Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Projeto de estudantes da USP facilita manuseio de bagagens em aviões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] Projeto de estudantes da USP facilita manuseio de bagagens em aviões

Mensagem por Amilckar em Qui 13 Mar 2014, 10:42

Projeto de estudantes da USP facilita manuseio de bagagens em aviões
Iniciativa foi vencedora da competição global Fly Your Ideas 2013, promovida pela Airbus

CONCEITO DESENVOLVIDO POR ALUNOS DA USP, VENCEDORES DE PRÊMIO INTERNACIONAL (FOTO: DIVULGAÇÃO)

  
Você já parou para pensar em como suas malas são colocadas no avião quando você viaja? Não é um processo fácil, a bagagem é organizada em um espaço que não permite que os funcionários permaneçam com uma postura confortável. O cenário, no entanto, tem alternativa — e ela é ainda mais eficiente.
Trata-se de um sistema de carregamento e descarregamento de malas baseado em estofamento de ar, inspirado em mesas de hóquei. A ideia é da equipe vencedora do Fly Your Ideas 2013, formada por Marcos Philipson, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado e Caio Reis, estudantes de design da USP, e Henrique Corazza, aluno da Loughborough University, no Reino Unido.
O prêmio é promovido pela Airbus e conta com o apoio da UNESCO. É uma competição bienal  que desafia estudantes do mundo inteiro a desenvolver ideias sustentáveis para a indústria. No caso dos jovens brasileiros, o projeto reduz a carga de trabalho dos funcionários.


O projeto reduz a carga de trabalho dos funcionários


“Foi para uma disciplina no segundo semestre, Projeto de Produto. O tema era ‘trabalho’”, explica o estudante Leonardo Akamatsu. “Vimos como os caras que carregam e descarregam as malas trabalhavam e é um trabalho bem difícil, bem antiquado. Decidimos que era aí que a gente tinha uma boa oportunidade”, completa Caio Reis. “Pesquisamos mais e descobrimos que tinham muitos problemas de atraso de voo por causa do carregamento, porque tem uma logística bem complicada.”
De acordo com o conceito desenvolvido pelo grupo, as bagagens são movidas com inclinações de bolsas infláveis. “Com o nosso projeto, só é necessário um trabalhador na aeronave. Ele basicamente pega as bagagens na porta e já empilha na frente dele, na ponta desse equipamento”, detalha Caio Reis. Quando forma uma fileira de malas empilhadas, o funcionário ativa o sistema e as bagagens são empurradas para o fundo do compartimento.
GRUPO RESPONSÁVEL PELO PROJETO VENCEDOR DO FLY YOUR IDEAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O time, que trabalha agora para patentear a ideia, levou o prêmio máximo de 30 mil euros. E mais: Gregor Dicks e Gary Wicks, especialistas da célula de inovação da Airbus, estão visitando nesta semana o campus dos alunos para a Innovation Week, cinco dias de workshops e treinamento.
“Creio que a palavra chave é inovação, que depende e se trata de inspiração”

Gary Wicks, executivo da Airbus
“Estar aqui é importante por duas razões: a primeira é por fazer parte do prêmio Fly Your Ideas, mas a segunda é por acreditarmos que aprendemos muito com essa troca com os estudantes, que é mais direta e interativa”, afirma Dicks, em entrevista a GALILEU. “Creio que a palavra chave é inovação, que depende e se trata de inspiração”, defendeu Wicks. “Inspiração vai nos levar para um futuro melhor.”
IDEIA DOS ESTUDANTES DA USP, QUE REDUZ A CARGA DE TRABALHO DOS FUNCIONÁRIOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)
O prêmio de 15 mil euros, concedido ao segundo colocado, foi para alunos do Royal Melbourne Institute of Technology, na Austrália, que apresentaram a proposta de uma aeronave movida por uma mistura de biometano liquefeito produzido de forma sustentável e gás natural liquefeito. Nesta terceira edição da Fly Your Ideas, mais de 600 equipes tiveram seus projetos analisados pelos avaliadores da Airbus.



_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10848
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum