Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] 3º aeroporto de São Paulo será para poucos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] 3º aeroporto de São Paulo será para poucos

Mensagem por Amilckar em Qui 25 Jul 2013, 17:59

3º aeroporto de São Paulo será para poucos



Governo autoriza hoje construção de aeroporto na zona sul da cidade para jatos executivos, helicópteros e outros veículos de pequeno porte


São Paulo - A movimentação no novo aeroporto a ser construído na zona sul de São Paulo em nada deve lembrar os congestionados terminais paulistas de Congonhas e Guarulhos. Isso porque o espaço vai atender apenas empresas de táxi aéreo, transporte de carga e outras firmas que não realizam serviços regulares – o chamado setor de aviação geral. Financiado pela iniciativa privada, o novo emprendimento será autorizado hoje pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco.


Ao todo, o país conta com uma frota de mais de 13 mil veículos dedicados à aviação não comercial. Deles, mais de 3.600 estão no estado de São Paulo. É essa frota - que comumente sofre com congestionamento e mal atendimento nos demais espaços - que será contemplada pelo novo terminal paulistano.
Entre as diferenças, o novo aeroporto não deve contar com um terminal de passageiros, por exemplo.
"O comum nesse tipo de local é um terminal de aviação geral, um pequeno prédio capaz de receber um fluxo mínimo de pessoas", explica Ricardo Nogueira, diretor da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag).
"O passageiro comum só irá ao novo aeroporto como visitante", garante Nogueira. O público-alvo são empresários que usam serviços de táxi aéreo e pequenas empresas de transporte de carga. De acordo com o especialista, o espaço não permitiria pousos e decolagens de grandes aviões.
Entretanto, Nogueira destaca a importância da iniciativa, que deve desafogar espaços de Congonhas e do Campo de Marte, os dois existentes hoje na capital paulista. Segundo ele, o primeiro aeroporto está "lotado" e o segundo opera mal, com limitações no uso das duas pistas e em função das condições de tempo. Em Guarulhos, não há operação de aviação geral.

Números

Os números justificam a opinião dos especialistas. Segundo dados da prefeitura, São Paulo tem hoje a segunda maior frota de helicópteros do mundo – são 484 aeronaves do tipo que realizam 20 mil vôos por ano. A cidade concentra 260 dos 427 helipontos brasileiros.
Batizada de Aeródromo Harpia, a iniciativa na região de Parelheiros é o fruto do investimento da Harpia Logística, empresa pertencente aos empresários André Skaf (filho de Paulo Skaf, presidente da Federação da Indústrias do Estado de São Paulo - Fiesp) e Fernando Botelho Filho, integrante da família que comanda a empreiteira Camargo Corrêa.


Com pista de 1.830m de extensão e capacidade de 240 mil pousos e decolagens por mês, o novo aeroporto ficará numa área a 20 km de Congonhas. Para Nogueira, a pouca distância entre os aeroportos inspira cuidados. "A proximidade acaba gerando restrições de operação para ambos aeroportos", afirma o especialista.


Aeroportos particulares: tendência

De acordo com o diretor da Abag, o surgimento de aeroportos particulares no Brasil é hoje uma tendência.
Em dezembro do ano passado, o decreto nº 7.871 regulamentou a exploração dos chamados aeródromos civis públicos por meio de autorização. Hoje, uma empresa que constrói e mantém um aeroporto pode abri-lo ao público da aviação geral, o que antes era proibido.
Com a entrada do Brasil na rota dos grandes eventos mundiais, a aviação é um setor que tem tudo para decolar nos próximos anos. Até novembro, o governo de São Paulo pretende privatizar 11 aeroportos.


Fonte: Exame.com

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10848
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Brasil] 3º aeroporto de São Paulo será para poucos

Mensagem por Felipe Quagliarelo em Ter 30 Jul 2013, 03:49

brasil não tem jeito mesmo, ao invés de planejarem algo para durar bastante tempo, criam um que daqui a 10 anos estará saturado também :/

_________________
INTEL Core 2 Quad Q8400 2.66GHZ
ASUS P5G41T -M LX2/BR
4GB RAM DDR3 1.333MHZ
XFX Radeon HD5770 1GB
HD Samsung 1TB 32MB Buffer
Windows 7 Professional 64bits

Felipe Quagliarelo
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 21/03/2011
Mensagens : 452
Reputação : 21
Idade : 30
Simulador preferido : Flight Simulato
Emprego/lazer : Rede do Saber
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Brasil] 3º aeroporto de São Paulo será para poucos

Mensagem por Allan Prim em Ter 30 Jul 2013, 13:26

Boa iniciativa, o melhor é que venha da iniciativa privada, pois no Brasil a privatização melhora as empresas, inclusive aeroportos (um exemplo de GRU que é privatizado e vêm crescendo e GIG que é comandado pela infraero e está criando paranhos).

_________________
Intel Core i5 4570 3.6Ghz | GA-B85M-D3H| G.Skill 8GB 1600mhz | Seagate Barracuda 500GB | Samsung EVO 850 120GB | Corsair CX430M | GTX650Ti | TA550 27" LED | Logitech Extreme 3D Pro | Saitek Pro Flight Yoke


Allan Prim
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 11/12/2012
Mensagens : 526
Reputação : 22
Idade : 19
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante / Piloto Privado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum