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[Internacional] Sumiço de avião da Malásia está entre mais raros desastres da aviação

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[Internacional] Sumiço de avião da Malásia está entre mais raros desastres da aviação

Mensagem por Amilckar em Dom 09 Mar 2014, 22:35

Sumiço de avião da Malásia está entre mais raros desastres da aviação
Avião desapareceu com 239 pessoas a bordo há quase dois dias.
Caso é semelhante ao do voo da Air France que caiu no Atlântico em 2009.
O súbito desaparecimento de um avião da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo representa um dos tipos mais raros de desastres da aviação, e o mistério se mistura à incerteza de não se saber sob qual jurisdição o avião caiu.
Mas já faz mais de 24 horas desde que o avião desapareceu e a Malaysia Airlines diz que está "temendo o pior". Baseado no último contato com os pilotos, presume-se que o Boeing 777 pode ter caído próximo da costa do Vietnã.
Quatro passageiros da aeronave estavam, possivelmente, viajando com passaportes roubados, levantando dúvidas sobre a possibilidade que tenha havido um ato criminoso, mas nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo desaparecimento do avião.
"Aviões não caem quando estão numa rota como essa", disse Paul Hayes, diretor de Segurança da Flight Global Ascend, uma empresa de consultoria de aviação, baseada na Inglaterra. "Esse é um evento extremamente incomum."
Apenas outro desastre recente teve características parecidas: a perda do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico, em 2009, na rota entre o Rio de Janeiro e Paris.
Limbo legal
O incidente deve reacender um debate sobre a substituição das caixas pretas por sistemas baseados em satélites capazes de enviar dados de telemetria em tempo real. Esses sistemas existem, mas não foram utilizados até agora devido a questões de custo e logística.
Por enquanto não está claro quem vai assumir o comando para determinar o que aconteceu com a aeronave da Malásia.

De acordo com as regras da Organização Internacional de Aviação Civil, o governo do território em que o acidente ocorreu normalmente tem a jurisdição sobre os destroços e assume o controle da investigação. Por isso é provável que nenhuma autoridade possa assumir o comando, até que os destroços sejam encontrados.

Nesse caso, é provável que seja o Vietnã, mas se o avião caiu em águas internacionais, a Malásia terá o controle e os EUA estariam envolvidos porque o avião foi construído lá.
Raro mistério
O voo 379 da Malaysia Airlines desapareceu cerca de uma hora depois de decolar para Pequim, com teorias que vão desde uma pane súbita, um incidente a bordo que tenha causado uma falha elétrica completa, a algum tipo de acidente incomum.
Uma grande operação de busca está em curso nos mares entre a Malásia e o lado sul do Vietnã, concentrada na região onde o avião fez o último contato.
Pilotos e especialistas em aviação disseram que uma explosão a bordo pode ter sido a causa provável do acidente. O avião estava em altitude de cruzeiro, a parte mais segura do voo, e, provavelmente, estava no piloto automático.
"Ou foi uma explosão, uma queda de raio ou uma descompressão grave", disse um ex-piloto da Malaysia Airlines. "O 777 pode voar depois de ser atingido por um raio ou até mesmo uma grave descompressão. Mas com uma explosão, não existe a menor chance."
Uma perda repentina da pressão na cabine pode ter causado uma descompressão explosiva e destroçado o avião, disse John Goglia, um antigo membro da diretoria do National Transportation Safety Board. Esse tipo de descompressão pode ser causado por corrosão ou fadiga do metal na fuselagem.
Ecos do desastre da Air France
O desastre é parecido com o misterioso desaparecimento do voo 447 da Air France, que matou as 228 pessoas a bordo. As investigações não conseguiram determinar de forma conclusiva uma razão para aquele acidente, até as caixas pretas do avião, serem recuperadas dois anos depois do acidente.
"Recuperar destroços no oceano é sempre problemático, mas a indústria aprendeu muito com o acidente da Air France", disse Hayes, da Flight GlobalAscend.
Os especialistas também salientaram que o acidente com o avião da Air France lhes ensinou muito quanto aos perigos de uma especulação prematura, diversos motivos foram levantados para a causa do acidente e, dois anos mais tarde, as autoridades concluíram que um erro do piloto também teve um papel importante na causa do acidente.
Fonte: G1

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Re: [Internacional] Sumiço de avião da Malásia está entre mais raros desastres da aviação

Mensagem por Bruno Nascimento em Seg 10 Mar 2014, 10:29

Que mistério  hmmm 

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Re: [Internacional] Sumiço de avião da Malásia está entre mais raros desastres da aviação

Mensagem por Duley em Seg 10 Mar 2014, 11:27

Acredito que este mistério terá um fim, pois parece que um avião comercial avistou alguns destroços. Álias, pensei bastante nisso. A quantidade de avião comercial que passa por ali, acaba também fazendo uma varredura, claro, isso se as condições climáticas forem favoráveis.

Mas nenhum mistério será maior que o Varig 967.

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Re: [Internacional] Sumiço de avião da Malásia está entre mais raros desastres da aviação

Mensagem por alberto em Seg 10 Mar 2014, 11:59

Duley escreveu:Acredito que este mistério terá um fim, pois parece que um avião comercial avistou alguns destroços. Álias, pensei bastante nisso. A quantidade de avião comercial que passa por ali, acaba também fazendo uma varredura, claro, isso se as condições climáticas forem favoráveis.

Mas nenhum mistério será maior que o Varig 967.

É verdade Duley.

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Re: [Internacional] Sumiço de avião da Malásia está entre mais raros desastres da aviação

Mensagem por Leber em Seg 10 Mar 2014, 12:39

Duley escreveu:Mas nenhum mistério será maior que o Varig 967.

Disvirtuando um pouco do assunto, mas será que com a tecnologia disponível atualmente, não seria possível localizar este 707? Considerando é claro, que a aeronave realmente tenha caído em alto mar...

 scratch 


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Re: [Internacional] Sumiço de avião da Malásia está entre mais raros desastres da aviação

Mensagem por Joz em Seg 10 Mar 2014, 13:09

Leber escreveu:
Disvirtuando um pouco do assunto, mas será que com a tecnologia disponível atualmente, não seria possível localizar este 707? Considerando é claro, que a aeronave realmente tenha caído em alto mar...

 scratch 

Sem dúvidas. O problema é quem vai arcar com os custos.
Demorou 2 anos para decidirem quem tinha que pagar as indenizações do AirFrance. É claro que depois disso num instante deram um jeito mergulhar nas fossas abissais para recuperar a caixa preta para tentar recorrer da sentença.

E parece que vai acontecer isso novamente, já que pode ter caído numa região em que ninguém sabe ao certo qual o país de jurisdição.

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