Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Performance no P3D2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Performance no P3D2

Mensagem por Aragão em Sex 27 Dez 2013, 16:18



Pessoal, andei mexendo muito para melhorar a performance no P3D2, e consegui bons resultados. Segue abaixo o relato para ajudar quem está nessa de melhorar o simulador.

Para cada hadware a uma configuração ou outra pode representar uma melhor performance, o que fiz foi seguir as mesmas recomendações feitas para o FSX, pois não sabemos ainda quais variáveis o P3D2 realmente reconhece.  Após muitos testes consegui uma boa performance no P3D2. Meu framerate não baixa de 20 nem nos cenários mais pesados como o de Viena, que no FSX já tinha deixado de ser rota por conta da péssima performance.
No P3D2 meus frames, em média, estão entre 25 e 30 nesses cenários mais pesados.

Abaixo coloquei as alterações que fiz no arquivo Prepar3D.CFG simulador com alguns comentários. Testei também configurações no NVidea Inspector, depois coloco aqui.

Obs. algumas variáveis abaixo citadas, tem que ser adicionadas pois não vem por padrão no arquivo original.

Essa variável reserva memória de vídeo para a geometria/paisagem ao redor da aeronave. Após algumas tentativas colocando valores como 200000000, peguei uma dica em um forum que dizia que colocando Zero fica bem melhor. No vídeo do Froogle, que coloquei abaixo, ele também fala isso.
Código:
[Bufferpools]
PoolSize=0


Como no FSX deixei os frames ilimitados somente limitando com o NVidea Inspector. Usar a opção em monitores Wide também achei importante. No TEXTURE_BANDWIDTH_MULT usar 70 ou 80.
Código:
[Display]
TEXTURE_FILTERING=2
TEXTURE_BANDWIDTH_MULT=70
UPPER_FRAMERATE_LIMIT=0
WideViewAspect=True
RUNWAY_LIGHTS_APPROACH_SCALAR=1.2
RUNWAY_LIGHTS_STROBE_SCALAR=1.0
RUNWAY_LIGHTS_SURFACE_SCALAR=1.2
RUNWAY_LIGHTS_VASI_SCALAR=1.2


Essa eu também usava no FSX, serve para esconder pequenos objetos 3D a uma certa distância. O valor 1 é o padrão. Pode ser colocado 2 ou 4 mas não testei isso.
Código:
[SCENERY]
SmallPartRejectRadius=1


Alterar o FIBER_FRAME_TIME_FRACTION pode causar texturas borradas no cenário.  Muitos falam para usar 0.33 mas no meu caso ficou muito bom com 0.70
Li que esta variável determina a quantidade de tempo de CPU dada para carregar dados do cenários como uma fração do tempo gasto com renderização. Por exemplo, o valor padrão de 0.33 significa que, para cada 3 milissegundos gastos com renderização, osimulador  vai dar 1 milissegundo para carregar o cenário. Se necessário, você pode usar um valor maior para dedicar mais tempo para carregar (qualquer número entre 0,01 e 0,99).
Código:
[Main]
DisablePreload=1
FIBER_FRAME_TIME_FRACTION=0.70


Cuidado com a configuração das nuvens, elas pesam bastante no desempenho dos gráficos. Costumo colocar valores bem reduzidos.
Código:
[Weather]
OPTIMIZE_DENSE_CLOUDS=1
CLOUD_COVERAGE_DENSITY=5
CLOUD_DRAW_DISTANCE=4

Isso desrespeito ao uso dos núcleos do processador pelo simulador. Ja foi discutido em outras threads.
Código:
[JOBSCHEDULER]
AffinityMask=14


Aqui vai uma dica para quem tem problemas de crashs ao alterar do modo janela para o modo full-screen e vice versa, (Tive isso usando o Airbus Extended X). Até que se corrija o problema pode ser evitado desabilitando o VC MipMap.
Coloquei também a mesma variável (HIGHMEMFIX) usada no FSX.
Desabilitei os efeitos de Bloom e HDR pois uso o SweetFX pois ficou bem melhor.
Código:
[GRAPHICS]
ForceFullScreenVSync=1
ForceWindowedVSync=1
HIGHMEMFIX=1
MIPMAP_VC_PANELS=0
TEXTURE_MAX_LOAD=4096
LENSFLARE=0
HDR=0
BLOOM_LEVEL=0
LANDING_LIGHTS=1
SIMOBJECT_SHADOWS_CAST=1
EFFECTS_DISTANCE=0


As duas primeiras variáveis limitam o autogen para as árvores e prédios. Não sei se estão sendo considerados no P3D2 pois ainda continua mostrando muito autogen.
A variável LOD_RADIUS determina o tamanho da área de cobertura a ser atualizada em torno da aeronave (artigo abaixo). Coloquei em médio, pode testar:   4.5=LARGE            3.5=MEDIUM          2.5=SMALL
Reduzi também os detalhes da água, que como as nuvens, pesam bastante.
Código:
[TERRAIN]
TERRAIN_MAX_AUTOGEN_TREES_PER_CELL=500
TERRAIN_MAX_AUTOGEN_BUILDINGS_PER_CELL=600
SWAP_WAIT_TIMEOUT=2
LOD_RADIUS=3.500000
TESSELLATION_FACTOR=75
WATER_REFLECT_CLOUDS=0
WATER_DETAIL=1




Froogle VLOGS - FSX Performance Video:
http://www.youtube.com/watch?v=ovSnyxlus3s

Artigo sobre "LOD_RADIUS"
http://fsxtimes.wordpress.com/2011/08/03/fsx-cfg-lod_radius/
http://forum.avsim.net/topic/353569-lod-radius/

Artigo sobre "fiber-frame-fraction"
http://forum.flyawaysimulation.com/forum/topic/32511/fsx-tweak-of-week-fiber-frame-fraction/
http://www.simforums.com/forums/topic27540_post170479.html#170479

Alguns posts sobre performance no FSX que li:
http://www.simforums.com/forums/setting-up-fsx-and-how-to-tune-it_topic29041.html
http://airdailyx.blogspot.com.br/2013/01/optimization-of-fsx.html


Minha configuração:
Processador Intel Core i7-2600 3.4Ghz
Memória Corsair (8GB) 1333MHZ DDR3
MB ASUS p/ Intel P8H61
NVIDIA GTX 560 1GB

Aragão
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 97
Reputação : 10
Idade : 40
Simulador preferido : X-Plane 10
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Performance no P3D2

Mensagem por flavioSSA em Sex 27 Dez 2013, 16:30

Valeu Aragão. Muito legal as dicas  thumbsup +1

_________________
Flavio - P3D v4.1 / FSX SE - Win 10 Pro 64 - VV206
i74960X 4.5ghz - ASUS Rampage IV Black Ed. - Corsair H100i - 32gb  Ripjaws Z 2400mhz - EVGA GTX1080 SC - ASUS 27'' MG278Q 2k 144mhz - TrackIR 5
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSD 960Gb + 480Gb Hyper X 3K - Minhas imagens do FS
avatar
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8011
Reputação : 779
Idade : 42
Simulador preferido : P3Dv4.1, FSXSE
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Performance no P3D2

Mensagem por zecamera em Sex 27 Dez 2013, 17:07

Valeu mesmo Aragão... thumbsup 

zecamera
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 25/01/2010
Mensagens : 409
Reputação : 18
Idade : 49
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : Helicamera Fotos Aéreas
Nacionalidade : Brasil

http://www.helicamera.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Performance no P3D2

Mensagem por harmach em Sex 27 Dez 2013, 21:12

Pessoal, sugiro visitar este tópico para mais esclarecimentos, em especial com o "famigerado" OOM:

http://www.voovirtual.com/t30718-oom-out-of-memory?highlight=out+of+memory

Parabéns pelos esclarecimentos... também estou testando o P3Dv2, com o FTX Global + Vector e diversos cenários. Consegui um OOM, mas carregando as condições de "water" e "cloud", como vc bem disse, mas também, na Europa (Maastricht/Holanda - Bremgarten/Alemanha) num VFR com o céu 7/8 em toda a rota, era pra pedir pra ferrar, na decolagem o VAS sobrava somente 600k, imagina se não ia cair na rota....  assobiar 

Só para sentir o "drama", peguei o Metar agora:

2013/12/27 22:55
EHBK 272255Z AUTO 20017KT 170V230 9999 BKN015 OVC018 11/09 Q0995 REDZ

=================================

Pessoal, em especial, o reflexo das nuvens na água e o trees/buildinds matam, tal como no FSX  thumbsup 


Última edição por harmach em Dom 29 Dez 2013, 02:46, editado 1 vez(es) (Razão : adicionar informação)

_________________
Machado
IVAO VID 166553 VATSIM 880797

TAM Virtual (LATAMv Brasil) TAM3104 (CEO e Fundador) VPA VPA234 (Pilot) British Airways VA - BAW562 (Captain) American Virtual Airliners - AAL827 (CAT IV Senior Captain)

TAM Virtual (LATAMv Brasil) - tá chegando
avatar
harmach
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/01/2011
Mensagens : 1361
Reputação : 118
Idade : 42
Simulador preferido : P3D / FSX
Emprego/lazer : Professor
Nacionalidade : Brasil

http://www.tamvirtual.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum