Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Aeroporto de Fortaleza - Acidentes com aves crescem 60%

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] Aeroporto de Fortaleza - Acidentes com aves crescem 60%

Mensagem por Fontenele em Qua 18 Set 2013, 14:05

As espécies migram para o entorno do aeroporto, onde há resíduos orgânicos em canais e áreas naturais

Acúmulo de lixo, esgoto, canais sujos e deposição de matéria orgânica são causas primeiras para a atração de aves na área aeroportuária de Fortaleza, que ainda sofre com uma situação complicada de saneamento. Isso acaba provocando acidentes entre as espécies e as aeronaves.


Com o objetivo de reduzir as ocorrências, a Infraero firmou parceria com a Prefeitura de Fortaleza para ações de limpeza no entorno do bairro Aeroporto

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, registrou, entre 2012 e 2013 - de janeiro a setembro -, um aumento de, aproximadamente, 60% no número de colisões. No ano passado, foram 17 ocorrências no período, já em 2013, foram 28. O total de acidentes de 2012 foi 39, enquanto que em 2011 ocorreram 33 colisões entre pássaros e aviões.

O número de avistamentos - possibilidade de colisão detectada pela torre de comando do aeroporto - em 2013 é de 48, até setembro, em 2012 foram 70, no total. Os dados são do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

As aves vão em busca de alimento, justamente onde há material orgânico (áreas naturais, parques, rios e lagos, e os locais antrópicos, como aterros sanitários e matadouros). As espécies, verdadeiras proprietárias do espaço aéreo, têm sido um problema ao tráfego de aeronaves.

De acordo com o professor de Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Maracanaú, Humberto Júnior, o risco aviário no aeroporto de Fortaleza é grande devido à falta de saneamento no local. "Há pontos de lixo e resíduos expostos de forma inadequada, o que atrai vários vetores, inclusive os pássaros".

O professor acrescenta que o problema é que a coleta de lixo não penetra nas favelas do entorno do terminal. "Antes, tínhamos o lixão do Jangurussu, chamariz das espécies, porém, hoje, ainda temos áreas de acúmulo de matéria orgânica", descreve. Outro ponto de possível atração dessas aves são as lixeiras localizadas no próprio aeroporto que amontoam restos de comida, segundo Júnior. O professor argumenta que as aves migram em virtude de desmatamentos e alterações no meio ambiente de uma forma geral. "Elas se concentram na localidade e acabam se multiplicando, o que gera ainda mais riscos", comenta.

O Canal da Rosinha, localizado no entorno do aeroporto, também atrai espécies por conta da água suja e esverdeada. "Os pássaros são incitados por comida e água. No caso do canal, podem existir peixes que são alimentos fáceis para as aves", explica.

Para minimizar os riscos de incidentes e/ou acidentes envolvendo animais e aeronaves, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) firmou, em 2009, convênio com a Universidade de Brasília (UnB). Desde então, técnicos especialistas na área realizam ações para afugentamento e resgate de fauna, seguindo as orientações traçadas em um Plano de Manejo da Fauna. Documento este aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que inclui também a remoção de atrativos (alimentos, água, abrigo e descanso).

Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, o órgão realiza vistorias na Área de Segurança Aeroportuária (ASA) - raio de 20 Km -, identificando os focos atrativos para avifauna. Levantamentos constantes são apresentados aos órgãos ambientais do Estado e dos municípios presentes na ASA para a tomada de medidas mitigadoras.

Limpeza

A Empresa firmou parceria com a Prefeitura de Fortaleza para um efetivo trabalho de limpeza periódica na área patrimonial próximo à comunidade do bairro Aeroporto. "A Infraero, juntamente com a equipe de fauna da UnB, realiza, periodicamente, ações de educação ambiental com as comunidades e escolas do entorno do terminal, como palestras abordando a problemática do lixo mal acondicionado e Risco Aviário, e a distribuição de cartilhas e panfletos, bem como ação de grafitagem no muro patrimonial".

Especificamente sobre o Canal da Rosinha, a manutenção do trecho que passa dentro da área patrimonial do aeródromo é de responsabilidade da Infraero que realiza, periodicamente, a limpeza do riacho, bem como a remoção do lixo. O órgão possui ainda um projeto de recuperação da mata ciliar do córrego a ser implantado no trecho. Já em todo o resto do trajeto, a manutenção é realizada pela Prefeitura da Capital.

SAIBA MAIS

Risco aviário

1. Até setembro de 2013, ocorreram 28 colisões entre pássaros e aviões no aeroporto de Fortaleza

2. No ano passado, o número de acidentes de janeiro a setembro foi de 17, segundo dados da Cenipa

3. Já o total de ocorrências em 2012 foi de 39 no aeródromo de Fortaleza

4. Em 2011, aconteceram 33 colisões entre espécies e aeronaves

5. O número de avistamentos em 2013 foi de 48, até setembro

LINA MOSCOSO
REPÓRTER

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1319050

_________________


Placa mãe: Intel® Desktop Board DB75EN   Processador: Intel® Core i5 3470 3,20 GHz   Memória Ram: 8 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Samsung 1 Tb   Placa de vídeo: Zotac Nvidia GTX750 2048 Mb    Monitor: LG E2250v 21,5 LED   Sistema Operacional: Windows 7 Home Premium 64 bits   Joystick: Mad Catz Cyborg V1 Flight Stick

Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1664
Reputação : 227
Idade : 44
Simulador preferido : FSX SE
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Brasil] Aeroporto de Fortaleza - Acidentes com aves crescem 60%

Mensagem por alexlimax em Qua 18 Set 2013, 16:01

Será que não é o caso de adotar a falcoaria?
Tem tantos aeroportos no brasil que já o adotou.

alexlimax
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 02/10/2011
Mensagens : 623
Reputação : 20
Idade : 20
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum