Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Diário de curso - Piloto Privado Teórico Gse_multipart13851

Diário de curso - Piloto Privado Teórico

+12
Alan Garcia
Alvega
zouky007
FelipeGA
asjsouzajr
marcos1sp
Bruno Barreiros
el_lopes
andre_sp
Alexandre da Silva
João Pedro
rhodesbauer
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por rhodesbauer Sáb 05 Abr 2014, 18:57

Aula 01:

Então, tenho vários amigos aqui e depois que disse que irei fazer o PP alguns começaram a me perguntar como foi e como estão caminhando as aulas.
Pois bem, tomo a liberdade de deixar aqui breves resumos das minhas aulas, com as minhas impressões e detalhes que eu conseguir me lembrar, vou usar um tom informal e brincando o máximo que puder, mas se alguém quiser alguma informação específica, pergunte ai que se eu não souber responder, com certeza haverá quem sabe.
Bem, a data inicial era 22 de Março mas devido à baixa procura por aula aos sábados o inicio foi adiado para hoje, dia 05 de Abril.
Aula o dia inteiro, mas por ser a 1ª foi bem leve. Não há realmente muito o que dizer. Foi uma introdução geral ao que é o curso de PP, relembraram algumas regras necessárias, quantas horas de vôo pode-se fazer sem ter a aprovação da ANAC na parte teórica, as opções para se obter o CMA, custos gerais estimados e coisas assim.
Foi-se um bom tempo com isso, mas por ser a primeira aula eu acho válido, ainda mais que deu para perceber que nem todos ali na turma sabem exatamente o que estão fazendo ali...  damn 

Bem, eu pesquiso sobre aviação a pelo menos uns 15 anos, acompanhei a evolução dos simuladores de vôo e por conta disso aprendi muita coisa por conta própria. No entanto, estou determinado a ir às aulas como se não soubesse absolutamente nada, pois creio que ao aprender sozinho se auto submete a vícios e interpretações errôneas do conteúdo, coisas que podem, e devem, ser corrigidas com a metodologia e material 'homologadas'.
1ª Aula, Navegação Visual Estimada, que eu vou passar a me referir por NVE.
Vou colocar o palavrão que pensei em símbolos aleatórios para não atentar contra as regras do fórum. #$%@ &@¨ *@&¨#  zangado 
Eu realmente não gosto de matemática, mas caramba, esse porcaria me persegue!  Sad
Enfim, o professor é Controlador de Vôo e atua na prevenção de acidentes, e por ser militar na ativa tomou muito cuidado e escolheu com cuidado as palavras que usou pois obviamente foram váááárias as perguntas sobre acidente x e acidente y e e em muitas delas o militar não está autorizado a dar detalhes... ainda...
Mas de navegação em sí ele falou sobre os diferentes tipos como um overview geral (Astronômica, visual, estimado, radiogoniométrica, eletrônica e satélites) e já começou a introdução sobre as técnicas que mais usaremos como PP, Visual e estimada...
Mostrou vários exemplos de documentos usados na preparação do vôo e através de exemplos práticos tentou demonstrar para que serve aquele monte de informação.
Mas para o final aproveitou os contatos dele em outra escola e levou a turma para ter um contato com as aeronaves em si.
Me deu a oportunidade de entrar em um R22, o que me deu certeza que terei que fazer PP Avião pois óbviamente sou muito grande para comandar o pequeno 'avião de rosca', e muito pesado também... (Juro que o próximo que falar perto de mim que ser alto é bom ou que queria ser mais alto leva um pescotapa daqueles de deixar com dor de cabeça pelo resto do dia!  fighting )
Nas aeronaves de asa fixa já me falaram que mesmo que fosse mais baixo teria problemas para fazer as aulas nele (Cesna 152) pois o peso para cada ocupante é de 75 Kg e que só há margem para 50Kg que é o que cabe no bagageiro. Ou seja, eu com meus 119kg ia práticamente ancorar o pobre 152.
Vou ser obrigado a partir para o Cherokee ou o 172 e óbvio, pagar o custo de ser alto.

De novo, eu aprendi para que serve aqueles números nos quadrantes das cartas WAC, que até então não faziam sentido para mim e que não existe sistema GPS, o que existe é o GNSS e que GPS é o serviço mais usado e confiável...  scratch 

Por hoje é só. Realmente não tem muito o que falar, pois as aulas foram bem introdutórias... Semana que vem deve ser Meteorologia e Regulamento de Tráfico o que deve ter muito mais coisa nova para mim.


Antes de encerrar deixo algo para vocês...
X = vt Tongue

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por João Pedro Sáb 05 Abr 2014, 19:12

Muito bom. No aguardo de mais dessa saga. Boa sorte

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por Alexandre da Silva Dom 06 Abr 2014, 23:43

Vou acompanhar seu diário Rhodes.

 thumbsup 

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por andre_sp Seg 07 Abr 2014, 08:34

Parabéns pelo "pontapé inicial", Rhodes!  aplauso 

Fico feliz que tenha dado início ao curso...

Estarei acompanhando "de perto" seu progresso. Sucesso, hoje e sempre!

"A persistência é o menor caminho do êxito." - Charles Chaplin

Abraços!  thumbsup 

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por el_lopes Seg 07 Abr 2014, 18:45


Gostei da odisseia e da narrativa!!

Vou acompanhar também  yes 

Boa sorte Rhodes.

_________________
Manuel Lopes
Diário de curso - Piloto Privado Teórico El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por Bruno Barreiros Seg 07 Abr 2014, 18:51

Boa iniciativa Rhodes. Fez-me lembrar o primeiro dia do meu PPA aqui em Portugal, Tires à 8 anos atrás.
De lá até cá muita coisa se passou.
Ficarei a aguardar mais notícias.

_________________
Abraço,
Bruno Barreiros
http://bbvisualapproachspotting.blogspot.pt/
Bruno Barreiros
Bruno Barreiros
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 05/05/2008
Mensagens : 386
Reputação : 5
Idade : 45
Simulador preferido : FS9, FSX
Emprego/lazer : Piloto Linha Aérea
Nacionalidade : Portugal

http://bbvisualapproach.blogspot.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Aula 02

Mensagem por rhodesbauer Sáb 12 Abr 2014, 21:17

Mais um sábado, aula de Regulamento de Tráfego Aéreo pela manhã e Meteorologia a tarde.
Ainda estou meio zonzo!  Rulez 

Vamos aos fatos:
1º - 'Ô' povinho para gostar de abreviatura... Misericórdia!  thumbdown 
2º - Nunca diga que um aeródromo está coberto de 'neblina'.  innocent 
3º - Ninguém gosta da ANAC.  dunno 
4º - A fama dos Brasileiros dificulta a vida dos que tentam ser honestos em todos os aspectos da vida...  pirate 

Enfim, vamos ao resumo.
A primeira aula começou de forma elétrica. Eu gostei, apesar de não ter me saído muito bem.
Professor de RdTA entrou na sala, se apresentou, pediu para todos se apresentarem com as perguntas tradicionais de todo inicio de curso, deu um breve resumo sobre do que se trata a matéria dele e então distribuiu uma 'folhinha' pedindo que não fosse lido o conteúdo até que todos recebessem suas cópias...
Antes de dar a liberação ele avisou que eram um questionário simples e não relacionado (diretamente) à matéria, com 10 questões que deveriam ser respondidos em 2 minutos. Pediu que iniciarmos e em repente súbito, começou a fazer uma barulheira...  lol! 
Batendo porta, derrubando cadeiras, socando o quadro e coisas do gênero, enquanto gritava que se esperamos nos tornar pilotos precisamos aprender a raciocinar mesmo com o ambiente impróprio e potencialmente hostil, em uma fração do tempo que julgarmos necessário.
No questionário, perguntas simples, mas com as famosas 'pegadinhas'.
Spoiler:

Passado o impacto da atividade, o professor explicou que aquilo era útil também pelo aspecto de que no dia da prova estaríamos sob pressão, com potencial de encontrar perguntas 'pegadinhas' na prova e que não deveríamos esperar um ambiente absolutamente silencioso na hora da prova.
E também que alunos que acertam tudo se distanciam do professor e tem dificuldades para absorver o conteúdo. Eu descordo, mas não posso negar que há fundamentos...

Livro usado é o Regulamentos de Tráfego Aéreo de Plínio de Oliveira Lima Júnior, pela editora Asa.
1 página e meia de abreviaturas (2 colunas) logo de cara para já colocar todo mundo no clima, e 12 páginas e meia com definições de alguns termos mais comuns.  espanto  shocked 

Gente... Tem abreviatura com as letras do termo em inglês mas traduzidas para o pt-BR, tem abreviatura inteira em inglês, tem abreviatura inteira em português e tem abreviaturas que não tem relação direta com o significado...  damn 

Nas definições várias coisas, como Área de Pouso, Área de Tráfego, Área Restrita, etc recebem lá suas breves explicações para facilitar referências futuras, várias Notas espalhadas que vou ter de ler com calma pela semana...
Hoje ele discorreu sobre a hierarquia dos órgãos que controlam e regulam a operação de aviões no território nacional, da OACI (ICAO) até as unidades regionais, expôs as abrangências dos CINDACTA's e as atribuições de cada um dos órgãos.
Confesso que já não lembro de tudo e vou pensar em como fazer um resumo para tentar fixar essa matéria. Não sei exatamente qual a importância de todos esses órgãos para o piloto civíl, mas...  scratch 
Dali ele partiu para definição de Aerodromo e Aeroporto, falou sobre aeroportos domésticos, internacionais e internacionais de alternativa, sobre como é feita a classificação dos mesmos, características que são avaliadas para registro e/ou homologação de uma pista. Falou sobre TORA, ASDA, LDA e TODA, os tipos de pisos e suas resistências até chegar em tipos de aeronaves e suas classificações. E claro o padrão utilizado para as matrículas. PP, PT, PR, PU e mais recentemente PS.
Apresentou o alfabeto fonético e explicou de aonde é obtido o código ICAO dos aerodromos, as unidades de medida adotadas e explicou o porquê de usarmos horário zulu não importando se estamos no Brasil ou no Japão.
Ele chegou a iniciar a parte de "Regras do AR", falando sobre responsabilidades dos Piloto em Comando e autoridade do mesmo, mas então soou o sino e fomos almoçar, ainda desorientados pela avalanche de informação...
Mas o retorno ainda nos reservava mais siglas e conceitos a muito esquecidos nas aulas de geografia na época do 1º grau.
Passou, é claro pela hierarquia dos órgãos que regulam a área e deu bastante atenção para a rede de centros meteorológicos e e redes de estações meteorológicas. Explicou o funcionamento de cada uma e quais eram mais importantes para o aviador. Explicou como são obtidos os dados e quais os passos que esses dados precisam ser submetidos antes de chegar ao aviador.
Explicou a diferença de METAR para SPECI para TAF, Explicou sobre observação de superfície, altitude e radar.
Explanou sobre a Terra e o Sistema solar, sobre os movimentos e no que eles influenciam nas estações. Falou sobre a diferença dos Solstícios e equinócios...
Dali passou para os paralelos e meridianos (23º27') e logo entrou na parte da atmosfera da terra.
Falou sobre a troposfera e sua composição, explicou sobre o gradiente térmico que vai ser usado ostensivamente para calcular temperatura nas diferentes altitudes...
Falou sobre a tropopausa e sua isotermia, falou sobre estratosfera, ionosfera, exosfera, insolação, efeito da camada de ozônio na inversão do gradiente, da filtragem seletiva da absorção, difusão e reflexão (albedo).

Enfim.
Foi uma avalanche de informação que vou tentar deglutir durante as próximas duas semanas. Já que no final de semana da páscoa não vai haver aula.
'E vâmo que vâmo!'

Estou resumindo bastante e só passando por cima (overview) mas se alguém quiser me ajudar e perguntar sobre algo, fique a vontade pois a pesquisa para responder pode me ajudar a fixar a matéria e talvez ajudar outras pessoas a aprender sobre.

 happy

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por Alexandre da Silva Dom 13 Abr 2014, 13:15

Bacana seu resumo, em tese é assim que se passa o PP, tudo novo, tudo confuso, mas no fim você vai gostar e se apaixonar ainda mais pela arte da aviação.

Responda sem consultar no livro. cool 

Abreviações:

TWR -
TWY -
RWY -
THR -
TORA -
GND -

Rhodes, desejo ótimos estudos e um grande abraço.  thumbsup 

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por el_lopes Dom 13 Abr 2014, 14:30



Depois de ler isso tudo fui tomar um bagaço  assobiar 

Boa sorte Rhodes  thumbsup 

_________________
Manuel Lopes
Diário de curso - Piloto Privado Teórico El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por andre_sp Seg 14 Abr 2014, 08:25

Muito bom Rhodes, avante e adiante!  Very Happy 

"A persistência é o menor caminho do êxito." - Charles Chaplin (²)


_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por rhodesbauer Seg 14 Abr 2014, 10:29

Ai você apelou... Sem olhar no livro não rola... ainda... Só sei algumas.
Vou deixar sem resposta para ver no futuro.
Alexandre da Silva escreveu:

Abreviações:

TWR - ToWeR???  confused 
TWY - TaxiWaY???  confused 
RWY - Runway
THR -
TORA - TakeOff Run Available
GND - Ground

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por Alexandre da Silva Ter 15 Abr 2014, 12:48

rhodesbauer escreveu:Ai você apelou... Sem olhar no livro não rola... ainda... Só sei algumas.
Vou deixar sem resposta para ver no futuro.
Alexandre da Silva escreveu:

Abreviações:

TWR - ToWeR???  confused 
TWY - TaxiWaY???  confused 
RWY - Runway
THR -
TORA - TakeOff Run Available
GND - Ground

Foi bem. Já treinou algumas siglas.  happy 

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por marcos1sp Ter 15 Abr 2014, 13:14

Nossa, é muita informação. Parabéns pela iniciativa. Bons estudos.

 thumbsup 

_________________
Marcos Montanheiro
Diário de curso - Piloto Privado Teórico Marcos1sp%252FVV156
marcos1sp
marcos1sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/11/2010
Mensagens : 2724
Reputação : 269
Idade : 56
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por asjsouzajr Qua 16 Abr 2014, 06:34

Parabéns Rhodes pelo início do curso e com perseverança você chega lá.

ps: ganhou mais um seguidor de seu diário.

_________________
Aldo Souza

Processador: AMD Ryzen 7 3800X, 8x 3900 MHz
Mainboard: ASUS PRIME B550M-A
Vídeo: ASUS GeForce RTX 3060 Ti-8G-GAMING, 8 GB GDDR6
Ram: 32 Gb (4 x 8GB) DDR4-RAM, Kingston HyperX FURY
Discos: 500 Gb M.2 SSD WD Blue (Windows) / 512 Gb M.2 Samsung SSD PM961 (MSFS2020) / 512 Gb SSD Transcend (XP11) / 1 Tb Toshiba Sata 6.0 Gb/s (Diversos) / 1,5 Tb WD Green (Backup)
Fonte: 600 Watt be quiet! 80 Plus Bronze
BoostBoxx Liquid B120 Wasserkühlung
asjsouzajr
asjsouzajr
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/08/2010
Mensagens : 775
Reputação : 45
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por FelipeGA Qui 17 Abr 2014, 01:56

Show! O meu pai está estudando pra ser piloto (apenas pra lazer, já é aposentado). Bom saber as mazelas que ele passou no curso teórico! haha

Continue com o diário! está bem interessante!
FelipeGA
FelipeGA
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/03/2014
Mensagens : 242
Reputação : 28
Idade : 41
Simulador preferido : X-Plane 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por andre_sp Qua 23 Abr 2014, 08:20

Pelo jeito deram "folga" no feriado... assobiar 

Chega de moleza! Adiante e avante!  lol 

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por rhodesbauer Qua 23 Abr 2014, 08:51

andre_sp escreveu:Pelo jeito deram "folga" no feriado... assobiar 

Chega de moleza! Adiante e avante!  lol 

Foi mesmo.
Aproveitei para reler os 3 primeiros capítulos da apostila de meteorologia.
Ainda parece grego...
rs

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por zouky007 Qui 24 Abr 2014, 05:22

Bom dia cmdt rhodesbauer,

Antes de mais, obrigado pela iniciativa, este tópico é de grande valor. Mais um seguidor...

 Good post 

_________________
Zouky007

Intel I7 4770K;
Asus Maximus VI Hero;
16Gb memoria Vengeance 1600;
ATI R9 290 4gb;
Monitor HP 27'' 1080P;

zouky007
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/01/2013
Mensagens : 79
Reputação : 14
Idade : 50
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por Alvega Sex 25 Abr 2014, 16:58

Tópico muito interessante Rhodes.  thumbsup4 

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Aula 03

Mensagem por rhodesbauer Sáb 26 Abr 2014, 21:54

Meteorologia e Regulamento de Tráfego Aéreo... de novo...
Tivemos 1 baixa na turma, mas outro louco resolveu aparecer!
E me sinto atropelado por um caminhão.
Começou com as diferenças entre escalas de medidas, mostrou como converter farenheight para célsius usando o computador de bordo, mostrou como identificar as temperaturas nas cartas de vento, diferença de condução para radiação; Convecção para Advecção até chegar nos 'Q's...
QFE, QFF, QNH e QNE.
Mostrou como identificar as zonas de baixa e de altra pressão nas cartas, das cristas ou cunhas e das cavadas. Fez um nó na minha cabeça entender que baixa temperatura contribui para maior pressão e consequentemente menor turbulência e efeitos adversos...
e a partir dai a casa caiu.
Começou com 1hPa a cada 9m ou 30ft e 2ºC a cada 1000ft.

Começamos a investir em altimetria, cálculos de temperatura, ISA, pressão e toda gama de cálculos que se for reparar não são difíceis mas é bem fácil de se confundir.
Spoiler:
E por essa aula ficou nisso.
Foram dezenas de exercícios com todas as variações possíveis para se encontrar uma determinada temperatura, ou condição de temperatura ou altitude baseada na pressão.
Achei bem interessante porque finalmente entendi porque temos que ajustar o altímetro sempre que nos aproximamos do destino.

Após isso, Regulamento de Tráfego.
Eu acho mega chato, mas as vezes surge algo interessante...
Eu nunca achei que as cores das luzes no avião tinham algum sentido específico. Sempre achei que era simplesmente para ajudar a distinguir melhor uma aeronave nas diferentes tonalidades possíveis do céu.
Acontece que não... Verde na direita, vermelha na esquerda e branca atrás. Simplesmente porque em caso de rota de colisão a aeronave a direita tem preferência. De forma que em vôo visual, quem vê uma aeronave a sua esquerda irá ver uma luz verde e quem vê uma aeronave a direita irá ver uma luz vermelha. Simples né? Verde siga em frente, vermelho diminua a velocidade e/ou mude de rumo para evitar a colisão.
 damn 
E o branco é que tem algo na frente, analise necessidade de ultrapassagem, jogue para a direita até ter a aeronave a ser ultrapassada a esquerda e proceda sem nunca voltar a frente da mesma.
Levando em consideração os 70º e tudo mais. Na real acho que isso só acontece em aproximação final e imagino que a torre esteja controlando porque em vias aeronavegáveis imagino que vai haver uma separação vertical... Mas... 'wherever', a regra está ai para quando for necessária...

Vimos também os níves de vôo ímpar para rumos megnéticos do 0 ao 179 e níveis pares do 180 ao 359. Vôos visuais somente em níveis quebrados (035, 045, 055, 065, etc.) e alturas máximas e as referidas velocidades máximas...
O que me fez entender o porque o FSPassenger reclama se passar de 250knts abaixo de FL100.  pinch 

Regras e mais regras, altura das núvens, visibilidade, separação horizontal de nuvens teto e visibilidade...
Prioridade de pouso e o que seria o VFR Especial.
Chato, mas infelizmente, necessário...  scratch 
Começamos a ver então as classes de espaço aéreo (A ao G) e as características de cada um.
E atendendo aos 'anseios' dos alunos o professor começou a dar algumas informações sobre as cartas aeronauticas pois a parte de largura das aerovias ficou um pouco tenebrosa (30Km para inferior e 60km para superior com estreitamento ao aproximar dos fixos).
E também porque ele queria mostrar algum exemplo de SBP, SBR e SBD...

Foi pesado por conta dos cálculos, mas a parte de conteúdo foi relativamente tranquila...
Vamos que vamos...
 thumbsup

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por el_lopes Sáb 26 Abr 2014, 22:02



Mesmo que agora tivesse a possibilidade de entrar numa escola de pilotagem....depois dessa em desisto da ideia!!  shocked 

_________________
Manuel Lopes
Diário de curso - Piloto Privado Teórico El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por andre_sp Seg 28 Abr 2014, 09:21

É isso aí, muito bem Rhodes  Yesyes 

Agora falta pouco...  Tongue 

Falta pouco para começar a arrancar os cabelos...  lol 

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por Alan Garcia Sáb 03 maio 2014, 11:57

Ótima ideia de começar um "diário" sobre as aulas, isso ajuda nas dúvidas .. terminei meu PP final do ano passado e por estar nesse mundo de simuladores confesso que tive algumas vantagens em relação aos outros sobre alguns assuntos e "muitas decepções com relações a outros", rs. Regulamento eh tenso cara, vai ser essa rotina até o final! e aqui na minha turma foi a matéria que mais reprovou a galera, pq não basta intender, tem q decorar essa *****! Eu comecei o PC a 2 meses e temos um resumão de PP e se tiver alguma dúvida posso tentar te ajudar.

Uma dica legal sobre sua ultima aula de ultrapassar a 70º, vc fica pensando, mas como eu vou saber quantos graus eu estou da outra aeronave ? Essa meu professor deu uma dica muito legal, nao sei se a sua apostila está ilustrada assim:
Diário de curso - Piloto Privado Teórico 1411c8i
Como pode ver na traseira da aeronave a luz branca emite "140º de luz", ou seja 70º pra cada lado, quando vc se afastar lateralmente da aeronave e nao ver mais a luz, vc está no grau certo de ultrapassagem. thumbsup 

Estou acompanhando seu tópico Cmdt rhodes, boas aulas!

_________________
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar."

thumbsup
Alan Garcia
Alan Garcia
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/10/2012
Mensagens : 85
Reputação : 7
Idade : 33
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Mecânico Automobilístico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por marcos1sp Sáb 03 maio 2014, 19:41

rhodesbauer escreveu:Meteorologia e Regulamento de Tráfego Aéreo... de novo...
Tivemos 1 baixa na turma, mas outro louco resolveu aparecer!
E me sinto atropelado por um caminhão.
Começou com as diferenças entre escalas de medidas, mostrou como converter farenheight para célsius usando o computador de bordo, mostrou como identificar as temperaturas nas cartas de vento, diferença de condução para radiação; Convecção para Advecção até chegar nos 'Q's...
QFE, QFF, QNH e QNE.
Mostrou como identificar as zonas de baixa e de altra pressão nas cartas, das cristas ou cunhas e das cavadas. Fez um nó na minha cabeça entender que baixa temperatura contribui para maior pressão e consequentemente menor turbulência e efeitos adversos...
e a partir dai a casa caiu.
Começou com 1hPa a cada 9m ou 30ft e 2ºC a cada 1000ft.

Começamos a investir em altimetria, cálculos de temperatura, ISA, pressão e toda gama de cálculos que se for reparar não são difíceis mas é bem fácil de se confundir.
Spoiler:
E por essa aula ficou nisso.
Foram dezenas de exercícios com todas as variações possíveis para se encontrar uma determinada temperatura, ou condição de temperatura ou altitude baseada na pressão.
Achei bem interessante porque finalmente entendi porque temos que ajustar o altímetro sempre que nos aproximamos do destino.

Após isso, Regulamento de Tráfego.
Eu acho mega chato, mas as vezes surge algo interessante...
Eu nunca achei que as cores das luzes no avião tinham algum sentido específico. Sempre achei que era simplesmente para ajudar a distinguir melhor uma aeronave nas diferentes tonalidades possíveis do céu.
Acontece que não... Verde na direita, vermelha na esquerda e branca atrás. Simplesmente porque em caso de rota de colisão a aeronave a direita tem preferência. De forma que em vôo visual, quem vê uma aeronave a sua esquerda irá ver uma luz verde e quem vê uma aeronave a direita irá ver uma luz vermelha. Simples né? Verde siga em frente, vermelho diminua a velocidade e/ou mude de rumo para evitar a colisão.
 damn 
E o branco é que tem algo na frente, analise necessidade de ultrapassagem, jogue para a direita até ter a aeronave a ser ultrapassada a esquerda e proceda sem nunca voltar a frente da mesma.
Levando em consideração os 70º e tudo mais. Na real acho que isso só acontece em aproximação final e imagino que a torre esteja controlando porque em vias aeronavegáveis imagino que vai haver uma separação vertical... Mas... 'wherever', a regra está ai para quando for necessária...

Vimos também os níves de vôo ímpar para rumos megnéticos do 0 ao 179 e níveis pares do 180 ao 359. Vôos visuais somente em níveis quebrados (035, 045, 055, 065, etc.) e alturas máximas e as referidas velocidades máximas...
O que me fez entender o porque o FSPassenger reclama se passar de 250knts abaixo de FL100.  pinch 

Regras e mais regras, altura das núvens, visibilidade, separação horizontal de nuvens teto e visibilidade...
Prioridade de pouso e o que seria o VFR Especial.
Chato, mas infelizmente, necessário...  scratch 
Começamos a ver então as classes de espaço aéreo (A ao G) e as características de cada um.
E atendendo aos 'anseios' dos alunos o professor começou a dar algumas informações sobre as cartas aeronauticas pois a parte de largura das aerovias ficou um pouco tenebrosa (30Km para inferior e 60km para superior com estreitamento ao aproximar dos fixos).
E também porque ele queria mostrar algum exemplo de SBP, SBR e SBD...

Foi pesado por conta dos cálculos, mas a parte de conteúdo foi relativamente tranquila...
Vamos que vamos...
 thumbsup


Muito bom. Rhodes

 thumbsup 

_________________
Marcos Montanheiro
Diário de curso - Piloto Privado Teórico Marcos1sp%252FVV156
marcos1sp
marcos1sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/11/2010
Mensagens : 2724
Reputação : 269
Idade : 56
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Aula 04

Mensagem por rhodesbauer Sáb 03 maio 2014, 21:29

Antes de mais nada, permitam-me agradecer ao incentivo que tenho recebido por aqui.
Isso realmente ajuda.

Mas indo direto ao ponto...
Teoria de Vôo e Conhecimentos Técnicos, vulgarmente conhecida como Motores.
Não sei dizer se foram aulas fáceis ou se por serem as matérias que mais tenho interesse ficou fácil para mim.
Começamos falando sobre Pt = Pd + Pe e como essa fórmula alimenta Velocímetro, Altímetro e Indicador de velocidade vertical, bastante tempo dedicado ao Pitot's  e tomadas estáticas, alguns cálculos de como se chega a um valor a outro e as resultantes aerodinâmicas.
Como que esse mesmo princípio gera sustentação graças ao formato das asas.
Foram inúmeros desenhos de gotas de água para explicar simetria e assimetria e também como o Teorema de Bernoulli se aplica no vôo.
Com o gancho do formato das asas começamos a geometria do avião, vendo os componentes e divisões da aeronave. O que é fuselagem, empenagem, grupo propulsor e trem de pouso... A atenção à asa foi grande, dedicando a explicar bordo de ataque, bordo de fuga, intradorso e extradorso e a importância de cada um...
E terminamos antes de entrar em Arrasto pois o professor disse que seria interessante ter mais tempo para explicar sobre isso.

Conhecimentos Técnicos começou parecendo uma extensão de Teoria de Vôo, falando sobre aeróstatos e aeródinos e logo indo aos componentes da aeronave. Dando um pouco mais de atenção aos componentes internos.
Explicou sobre os esforços estruturais e deu especial atenção a 3 deles, Tração, Flexão e Cisalhamento. Deu ainda mais atenção à asa do avião, mostrando internamente como é feita e os diferentes componentes (Longarinas, Nervuras, Montantes e tirantes) os tipos diferentes (baixa, média, alta e parassol), asas cantiléver e semi-cantiléver, monoplanos, biplanos e triplanos e os formatos das mesmas...
Meio que decepcionado porque não foram tantas as dúvidas já partiu para a fuselagem e seguiu a mesma idéia, mostrando fotos de fuselagens feitas com tubos de aço (tubular), com as famigeradas cavernas (monocoque) e cavernas com longarinas (semi-monocoque).
Falou bastante sobre a empenagem e sua importância para o avião e começou a falar sobre as superfícies de controle quando o tempo se esgotou e a turma foi liberada...

Eu achei bem interessante e estou ansioso por mais pois são duas matérias que me interesso em especial...

Mas uma coisa não relacionada que percebi hoje...
Aviador é 'bicho' mulherengo... valha-me deus... Parece que ta tudo no cio por conta das mulheres da turma de comissários...
Estão até se oferecendo para ajudar na 'selva'... vai saber o porquê...  pinch

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos