Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.

como inserir Sec FP no NGX?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

como inserir Sec FP no NGX?

Mensagem por jpkosta em Sab 11 Jan 2014, 11:00

gente...
procurei no manual e nao achei naquele calhamaço de páginas como se colocar um secondary flight plan no NGX, tipo se eu resolver alternar depois de uma arremetida...
alguem sabe informar?

Também uma curiosidade que me surgiu...
imagina uma app em CAT III
dae o cara la na curtissima final... quase tocando a pista... arremete!
Como ele procede? ja que o visual é ZERO? certamente ele nao ver ter referencias visuais nem referenciais para se localizar ou se situar quanto ao horizonte... ja que a percepção aeroespacial humana, comprovadamente se perderia se baseando apenas no horizonte artificial...
dae... como se deve proceder em uma arremetida em uma app CAT III?

Windows 7 64 Bits, ASUS P8B75M-LE, I5 3570k Ivy Bridge 3.4ghz a 3.8ghz, NVidia GTX560TI 1Gb, 8Gb DDR5 1600Mhz Hyper, HD Samsung Sata II 1Tb 7200rpm 32mb, HD 120GB SSD SATA III V+200, Samsung Syncmaster LED BX2031N 20"

jpkosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 27/08/2009
Reputação : -12
Simulador preferido : FS2004, FSX (at
Emprego/lazer : Administrador
Nacionalidade : Brasil

Re: como inserir Sec FP no NGX?

Mensagem por João Pedro em Sab 11 Jan 2014, 12:35

jpkosta escreveu:gente...
procurei no manual e nao achei naquele calhamaço de páginas como se colocar um secondary flight plan no NGX, tipo se eu resolver alternar depois de uma arremetida...
alguem sabe informar?

Também uma curiosidade que me surgiu...
Como ele procede? ja que o visual é ZERO? certamente ele nao ver ter referencias visuais nem referenciais para se localizar ou se situar quanto ao horizonte... ja que a percepção aeroespacial humana, comprovadamente se perderia se baseando apenas no horizonte artificial...

Olá JP,

Creio que não é possível colocar um plano em standby. Acho que o que é possível é organizar um plano na hora. Logo após uma arremetida, o perfil de arremetida é automaticamente seguido pela aeronave sendo responsável ao piloto apenas organizar a parte mecânica. Veja esse tópico para mais informações: http://www.voovirtual.com/t31721-duvidas-em-reaproximacao-em-fmc

No caso de uma arremetida CAT III, o procedimento é basicamente o mesmo. Segundo a Boeing o 737 pode arremeter em qualquer ocasião - até mesmo logo após o toque, antes que os reversos sejam abertos. A visibilidade não é um problema muito grande, visto que os F/Ds podem orientar o voo e levar a aeronave adequadamente durante o perfil de arremetida.

O automatismo ajudando a aviação (:
Caso eu tenha errado alguma coisa, peço desculpas, e caso necessite de qualquer coisa que possamos ajudar fique a vontade (:

João Pedro Duarte
PC SPECS: i7-4770 | 8GB HYPERX FURY 1600MHz 2X4GB | 1TB SATA 3Gb/s (7200 RPM) | EVGA GTX 770 SC | Kingston V300 60GB

João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Reputação : 190
Simulador preferido : Série FS
Emprego/lazer : Estudante

Re: como inserir Sec FP no NGX?

Mensagem por Paulo Stavis em Sab 11 Jan 2014, 17:20

jpkosta escreveu:Também uma curiosidade que me surgiu...

Jp quando voando IMC o seu guia é exatamente o horizonte. Se ele diz que tá fazendo curva e subindo por mais que o teu corpo diga que não, você é treinado a acreditar nele cegamente, eu diria.
Como o ILS cat III requer pouso com AP ligado, no caso da arremetida o piloto pressiona o botão "TO/GA" que a aeronave arremete sozinha, ele só monitora.

Digamos agora que o piloto está executando um ILS cat I porém chega nos mínimos e não avista nada, ele também não tem referência visual alguma (tanto que o voo é dito IFR), o que ele faz é cabrar o manche e pelo horizonte ajustar conforme a necessidade de cada aeronave.

O maior perigo do IFR realizado durante condições IMC é justamente a desorientação espacial. Por mais que o horizonte diga que você está descendo com curva a direita, por exemplo, o piloto sente que está subindo com curva a esquerda. Aqueles que são mal-treinados ou não tem habilitação IFR vão seguir o que o corpo diz, e para corrigir a "subida" aplicam mais manche e incrementam a descida que já estavam realizando.
Porisso que o pessoal que voa só VFR não pode entrar em nuvem, voar com pouca visibilidade, etc. E pra quem acha que é brincadeira, não "acontece comigo", por experiência própria, quando o tempo fecha e você não vê nada pra frente, pra desorientar é facinho facinho.

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 560
Simulador preferido : FSX

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: