Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


PMDG NGX Alerta Irritante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Bruno Rodrigues em Sex 08 Mar 2013, 09:18

então pessoal encostei o A320 um pouco e tirei do Hangar o NGX,so aconteçe um problema toda vez que inicio uma descida fica um Alera soando um "TE TE TE TE" e não tem nenhuma luz de alerta na Cabine nem nada esta tudo OK alguem poderia saber o que Pode Ser,nem de longe domino 80% desta maquina,mas queria entender que alerta é esse

_________________
MD-80 The Mad Dog MD-11 The Greatest Machine

Bruno Rodrigues
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 782
Reputação : 67
Idade : 27
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Profissional de T.I
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Bruno Aquino em Sex 08 Mar 2013, 09:30

Provavelmente seja algo no lado do F/O, por isso você não o vê o alerta. Em quais aeroportos isso aconteceu?

_________________
AMD Bulldozer FX 8120 OC 4.8GHz - Corsair H100i Liquid CPU Cooler - Asus M5A97 Evo - 16GB DDR3 1333MHz Kingston - Gigabyte GTX 970 OC 4GHz GDDR5 - 2 HDs 320GB Sata II RAID 0 - Seventeam V-Force ST-850Z-AF  - Windows 10 Pro 64Bits - Samsung 22" T220 Widescreen

Bruno Aquino
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/07/2011
Mensagens : 676
Reputação : 34
Idade : 36
Simulador preferido : Prepar 3D v3.3
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por albertowyatt em Sex 08 Mar 2013, 09:45

Após dar partida nos motores, ligou as packs? Esse alerta costuma dar quando acontece isso, um tempo depois que você está no ar.

albertowyatt
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 19/06/2012
Mensagens : 165
Reputação : 7
Idade : 23
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Duley em Sex 08 Mar 2013, 10:13

"TE TE TE" geralmente soa quando você aplica muita potência com a aeronave desconfigurada para decolagem. Confesso que nunca ouvi esse alarme em voo.

Bem, veja se configurou no overhead, na área de pressurização (canto inferior direito), a altitude de cruzeiro correta (FLT ALT), já que o alerta começa logo que começa a descer. Que me lembre alarme de pressurização é apenas visual, mas não custa verificar.

Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3274
Reputação : 215
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Bruno Rodrigues em Sex 08 Mar 2013, 10:49

então gente aconteçe sempre quando chego em Cruzeiro,a decolagem esta certinha toda configurada,as Packs em Auto,não ha alertas nem do Lado do FO nem do Cmdte,na configuração é tudo okay tudo configurado Flaps,V1 VR e V2 tudo certo no FMC,creio eu que se fosse problema de presurissação averia um alerta certo?

_________________
MD-80 The Mad Dog MD-11 The Greatest Machine

Bruno Rodrigues
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 782
Reputação : 67
Idade : 27
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Profissional de T.I
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Franham em Sex 08 Mar 2013, 11:21

Provavelmente, verifique se a pressão da cabine esta de acordo com a altitude na qual esta voando.

_________________
ASUS:P8H61-M Processador:Core i7 2600 3.40GHz Memória:8.00GB Sistema: Windows 7 64 bits HD:2T Placa de Video: GTX580 1.5GHz Monitor: LG D2342 Wide 29" Control: CyborgX 5
Último Addon: FS2Crew 737NGX (Nota 10, deveria ter para TODAS aeronaves)

Franham
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 10/03/2012
Mensagens : 268
Reputação : 24
Idade : 33
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estatístico/Dormir
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Paulo Stavis em Sex 08 Mar 2013, 11:30

Com certeza é a pressurização. Verifique se as packs estão on, os bleeds dos motores em On também.

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 2441
Reputação : 560
Idade : 24
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Duley em Sex 08 Mar 2013, 12:50

Acontece em cruzeiro ou quando inicia a descida?

Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3274
Reputação : 215
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Bruno Rodrigues em Sex 08 Mar 2013, 14:01

aconteçe quando eu passo geralmente os FL280 amas pelo que o Paulo falou creio que seja as Bleeds estou em um voo agora mas quando terminar aqui irei testar.
Obrigado a Todos aplauso

_________________
MD-80 The Mad Dog MD-11 The Greatest Machine

Bruno Rodrigues
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 782
Reputação : 67
Idade : 27
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Profissional de T.I
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Tulio Siqueira em Sex 08 Mar 2013, 14:07

Isto me aconteceu também algumas vezes. Na ultima vez, notei que a pressão do bleed estava zerada. O mais engraçado é que os bleeds dos motores estavam em ON e somente da APU desligada (APU também desligada). Em todas as vezes, aconteceu quando iniciei a descida e ficou alarmando na minha cabeça até atingir a altitude de aproximação. Sem alarmes visuais. scratch

_________________
AMD FX-4100 QuadriCore 3.6GHz 12MB
8GB RAM DDR3 1333
Mobo Asus M5A78L-LE
Geforce 9800GT 1GB 256bits DDR3
Fonte Corsair CX430 - 430W
Win7-64bits SPK1

Tulio Siqueira
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 432
Reputação : 22
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Técnico em Eletrônica
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Bruno Rodrigues em Sex 08 Mar 2013, 14:13

é exatamente assim THPS igualzinho quando chego na Altitude de APP o Alerta Cessa scratch

_________________
MD-80 The Mad Dog MD-11 The Greatest Machine

Bruno Rodrigues
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 782
Reputação : 67
Idade : 27
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Profissional de T.I
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Tulio Siqueira em Sex 08 Mar 2013, 15:14

Bruno, quando você inicia a descida como você desacelera o NGX? Eu deixo o automático ligado e reduzo a velocidade no controle. Estava pensando agora que talvez este alarme esteja acontecendo pelo fato de manter o autothrothle ligado durante a descida. Será que o correto não seria desligar o automatico e reduzir manualmente? Como este alarme sempre acontece no momento que iniciamos a descida, pode ser este o problema. Faça um teste aí e eu vou fazer também. Quem sabe não seja isto. scratch

_________________
AMD FX-4100 QuadriCore 3.6GHz 12MB
8GB RAM DDR3 1333
Mobo Asus M5A78L-LE
Geforce 9800GT 1GB 256bits DDR3
Fonte Corsair CX430 - 430W
Win7-64bits SPK1

Tulio Siqueira
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 432
Reputação : 22
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Técnico em Eletrônica
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Bruno Rodrigues em Sex 08 Mar 2013, 15:34

THPS escreveu:Bruno, quando você inicia a descida como você desacelera o NGX? Eu deixo o automático ligado e reduzo a velocidade no controle. Estava pensando agora que talvez este alarme esteja acontecendo pelo fato de manter o autothrothle ligado durante a descida. Será que o correto não seria desligar o automatico e reduzir manualmente? Como este alarme sempre acontece no momento que iniciamos a descida, pode ser este o problema. Faça um teste aí e eu vou fazer também. Quem sabe não seja isto. scratch

então eu desco tudo no automatico so desacoplo o AT no final mesmo ou se for nescessario mais será que é,bem vou descobrir agora wink
mas creio que não é isso

_________________
MD-80 The Mad Dog MD-11 The Greatest Machine

Bruno Rodrigues
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 782
Reputação : 67
Idade : 27
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Profissional de T.I
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Duley em Sex 08 Mar 2013, 15:53

O sistema de pressurização deve ser configurado da seguinte forma antes de decolar funcionando de forma totalmente automatica com APU off:

TRIM AIR - ON
L RECIRC FAN - AUTO
R RECIRC FAN - AUTO
L PACK - AUTO
R PACK - AUTO
ISOLATION VALVE - AUTO
BLEED APU - OFF
BLEED 1 - ON
BLEED 2 - ON
FLT ALT - SET
LAND ALT - SET

Descida pode ser feita com A/T ligado sem o menor problema.


Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3274
Reputação : 215
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Paulo Stavis em Sex 08 Mar 2013, 16:49

THPS escreveu:Isto me aconteceu também algumas vezes. Na ultima vez, notei que a pressão do bleed estava zerada. O mais engraçado é que os bleeds dos motores estavam em ON e somente da APU desligada (APU também desligada). Em todas as vezes, aconteceu quando iniciei a descida e ficou alarmando na minha cabeça até atingir a altitude de aproximação. Sem alarmes visuais. scratch

Não dá pra esquecer que a isolation precisa estar em auto ou em on. O alarme visual aparece no painel de alarmes do F/O.

Bruno Rodrigues escreveu:é exatamente assim THPS igualzinho quando chego na Altitude de APP o Alerta Cessa scratch

É porque o alarme avisa sobre a altitude da cabine, que no seu caso passou do máximo (por volta de 10.000' acho). Quando você desce a altitude volta ao normal e o alarme cessa.

THPS escreveu:Bruno, quando você inicia a descida como você desacelera o NGX? Eu deixo o automático ligado e reduzo a velocidade no controle. Estava pensando agora que talvez este alarme esteja acontecendo pelo fato de manter o autothrothle ligado durante a descida. Será que o correto não seria desligar o automatico e reduzir manualmente? Como este alarme sempre acontece no momento que iniciamos a descida, pode ser este o problema. Faça um teste aí e eu vou fazer também. Quem sabe não seja isto. scratch

THPS não vamos falar "bobagens". Ninguém nasce sabendo mas querer ligar coisas que não tem nada a ver não dá né? O AT controla a potência em qualquer regime (decolagem/subida/crz/descida/app/pouso) assim como o LNAV e o VNAV comandam as navegações. A aeronave tem total capacidade de ser automática, se não tivesse com certeza o AT iria desengajar próximo do TOD ou nem seria implementado.

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 2441
Reputação : 560
Idade : 24
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Bruno Rodrigues em Sex 08 Mar 2013, 16:50

awe gente FL250 e nada de TE TE TE TE hehe era o sistema de presuriação mesmo eu desligava todas as Bleeds lol não sei como não desmaiei durante o voo lol

_________________
MD-80 The Mad Dog MD-11 The Greatest Machine

Bruno Rodrigues
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 782
Reputação : 67
Idade : 27
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Profissional de T.I
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Paulo Stavis em Sex 08 Mar 2013, 16:58

Bruno Rodrigues escreveu:awe gente FL250 e nada de TE TE TE TE hehe era o sistema de presuriação mesmo eu desligava todas as Bleeds lol não sei como não desmaiei durante o voo lol

Só pra fazer o serviço completo...:

Depois do acionamento você vai deixar o painel conforme o Duley falou. Se a decolagem for com packs on, não precisa fazer nada no after takeoff porém se for com packs off, não pode esquecer de ligar novamente os packs.

Pra decolar temos 3 opções de pressurização:
1) Bleed dos motores: É essa decolagem costumeira.

2) APU bleed: Mantenha o APU ligado e sete da seguinte maneira:
Right PACK switch..................................................………………..……………………........................AUTO
ISOLATION VALVE switch.....................………………..………………..………....................................CLOSE
Left PACK switch...............................………………..………………..……...........................................AUTO
Engine No. 1 BLEED air switch................………………..………………..……........................................OFF
APU BLEED air switch.........................………………..………………..……..............................................ON
Engine No. 2 BLEED air switch...........………………..………………..…….............................................OFF
Trim Air Switch...................................................………………........................................................ON
WING ANTI-ICE switch...............................................................................................................OFF

A APU bleed takeoff não pode ser usada em conjunto com o wing anti-ice portanto se necessário o anti-ice pra táxi, configura a nave no before takeoff.

3) No bleed:
PACK switches...............................................................................………………..…………………….AUTO
ISOLATION VALVE switch.........................................................………………..………………..………CLOSE
Engine BLEED air switches..............................................................………………..………………..……OFF

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 2441
Reputação : 560
Idade : 24
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Bruno Rodrigues em Sex 08 Mar 2013, 17:01

Paulo Stavis escreveu:
Bruno Rodrigues escreveu:awe gente FL250 e nada de TE TE TE TE hehe era o sistema de presuriação mesmo eu desligava todas as Bleeds lol não sei como não desmaiei durante o voo lol

Só pra fazer o serviço completo...:

Depois do acionamento você vai deixar o painel conforme o Duley falou. Se a decolagem for com packs on, não precisa fazer nada no after takeoff porém se for com packs off, não pode esquecer de ligar novamente os packs.

Pra decolar temos 3 opções de pressurização:
1) Bleed dos motores: É essa decolagem costumeira.

2) APU bleed: Mantenha o APU ligado e sete da seguinte maneira:
Right PACK switch..................................................………………..……………………........................AUTO
ISOLATION VALVE switch.....................………………..………………..………....................................CLOSE
Left PACK switch...............................………………..………………..……...........................................AUTO
Engine No. 1 BLEED air switch................………………..………………..……........................................OFF
APU BLEED air switch.........................………………..………………..……..............................................ON
Engine No. 2 BLEED air switch...........………………..………………..…….............................................OFF
Trim Air Switch...................................................………………........................................................ON
WING ANTI-ICE switch...............................................................................................................OFF

A APU bleed takeoff não pode ser usada em conjunto com o wing anti-ice portanto se necessário o anti-ice pra táxi, configura a nave no before takeoff.

3) No bleed:
PACK switches...............................................................................………………..…………………….AUTO
ISOLATION VALVE switch.........................................................………………..………………..………CLOSE
Engine BLEED air switches..............................................................………………..………………..……OFF

muito obrigado paulo é um verdadeiro checklist,ta vendo é isso que da piloto de airbus querer voar Boeing,la no airbus eu aperto 6 botões e estou decolando aqui o buraco é mais embaixo lol
mas esse NGX é incrivel so tenho mais uma pergunta,eu as vezes aciono usando o ar condicionado externo sem ligar a APU é certo se fazer isso pois ja vi um video do antigo programa no ar onde o comandante dantas aciona o 300 dele sem APU desta maneira

_________________
MD-80 The Mad Dog MD-11 The Greatest Machine

Bruno Rodrigues
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 782
Reputação : 67
Idade : 27
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Profissional de T.I
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Paulo Stavis em Sex 08 Mar 2013, 17:06

Bruno Rodrigues escreveu:muito obrigado paulo é um verdadeiro checklist,ta vendo é isso que da piloto de airbus querer voar Boeing,la no airbus eu aperto 6 botões e estou decolando aqui o buraco é mais embaixo lol
mas esse NGX é incrivel so tenho mais uma pergunta,eu as vezes aciono usando o ar condicionado externo sem ligar a APU é certo se fazer isso pois ja vi um video do antigo programa no ar onde o comandante dantas aciona o 300 dele sem APU desta maneira

Dá sim. O acionamento pode se dar de três formas:

1) APU bleed:
É o normalzão, seta packs off, isolation em open e todas as bleeds em on. O mínimo de PSI no duto é 35, se não me engano.

2) Ar externo, vou transcrever o proc.:
EXTERNAL POWER + EXTERNAL AIR START
Engine No. 1 must be started first.
When cleared to start:
APU BLEED air switch.......................................………………..………………..………….........................OFF
Engine No. 1 start.......................................………………..………………..………......................Accomplish
Use normal start procedures. (leia-se, packs off, isolation open e engine bleed on).
WARNING: To minimize the hazard to ground personnel, the external air should be
disconnected, and engine No. 2 started using the Engine Crossbleed Start procedure.

3) Crossbleed:
É acionar o motor com a energia do outro. Não dá pra acionar o motor só apartir da bateria portando o crosbleed acaba sendo um External power + air.
ENGINE CROSBLEED START:
Prior to using this procedure, ensure that the area to the rear is clear.
Engine BLEED air switches...............................…………..……………….............................................ON
APU BLEED air switch...............................………………..………………………......................................OFF
PACK switches..........................................………………..………………..…..........................................OFF
ISOLATION VALVE switch................ ………………..………………..……….........................................AUTO
Ensures bleed air supply for engine start.
Engine Thrust Lever (Operating Engine).................................……..................Advance thrust lever
Advance thrust lever until bleed duct pressure indicates 30 PSI.
Non–operating engine.................………………..……………….........................................................Start
Use normal start procedures with crossbleed air. After starter cutout, adjust thrust on both
engines, as required.

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 2441
Reputação : 560
Idade : 24
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Tulio Siqueira em Sex 08 Mar 2013, 17:35

Paulo, sobre o que escreví antes dizendo que o alarme poderia ser por causa do Autothrothle ligado foi por mero desconhecimento profundo da aeronave. Conheço muito pouco ainda do NGX pois sempre voei com o default e nele não tem esta complexidade. Me perdoe se falei "bobagem".
Entretanto sua explicação da configuração da bleed foi ótima e me tirou uma dúvida que tinha. Das próximas vezes vou ficar mais atento com o sistema de pressurização. thumbsup
Duley, obrigado também pela colaboração. aplauso

_________________
AMD FX-4100 QuadriCore 3.6GHz 12MB
8GB RAM DDR3 1333
Mobo Asus M5A78L-LE
Geforce 9800GT 1GB 256bits DDR3
Fonte Corsair CX430 - 430W
Win7-64bits SPK1

Tulio Siqueira
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 432
Reputação : 22
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Técnico em Eletrônica
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Paulo Stavis em Sex 08 Mar 2013, 17:37

THPS escreveu:Paulo, sobre o que escreví antes dizendo que o alarme poderia ser por causa do Autothrothle ligado foi por mero desconhecimento profundo da aeronave. Conheço muito pouco ainda do NGX pois sempre voei com o default e nele não tem esta complexidade. Me perdoe se falei "bobagem".
Entretanto sua explicação da configuração da bleed foi ótima e me tirou uma dúvida que tinha. Das próximas vezes vou ficar mais atento com o sistema de pressurização. thumbsup
Duley, obrigado também pela colaboração. aplauso

Sem problema algum, só falei isso pra ver se derrepente você se anima e dá uma estudada na astronave. yes
Como sempre, qualquer dúvida é só postar.

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 2441
Reputação : 560
Idade : 24
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PMDG NGX Alerta Irritante

Mensagem por Duley em Sex 08 Mar 2013, 18:10

Nunca experimentei acionar o segundo motor no NGX usando cross bleed do motor ja acionado. Mas no real, é necessário avançar bastante a manete do motor que está girando para se obter a quantidade ideal de ar sangrado que permita o acionamento.
Obviamente durante esse processo, o deslocamento de ar atrás será bem grande e pode atrapalhar veículos que se movem atrás da aeronave, outras aeronaves em taxi e etc. Então este tipo de procedimento tem que ser bem coordenado com Torre e equipe de solo.
Essa operação é feita geralmente quando a APU está inoperante. Geralmente APU é MEL C, ou seja, a cia aérea tem 10 dias para resolver a pane e colocar a APU operante novamente.

Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3274
Reputação : 215
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum