de intoxicação alimentar.


- Roubar comida, mesmo se for algo que seria jogado fora, pode causar demissão instantânea. Você pode pedir pro seu supervisor, mas não pode simplesmente pegar a comida. Eles não querem a galera zuando tudo."


8. Se puder, evite levar seus animais:


"Eu trabalho pra uma empresa de combustíveis de aviões. Uma coisa que não dá pra não falar é a maneira como os animais de estimação são tratados. Sua companhia aérea pode garantir o melhor tratamento possível, mas algumas coisas não podem ser evitadas, como o barulho no compartimento. Eu não aguento aquilo sem proteção auricular, então imagine o seu bichinho lá esperando para entrar no avião, sendo exposto ao mesmo ruído que eu sou incapaz de aguentar. Por favor, pensem duas vezes antes de voar seus animais."


9. Sobre a aterrissagem:


"Quando você experienciar uma aterrissagem pouco suave em mau tempo não é por falta de habilidade do piloto, mas é provavelmente de propósito. Se a pista de pouso estiver cheia de água, o avião precisar tocá-la com força para dispersar a camada de água e evitar aquaplanagem."


"Uma aterrissagem nada mais é que uma queda controlada", diz um piloto amigo meu."


10. Grande companhia aérea significa pilotos com experiência? Pense de novo:


"Sou piloto de uma empresa aérea regional. Seu bilhete pode ser da Delta, da United ou da American Airlines, mas as chances são grandes de que seu piloto seja terceirizado. Nesse caso, os pilotos têm 1/3 da experiência, treinamento e salário de uma empresa grande. Além disso, meu salário não é bom o suficiente para me importar se você vai conseguir chegar a tempo pra sua conexão. Na maior parte do tempo a gente voa mais devagar que o normal pra ganhar mais."


11. Eletrônicos ligados não vão derrubar um avião:


"Aparelhos eletrônicos ligados não vão derrubar um avião, mas podem atrapalhar muito o piloto. Imagine estar sentado diante do painel, aterrissando no destino, e ter que ouvir interferência de mais de 100 celulares pegando sinal. Eu cheguei a perder informações que vinham da central de controle uma ou duas vezes desse jeito."


12. Quer saber como suas malas são realmente tratadas?


"Se estiver escrito 'frágil', vão jogar com mais força. Se tiver escrito 'esse lado pra cima", vai ser colocado com o lado em questão pra baixo. Temos que fazer caber mais de 100 malas além da carga num compartimento de bagagem. Precisa caber e vamos fazer o que for preciso pra isso. Mas eu vou dizer que quando eu vejo uma tag de bagagem dizendo 'eu tomo conta direitinho das coisas'."


13. Tudo é muito sujo.


"Trabalhei pra Southwest como atendente de voo. Os cobertores e travesseiros? A gente só dobra de novo e coloca nos saquinhos entre os voos. Os únicos novos e lavados que eu já vi foram em voos que eram os primeiros do dia saindo de uma cidade com provisões. Além disso, as bandejas na frente de cada assento são super sujas. Eu já vi mais fraldas sujas nessas bandejas do que comida propriamente. E as bandejas nunca são desinfetadas ou limpas nem sequer uma vez."


14. A maioria dos voos também leva órgãos humanos.


"Na maior parte dos voos domésticos [nos EUA] há restos mortais ou órgãos. Eu trabalho como carregador de bagagem debaixo da asa do avião. Olhe pela janelinha por umas caixas longas que digam 'Head' de um dos lados..."




15. Aeroportos ainda não são totalmente seguros.


"Há buracos na segurança que, se fossem conhecidos por todo mundo, fariam com o que o cidadão médio conseguisse chegar perto de aviões, da pista de pouso e de táxi. Como qualquer sistema, se você souber como funciona, você saberá onde estão as falhas."


16. Aviões sem motor podem planar.


"Um piloto me contou que se os dois motores falharem, um avião pode planar por 6 milhas náutica pra cada 5 mil pés de altura. Ou seja, a 35 mil pés, um avião pode planar por cerca de 70 quilômetros sem energia. É por isso que a maioria dos acidentes acontecem na aterrissagem ou na decolagem."


17. Em um dia quente, voar pode ser uma fria.


"Trabalhei como carregador de bagagem em Phoenix. Em dias muito quentes, tínhamos que tirar bagagem do compartimento porque os aviões tinham mais dificuldade de decolar no ar quente."


18. Até os fones de ouvido que vem embrulhadinhos não estão limpos.


"Eu costumava trabalhar pra um galpão que supria uma certa companhia aérea com alguns itens. Os fones de ouvido que dão pra vocês no embarque não são novos, apesar de estarem lacrados. Eles são tirados do avião, 'limpos' e então lacrados de novo."


19. Do chão, dá pra saber se um avião está sequestrado.


"Se o avião estiver sendo sequestrado, quando o piloto aterrissar o avião ele deixará os flaps da asa levantados. Isso é o sinal para o aeroporto de que há algo esquisito no avião."


20. Se não é permitido fumar, porque tem cinzeiros nos banheiros?


"É um equipamento obrigatório das agências que existe desde a proibição de fumo nos voos. O motivo é que se as pessoas fumarem mesmo assim, é preciso ter um lugar seguro pra jogar a bituca, assim ela não gera outros acidentes."


Fonte: Ana Freitas (Galileu) - Imagens: Reprodução
Via: Aviationnews

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10849
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum