Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Interpretação de Plano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Interpretação de Plano

Mensagem por lumanchini em Qua 10 Jul 2013, 15:33

Pessoal, me tirem uma dúvida:

Por exemplo, quando entro para ver RPL por localidade e procuro pra ver um plano saindo de SBSP pra SBGL, tem lá um assim:

230213 UFN 1234560 GLO1600 B738/M SBSP1134 N0440 330 UZ42
SBGL0055 EQPT/WRGDFIKLOXY PBN/A1B1D1O1S2

Me corrijam e me expliquem uma coisa:

Meu nível de vôo nesse caso é FL330: OK
Minha rota é: UZ42 : OK
Agora.. minha velocidade: esse N0440 eu leio como? 440 knots? Coloco essa velocidade por exemplo no piloto automático? Se sim, a aeronave não tem limite de velocidade?

Obrigado pela atenção, sei que é uma pergunta idiota, mas tenho essa dúvida; hmmm 
Abraços

Edit: alias, se alguém puder explicar o que é cada uma dessas informações! obrigado thumbsup 

_________________
I5 3330 3.0Ghz - GTX 650TI 2Gddr5 - Vengeance 8G DDR3 1600Mhz - 1T Sata 3

lumanchini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/05/2013
Mensagens : 76
Reputação : 0
Idade : 26
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Interpretação de Plano

Mensagem por Ultra em Qua 10 Jul 2013, 16:10

Luma,

Sim, lê-se como 440 knots, porém, não se preocupe, isso é apenas uma sugestão de velocidade segundo perfil padrão para este equipamento, não uma regra.

Fica a cargo do piloto de acordo com o peso de demais itens selecionar o nível correto(melhor), assim como a velocidade. A única coisa para levar em conta é ó nível PAR e IMPAR(níveis de cruzeiro).



thumbsup

_________________
I7 860 4.2 - GTX 660Ti - 8G DDR3 1600Mhz XMS3 - 7TEAM 850W - 500G B.Caviar - W10/64 - Cooled by V8

Ultra
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/03/2010
Mensagens : 2037
Reputação : 389
Idade : 40
Simulador preferido : P3D-3.3.5 - FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Interpretação de Plano

Mensagem por virtualroutes em Qua 10 Jul 2013, 16:22

Sim é a velocidade verdadeira em knots. No AP (MCP) você colocaria a velocidade indicada, não a verdadeira! Deixe o FMC calcular a velocidade ideal de CRZ.
Leia o documento MCA 100-11 no site do DECEA, lá explica todo o preenchimento de planos de voo.


_________________
Alexandre Blumberg
www.virtualroutes.org
Virtual Routes no Facebook

virtualroutes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/04/2012
Mensagens : 129
Reputação : 23
Idade : 43
Simulador preferido : P3DV2
Emprego/lazer : PCH - INVH
Nacionalidade : Brasil

http://www.virtualroutes.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Interpretação de Plano

Mensagem por lumanchini em Qua 10 Jul 2013, 16:29

Ultra escreveu:Luma,

Sim, lê-se como 440 knots, porém, não se preocupe, isso é apenas uma sugestão de velocidade segundo perfil padrão para este equipamento, não uma regra.

Fica a cargo do piloto de acordo com o peso de demais itens selecionar o nível correto(melhor), assim como a velocidade. A única coisa para levar em conta é ó nível PAR e IMPAR(níveis de cruzeiro).



thumbsup

Muito obrigado Ultra e Virtua! Vou ler e procurar entender um pouco mais sobre isso.
Essa questão do nível par e impar é que não conhecia mesmo. Admito e vou dar uma pesquisada para aprender melhor. Esse "Rumo magnético" tem a ver (ou é) o número que você coloca no hdg?

_________________
I5 3330 3.0Ghz - GTX 650TI 2Gddr5 - Vengeance 8G DDR3 1600Mhz - 1T Sata 3

lumanchini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/05/2013
Mensagens : 76
Reputação : 0
Idade : 26
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Interpretação de Plano

Mensagem por virtualroutes em Qua 10 Jul 2013, 19:24

Rumo nada tem a ver com proa (hdg=heading ou proa em ingles). O rumo pode até coincidir com a proa, caso o vento seja zero.

_________________
Alexandre Blumberg
www.virtualroutes.org
Virtual Routes no Facebook

virtualroutes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/04/2012
Mensagens : 129
Reputação : 23
Idade : 43
Simulador preferido : P3DV2
Emprego/lazer : PCH - INVH
Nacionalidade : Brasil

http://www.virtualroutes.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Interpretação de Plano

Mensagem por Paulo Stavis em Qua 10 Jul 2013, 19:35

lumanchini escreveu:Pessoal, me tirem uma dúvida:

Por exemplo, quando entro para ver RPL por localidade e procuro pra ver um plano saindo de SBSP pra SBGL, tem lá um assim:

230213 UFN 1234560 GLO1600 B738/M SBSP1134 N0440 330 UZ42
SBGL0055 EQPT/WRGDFIKLOXY PBN/A1B1D1O1S2

Me corrijam e me expliquem uma coisa:

Meu nível de vôo nesse caso é FL330: OK
Minha rota é: UZ42 : OK
Agora.. minha velocidade: esse N0440 eu leio como? 440 knots? Coloco essa velocidade por exemplo no piloto automático? Se sim, a aeronave não tem limite de velocidade?

Obrigado pela atenção, sei que é uma pergunta idiota, mas tenho essa dúvida; hmmm 
Abraços

Edit: alias, se alguém puder explicar o que é cada uma dessas informações! obrigado thumbsup 

1234560 -> Datas que opera. 1 é segunda, 0 é domingo. Esse portanto é segunda a sexta.
GLO1600 -> Cia e nº voo.
B738/M -> Tipo ICAO da anv e categoria da esteira de turbulência.
SBSP1134 -> Origem e hora estimada de calços fora.
N0440 -> Velocidade TAS (verdadeira). O N indica que é Knots. Essa velocidade é a que será obtida pela aeronave usando o cost index no nível pretendido de cruzeiro, pode ser que ao longo do voo ela não seja exatamente essa. Ela não é inserida em lugar algum.
330 -> Nivel de voo.
UZ42 -> Rota proposta.
SBGL0055 -> Destino e tempo estimado em rota.
EQPT/WRGDFIKLOXY -> Equipamentos da aeronave. Cada letra indica um tipo de capacidade, tem que consultar o ICA 100-11.
PBN/A1B1D1O1S2 -> Capacidade PBN da aeronave. Consultar o ICA 100-11 também.

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 2442
Reputação : 560
Idade : 24
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Interpretação de Plano

Mensagem por lumanchini em Qui 11 Jul 2013, 16:02

Paulo, muito obrigado. Ajudou bastante tambem.
Vou dar uma olhada então no ICA 100-11.

_________________
I5 3330 3.0Ghz - GTX 650TI 2Gddr5 - Vengeance 8G DDR3 1600Mhz - 1T Sata 3

lumanchini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/05/2013
Mensagens : 76
Reputação : 0
Idade : 26
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum