Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil]Oferta e demanda por voos domésticos caem em abril

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil]Oferta e demanda por voos domésticos caem em abril

Mensagem por jailton em Sab 01 Jun 2013, 18:42

Número de assentos oferecidos caiu pelo oitavo mês seguido, enquanto procura por passagens recuou pela terceira vez em quatro meses

Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta sexta-feira, houve queda na oferta e na demanda por voos domésticos em abril. Por outro lado, o número de assentos e a procura por viagens internacionais feitas por empresas aéreas brasileiras aumentaram no período.

A demanda interna caiu 3,35% em abril, em comparação ao ano passado – nos primeiros quatro meses do ano, houve queda acumulada de 1,74%. Na comparação com o ano passado, o único mês em que a procura por voos aumento foi em março, com alta de 1,17%. Já a oferta por voos nacionais recuou 4,06% em abril – a oitava queda consecutiva – devido a ajustes na oferta das duas principais companhias do setor. No acumulado em quatro meses, a oferta apresentou uma redução de 6,92% frente a igual etapa de 2012.

Com a diminuição da oferta, aumentou a taxa de ocupação das aeronaves, que chegou a 72,33% em abril. O número representa um aumento de 0,74% em comparação com o mesmo mês em 2012. No acumulado do ano até abril, o aproveitamento atingiu 73,91%, demonstrando uma melhora de 5,57% em relação aos quatro primeiros meses do ano passado.

Quanto à participação no mercado doméstico, a TAM se manteve na liderança, com participação de 38,42% da demanda, enquanto a Gol ficou com 36,24%. Contudo, o maior crescimento de participação de mercado foi registrado por Avianca e Azul, com altas de 43,26% e 35,19%, respectivamente.

Voos internacionais - Ao contrário do que aconteceu nos voos domésticos, a demanda por transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras cresceu 1,49%, em comparação a abril do ano passado. Durante os primeiros quatro meses do ano, a demanda por viagens para o exterior acumulou um crescimento de 5,48% em relação aos mesmos meses de 2012.

A oferta apresentou uma alta de 9,39% em abril e atingiu o maior nível para o mês desde 2000. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a oferta registrou uma alta de 15,63% em relação ao mesmo período do ano passado.

Um crescimento mais acelerado da oferta que da demanda levou uma a queda da taxa de assento dos voos internacionais. A ocupação ficou em 75,21% em abril, ante os 81,06% do mesmo mês do ano passado.

http://veja.abril.com.br/

_________________
Na vida quanto mais você vive mais você aprende, na aviação quanto mais você aprende mais você vive.

jailton
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/02/2010
Mensagens : 1031
Reputação : 26
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum