Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator Gse_multipart13851

Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator

+2
Edenio Rodrigues
Lupaixao707
6 participantes

Ir para baixo

SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator Empty Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator

Mensagem por Lupaixao707 Sex 22 Nov 2013, 10:55

SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator 0lzz




Olá caros amigos pilotos virtuais estou produzindo esse tutorial para aqueles que são como eu piloto virtual e querem um pouco mais de realismo em seus vôos pelo mundo virtual afora e estava cansado de usar os teclados ou, como no meu caso um joystick de Xbox.
Pesquisando pelo Google da vida encontrei diversos fabricantes de colunas para aviação virtual com materiais de muito boa qualidade em torno de U$ 1300.00 ou 1250.00 euros, com os preços convertidos para reais, se torna fora da realidade para muitos de nós, (assalariados que se f... seis meses por mês para pagar impostos para os governos, que vai servir pra farra do boi, andar nas cuecas de deputados que devem ter a coitada da mãe na zona, para pagar propinas e por ai vai...) pois com o valor do dólar na casa dos R$ 2.17 (na data de hoje 04/10/13) mais os impostos de importação e valor de frete, o preço final torna-se quase que proibitivo. (o tão famigerado “Custo Brasil”).
Achei ate um fabricante nacional o qual o material também é de boa qualidade, mas com o preço de aquisição acima de R$ 4000,00!!!!!!!!!!!!! Ai não dá....... Sai no preço de um importado..... Que por sinal muito bem mais realistico.....

Eis que um dia me apareceu no Mercado Livre um “Cabra da Peste” (no bom sentido) lá do Rio Grande do Norte que colocou a venda colunas de Boeing  com um preço honesto, e o mesmo também fabrica throtlles de 737, também com um preço bom. “Cabras da Peste” como esse ai que por amor a aviação virtual não deixou o lucro subir a cabeça, e provou que é possível ter uma boa coluna com um preço absurdamente menor do que as praticadas pelo mercado. (Detalhe: Não sabia os problemas que muitos de vocês estavam tendo, mas tomara que ele consiga resolver os seus problemas).

Tomando de exemplo varias pessoas no mundo todo que elas próprias construíram seus cockpits virtuais e muitos também que ainda estão em construção (Aqui na nossa “Terra de Santa Cruz” temos um que esta construindo um cockpit de Boeing 737 Next Generation, que por sinal não fica devendo nada em qualidade e em detalhes www.737ngsim.com.br/blog/  do Anderson Souza.) resolvi eu mesmo projetar e construir a minha coluna.

Tomando de referência o projeto de coluna de vários construtores, acabei pegando um pouco de cada e comecei a fazer uns esboços, ate que um dia pesquisando no Google achei um artigo do Inglês: Ian P Sissons  do site www.737ng.co.uk  (esse artigo pode ser baixado em formato .pdf porém, esta todo em inglês) que da de uma maneira resumida, mas bem clara de como construir uma coluna de Boeing 737. E também do espanhol  Juan Cordon onde peguei além de alguma idéias o plano pra corte do manche.
Tendo já selecionado os projetos do Ian e o do Juan, resolvi partir para a construção da minha coluna de Boeing 737 porém, já aperfeiçoando o mesmo no tocante da parte de rolagem (airlerons) e alguns refinamentos na parte mecânica e na parte de arfagem (elevação).


Bem vamos para a parte de materiais.... (são 07:40 da manha eu tô no serviço (quando começei a escrever esse artigo) e enquanto os chefes tão na rua em horário de operação eu tô escrevendo esse tutorial, (estou de restrição medica, fazendo serviços administrativos) afinal tenho mais 10:20hs pela frente kkkkkkkk). Bem pra quem tiver força de vontade de construir sua coluna, vocês vão precisar de:

01 placa de alumínio de 4mm de espessura no tamanho de 300x300mm (30x30cm)
02 placas de alumínio de 3mm de espessura no tamanho de 180x300mm (18x30cm)
02 placas de alumínio de 3mm de espessura no tamanho de 180x160mm (18x16cm)
01 placa de alumínio de 1,5 ou 2mm de espessura no tamanho de 180x400mm (18x40cm)
01 tubo de alumínio de 75mm de diâmetro por 2mm de parede e com 800mm de comprimento
02 pc de alumínio de 30x150mm, espessura acima de 5mm ate 8mm
Retalhos diversos de alumínio de 3, 4, 5,6 e 8mm
01 tarugo de nylon de 75mm de diâmetro por 50mm de comprimento
01 cantoneira de alumínio em “L” 1.5mm 20x20mm 1 m de comprimento.
01 barra de alumínio redonda de 13mm de diâmetro por 200mm de comprimento.
(todos esses materiais acima pra quem é de São Paulo encontra na Miorins metais)
01 curva de 90° de cano de pvc de 75mm (aqueles brancos usados em esgoto)
01 barra roscada de 70 ou 75mm de diâmetro mais ou menos por 1 m de comprimento.
Umas 30 porcas para essa barra
Mais ou menos 10 arruelas também pra essa barra.
(Você encontra em depósito de materiais de construção)
38 parafusos com arruela e porca de 5,5mm de diâmetro por 50mm de comprimento.
38 parafusos com arruela e porca de 3,5mm de diâmetro por 40mm de comprimento.
26 parafusos com arruela e 54 porcas de 5,5mm de diâmetro por 50mm de comprimento.
02 pistões a gás desses usados  em armários de 100N (ou 10kg você encontra na Leo madeiras)
02 molas (O melhor lugar que eu achei foi na Casa das Molas na Florêncio de Abreu, eles enviam via correios para todo Brasil)
01 mola (No mesmo lugar).
01 engrenagem cônica de 24 dentes.
01 engrenagem cônica de 15 ou 16 dentes. (As duas também na Florêncio de Abreu).
01 pedaço de fio de cobre ou alumínio de 3mm de diâmetro uns 50 cm é o suficiente (não chega a usar isso).
32 parafusos de madeira
01 placa de madeira MDF de 400 x 300 9mm de espessura
01 placa de madeira MDF de 400 x 300 24mm de espessura

Eletrônica:
01 potenciômetro linear deslizante de 10k (não use os algoritimos pois não da precisão de comandos, varia muito)
01 potenciômetro linear rotativo de 10k
01 botão tipo push botom pequeno
02 chaves de pulso de 3p por 3 fios margirus (tem catalogo na internet)
2,50 mts de cabo flat de 6 vias colorido
2 m de cabo de rede.
(tudo isso encontra fácil na Rua Santa Ifigênia, pra quem é de São Paulo)

01 placa controladora Stargate NG (opcional mas recomendadíssimo).
(pode-se usar quem preferir um plugue de 16P, mas com essa placa que tem entrada para 6 eixos e 24 botões e saída USB, você pode ligar outras coisas como pedais de leme, um throtlle, e usar os botões para outras funções como por exemplo freios, parking brake, luzes, trem de pouso, starters dos motores...por ai vai. Fora que a placa e totalmente Plug n Play e permite atualização de firmware e é configurável via FSUIPC, Resumindo instale e seja feliz). (Eita comercial bunito diamis da conta só. O Inventor me diz se não é uma bela duma propaganda? kkkkkk)


Ferramentas:

Furadeira, serra tico-tico (ajuda muito) brocas de aço rápido de 2, 3, 4, 5, 5.5, 6, 8, 10, 12 e 14mm, brocas de madeira de 5 e 8mm, chave de fenda, paquímetro (pode ser desses de plastico) esquadro, régua de 50cm ou trena, punção, martelo, chaves de boca 13mm, 8mm, arco de serra, limas fina e grossa, ferro de solda, estanho, pasta pra solda, morsa, grampo de madeira, alicate universal, de bico e de pressão, pincel ou compressor de ar com pistola de pintura (pode ser os pequenos tipo ar direto) lixas de madeira de 180, 220, 400 e 600, as duas ultimas pra acabamento. Pode ser as lixas d’agua também. E também serviço de torno para algumas peças.


Esses materiais não podem faltar:

Meia duzia de cervejas, ou 2 litros de Coca-Cola (de preferência sem rato) ou 01 jarra de suco, dos três o que preferir
01 prato de tira gosto
01 ajudante que não ajuda nada (o meu foi esse ai da foto abaixo:@)
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/35/fpbz.JPG/


01 radio
Pra quem é casado como eu, alvará de soltura do conjugue. (Emitido sob prévia negociação.)

“Agora é de doer.......” Parte burocrática:

Como não podemos esquecer que estamos no Brasil, pra variar.....

Licença da Anav (Agência Nacional de Aviação Virtual) para construção da coluna.
Laudo do alumínio.
Laudo do nylon.
Laudo do tubo de PVC.
Laudo de resistência de aperto e corrosão dos parafusos.
Laudo de resistividade e condutividade de energia dos potenciômetros, botões e cabos.
Registro de plantio e procedência da madeira.
Homologação das ferramentas pela Anav.
C.H.T (Certificado de Habilitação Técnica) valida para manuseio e fabricação das peças.
Certificado de conclusão do ensino primário, fundamental e médio em instituição reconhecida pelo MEC.
Certificado de curso de pintura industrial pelo SENAI.
Certificado de conclusão do ensino primário do torneiro.
Certificado de conclusão de curso superior em engenharia virtual.
Carta de aprovação das plantas de construção da coluna (emitida pela Anav)
Certidão de cadastro positivo dos fornecedores dos materiais.
Taxa de 1ª operação experimental. (Recolhida pela Anav)
Após homologação (período de 1500 horas de vôo virtual, mediante pagamento de propina ao vistoriador) taxa de certidão de homologação. (Recolhida pela Anav)
Taxa de operação. (Recolhida pela Anav)
I.P.C.A.V (Imposto sobre Propriedade de Coluna de Aviação Virtual - Taxa recolhida anualmente pela.....Anav).
Depois de tudo isso...mãos a obra....

Preciso tirar algumas fotos do hd que deu pau. Mas ja to percebendo que vou ter que fazer tudo de novo. Portanto pessoal aguarde a segunda parte desse tópico.


Última edição por Lupaixao707 em Sex 22 Nov 2013, 22:34, editado 1 vez(es)
Lupaixao707
Lupaixao707
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 20/11/2013
Mensagens : 22
Reputação : 2
Idade : 44
Simulador preferido : Fs 2004
Emprego/lazer : Funcionário Publico Municipal
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator Empty Re: Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator

Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 22 Nov 2013, 12:50

Eita Lupaixao707,  muito obrigado amigo pela recomendação da nossa plaquinha Stargate NG Very Happy  
Parabéns pela inovação dos materiais aplauso 
O au-au é muito bonito, mas a foto ficou um "pouco grande", (deixe só o link) lol 

Aceite seu primeiro pontinho, e vamos em frente thumbsup , abraços

_________________
SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator Empty Re: Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator

Mensagem por zubaboy Sex 22 Nov 2013, 17:25

Lupaixão,
Já vi que alem de curtir a construção do yoke vou também curtir muito a descrição da construção.
Agora acho que é moleza construir com este tipo de mentor.
Ele tá quieto porque tá fazendo o cálculo das estruturas alem de solução dos problemas burocráticos.
Acho que você já tem tudo, mas conte com meio maior incentivo
zubaboy
zubaboy
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/12/2009
Mensagens : 145
Reputação : 21
Idade : 76
Simulador preferido : fsx
Emprego/lazer : aposentado/simulação, plastimodelismo, historia militar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator Empty Re: Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator

Mensagem por Lupaixao707 Sex 22 Nov 2013, 22:09

Inventor escreveu:Eita Lupaixao707,  muito obrigado amigo pela recomendação da nossa plaquinha Stargate NG Very Happy  
Parabéns pela inovação dos materiais aplauso 
O au-au é muito bonito, mas a foto ficou um "pouco grande", (deixe só o link) lol 

Aceite seu primeiro pontinho, e vamos em frente thumbsup , abraços
to aprendendo a mexer ainda no imageshack, por isso saiu desse jeito.......
Lupaixao707
Lupaixao707
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 20/11/2013
Mensagens : 22
Reputação : 2
Idade : 44
Simulador preferido : Fs 2004
Emprego/lazer : Funcionário Publico Municipal
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator Empty Re: Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator

Mensagem por Lupaixao707 Sex 22 Nov 2013, 22:25

zubaboy escreveu:Lupaixão,
Já vi que alem de curtir a construção do yoke vou também curtir muito a descrição da construção.
Agora acho que é moleza construir com este tipo de mentor.
Ele tá quieto porque tá fazendo o cálculo das estruturas alem de solução dos problemas burocráticos.
Acho que você já tem tudo, mas conte com meio maior incentivo
Eu ja terminei de montar o manche porem, fiz uns testes e desmontei ele novamente pra dar acabamento e pintura, mas quando fui pinta-lo o motor gerador de ar do meu compressor de ar explodiu, quebrou um rolamento do virabrequim e por consequência partiu a biela e o pistão, ele ja estava ruim e não dava pra fazer manutenção por falta de peças pois o mesmo é importado, e tive que comprar outro usado da Schulz, e to trocando tudo. Preciso pegar o cilindro e o pistão, mas como trabalho na prefeitura em escala de 12x36 e nas horas vagas, trabalho em casa como mecânico de motos, to sem tempo de ir buscar. As fotos da montagem do mesmo estão presas no hd que deu bad block, por mais que tentei nao consegui fazer ele rodar e meu irmão ta com ele na casa dele recuperando os dados. Mas assim que pegar as fotos vou colocar o "Passo a Passo" para qualquer um fazer, e se precisar ajudo tambem...
Lupaixao707
Lupaixao707
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 20/11/2013
Mensagens : 22
Reputação : 2
Idade : 44
Simulador preferido : Fs 2004
Emprego/lazer : Funcionário Publico Municipal
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator Empty Re: Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator

Mensagem por Luiz Cantur Seg 17 Fev 2014, 01:38

Muito bom! Show.
Fico cada vez mais entusiasmado em construir meu HC

Luiz Cantur
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 11/02/2014
Mensagens : 1
Reputação : 0
Idade : 47
Simulador preferido : Gosto e uso o f
Emprego/lazer : Chef de Cozinha
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator Empty Re: Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator

Mensagem por andre_sp Seg 17 Fev 2014, 08:54

Luiz Cantur escreveu:Muito bom! Show.
Fico cada vez mais entusiasmado em construir meu HC
Seja  Welcome Luiz Cantur.  thumbsup4 

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator Empty Re: Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator

Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 17 Fev 2014, 13:06

andre_sp escreveu:
Luiz Cantur escreveu:Muito bom! Show.
Fico cada vez mais entusiasmado em construir meu HC
Seja  Welcome Luiz Cantur.  thumbsup4 

Olá Luiz, seja bem vindo amigo  thumbsup ,  abraços

_________________
SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator Empty Re: Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator

Mensagem por Lupaixao707 Sex 13 Jun 2014, 09:52

Depois de 645 anos e 27 meses consegui recuperar as fotos do hd..... mas a maioria deu pau..... não vou ter como postar as fotos que eu estava cortando. mas vou tirar delas ja cortadas. Se tudo correr bem vou fazer outra pra um companheiro do forum e ai sim vai ser bem mais detalhadas..... logo logo vou postar algumas fotos aqui.....
Lupaixao707
Lupaixao707
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 20/11/2013
Mensagens : 22
Reputação : 2
Idade : 44
Simulador preferido : Fs 2004
Emprego/lazer : Funcionário Publico Municipal
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator Empty Re: Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator

Mensagem por Manoel Carvalho Sex 13 Jun 2014, 13:44

Muito bom!  thumbsup 
Este tópico não deveria ser movido para a sessão "cokpits caseiros"?

_________________
[]´s thumbsup

Manoel Carvalho
Manoel Carvalho
Manoel Carvalho
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 327
Reputação : 101
Idade : 58
Simulador preferido : FS9/FSX/FGear
Emprego/lazer : Profissional de Tecnologia e Marketing / Música
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator Empty Re: Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator

Mensagem por Lupaixao707 Qui 19 Jun 2014, 15:53

Manoel Carvalho escreveu:Muito bom!  thumbsup 
Este tópico não deveria ser movido para a sessão "cokpits caseiros"?
Vish... ser que eu errei de local?
Se errei peço minhas desculpas...
E o Manoel vc e o Anderson Souza foi um dos que mais me inspiraram a construir a coluna reverencia reverencia . Se tiver um fã numero um do HC-1 e HC-2 então eu sou o numero zero.... lol lol lol lol 
Pena estarmos longe senão iria conhece-lo pessoalmente.
A minha vontade era de construir um Hc do MD-11 o qual eu sou fanzaço, mas não tem praticamente nada pra ele.....
Se pudesse comprar uma das cabines dos ex KLM que estão sendo desmontados no deserto..... assobiar assobiar assobiar assobiar
Lupaixao707
Lupaixao707
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 20/11/2013
Mensagens : 22
Reputação : 2
Idade : 44
Simulador preferido : Fs 2004
Emprego/lazer : Funcionário Publico Municipal
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULATOR - Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator Empty Re: Construção de uma coluna de Boeing 737 para uso no Flight Simulator

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos