Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Helicóptero híbrido X3 da Eurocopter atinge 472 km por hora

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Internacional] Helicóptero híbrido X3 da Eurocopter atinge 472 km por hora

Mensagem por Amilckar em Sab 15 Jun 2013, 08:43

IMAGENS: Helicóptero híbrido X3 da Eurocopter atinge 472 km por hora

    

O helicóptero híbrido X3 durante o voo recorde acompanhado em voo por um jato L-39. (Foto: Alain Ernoult / Eurocopter)


O helicóptero híbrido X3 da Eurocopter abriu as fronteiras da aviação ao atingir um marco de velocidade de 255 nós, o equivalente a 472 km/hora em um voo nivelado operado na França, no início deste mês. Alguns dias antes desta conquista, o X3 já havia atingido uma velocidade de 487 km/hora durante uma descida. Com estes dois sucessos, o X3 supera os recordes de velocidade não oficiais já registrados para um helicóptero.


O marco histórico de velocidade foi alcançado com o híbrido voando a uma altitude de cerca de 10.000 pés durante teste de 40 minutos no sul da França, perto de Istres. Ele marca a mais recente de uma lista crescente de conquistas para o X3, que é um demonstrador de tecnologia da Eurocopter para um sistema de transporte que oferece a velocidade de uma aeronave turboélice em pleno voo, e o rentável sistema de pouso e decolagem vertical (VTOL), que são capacidades somente de helicópteros.



Detalhes do helicóptero X3 da Eurocopter. (Fotos: Eurocopter)


“Não é nenhum exagero dizer que está claro que o X3 tem como elemento principal as altas velocidades”, disse Hervé Jammayrac, piloto de teste da Eurocopter. “Enquanto voávamos nessas velocidades máximas, de 472 e 487 km, o helicóptero mantinha todas as suas funções, exibindo uma excelente estabilidade e proporcionando um baixo nível de vibração, sem qualquer sistema anti-vibração”, completa.


O X3 da Eurocopter em voo. (Foto: Eurocopter)


A configuração X3 utiliza um par de motores de turbina RTM 322 para alimentar um sistema de rotor principal de cinco pás com duas hélices instaladas em curto-span em asas fixas laterais. Esta família de motores de design e arquitetura em seu estado da arte combina potência e crescimento. A variante RTM 322, que alimenta o X3, baseia-se no mesmo sistema utilizado no modelo NH90, mas incorpora um FADEC adaptado aos requisitos da presente demonstração de alta velocidade.
Este conceito é bem adequado para missões que exijam longos voos e em altas velocidades, mantendo a elevação vertical completa e capacidades de pairar – tudo a um custo muito acessível. A Eurocopter prevê uma ampla gama de aplicações potenciais para a sua configuração híbrida, inclusive em operações de busca e salvamento de longa distância (SAR), missões da guarda costeira, patrulha de fronteira, transporte de passageiros e transporte aéreo offshore, juntamente com serviços de transporte entre cidades. A combinação de altas velocidades de cruzeiro e excelente desempenho VTOL também está bem adaptada para missões militares, como operações de forças especiais, transporte de tropa, combate SAR e evacuação aeromédica.



O X3 atingiu a marca de 472 km/h durante um voo no dia 11.


“Com base nas tecnologias X3, a Eurocopter continuará definindo o padrão em helicópteros futuros, oferecendo aos seus clientes novos níveis de desempenho em termos de velocidade, alcance e capacidades de missão a custos competitivos”, disse o CEO da Eurocopter, Guillaume Faury “As excelentes realizações do X3 são resultado do compromisso e excelência de nossas equipes. Apresento meu reconhecimento a todos os envolvidos no desenvolvimento do demonstrador”.
O X3 foi desenvolvido em um rápido programa da Eurocopter, que utilizou um dos helicópteros Dauphin da empresa como estrutura. Para a última etapa de alta velocidade, o demonstrador foi equipado com uma carenagem da cabeça do rotor, destinada a reduzir a resistência aerodinâmica, diretamente beneficiada por testes de alta velocidade feitos pela empresa com um Dauphin DGV como banco de provas, nos anos 90. Assim como carenagens adicionais nos trens de pouso. O Dauphin DGV foi habilitado pela antiga empresa Aerospatiale para definir um novo marco de velocidade de um helicóptero – atingindo uma velocidade recorde de 200 nós, em 1991.




A equipe da Eurocopter celebrou o feito com uma champagne. (Fotos: Eurocopter)


Para o engenheiro de teste de voo da Eurocopter Dominique Fournier – que estava a bordo do X3 juntamente com o piloto Jammayrac – as avaliações de alta velocidade atuais estão fornecendo dados reais, além do aspecto mais simbólico de alcançar metas de velocidade de helicópteros. “Esses voos nos permitem explorar ainda mais o comportamento dos principais rotores em alta velocidade e fazer avaliações de eficácia da carenagem que adicionamos ao cubo do rotor principal – o que será benéfico para a otimização da gama global de produtos da Eurocopter”, explicou Fournier.
Com estes últimos testes de voo o demonstrador X3 acumulou um total combinado de mais de 140 horas de voo desde que fez sua decolagem inaugural, em setembro de 2010. Logo de início, o helicóptero superou facilmente a meta inicial da Eurocopter de 220 nós e a sua velocidade foi aumentando, confirmando excelentes qualidades da configuração híbrida de voo, manobrabilidade, aceleração e desaceleração excepcionais. Ao chegar à mais recente marca de 472 km/h e às realizações de velocidade de até 482 km em descida, a Eurocopter confirma ainda mais o potencial do conceito.


A maturidade do modelo híbrido também foi validada em 2012, nos Estados Unidos, durante uma turnê de demonstração para os operadores civis, organismos militares e de segurança pública, com mais de 55 horas voadas e 47 pilotos que puderam controlar o helicóptero durante a sua passagem por quatro estados, do Texas à Virgínia.



A equipe do projeto X3 da Eurocopter, após adesivar o helicóptero com a velocidade de 255 Kts.


Após a visita aos EUA – que mais do que duplicou o tempo total de voo do X3 – a Eurocopter realizou uma inspeção de manutenção em profundidade, que confirmou as condições normais dos componentes e sistemas dinâmicos da aeronave híbrida.


Fonte: Cavok

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10848
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum