Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Avião da Azul faz manobra de emergência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] Avião da Azul faz manobra de emergência

Mensagem por Daniel batista em Sex 20 Dez 2013, 19:49

Um avião da companhia aérea Azul realizou uma manobra de emergência na tarde de ontem para evitar uma colisão em pleno ar com outra aeronave que seguia pela mesma rota. Para evitar um desastre, o piloto desceu bruscamente com a aeronave, em um procedimento semelhante a um mergulho, para perder altitude.

O voo número 5114 da Azul partiu do aeroporto de Viracopos, em Campinas, às 16h14, com destino ao aeroporto Santos Dumont, no Rio.

Minutos depois de decolagem, quando o serviço de bordo ainda estava sendo iniciado, houve a manobra repentina. Segundos depois, o comandante pediu que todos afivelassem seus cintos de segurança, incluindo a tripulação.

A Folha apurou que o comandante pediu desculpas aos passageiros e informou, pelo sistema de som da aeronave, que o procedimento foi necessário para evitar uma colisão com outro avião. De acordo com o relato do piloto da Azul aos passageiros, o problema estaria relacionado ao controle de tráfego aéreo, que não teria repassado as informações necessárias para evitar aquela situação.

Procurada pela Folha, a direção da Azul Linhas Aéreas não forneceu detalhes sobre o caso. Em breve nota, comunicou que sua aeronave "teve que desviar seu percurso durante o trajeto por conta de outra aeronave, que seguia em rota próxima".

CONTROLADORES AFASTADOS

O Ministério da Aeronáutica informou à Folha que os operadores de tráfego aéreo responsáveis pelo suporte ao avião da Azul foram afastados de suas funções. O comando da Aeronáutica divulgou a seguinte nota: "Confirmamos a ocorrência de ontem (19/12) durante o voo 5114 da Azul, que cumpriu a rota Viracopos-Santos Dumont. Informamos que foi instaurada uma investigação para apurar os fatores contribuintes e que os profissionais foram afastados preventivamente até a conclusão da investigação, conforme previsto em normas."


Fonte: Uol

_________________


Daniel batista
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/03/2011
Mensagens : 1049
Reputação : 32
Idade : 24
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Piloto Real. Real Pilot
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Brasil] Avião da Azul faz manobra de emergência

Mensagem por Julio Giunti em Ter 24 Dez 2013, 07:44

Acabaram de implantar o PBN full na TMA SP e RJ. Controladores e pilotos estão em fase de adaptação ainda.

O problema é que se a aeronave não seguir o padrão da subida exatamente como ditam (gradiente de subida, restrições, abatimento de ruído e etc) cartas e não for capaz de fazer a navegação lateral, tem que informar ao controlador que tomara a medida necessária para que o voo da aeronave em questão seja realizado dentro do possível.

Não sei o que rolou. Mas nestes aos acho que punir controladores seria demais, caso se comprove que o problema foi com eles. Acho que treinamento e reforço de instrução seriam as melhores medidas a serem tomadas nestes caso, assim como tambem seria o mesmo para a tripulação da azul envolvida neste caso.


Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 39
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum