Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Gse_multipart13851

Home Cockpit - baixo custo #1

+5
phdorocha
Edenio Rodrigues
cassiociuffa
Ecosta
juliomendes
9 participantes

Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por juliomendes Qua 27 Nov 2013, 17:18

O objetivo desse topico é apresentar para àqueles que estão iniciando na 'arte' (ou sonhando em faze-lo) de construir Home Cockpits mas deparam-se com uma serie de entraves, desde a complexidade, disponibilidade de espaço ate ao custo para o mesmo. Muito se encontra pela web de HC´s fantásticos em sua reprodução fiel ao real. Ao mesmo tempo que isso cresce ao olhos... transforma-se numa utopia inatingível para muitos. Pior ainda quando começam a consultar preços de equipamentos importados, e complexos, revendidos por empresas do gênero. Entre meio, de forma tímida, quase incógnita aparecem uma ou outra solução, e dessas, as vezes, apenas umas poucas apresentam o projeto em sua totalidade, deixando o inexperiente sonhador ainda na inexperiência e frustração. Posto isso, e vivenciado as agruras da busca por soluções atingíveis para um reles mortal, resolvi dar curso a algumas ideias e vir a este forum compartilha-las.
Quero, neste momento, novamente deixar publico o grande apoio e incentivo, não só nas palavras mas pela exposição de seu projeto. Falo do Manoel Carvalho. Se novamente o virus da engenharia e ''inventismo'' me incorporou novamente a ele devo isto. Corroboraram em muito depois o Joz e também o Ecosta, sendo este, de excepcional atenção e paciência em remeter-me respostas a tantas indagações, proprias de que descobre um novo horizonte. A voces três, meu muito obrigado desde já. O forum, desde minha incursão no mundo do FS ha pouco mais de 3 anos, corroborou para que chegasse ao primeiro estagio, que foi uma box Button, ou caixa de botoes, ao que, sobre as diretrizes originais do Pedro Teixeira, apliquei mais algumas coisas, estimulado pelo que acompanhava de forma passiva aqui no forum Voo Virtual.
Meu projeto de HC, seguirá a passos largos se pressa ou data estabelecida para findar o mesmo. Não será uma replica de nenhuma aeronave e so o tempo dirá quais equipamentos irão compo-lo. Mas...até la, pretendo continuar 'voando', e serão esses 'modulos' que muito bem atende a expectativa de quem pretende abandonar o teclado.
Como modulo, assim também apresentarei, por isso o titulo enumerado, possibilitando um melhor acesso, mais dinamico e sem extensa navegação sem fim por paginas. Para esse primeiro, trarei a emulação de chave On/Off. Talvez, isso pareça o inventar a roda, para muitos, mas, garanto senhores comandantes, brigadeiros e demais, aqui do forum, que ainda ha muitos que não sabem desse principio tão elementar quanto barato e de facil aplicabilidade.

# O projeto #

A aplicação basica é fazer com que a emissão continua do sinal do teclado possa ser enviado de forma interrupta com apenas um pulso com a ação liga e a ação desliga. Assim sendo, a possibilidade de instalar chaves on/off tornar-se-á possível.
Porém, para dar mais uma incrementada porque não instalar um led na mesma chave e então poder ter a indicação ligado e desligado? Algo que é logico, simples de imaginar, e ate simples de executar...mas... que eu não vi pela web ate o momento nenhum tutorial a respeito.

Antes de partir para toda a descrição, vou apresentar algumas imagens, enquanto aguardo a conversão do pequeno video para publicação aqui no forum.

A imagem abaixo mostra a placa do prototipo, onde pode ser visto 4 capacitores, inicialmente previstos, mas que na verdade, no desenrolar, somente 2 capacitores passaram a serem usados. Como essa placa ira receber modulos gemeos para a aplicação que se seguira, mantive os dois capacitores sobressalentes para a sua utilização.
baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 <a href=baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 7q6i  " />

A parte inferior da placa, que não é prototipada (e nem se faz necessario) não aparece agora tão limpa, dada a correções que foram sendo feitas e ajustes para o desempenho conforme o requerido. A posteriore, na conclusão da montagem dessa placa, apresentarei nova imagem para comparação, até mesmo nela mesma.
baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 <a href=baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 7qy9  " />

Como visto, a placa é um modelo simples, dita Ilha, e que as ligações são feitas por meio de 'pontes', e que como o circuito é simples, não agride o olhar.

Espero sinceramente que o projeto possa incentivar a novos construtores, hoje hibernando devido a soluções menos acessiveis (sem contar o quanto torna-se mais ainda dificil para áqueles que estão fora do eixo de grandes capitais).

Abaixo, uma imagem previa. Um MCP 'generico' com funções baseada na disposição do 737. A ele ira se somar um projeto do Jim que usa o, também dele, interface Link2fs. Sendo que no projeto do Jim é previsto para funções de radio, para o meu pretendo processar dados do MCP (inicialmente. Tudo ainda esta no âmbito do projeto, sendo que boa parte do material eletronico ja foi adquirido).

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 <a href=baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Aya9  " />

Para não sobrecarregar tanto o forum, a parte mais esmiuçada do projeto pretendo fazer por meio de um blog, a exemplo também do Manoel Carvalho. No entanto aqui no forum a ideia é deixar o projeto da folha em branco a sua aplicação para assim ser um topico util e não apenas de compartilhamento de 'minhas habilidades'. Espero que seja do agrado dos moderadores. Espero não haver infringido nenhuma regra (o que me pontuaria negativamente...), e mais ainda, espero atender a você que como eu a tempos procura por algo que esteja ao seu alcance de executar.

Segue o video da chave funcionando :

Lembrando, não é apenas uma chave para acender e apagar um led, isso é apenas um 'plus'.
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por Ecosta Qua 27 Nov 2013, 19:52

Oi Julio
antes de tudo, muito grato pelas palavras de agradecimento, pois se o assunto está ao meu alcance e o interessado mantém um feedback, sempre procuro ajudar para se atingir uma solução final.
Bem, o projeto se baseia em transformar um switch do tipo toggle em momentâneo acrescido acendimento do LED. Só acrescentando a sua apresentação, o circuito funciona da seguinte forma: Quando o switch energiza a parte que vai gerar um pulso, o capacitor eletrolítico funciona como uma pilha, ou seja, ele se carrega e estanca a corrente elétrica, o relê funciona como um segundo switch (acionamento elétrico). Quando se interrompe a corrente, o capacitor se descarrega e gera outro pulso transmitido para o relê, que por sua vez, gera um pulso para a placa controladora do joy.
Parabéns pela iniciativa em compartilhar simples e útil para a construção de cockpits.
[]'s
Edson

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por juliomendes Qua 27 Nov 2013, 21:54

Ecosta,
tinha elaborado dois circuitos que se alternavam, e quando um ligava o outro zerava carga. Isto porque me base-ei no outro que fiz para o atuador do Flap. Porem, na pratica não deu muito certo...e ao inves de quebrar a cabeça acrescentando diodo e tal... enquanto testava o circuito diretamente arrisquei usar um circuito só.
Ecosta escreveu:Quando se interrompe a corrente, o capacitor se descarrega e gera outro pulso transmitido para o relê
.
Na verdade, o capacitor tem sim a propriedade de empilhamento.
Didaticamente (para quem não esta familiarizado com cargas e tal...), imagine uma caixa d´agua de descarga sanitária. Enquanto esta vazia, a água adentra pelo cano enchendo o reservatório. Então, quando a agua esta proxima do limite uma boia que sobe com o nivel estanca o enchimento e ela fica ali. Cheinha ate ser esvaziada. Quando damos a descarga...toda a agua se esvazia 'momentaneamente', e o ciclo retorna.

No caso do capacitor, estando descarregado, ele permite a passagem de energia (de acordo com a sua capacidade). Conforme a energia vai fluindo as cargas + e - la dentro vão se estabilizando até o momento que ele 'fica cheio' (na verdade ha um alinhamento das cargas internas). Mesmo que a corrente continue ligada a ele...nenhuma energia passa, como uma porteira fechada. Porém ele esta completamente carregado. ATENÇÃO: Capacitores de altos valores oferecem grande risco, podendo levar até a morte, como no caso de fontes de alta voltagem, Capacitores de partida de motores eletricos (compressores, geladeiras, Vap´s), maquina fotografica (são capacitores que se carregam para o disparto do flash).

Continuando....

A descarga so ocorrera quando o capacitor for ligado ao circuito de descarga, ou entrar em curto (como fazem tecnicos em eletronica e aparelhos eletricos antes de colocar as mãos nos mesmos). Assim, um capacitor carregado é uma pequena pilha para um unico disparo (tipo, acenderia um flash, led, lampada em um infimo instante) e que no caso do rele serve para dar-lhe um pulso (o rele arma e desarma, visto que energizado fecha contato, sem energia, desarma). Se o capacitor estiver ligado a fonte de energia e um resistor for ligado em paralelo ele manterá a energia fluindo, isto é...uma lampada por exemplo permanecerá acesa, um rele armado, etc.

Qual o 'truque' desse circuito. Usei uma chave de 6 polos e a colocação dos fios de entrada/saida trabalham de forma diferenciada à proposta da chave.

Uma chave de 6 polos on/off, trabalha com duas colunas de tres pinos. Assim uma coluna liga um circuito e a outra coluna liga outro, digamos que poderia trabalhar com uma corrente de 5V num circuito e de 3V no outro por exemplo. Como se fossem dois botoes sendo ligados ao mesmo tempo. Porem, no meu circuito a montagem é feita de outra forma.

Para poder descarregar o capacitor de forma momentânea o que faço é simplesmente inverter a polaridade com a chave. Assim o pino central é o comum. Quando a chave esta on, faço com que o circuito seja alimentado num fluxo de corrente, digamos, direito. Quando 'desligo' a chave, inverto o circuito e ele passa a ser alimentado pela corrente com fluxo invertido.
DETALHE: O capacitor so trabalha em um sentido de alimentação, ele é polarizado (com uma marca bem nitida).
Quando a polaridade é invertida...o capacitor descarrega e energiza o rele de subito, deixando novamente de conduzir energia. Quando é polarizado ele energiza-se e a corrente flui ate ser estancada.

Pergunta:
Mas se ao ser energizado a corrente flui, então como que o computador recebe o comando de apenas um pulso, um toque como se fosse um aperto da tecla no teclado?

Resposta:
De acordo com a capacidade do capacitor esse tempo é fixado em milesimos de segundo não conduzindo mais do que um pulso para a CPU.

No caso desse circuito, trabalhando com uma fonte de 5V e 800mA (uma velha fonte de celular), uso 2 capacitores de 47mF x 16v.

Estou desenhando o esquema de forma apresentavel para trazer a todos aqui do forum. Em verdade, optei por aguardar e ver se o topico teria antes de tudo visualização e procura, ao que ate contatei alguns que em MP e por email me consultaram.

Ecosta escreveu:Parabéns pela iniciativa em compartilhar simples e útil para a construção de cockpits.
Fico muito agradecido e espero que a contribuição gere frutos. E minha palavras em agradecimento a você são a mais pura expressão da verdade. Muito obrigado Ecosta, e sigo nos trabalhos no Arduino também. Como sabe, ja é uma praia que demanda mais tempo e dedicação. Talvez demore um pouquinho para trazer frutos do trabalho nele...mas espero chegar lá.

À aqueles que estão chegando...se maravilhando...sonhando...e querendo começar a entender então, nem querem chegar perto da eletronica, deixo aqui meu voto de incentivo e sigam em frente. Comecem do básico. Tomem gosto. Os degraus a serem galgados não são muitos e  recompensa muito. Grandes projetos, de resultados muito distantes tendem por vezes a levar ao desanimo para aqueles que anseiam por demais pelos resultados praticos.

------------------

Cassio, se chegou ate aqui, deixe noticias, ok? to preparando mais material para acrescentar ao topico e assim poder dar curso com a proposta. Poderia apenas exibir o esquema e o 'produto final', mas...a ideia é passar a teoria para que possa ser reaplicada como melhor convier a cada um.

Assim, convido-o a ir acompanhando o topico...
abraços.
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por cassiociuffa Seg 02 Dez 2013, 08:29

Ola a todos...

Julio... Que maravilha cara.... Parabéns pela iniciativa...

To ligadaço no topico...

Abraços..

cassiociuffa
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 05/11/2013
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 38
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 02 Dez 2013, 22:53

Olá Julio, parabéns amigo pela iniciativa aplauso 

A eletrônica básica sempre se renova, ainda despertando paixão. Yesyes 

Na década de 60, usávamos muito a técnica de carga e descarga de capacitores para inúmeras funções.
Entre elas, como uma espécie de memoria, nas lendárias "Maquinas de contabilidade RUF". Very Happy 

Jamais poderíamos imaginar seu uso num cockpit caseiro scratch 

Aceite um pontinho e vamos em frente thumbsup ,  abraços

_________________
baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por phdorocha Ter 03 Dez 2013, 16:33

Amigo Inventor, com a placa Stargate NG não seria possível usar botões alavanca Om/Off?
phdorocha
phdorocha
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 05/05/2013
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 43
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Programador
Nacionalidade : Brasil

http://www.sidsolucoes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 04 Dez 2013, 00:22

phdorocha escreveu:Amigo Inventor, com a placa Stargate NG não seria possível usar botões alavanca Om/Off?
Bem, acontece o seguinte: O FS funciona por pulsos. Cada pulso uma mudança.
Entretanto é possível usar botões alavanca, desde que se use o FSUIPC.  Achamos a solução mais elegante . wink ,  abraços

_________________
baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por phdorocha Qua 04 Dez 2013, 02:00

Eu tinha até pensado em usar botões com 3 terminais para repetir o processo.

Vou tentar as duas formas e posto o resultado.
phdorocha
phdorocha
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 05/05/2013
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 43
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Programador
Nacionalidade : Brasil

http://www.sidsolucoes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por juliomendes Qui 05 Dez 2013, 17:44

Ola a todos, desculpe os dias em 'off' mas como sabem...as coisas na oficina não caminhão no mesmo ritmo do teclado. Horas, dias sobre um trabalho pode se resumir em uma unica mensagem. Depois de minha ultima atualização, segui na oficina e alguns problemas acabaram por 'derrubar' mais alguns fios de cabelo da ja minha desmatada cabeça. rs...
Mas antes...

Inventor escreveu:Olá Julio, parabéns amigo pela iniciativa
Que grande privilegio receber seus parabéns, eu que sempre acompanhei seus posts...e comentarios aqui e acolá...sonhando em sair do teclado. Devo a este forum ter dado os primeiros passos...e o Sr. sempre muito participativo, claro que se tornou a pessoa em maior evidencia para isso.
Ainda que ja neste segundo momento deva, ate mesmo minha participação agora ativa no forum, ao Manoel Carvalho seguido posteriormente pelo Joz e pelo Ecosta. Todos os três muito solicitos e solidarios em inumeras questões.

E para não repetir todo o seu comentario...hehehe..é verdade...quem diria!!! Venho do tempo em que um radio controle de 1 canal era uma proeza...e do surgimento do Transistor...como uma verdadeira revolução na eletronica.

phdorocha escreveu:Amigo Inventor, com a placa Stargate NG não seria possível usar botões alavanca Om/Off?
Caro 'ph', Não tenho duvidas que o Sr. Edenio, (Inventor) tenha o esquema de interligação da placa de leds com a de botões ou algo similar (digo isso por haver verificado o esquema da placas, em que uma se apresenta para a configuração de led. Isso durante minha avaliação de custo inicial para meus projetos).

Porém, meu Tópico é uma outra Questão:

A proposta desse meu projeto (a que pretendo seguir uma sequencia evolutiva) não é substituir ou fazer melhor ou algo assim quanto as Stargate, mas, dar embasamento e visão para quem quiser uma outra proposta, seja por questões de hobby, seja por afinidade, seja pelo que foi enunciado nesse topico:

Baixo Custo.

Inventor escreveu: Achamos a solução mais elegante
A aplicabilidade do simples sistema que irá se concluir nesse topico permitirá uma formato bem interessante podendo ser customizado na forma que melhor convier a cada um, dada as habilidades. Sr. Edenio, não pense que tenha tomado o comentario como depreciativo, entendi o que disse sobre elegante, mas creio sim que o formato final do que estou produzindo não ficará inferior.

Volta a repetir que apresento uma proposta aqui em um formato alternativo e que não se prestará para uma reprodução fiel de um cockpit real. Porem, ....vejam bem... tal sistema poderá ser aplicado em algum conjunto de chave qualquer que se queira, de alguma sub-função, sem a necessidade de CI, Transistor, etc.

O formato de chave on/off que estou utilizando deve-se ao unico fato de que não encontrei chave push-botton on/off (i.é., as que pressionadas permanecem ligadas, pressionadas novamente se desligam) com ''6 polos'', Essencial para o projeto. Melhor ainda se fosse no formato descrito e ainda tivessem led! seria perfeito. mas....

Construir a chave foi avaliado...mas...antes de me divagar demais...lembrei da primicia de minha proposta.

phdorocha, se para ter as duas funçoes (ligar/desl uma função, e acender/apagar led) precisará de duas placas distintas da SG, usar em unico interruptor, se puder utilizar a mesma chave que uso é facil. A chave é composta de 6 polos. Eu estou trabalhando em um formato de ligação diferente a proposta da chave, mas para o seu caso seriam dois circuitos de ligação em paralelo na chave. Ao ligar, ligará os  dois circuitos simultaneamente, sem mistérios.

Chave com 6 polos na primeira ligação que efetuei, que acabei alterando para simplificar ainda mais.

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 C%25C3%25B3pia+de+MCP+_+Scania+013

As chaves com nova ligação:
baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 C%25C3%25B3pia+de+MCP+_+Scania+011

Inicio da soldagem dos componentes. parte inferior de uma placa padrão. Conhecida como placa ilha, ja que nenhum de seus contatos são interligados.

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 SJkcJKUhKzgmthEMgQteBqx1SwDAazkZipIX0KDdHcA=w448-h336-no

Esse foi o primeiro circuito montado... O uso de uma 'ponte' padrão, de aaaanos atras, ainda dentro de minha caixa de componentes, foi exatamente por isso: Disponibilidade. Montei em um final de semana e não havia comprado um outro tipo mais usual e mais funcional desse tipo de componente, como verão mais para frente. Para testar o circuito, fiz uso da mesma.
baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 C%25C3%25B3pia+de+MCP+_+Scania+006

Nem tudo são flores. Aqui uma imagem da nova placa em nova disposição de montagem. Irão reparar nessa imagem e na outra com mais proximidade, que raspei as entre-ilhas. Isso porque durante o teste da primeira placa que montei, verifiquei que mesmo sendo 'ilha' houve vazamento de contatos, contaminando as interligações. Tanto que, sendo uma plaquinha de baixo custo, ao inves de ficar 'correndo' atras de descobrir onde estava fugindo contato para outras conexões, decidi remontar e então com outra disposição, até porque, precisei acrescentar novos componentes e reconfigurei todo o esquema de ligação. Não irei aqui descrever os dois sistemas e sim apenas o sistema final utilizado, até porque, ficou muito mais simples e com menor congestionamento de fios, ainda que tenha aumentado componentes, que são porem de valores infimos (50 centavos a unidade no varejo).
baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 C%25C3%25B3pia+de+MCP+_+Scania+016

vejam:  (o orificio alargado deve-se ao formato fora de padrão das pernas do relê. Ha outras alternativas, como conectar o fio dessa perna pela parte superior da plaquinha, para isso entortando a perninha ou então, construindo soquetes. Essa ultima ideia vou aplicar na segunda placa que terei que montar para dar conta dos interruptores montados. Se ficar legal, apresento para voces aqui, se não, farei tal qual esta apresentada.

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 C%25C3%25B3pia+de+MCP+_+Scania+014

Aqui a parte superior da nova placa montada. Reparem com relação a primeira que acrescentei mais um rele nesta placa e mais capacitores por relês. No projeto inicial com inversão de circuito, usei 2 capacitores. Neste, em que os capacitores serão o disparador alternado do pulso, passei a utilizar 4 unidades (da que eu vinha fazendo uso. Caso aqueles que tenham outras medidas de capacitores ou conhecimento mais aprofundado no calculo dos mesmos e queirão utilizar apenas um...não haverã problemas. Como eu ja possuo duzias dessas pecinhas...e seu custo é infimo... resolvi não ficar me desgastando em pesquisa e calculos para obter o mesmo resultado).

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 C%25C3%25B3pia+de+MCP+_+Scania+017

Nas proximas duas imagens as interligações na plaquinha.

""Atenção"", esta não é uma placa projetada, isto é, aquelas em que desenhamos as trilhas e depois corroemos. Por isso, a interligação dos componentes, seguindo o esquema, deve ser feita por intermedio de fios/cabinhos. Porém, nada traumatico como verão mais para frente.

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 C%25C3%25B3pia+de+MCP+_+Scania+018

Uma DICA: Aprendi que facilita muuuuito o uso de cores diferenciadas para a ligação e seguir um padrão para a mesma, como já o é comum VERMELHO-para Positivo e PRETO-para Negativo.
Aqui, usei a cor vermelha e preta a direita para ligações com a placa de interface (teclado) e as cores a esquerda (amarela, branca, e preta ligada ao verde) para as ligações nas chaves, em que amarelo é positivo e a branca negativo. Verdes são os fios do comum da chave.

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 C%25C3%25B3pia+de+MCP+_+Scania+019

Mais uma vez, durante o processo de teste... outro problema. Algumas chaves não funcionavam. Inicialmente pensei tratar-se de alguma pane nas chaves, em que poderia ter me decuidado com o ferro de solda e ter estragado a parte interna, de plastico, das mesmas. Porem, ja avançando na madrugada...veio um estalo!!! peguei outro relê na minha caixa de componentes e refiz a ligação neste rele dos fios da chave que não funcionava, desconectando-os da placa. Funcionaram. Com isso, eliminei a possibilidade de pane na chave, e ainda restava a hipótese de pane na placa novamente, ainda que tenha 'rasgada' as intertrilhas. Então retirei o Relê que estava na placa e repeti o processo anterior, soldando os cabos diretamente nele. Resultado: o Relê estava com problemas. Pode ser que ao retira-lo da primeira placa que tive problemas eu o tenha danificado por excesso de temperatura e ou ao saca-lo da placa rompendo algo internamente. De qualquer forma, estava em curto.
Feito isso, procedi ao teste e troca de todos os reles das chaves que estavam dando falha.

E agora finalmente toda a placa estava funcionando. Abaixo, imagem da placa provisoriamente acondicionada em um cantinho. Observem o tipo de conector que estou usando para fazer ligações dos comuns e/ou extensões de fios entre compartimentos por qual motivo for.
baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 C%25C3%25B3pia+de+MCP+_+Scania+020

Na imagem abaixo uma foto do sistema ate agora montado totalmente ligado e funcional.
Optei pelo uso de leds amarelos. Deixarei o led branco para um backlight em que farei uso de vinil colante. Inicalmente não irei plotar. Caso o resultado fique legal mesmo, então desenharei e encaminharei a uma empresa de recorte no Centro de SP. O custo é de 30 reais o metro (medida minima) fornecendo o vinil.
baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 C%25C3%25B3pia+de+MCP+_+Scania+021
A parte transparente ainda está com um filme plastico de proteção, por isso o aspecto um pouco esquisito. Todo a parte de marcenaria foi construida com retalhos.

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 MCP+_+Scania+022

No centro, esta uma marca LCD e talvez perguntem--se o que é isso! O proximo passo desse 'mcp' pra la de generico, será a inclusão de um sistema eletronico baseado na placa arduíno, que pode ser comprada pela web a coisa de 60 reais (lojas nacionais cobram alto valor pela importação e pelo luxo que é essa placa, muito utilizada em varios seguimentos de robotica e automação. Para quem não sabe da possibilidade dessa placa, ha um video na web em que uma pessoa construiu um MCDU ou FMC completamente funcional com o Arduíno.

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 NcY1V45c1g10HvHwtMZIUc6Ue6APE0iESEW1wTDe2LM=w702-h527-no

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 MCP+_+Scania+012

Eu ainda irei desbravar esse novo horizonte, mas ha aqui o Joz e o Ecosta otimos orientadores para quem também quiser ser o indiana jones da eletronica. Se tiver duvidas ou temer pela dificultdade...procure videos pelo youtube..e ficara espantado em ver que o 'bichão' não é um dragão de 7 cabeças não. Mas...esse tema espero poder ter sucesso e trazer também a voces num futuro não distante. Por hora, fiquemos por aqui, com este primeiro projeto.

Bem, 'that´s all follks' pessoal....rs.

Por enquanto é só. Aos moderadores, espero não ter extrapolado o numero de imagens por mensagem. Seria pessima a hora para receber uma advertencia.
Para os que ja estão se aguçando e quiserem seguir caminho, estou para esclarecer.
Ainda não fiz bonitinho um esqueminha e a atual lista de componentes, mas prometo fazer ja para a proxima mensagem. De certa forma, foi até melhor não ter informado antes, pois como viram o projeto foi alterado.
Fico agradecido a todos que passam, a todos que comentaram, e a todos que contribuem tambem para o meu perfil, com pontinho e obrigado. Afinal, não por ego, mas pela propria normativa do Forum, receber é sempre muito bem vindo, hehehe.

Mais uma vez, obrigado ao Sr. Edenio, o Inventor, pelo seu pontinho e mais ainda pelos parabens. Bacana estar fazendo parte dessa turma do martelo e ferro de solda...hehehehe....alem de dedos meio cozidos. rs...
abraços

ps: ah, também vou trazer imagens de alguns materiais diversos que podem ser util na montagem.
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por Edenio Rodrigues Qui 05 Dez 2013, 19:01

Grande Julio, obrigado amigo pelas considerações thumbsup 
Já estávamos sentindo sua ausência, ainda bem que voltou e com todo "gás" Very Happy ,  abraços

_________________
baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por juliomendes Qui 05 Dez 2013, 20:38

Olá,

Inventor escreveu:Grande Julio, obrigado amigo pelas considerações thumbsup
Já estávamos sentindo sua ausência, ainda bem que voltou e com todo "gás" Very Happy , abraços
Oh Sr.Edênio, estive ausente uns dias mas...creia, estava ja com todo o gas!!! hehehe....e cabeça fritando por causa de peça que estragada me fez quebrar a cabeça. Estava 'enferrujado'. Agora, a lição serviu. Se da pane, antes de tudo testar outra peça ou testar peça noutro circuito. rs...

Assuntinhos da vida cotidiana também impossibilitaram-me de passar com mais frequencia...mas dei minhas escapadinhas para meter o bedelho aqui e ali. rs...

E é sempre bom sentir o carinho amigo. valeu.
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por juliomendes Ter 17 Dez 2013, 20:56

Ola Comandantes,

Como prometido, trago os primeiros esquemas desse trabalho e mais algumas fotos do processo de acabamento. Os esquemas estão ao final da materia.
Como dito, para não saturar o forum, vou publicar as principais fotos, e criei um blog, a exemplo do Manuel Carvalho, para poder depositar por lá todas as informações em fotos esmiuçadas, que por aqui possam parecer uma repetição, mas para quem for seguir os passos, uma imagem pode fazer diferença.

Lembrando que a proposta é o baixo custo. Busquei varias alternativas a minha mão para dar prosseguimento ao conceito. Aquele que quiser aproveitar as ideias, devera proceder a seu modo e a seu alcance. Por exemplo, o olho de gato vermelho utilizado para o anunciador do piloto automatico master veio de um pedaço de triangulo de sinalização de auto, encontrado na rua. Esse primeiro modulo é apenas a primeira etapa de um projeto, e seguirei para complementa-lo o que trarei em topico futuro. É sabido por aqueles que me orientaram que será com o projeto do Jim, e a placa Arduino.

Ao contrario do que é muito comum pensarem, um botom box pode ser util e ter com um pouquinho de dedicação, visual interessante e que propicie uma anologia a HC mais complexos.

A exceção de componentes eletrico/eletronicos, no mais tudo proveio de reaproveitamento e sucata.

Na primeira imagem, aparece a tampa frontal do painel, o painel propriamente dito.
Feito em plastico rigido transparente, recebeu camada de vinil cinza (não encontrei mais escuro...foi esse mesmo).

Não sei se neste forum ou por onde, vi alguem que fez recorte em vinil, e aplicou, dando depois uma camada de alguma tinta para deixar apenas translucido a parte vazada, mas não completamente transparente, para que a luz fique difusa.


baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 MCP+_+Scania+046


Posicionado contra a luz da para perceber a parte que é vazada. Coloquei uma mascara no verso para impedir a passagem de luz pelo vinil que não é completamente vedante da iluminação.
Todo o recorte, inclusive das letras foi feito a mão, com estilete tipo bisturi. Para as letras, imprimi em papel, posicionei com fita adesiva sobre o vinil e recortei. Operação que exige paciencia e primor, mas que é possivel sem muita dificuldade. Se ficar chato...pare e continue em outro momento.

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 TFE3FHoUdabE_NBl1gTaGtKAos3m5fySxzwKwV2zIF0=w448-h336-no

Aqui com as luzes das respectivas chaves acesas. Por traz, o backlight de cada interruptor. Aqui, ainda com poucos leds brancos, por isso, falhado.
baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 MCP+_+Scania+058

O acendimento do backlight é independente da luz da chave.
Nas fotos a seguir todos das luzes acesas.
Para a chave GPS/NAV to pensando em usar um led verde em NAV que permanecerá apagado quando em GPS. Ao selecionar GPS o NAV acende junto porem Verde. Nâo dá para ligar ora um led ora outro devido a forma de ligação da chave por ocasião do uso de Relê.

Para a chave do Piloto Automatico Master, improvisei uma alavanca que ainda receberá acabamento. Alias, falta pintar de preto fosco a parte superior, isolar fendas da cobertura e outros detalhisinhos pequenos.

Como uso o micro para trabalhos também, meu 'mcp' teve que ganhar uma 'graça'. Tem uma dobradiça que ergo-o e deixo-0 na vertical, como a uma ponte, liberando a bancada para o teclado. Enquanto o micro divide tarefas...seguira assim.

Abaixo o esquema de ligação das chaves. Tal uso é para aplicação no circuito que irei apresentar ou algum que se adapte.
baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 MCP+_+Scania+059

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 MCP+_+Scania+060

Na imagem abaixo, uma ligação tradicional na chave de 6 polos em que temos dois circuitos paralelos que podem ativar duplamente no mesmo movimento ou ainda trabalhar invertido. Para a minha ligação esta chave trabalha em outro formato.

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Circuito+painel+flysimulator+1


Agora o formato de ligação para meu circuito.

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Circuito+painel+flysimulator+4

Vermelho e Azul vem da fonte. Verdes vão para o circuito.

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Circuito+painel+flysimulator+2

O fio vermelho nos dois polos inferiores fazem a ponte 'de curto' entre os polos centrais. Isso se dá porque será o momento que o relê será acionado pela carga do capacitor.

Na ligação dos leds...percebam que estão alternados. Isto porque o led so se acenderá com a chave em uma posição apenas.
A ligação abaixo é concomitante com a ligação acima, isto é...o fio vermelho vem do positivo da fonte e o azul do negativo. em uma posição o led não recebe força...na outra sim. Coloquei separado para facilitar o entendimento

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Circuito+painel+flysimulator+3
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por PTCAN Qui 19 Dez 2013, 17:16

Posta ai fotos do cokpit completo comando, estou querendo montar um com o mcp mas não faço a menor ideia de como começar.
Acha q da pra montar um com efis para bimotores?
PTCAN
PTCAN
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 20/03/2011
Mensagens : 191
Reputação : 5
Idade : 46
Simulador preferido : XPLANE11
Emprego/lazer : Diretor de assuntos aleatorios
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por juliomendes Qua 08 Jan 2014, 00:31

ola comandantes,

PICAN escreveu:Posta ai fotos do cokpit completo comando, estou querendo montar um com o mcp mas não faço a menor ideia de como começar.

Pican...meu HC é algo generico e em transito...rs..isto porque ainda não tenho como montar uma estação fixa, dado que uso o fly no meu quarto. O primeiro passo foi sair do teclado, ainda que tenha ja feito alguns voos nele...e ate pousado...sem muitos problemas, com jatos. Mas...a questão não é jogar, e sim simular, correto?
Bem...começei com um manche, Genius...e que deve ser o proximo a receber modificações,...transforma-lo em um yoke e ja quem sabe também fazer os pedais.
Bem...ao mesmo tempo que adquiri o manche parti para um aprimoramento do projeto do botton box do pedro teixeira. Não gosto muito desse nome comum aplicado a isso...mas...deixa estar.

Seguindo o principio do Manoel Carvalho, fui na linha do pouco investimento e ver o que dava...sentir mesmo a coisa...a ficar torrando grana...e/ou não dar o resultado esperado, ter falhas ou não ficar a contento.

Usei como suporte, um velho banquinho. Caixas de madeira que dispunha articulei num formato que me possibilitasse fazer a distribuição dos botões e chaves. De cara o projeto incluiu um Trottle de manete unica (que em pouco tempo recebeu o primeiro companheiro, um atuador graduado para o flap). Esse conjunto rendeu bastante...e apenas o manche não esta tão satisfatório. Não esta fixado...tive que reduzir o cabo, que não é o com malha e portanto longo recebe interferencia...ruidos, que desestabilizam. Do jeito que esta...esta funcionando ok.

No entanto...fazer uso do mouse..e muitas teclas ainda incomodavam...e decidi partir para o mcp. Muitas avaliações..e tal...achei que ainda não era o momento de pegar plug;and.play. Em partes também pelo meu momento pessoal...e ai vai de cada um.

Fuça daqui..dali...e vi que poderia montar com displays de 8 seguimentos...e também com lcd...mais simples e barato. Uma telinha é algo como 20 reais...e a placa controladora comprei com estudantes de engenharia eletronica...por 60 reais...coisa que em lojas especializadas e sites de robotica no brasil vendem entre 115 a 160 reais.

A primeira parte do console, com dezenas de botões fiz com um circuito de teclado...perfeito. Não há o que falar...e se eu fizesse uma estrutura especifica...ficaria perfeito...

A parte que cabe a esse topico, eu acrescentei mais algumas chaves, pois tendo o meu projeto todo o mapeamento foi so acrescentar novas ligações. O porem maior foi para a confecção dos circuitos para transformar a forma de envio de sinal, que usei reles. Poderia usar transistores...ficaria melhor ainda...mas, preferi assim, ainda que com um funcionamento inferior ao transistores, pela maior rapidez na confecção e no tempo que dispunha.

A peça que montei ainda é articulada, pois, quando não em funcionamento eu apenas ergo-a como uma cancela...e permanece na vertical. Quando vou usar, posiciono na horizontal. Tem um backlight, que passado o teste..vou aprimorar mais...com mais leds...e assim que der, fazer uma placa em acrilico com marcações a laser. As ligações estão dentro do compartimento mas pretendo colocar na parte posterior e deixar a parte interna apenas para o sistema futuro, com display e placa controladora. As funções sera monitorar os dados de navegação IFR, como curso, velocidade etc.... O projeto basico desse sistema é para monitorar o radio...que também é bacana...mas..optei por isso.

Todas as chaves desse mcp são toggle, isto é...liga e desliga com led. E como disse, o material é bem basico e rotineiro, como capacitores e reles. Os capacitores são por demais vulgares. Não vou dizer que o sistema é 100% mas... é muito funcional. Estou para fazer um video assim que der e podera acompanhar o funcionamento. Pode tentar fazer um circuito..e testar com alguma chave e ver como fica...e ir acrescentando aos poucos.

Para montar duas alavancas de motores...independentes...teria que sacrificar um potenciometro...o do leme, provavelmente... com a placa que tenho.

Uma placa que permita mais potenciometros... não ha problema. Alguns joypads atuais possuem alem dos dois analogicos as chaves L2 e R2 que são tambem potenciometros...cabe achar um joy barato para isso...ou usar uma plca stargate...ou outra.

Meu circuito, usando a placa do teclado, permite ativar um comando e ao mesmo tempo acender e apagar o led. com uma placa apenas.

Espero poder por hora ter ajudado. Qualquer duvida, escreva mais. Também to separando mais imagens.
abraços

PS: PESSO perdão que o meu blog que descreverá o projeto mais detalhadamente a exemplo do Manoel Carvalho, não esteja ainda com posts...devido a festividades de fim de ano não me foi possivel.

Aproveito pra deixar meu feliz 2014 a todos os membros, em especial a aqueles que por aqui passarem e verem esta menssagem.
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 08 Jan 2014, 09:55

Grande Julio, boas ideias é o que não lhe faltam  Very Happy 
Desejamos que em 2014, Deus continue inspirando e permitindo a realização dos sonhos  reverencia 

Ainda estamos aqui, se precisar conte conosco.  thumbsup ,  abraços

_________________
baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por juliomendes Seg 03 Fev 2014, 23:23

Ola Comandantes,

Inventor escreveu:Desejamos que em 2014, Deus continue inspirando e permitindo a realização dos sonhos reverencia

Ainda estamos aqui, se precisar conte conosco.

Sr.Edenio, muito obrigado e retribuo os votos e que o Sr. continue nos inspirando com suas criações. Espero evoluir aos poucos os projetos e que em breve a linha stargate esteja instalada nos paineis de acesso de minha 'aeronave'.

abraços
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por Antonio Fogaça Sáb 22 Fev 2014, 17:10

Estou apresentando meu painel MCP que estou construindo com meus própriosbaixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 S6gu conhecimentos, está em fase final. Gostaria de receber comentários.

Antonio Fogaça
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 27/09/2013
Mensagens : 4
Reputação : 4
Idade : 59
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por Alexandre da Silva Sáb 22 Fev 2014, 17:28

Antonio Fogaça escreveu:Estou apresentando meu painel MCP que estou construindo com meus própriosbaixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 S6gu conhecimentos, está em fase final. Gostaria de receber comentários.

Olá Antonio, é um belo MCP, meus parabéns.

Eu sugiro que você abra um tópico exclusivo para seu projeto, tenho certeza que receberá muitos comentários.
Pode abrir um novo tópico dentro deste mesmo sub-fórum.

https://www.voovirtual.com/f31-cockpits-caseiros

Um abraço.

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por Edenio Rodrigues Sáb 22 Fev 2014, 18:07

Alexandre da Silva escreveu:
Antonio Fogaça escreveu:Estou apresentando meu painel MCP que estou construindo com meus própriosbaixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 S6gu conhecimentos, está em fase final. Gostaria de receber comentários.

Olá Antonio, é um belo MCP, meus parabéns.

Eu sugiro que você abra um tópico exclusivo para seu projeto, tenho certeza que receberá muitos comentários.
Pode abrir um novo tópico dentro deste mesmo sub-fórum.

https://www.voovirtual.com/f31-cockpits-caseiros

Um abraço.
Olá Antonio, seja bem vindo amigo  thumbsup 
Um belo projeto, parabéns,  aplauso  ,  abraços

_________________
baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por juliomendes Ter 25 Fev 2014, 11:32

Ola Antonio Fogaça,

Muito obrigado por vir compartilhar aqui no meu topico o seu MCP. Muito show...e gostaria de chegar a um nivel assim, mas... não disponho, ao menos ainda visto que a eletronica não é minha atividade, de conhecimento suficiente.

Muito maravilhoso seu trabalho e sem duvida é uma das peças que todo simuleiro aereo que voa jatos comerciais sonha...deseja.

Gostaria, assim como meus colegas, de lhe incentivar a criar um topico específico e apresentar não somente o mcp mas, se houver, também seu projeto de home cockpit ou o que o compõem.

Abri meu topico e criei também um blog, que ainda aguarda para ter materias publicadas, com o intuito de incentivar a novos adeptos da simulação a buscarem, a seu modo, a interatividade com o software por meio de equipamentos montados que venham a dar a sensação de comando e controle das aeronaves simuladas.

Penso que ao mesmo tempo que é lindo ver réplicas perfeitas, ou quase, de cockpits, também provoca uma retração, seja por acanhamento, disponibilidade financeira, pouco conhecimento especifico e habilidades julgadas insuficientes.

Quando observamos, dando como exemplo a propria eletronica, os cursos, vemos que no inicio tudo é basico e elementar, deixando a distancia entre o resultado final e o  projeto/objetivo bem curta. Se cada curso começasse com algo profundamente elaborado, o contigente da segunda aula seria quase zero. Penso que elaborar projetos de HC é a mesma coisa. Que é preciso que todos aqueles que começam com algo basico...ou quase, e funcional, por mais simples que seja, devesse compartilhar pois é esse o passo a seguir.

Sei que para muitos são etapas, ha muito vencida, mas...para um outro universo muito maior, são etapas ainda a serem transpostas e que se não forem, nunca chegaram ao resultado final fazendo com que um sonho seja abafado.

Recentemente vi uma reportagem das oficinas de Arduino que acontecem no sesc São Paulo. Muito bacana. Se eu pudesse organizar algo semelhante com HC...com certeza o faria. (neste caso de forma mais ampla, para HC de autos, por exemplo). Por hora...fico com o que me é possivel...a web, neste espaço incrivel que é o Voo Virtual...e em breve pelo meu blog.

Seja bem vindo! ...e fique conosco. (alguns aparecem...mostram ou tiram suas duvidas...e 'nos deixam'.

Grande Abraço
e mais uma vez: PARABENS!  thumbsup Welcome
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty gostaria do esquema pois interesei muito sobre esse prototipo

Mensagem por umbrella2010 Dom 19 Abr 2015, 09:11

OLA GOSTARIA DO ESQUEMA DESSE PROJETO POIS QUERO FAZER NO MEU HC TAMBEM, SE POSIVEL ME MANDA
umbrella2010
umbrella2010
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2015
Mensagens : 215
Reputação : 18
Idade : 38
Simulador preferido : fsx .. xplane
Emprego/lazer : tecnico automotivo
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

baixo custo - Home Cockpit - baixo custo #1 Empty Re: Home Cockpit - baixo custo #1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos