Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Gibraltar (Território britânico ultramarino) Gse_multipart13851

Gibraltar (Território britânico ultramarino)

+4
Alvega
Rodrigo Sotto-Maior
Dani.Santoro
Alexandre da Silva
8 participantes

Ir para baixo

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Empty Gibraltar (Território britânico ultramarino)

Mensagem por Alexandre da Silva Qui 20 Mar 2014, 18:56

Aeroporto: Gibraltar International Airport (LXGB)

Estado/País: Território britânico ultramarino (Gibraltar)

A cidade de Gibraltar

  Gibraltar é uma pequena península localizada no sul da Península Ibérica, com uma superfície de 6.5 km², limitada a norte por uma estreita fronteira terrestre com Espanha e, dos outros lados, pelo Mar Mediterrâneo, Estreito de Gibraltar e Baía de Algeciras, com 12 km de linha de costa.

  O seu aspeto é de um promontório com 426 m de altitude e o seu clima é mediterrânico, com invernos suaves e verões quentes.

 O nome Gibraltar origina-se da expressão árabe jabal al-Tariq (ﺨﺒﻝﻄﺭﻕ) que significa "montanha do Tárique". A montanha, um promontório militarmente estratégico na entrada do mar Mediterrâneo, guarnece o estreito oceânico que separa a África do continente europeu. O nome é uma homenagem ao general muçulmano Tárique que no ano de 711 d.C. aí desembarcou, iniciando a conquista do reino visigótico. Antes foi chamado pelos fenícios de Calpe, uma das Colunas de Hércules. Popularmente, Gibraltar é chamada de "Gib" ou "The Rock" (o Rochedo).

O Aeroporto

   O atual aeroporto começou sendo uma pista de pouso de apoio à força aérea inglesa durante a Segunda Guerra Mundial. Gibraltar era então, como agora, uma colónia em território espanhol diretamente dependente do Ministério da Defesa britânico, estatuto que tem dado origem a grandes conflitos diplomáticos entre os dois países. Com o fim da guerra, continuou a ser usado como base aérea e também para voos civis exclusivamente para Inglaterra. O aeroporto cresceu e a sua pista foi prolongada para o mar adentro, em águas territoriais espanholas, o que aumentou ainda mais a tensão já existente. Ao longo destes anos toda a cidade também foi crescendo.

  Atualmente a pista do aeroporto cruza-se com a avenida Winston Churchil, uma importante via de ligação ao centro da cidade. É habitual o semáforo ficar vermelho e os carros pararem para que um avião pouse ou levante voo, o que demora em média cerca de 10 minutos. Porém, em certos dias esta operação pode subir para duas horas, o que provoca um certo desespero nos motoristas que estão na espera.

   Mas talvez nem tudo seja mau. Quem gosta de aviões, por exemplo, poderá sempre aproveitar e admirá-los de perto sentado comodamente no seu carro. Imagine a sensação de ver um enorme avião passar na rua logo à sua frente: nem todas as crianças têm o privilégio de comentar isto com os seus colegas nos bancos da escola. Além de tudo, que se saiba nunca houve nenhum acidente resultante de uma colisão entre um avião e um automóvel. É que aqui ninguém se atreve a passar um sinal vermelho.

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Gibraltar_Airport_New_Airside_zps33528537

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Gibraltar_Airport_Checkpoint_zps78c61a25

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Gibraltar_zpsee88fac1

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Gibraltar_Airport_Main_Highway_zpse6b1bece

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Gibraltar-airport_zps05ce19c0

Gibraltar (Território britânico ultramarino) P1220657__zps654fe68d

Voos reais (Atual)

EasyJet: Londres Gatwick / Gibraltar / Londres Gatwick (EZY8904)
British Airways: Londres Heathrow / Gibraltar / Londres Heathrow (BA491, BA493)
American Airlines: Londres Heathrow / Gibraltar / Londres Heathrow (AA6302, AA6675)
Monarch: Londres Luton / Gibraltar / Londres Luton (ZB069)
Monarch: Manchester / Gibraltar / Manchester (ZB575)
Monarch: Birmingham / Gibraltar / Birmingham (ZB447)
Royal Air Maroc: Marrakech / Gibraltar / Marrakech (?)

Aproximação e cartas

  Nesta carta ADC, podemos ver todos os obstáculos que tem em torno do aeroporto.

Gibraltar (Território britânico ultramarino) 1_zpsa857038d

  Aqui temos uma carta que não é muito comum em muitos aeroportos no mundo, uma carta destinada a efeitos dos ventos. Nota-se que podem existir ventos com até 30 nós de velocidade e muita turbulência.

Gibraltar (Território britânico ultramarino) 2_zpsdef9a8f0

Aproximação pela pista 27 (Mais usual).

  A utilização da pista 27 é limitada apenas para aproximação visual.
  O IAF (Initial Approach Fix) é definido pelo ATC que vetora sua aproximação a partir de 10.0 nm no rumo (270º). Entre 6.0 e 5.0 nm é obrigatório estar a 1520 pés de altitude, você deve estar a 920 pés quando alcançar a DA que fica a 3.0 nm, caso alcance este ponto sem visualização com a pista, deve-se iniciar o procedimento de aproximação perdida.

VOR (113.6 – GBR)

Gibraltar (Território britânico ultramarino) GIBRALTAR27_zpsf7204124

Aproximação pela pista 09.

  A utilização da pista 09 é limitada apenas para aproximação visual.
  O IAF (Initial Approach Fix) é o fixo VICTOR no Rumo (360º) conforme orientação pelo ATC, entre 6.0 e 5.0 nm é obrigatório estar a 1520 pés de altitude, a curva para iniciar a aproximação final deve ser feito à 920 pés de altitude para o curso (090º) logo acima da DA que fica à 3.0 nm, se neste ponto não for possível a visualização da pista, deve-se iniciar o procedimento de aproximação perdida.

VOR (113.6 – GBR)

Gibraltar (Território britânico ultramarino) GIBRALTAR09_zpsc73f13f3

Vídeos reais

Aproximação e pouso pela pista 27



Decolagem pela pista 09



Cenários para simuladores

FSX e FS2004 - Aerosoft Payware

Xplane 9 - Robert Arts Freeware

Imagens e vídeos no simulador

Aqui temos dois belos vídeos do Rodrigo Sotto Maior que pelo visto é um grande admirador de Gibraltar, simulador usado foi o FSX.

https://www.voovirtual.com/t24861-fsx-last-night-in-gibraltar

https://www.voovirtual.com/t18585-fsx-pouso-gibraltar

Não deixo imagens próprias do simulador pois não possuo o cenário, mas deixo um link para que possam ver mais imagens do produto da Aerosoft.

Imagens de Gibraltar

Bons voos para todos e caso queiram passar umas férias por lá, cuidado para não atravessar o sinal vermelho.

Bibliografia:

http://obviousmag.org/archives/2009/05/aeroporto_de_gibraltar.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Gibraltar_International_Airport
http://www.gibraltarairport.gi/destination-map

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Empty Re: Gibraltar (Território britânico ultramarino)

Mensagem por Dani.Santoro Qui 20 Mar 2014, 19:02

Show de bola, mas achei que ia ter umas screens suas simulando a aproximação e pouso, Alê?

_________________
Daniel Santoro
Dani.Santoro
Dani.Santoro
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 07/04/2010
Mensagens : 5051
Reputação : 309
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Empty Re: Gibraltar (Território britânico ultramarino)

Mensagem por Alexandre da Silva Qui 20 Mar 2014, 19:16

Dani.Santoro escreveu:Show de bola, mas achei que ia ter umas screens suas simulando a aproximação e pouso, Alê?

Pois é Dani, não tenho o cenário e não tenho $$ para comprar no momento, eu deixo o tópico aberto para quem quiser me enviar imagens da APP.

 thumbsup 

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Empty Re: Gibraltar (Território britânico ultramarino)

Mensagem por Rodrigo Sotto-Maior Qui 20 Mar 2014, 19:17

Belo trabalho! Gosto muito de Gibraltar, tive também a oportunidade de conhecer pessoalmente uns anos atrás. E obrigado por fazer referência aos meus vídeos. Smile

Edit: vou ver se tenho algumas imagens do FSX. Caso não ache, este fim de semana tiro um tempinho para fazer alguns voos por lá. Tenho o Gibraltar X da Aerosoft.  thumbsup 


Última edição por Rodrigo Sotto-Maior em Qui 20 Mar 2014, 19:19, editado 1 vez(es)

_________________
'Be Like Water.'

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Rodrigo


AMD Ryzen 7 5800X / ASUS TUF Gaming X570 Plus / G.Skill Trident Z Neo 32GB 3600MHz / ASUS TUF Gaming 3080 OC 10GB / Corsair CX750 750W / Alienware AW2724DM 27' IPS 180Hz / TrackIr 5
Rodrigo Sotto-Maior
Rodrigo Sotto-Maior
Moderador e Vencedor do concurso de screenshots
Moderador e Vencedor do concurso de screenshots

Masculino
Inscrito em : 24/03/2011
Mensagens : 3479
Reputação : 305
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Empty Re: Gibraltar (Território britânico ultramarino)

Mensagem por Dani.Santoro Qui 20 Mar 2014, 19:17

Ok. Eu também não tenho esse cenário.

_________________
Daniel Santoro
Dani.Santoro
Dani.Santoro
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 07/04/2010
Mensagens : 5051
Reputação : 309
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Empty Re: Gibraltar (Território britânico ultramarino)

Mensagem por Alvega Qui 20 Mar 2014, 19:21

Muito bom, Alexandre, obrigado por postar.  thumbsup 


_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Empty Re: Gibraltar (Território britânico ultramarino)

Mensagem por Alexandre da Silva Qui 20 Mar 2014, 19:22

Rodrigo Sotto-Maior escreveu:Belo trabalho! Gosto muito de Gibraltar, tive também a oportunidade de conhecer pessoalmente uns anos atrás. E obrigado por fazer referência aos meus vídeos. Smile

Edit: vou ver se tenho algumas imagens do FSX. Caso não ache, este fim de semana tiro um tempinho para fazer alguns voos por lá. Tenho o Gibraltar X da Aerosoft.  thumbsup 

Ficaria muito feliz se conseguisse fazer isso Rodrigo, infelizmente não estou em condições de comprar este cenário, estou desempregado no momento.  shocked

Alvega escreveu:Muito bom, Alexandre, obrigado por postar.  thumbsup 

Eu que agradeço Alvega, fico feliz em poder ajudar.

Gostaria de agradecer o Andre_sp que sempre é muito atencioso comigo e me tirou algumas dúvidas nas cartas e na aproximação que de fato é um pouco incomum.

Andre, muito obrigado.

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Empty Re: Gibraltar (Território britânico ultramarino)

Mensagem por andre_sp Ter 25 Mar 2014, 11:44

Good post Alexandre.

Precisando, avise.  thumbsup4 

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Empty Re: Gibraltar (Território britânico ultramarino)

Mensagem por Leber Ter 25 Mar 2014, 12:17

Agora que eu ví !

Parabéns pelo trabalho Alexandre, está muito bom ! Sempre tive curiosidade em conhecer este aeroporto, mas sempre me faltavam as informações !

 thumbsup 

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Empty Re: Gibraltar (Território britânico ultramarino)

Mensagem por euripio Qua 07 maio 2014, 17:05

Muito bom mesmo,belo trabalho parabéns.Pena que no x-plane 10 não tenha tanto detalhe do aeroporto.
Euripio.

euripio
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 07/06/2013
Mensagens : 33
Reputação : 0
Idade : 74
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Empty Re: Gibraltar (Território britânico ultramarino)

Mensagem por lanes Dom 07 Set 2014, 00:37

Quero aqui agradecer pelo registro no "VOO VIRTUAL" Parabéns ao idealizadores e demais membros da equipe. Congratulações a todos os amigos usuários do mesmo.

lanes
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 07/09/2014
Mensagens : 1
Reputação : 0
Idade : 75
Simulador preferido : fsx /aceleratio
Emprego/lazer : aviação comercial / modelismo aer.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gibraltar (Território britânico ultramarino) Empty Re: Gibraltar (Território britânico ultramarino)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos