Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Ministro anuncia estudos para novo aeroporto na Grande Porto Alegre

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] Ministro anuncia estudos para novo aeroporto na Grande Porto Alegre

Mensagem por Amilckar em Ter 23 Abr 2013, 10:56

Ministro anuncia estudos para novo aeroporto na Grande Porto Alegre



Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, visitou a área do empreendimento. Novo aeroporto deve ser construído entre Nova Santa Rita e Portão.


O governo federal vai realizar estudos técnicos e financeiros para viabilizar a construção do Aeroporto 20 de Setembro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22) pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, em visita ao Rio Grande do Sul.



Na companhia do governador Tarso Genro, o ministrou sobrevoou a área de 2,5 mil hectares que deve receber o empreendimento, entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão. Segundo ele, o estudo preliminar feito pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA) será aprofundado pela Secretaria de Aviação Civil.



“Um estudo mais apurado, para que, tecnicamente, do ponto de vista de ventos, espaço aéreo, movimentação, nós possamos ter segurança para que o projeto, tecnicamente aprovado, possa ser desenhado do ponto de vista de engenharia e do ponto de vista financeiro”, disse o ministro.



Para Tarso, o anúncio marca a institucionalização do projeto de construção do novo aeroporto, idealizado por empresários, políticos e outros profissionais. Na última sexta-feira (19), o governador assinou um decreto que criou o grupo de trabalho do Executivo pró-Aeroporto 20 de Setembro, que ficará responsável por viabilizar o projeto.


“É um passo do meio. Tem toda uma movimentação anterior, uma movimentação técnica, que agora será uma movimentação institucional, tanto do governo federal quanto do governo estadual. É o passo inaugural da base técnica necessária para tomar a denificação, que nós queremos que seja o mais breve possível”, disse o governador.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller, destacou a importância da construção de um novo aeroporto para a economia do Rio Grande do Sul. Segundo ele, parte dos bens produzidos no precisa ser exportada por outros aeroportos em função da falta de capacidade do Salgado Filho.


“O nosso Salgado Filho, mesmo fazendo reformas, de acordo com a própria Infraero, tem prazo de validade de mais oito ou 10 anos. Nós estamos levando muita carga para São Paulo. Então, o custo da nossa logística é muito maior. Precisamos aumentar nossa possibilidade de mandar carga para o Exterior através do nosso aeroporto”, disse Müller.


O projeto do aeroporto alternativo ao Salgado Filho prevê a construção de duas pistas, com capacidade para aeronaves de grande porte, como Boeing 747-800 e Airbus A-380. O terminal deve ter capacidade mínima para atender 20 milhões de passageiros por ano. As obras devem ter de cinco a oito anos de duração.

Fonte: NOTIMP

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10849
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum