Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Aviação brasileira é uma das mais seguras do mundo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] Aviação brasileira é uma das mais seguras do mundo

Mensagem por Amilckar em Seg 20 Jan 2014, 10:53

Aviação brasileira é uma das mais seguras do mundo
Fabiana Mascarenhas




Ilustrativo-Google


O avião é considerado um dos meios de transportes mais seguros do mundo e o índice de acidentes aeronáuticos do Brasil está abaixo da média mundial, de acordo com a Organização de Aviação Civil Internacional.

As chances de morrer em um acidente de avião são muito mais baixas do que as de ser vítima em um acidente de carro, por exemplo.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) ainda está concluindo os dados sobre o setor de aviação referente ao ano de 2013, mas tudo indica que houve uma redução de acidentes aéreos no Brasil no último ano.

Até julho do ano passado, foram 103 acidentes com aeronaves de matrícula nacional e 3 com matrícula estrangeira no País. Quarenta e duas pessoas morreram.

Em 2012 - ano em que houve um recorde de acidentes aéreos -, foram 178 acidentes envolvendo aeronaves com matrícula nacional e 6 com aeronaves de matrícula estrangeira. Número de mortos: 78.

De acordo com a assessoria de imprensa do Cenipa, o fator humano é o principal responsável em mais de 80% dos casos de acidentes aéreos.

Entre os elementos contribuintes estão o julgamento de pilotagem, supervisão gerencial, planejamento de voo, aspectos psicológicos, aplicação dos comandos, indisciplina de voo e pouca experiência do piloto.

Incidência

A maior parte dos acidentes não ocorre na aviação regular (que faz o transporte de passageiros por meio de linhas aéreas), mas na geral, como táxi aéreo, aviação agrícola e executiva ou pequenos aviões particulares.

O último acidente com aviação regular no Brasil aconteceu no dia 13 de julho de 2011, em Recife (PE), durante um voo da Noar Linhas Aéreas. O acidente provocou a morte de 16 pessoas.


Fonte: Portal A Tarde
Via: NOTIMP

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10849
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum