Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Avião da Gol com 174 passageiros tem pneu estourado ao pousar em Salvador (BA)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] Avião da Gol com 174 passageiros tem pneu estourado ao pousar em Salvador (BA)

Mensagem por Amilckar em Sex 03 Maio 2013, 13:47

Avião da Gol com 174 passageiros tem pneu estourado ao pousar em Salvador (BA)



O comandante do voo G31866, que partiu do Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, às 17h52 desta terça-feira (30/4), com destino a Salvador, suspeitou que havia problemas em um dos pneus do trem de pouso principal (traseiro), logo após a decolagem.


A confirmação do dano no pneu esquerdo veio da administração aeroportuária após a decolagem, com a aeronave em voo. Pela avaliação do comandante, todos os parâmetros estavam normais, o que possibilitaria o prosseguimento do voo em condições seguras. Segundo a Gol, o pouso com um dos pneus danificados é um procedimento previsto pelo fabricante.


A torre de controle em Salvador foi avisada, tendo sido montado um esquema de segurança, com ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros. "Depois de pousar em seu destino final e deixar a pista de pouso em direção ao desembarque, um dos pneus murchou, impedindo o seu deslocamento", informou a companhia aérea em nota enviada para a Tribuna da Bahia e para o iG Bahia, que informaram em tempo real o que estava acontecendo com a aeronave, a partir de informações passadas por passageiros a bordo.


O presidente do PSDB baiano, João Almeida, e o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, do PT, estavam entre os 174 passageiros.


A jornalista Marina Marquez também estava a bordo e descreveu os instantes que antecederam a partida. Segundo ela, na decolagem o avião passou sobre uma lâmpada na pista. "Fez um barulhão, o caco da lâmpada furou o pneu. Foi horrível o barulho do avião acelerando com pneu furado para levantar voo. Todo mundo começou a se olhar e a se perguntar: E para descer?".


Marina Marquez lembrou o medo durante o pouso, em Salvador: "Quando o avião desceu, encostou no chão, o barulho era assustador. O avião não freava e ficava chacoalhando muito. Não conseguia ter aderência na pista, possivelmente por causa do pneu furado. O avião estava correndo muito, você olhava e o avião não parava. No finalzinho da pista, começou a diminuir a velocidade. No que virou para sair da pista, fez um estouro. Foi uma explosão e parou na hora".


Veja o relato em tempo real feito pela Tribuna da Bahia/iG Bahia:


19h31 - Um pneu de uma aeronave 737-800, da Gol, acaba de estourar durante o pouso no aeroporto de Salvador.


19h38 - O voo 1866 vinha de Brasília e neste momento está na pista, à espera de ser rebocado para a área de desembarque. O voo está lotado.


19h42 - A Tribuna da Bahia/iG Bahia está tentando contato com a Gol, mas a informação dada pelo 0800 é de que a área de comunicação da empresa só atenderá depois do feriado [alguns minutos depois a Gol entrou em contato com a Tribuna da Bahia/iG Bahia e desmentiu a informação do 0800].


19h43 - Na aeronave, os passageiros estão inquietos e os comissários pedem que os celulares sejam desligados. João Almeida, presidente do PSDB baiano, e o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, do PT, estão a bordo.


19h52 - Os 174 passageiros estão deixando a aeronave e sendo levados para um ônibus, que os conduzirá ao terminal de desembarque.


19h59 - Os passageiros estão no ônibus, agora.


20h - Há pelo menos 10 ambulâncias e carros de bombeiros na pista.


20h01 - Os primeiros passageiros acabam de chegar ao terminal de desembarque.


20h02 - Um técnico em aviação, que trabalhou muitos anos como mecânico, e que estava a bordo, acaba de informar que percebeu um pneu estourando durante a decolagem. Um segundo pneu estourou no pouso, disse ele. A informação do problema na decolagem parece ser confirmada pelo fato de que ambulâncias já estavam na pista à espera da aeronave.


20h06 - O segundo grupo de passageiros chega ao terminal de desembarque. 20h19 - Um passageiro que estava a bordo e pediu para não ser identificado contou que os passageiros ouviram um barulho forte na decolagem, que se repetiu no momento em que o avião tocou o solo, em Salvador. Segundo a fonte, a aeronave desceu inclinada para um dos lados.


20h29 - A Gol acaba de entrar em contato com a Tribuna da Bahia/iG Bahia. A empresa confirmou que havia 174 passageiros a bordo e que o comandante da aeronave percebeu um problema com o trem de pouso antes da chegada ao aeroporto de Salvador. No pouso, segundo a empresa, que está enviando nota oficial para a Tribuna da Bahia/iG Bahia, um dos pneus se esvaziou.


Fonte: Alberto Oliveira (Tribuna da Bahia)
Via: Aviationnews

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10848
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum