Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS) Gse_multipart13851

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS)

Ir em baixo

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS) Empty OOM como monitorar sua memória virtual (VAS)

Mensagem por harmach em Seg 09 Dez 2013, 02:55

Pessoal,

Há algum tempo, postei uma mensagem sobre o OOM (Out Of Memory) que, na verdade, é uma limitação dos aplicativos em 32 bits (sim, inclusive o novissimo P3Dv2!) que só podem aperar até 4GB de Memória Virtual (Não confundam com a RAM - Memória Física Instalada)

Estava usando Sysinternal Process Explorer para monitorar, mas ele, por si só, já consome bem.

Vi uma dica em um forum gringo, nos "remarks" e achei FENOMENAL Amor 

Que tal monitorar no próprio FSX, via FSUIPC?

Para monitorar o uso de VAS no próprio FSUIPC (tem que ser o "pago")

Instruções:

1-Abra a tela do FSUIPC no FSX/P3D. Vá na aba “logging” tab, na parte diretira tem a caixa “specific value checks”, insira na caixa "offset" o valor 024C (é ZERO não a letra "O").

2-Altere, ao lado o “type” do valor S8 para S32. (e só!)

3-Você pode utilizar de 2 modos, na caixa abaixo "Display to" clique em FS Title Bar (Ele substitui no modo janela o nome do Programa "Microsoft Flight Simulator X" pelo valor remanescente da VAS, com atualização constante). Se utilizar o modo Full, clique na caixa FS Window, abrira uma caixa e dimensione ao seu gosto.

Salve e saia. O Valor que aparece será a VAS remanescente (até que atinja o valor de 0 - 4GB ou mais, e ai... OOM.

Acho importante, pois não adianta ter a máquina da "NASA" pois isso ocorre com altas configs, já aconteceu comigo, em testes, no FSX/P3D e sim, P3Dv2.

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS) Tc51

Minha memória virtual (VAS) com o T7 no solo, por exemplo fica em 1.780.338 Kb/1,7GB em um cenário default.
No teste em EGLL (UK2000 - alvo de muita reclamação com Vancouver), com o T7, sem carreghar clima, cai para 857.056 kb 0.8GB. Acabei de testar o ASN (Active Sky Next... depois de uns testes falo deste "cabra") e carregou somente 10Mb (gostei!!)

EGLL com esse METAR via ASN (EGLL 090420Z 20006KT 0099 BR FG +GR NOSIG 06/06 Q1027 RMK EDITED WEATHER) 821,036 kb (não custa lembrar que é VAS restante!!!)

Espero que esta dica seja Útil, pois para mim, foi D+ happy 

Obs: Em vôos longos, tende a cair, pois o cache não é "limpo" zangado  Muitas vezes, lembro em especial em um ORBX (NZ), no fim de uma perna do Long Haul da IVAO.
OBS2: O FSUIPC tem um alarme interno (quem já teve OOM sabe!) que "avisa" quando a coisa ta feia! como a foto abaixo zangado mad  (Calma!! este eu fiz de propósito!)

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS) 0tft

TAM Virtual (LATAMv Brasil) TAM3104 (CEO e Fundador)

LATAM Virtual (LATAMv Brasil) - chegou
harmach
harmach
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/01/2011
Reputação : 123
Simulador preferido : P3D / XP11
Emprego/lazer : Professor
Nacionalidade : Brasil

http://www.tamvirtual.com.br

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS) Empty Re: OOM como monitorar sua memória virtual (VAS)

Mensagem por Paulo Stavis em Seg 09 Dez 2013, 13:46

Testei rapidamente aqui e realmente a dica funciona, bem fácil de fazer. Obrigado!
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 686
Simulador preferido : P3Dv4

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS) Empty Re: OOM como monitorar sua memória virtual (VAS)

Mensagem por Pessanha em Seg 09 Dez 2013, 22:50

Valeu Machado, excelente dica, estou tendo esse problema constantemente, domingão, depois de um Long Haul (CYYZ - SCEL) 11:40 de voo, na final OOM

Vale ressaltar que, uma vez utilizada a memória VAS, ela não zera caso feche os programas, ou seja, se você abriu o PFPX + Chrome + um monte de outras coisas, e depois fechou para abrir o FSX, não adiantará!! Reset e inicie o FSX!

Abraços!!

I7 3820 4.6Ghz-32Gb Ram 1866Mhz-ASUS GTX680 DirectCU II TOP Edition 2GB-ASUS Sabertooth X79-2X OCZ Vertex 4 256GB Raid 0-Cooler Corsair Hydro Series H100-Saitek Pro Flight Yoke-CH PRODUCTS Pro Pedals Discover Bundle-W7 64bits
Pessanha
Pessanha
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 17/04/2012
Reputação : 41
Simulador preferido : FSX

Mensagem por Duley em Seg 09 Dez 2013, 23:22

E se ao começar a perceber que minha memória tá indo embora, eu entrar nas configurações do FSX e diminuir os slides de trafego, mesh e etc? Adianta?
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Reputação : 242
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Bombardier

Mensagem por harmach em Ter 10 Dez 2013, 01:35

Duley escreveu:E se ao começar a perceber que minha memória tá indo embora, eu entrar nas configurações do FSX e diminuir os slides de trafego, mesh e etc? Adianta?

Não, Duley, como faço para resolver isso:
Uso o AUTOSAVE do FSUIPC, percebeu que chegou a "apitar" ao redor de 3.8~3.9GBs, fecha o FS e abra de novo. Assim, ele impa o cache (feche também outros programas, em especial o Browser e Weather engine.

Programas acessórios, como o RAAS, de cenários, etc carregam sua memória, verifique em dll.xml (FAÇA SEMPRE UM BKP de segurança  damn )
(na pasta Vista/Win 7: C:\Users\[USUARIO]\Appdata\Roaming\Microsoft\FSX e no XP: C:\Documents and Settings\Application Data\[USUARIO]\Microsoft\FSX)

[DICA PARA VÔOS LONGOS] Mantenha cenários que não irá utilizar desativados - há uma maneira simples de fazê-lo - SceneryConfigEditor - Esta ferramenta oferece a possibilidade de desativar rapidamente todos os cenários não-essenciais, Baixe aqui: http://sourceforge.net/projects/fs-sceditor/files/

Como é carregado todos os cenários do percurso, vôos de longo curso com configs de VFR certamente irão carregar o cache do VAS (e ele não limpa, não interessa o que você faz!) evite mudar muito, reduza algumas texturas, ajuste para DEP/ARR, dá um trabalho, e, por fim... feche e reabra seu FSX/P3D pirate 

Informações adicionais(sugiro visitar também este link:http://kostasfsworld.wordpress.com/fsx-software-and-hardware-guide/)

OOMs (erro de falta de memória virtual - VAS) e por que eles acontecem:

FSX é um aplicativo de 32 bits, portanto, tem a capacidade de usar até 4 GB de espaço virtual (VAS). Isto não tem nada a ver com o espaço livre no disco, memória RAM física instalada ou o tamanho da RAM. VAS (espaço de endereço virtual) é um mapa de memória em que FSX está funcionando. Se FSX tenta utilizar mais de 4 GB de VAS, ele irá falhar. VAS é mais impactado pela configuração LOD RADIUS (no FSX é padrão em 4.5 e os tweaks sugerem não ultrapassar 6.5, eu uso 5.5), adicionalmente através de aviões pesados ​​como PMDG NGX e ORBX cenários como PNW ou similar. UTX também coloca um uso pesado em VAS. (tradução do Kosta, adaptado, ache aqui)

A VAS pode ser facilmente monitorado por qualquer FSUIPC - veja a dica neste post ACIMA thumbs2  (um aviso quando VAS atinge cerca de 3.8GB, dando uma chance de salvar o vôo) ou visualmente através Process Explorer.

[Main]
FIBER_FRAME_TIME_FRACTION=0.15

FFTF determina a fração do tempo de CPU dada ao carregador de cenário em relação ao tempo gasto renderização. Basicamente, é uma relação entre o carregador de cenário e FPS mais rápido. Execute-o mais baixo, você tem mais FPS. Execute-o em 0(ZERO), você não dá tempo a CPU para carregar cenários. Quanto mais rápido for o processador, menor este número pode ser, porque menos fração do relógio da CPU é necessário para carregar com sucesso o cenário.

Segundo Kosta, deve ser utilizado com o BP = 0 (Bufferpools) para equilíbrio do sistema. Significa sobrecarregar o sistema e esperando que FFTF = 0,1 ou menor vai ajudá-lo a trazer o FPS e isso é um erro.

e sobre Bufferpools (Este tweak ignora o bufferpool interno FSX, e envia os dados diretamente da CPU para a GPU. Benefício: FPS superiores, Desvantagem: possíveis artefatos. Um bom equilíbrio com FPS travado internamente no FSX, na minha opinião, é a melhor relação!)

[BUFFERPOOLS]
Poolsize=0
Usepools=0

[DISPLAY]
TEXTURE_BANDWIDTH_MULT=40 (é o suficiente!)

[JOBSCHEDULER]
AffinityMask= (Ajustar para o melhor uso, conforme for seu processador! Dá uma olhada no link do Kosta para maiores informações  thumbsup )

Bem, não tem certo, só testando mesmo.... uma GRANDE dica, se está bom, não mexa MUITO. e sempra faça BACKUP, SEMPRE!

Espero tê-los ajudado.... dúvidas, se puder contribuir... estou a postos  cheers 

TAM Virtual (LATAMv Brasil) TAM3104 (CEO e Fundador)

LATAM Virtual (LATAMv Brasil) - chegou
harmach
harmach
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/01/2011
Reputação : 123
Simulador preferido : P3D / XP11
Emprego/lazer : Professor

http://www.tamvirtual.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: