Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por sergiotucano em Sab 17 Nov 2012, 18:40

Pessoal, seguindo a ideia do Bruno Nascimento, que mostrou um translato do ATR da WIC, segue um relato do translato do ATR da Azul, PR-ATV por Gustavo Nedel, Comandante da Azul Virtual :


LFBO/Toulouse (TLS) - GCRR/Lanzarote (ACE)

No dia 29/09/2012, a Azul Virtual.org iniciou seu primeiro traslado, ficando cada vez mais próxima de nossa inspiração, a Azul Linhas Aéreas.
A aeronave trasladada foi o moderníssimo ATR 72-600, última geração se tratando de turboélices. Vale lembrar que a Azul é a primeira a operar essa aeronave no Brasil e a segunda no mundo. Com capacidade para 70 passageiros, a aeronave foi batizado com o nome de "Magia Azul". O PR-ATV - matrícula da aeronave - estava a espera da TRIPulação Azul no Aeroporto de Toulouse - Blagnac (ICAO: LFBO; IATA: TLS) no final da tarde do dia 28 de setembro.
Enquanto a equipe administrativa da empresa acertava os últimos detalhes da entrega da aeronave, o Comandante Gustavo Nedel, mais o Comandante Marcio Funashima, trabalhavam junto à ATR na programação do voo e escolha da rota a ser voada até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais.
Com todos as pendências burocráticas acertadas, já no fim da tarde do dia 28, a TRIPulação, juntamente com o pessoal do administrativo da Azul Virtual.org e ATR, e mais alguns convidados jantaram em um famoso Brasserie (Brasserie des Beaux-Arts (La), Toulouse), para comemorar e ao mesmo tempo se depsedir da França.



A aeronave partiu as 21:11, horário local (19:11Z, no Brasil, 16:11), início da madrugada do dia 29. A temperatura não era muito agradável, fazia 7 graus celsius naquele momento. No entanto, o céu estava limpo, com visibilidade maior que 10km. A TRIPulação chegou com antecedência do jantar, para a programação da aeronave, assim como os passageiros, no final da noite do dia 28. A aeronave já foi avistada de longe, em solo, quase pronta. Faltava apenas as malas e últimos acertos. Todos estavam ansiosos com esse momento, que precediria um feito ainda não alcançado pela Azul Virtual.org!
Portas fechadas e com a área segura, o Comandante Nedel e Funashima deram início às instruções do 'clearance'. Programaram a SID ANETO5B, utilizando a pista 32/R. Após o 'pushback', iniciamos nosso taxi exatamente as 22:05, através das 'taxiways' T40-P10-N1 até o ponto de espera. Após 8 minutos de taxi, aproximando-se da cabeçeira 32/R, nossa decolagem foi autorizada pela torre de Toulouse. Algo assim: "AZUL 9150, clear for take off runway 32/R. Wind 261 degrees @ 12 knots". Após a V1-VR de 118 knots, o Comandante Gustavo Nedel tirou a aeronave do solo, iniciando subida com a V2 programada. Naquele momento, o combustível consumido era de aproximadamente 830 kg por hora voada. Após a decolagem, mantivemos a proa até o bloqueio do VOR de Toulouse, quando uma leve curva à esquerda foi iniciada, que levaria a aeronave em direçào ao fixo ANETO. Para curiosidade, esse fixo recebeu esse nome pois é um lugar 'mágico', chamado de Pico Aneto. É o mais alto na região dos Pirineos, com 3.404 metros acima do nível do mar (http://es.wikipedia.org/wiki/Pico_Aneto). Antes mesmo de chegar nessa 'Magia Azul', nos despedimos da França, ao passar na última cidade francesa, chamada Bagnères-de-Luchon.
O ATR desenvolvia aproximadamente 250 nós, com um leve vento de proa, o que nos prejudicava na performance e nos estimados. No entanto, nada tirava a beleza e o conforto da viagem. Tanto o exterior, quanto o interior da aeronave, nos surpreendia com tanta qualidade e modernidade. Tínhamos um bom trecho ainda até Lanzarote, nas Ilhas Canárias.
Após estabilizarmos no nosso nível de cruzeiro inicial, 18.000 pés, o consumo de combustível diminuiu, passando para aproximadamente 750 kg por hora. Passados 30 minutos, estávamos nos sentindo muito confortáveis. Conforto, esse, que aumentou quando nos foi oferecido um serviço de bordo impecável. O tempo continuava CAVOK, a temperatura ideal para apreciar pães, queijos e geléias francesas. "Amazing!"
Enquanto isso, o controle autorizava o Comandante a voar diretamente para Zaragoza e, após, Sevilha, última cidade da Espanha antes de entrarmos no trecho sobre o Atlântico. Essa autorização do controle nos fez economizar combustível e tempo, o que era bastante interessante. Sobre o oceano, não esperávamos o momento em que fosse possível avistar as Ilhas Canárias. Foi nesse instante que, após estar mais leve, devido ao consumo de combustível, o Comandante deciciu ascender de 18.000 para 24.000 pés, economizando ainda mais combustível.
Avistando as ilhas a frente, em meio as nuvens, iniciamos nossa descida, após 4 horas de viagem. A chegada autorizada pelo controle foi a STAR TERTO 2P, para pouso diretamente na pista 03, no Aeroporto de Lanzarote (IATA: ACE, ICAO: GCRR). Após o aviso do Comandante Nedel, que o pouso havia sido autorizado, ajustamos o cinto de segurança e apreciamos um pouso bastante suave, exatamente as 02:29Z.



Após 04:10 horas de voo, ainda com 2.033 kg de combustível nos tanques, livramos a pista e nos dirigimos para o estacionamento, descansar e reabastecer a aeronave, pois um longo e novo trecho nos aguardava em breve.




GCRR/Lanzarote (ACE) - GVAC/Ilha do Sal (SID)

Enquanto a TRIPulação e passageiros aproveitavam para descansar, a equipe responsável pela manutenção inspecionava a aeronave e reabastecia novamente para o segundo trecho do traslado. Partindo das Ilhas Canárias, no início da noite do mesmo dia 29, com destino ao Arquipélago de Cabo Verde. Tudo o avião pronto e programado para a viagem, o Comandante Nedel liberou o embarque. Antes do entardecer, percebemos que mais uma nova jornada iniciava-se. Uma van nos pegou no hotel e nos levou até o aeroporto, onde encontramos nossa linda máquina. Incrível Ilha do Sal, aí vamos nós!
Para essa perna, utilizamos a SID GRAN CANARIA 3M, decolando a partir da cabeçeira 03. Fora do solo as 21:16Z (também horário local), iniciamos uma curva à esquerda para interceptar a radia 220 graus do VOR SAL (115.30 CVS). Já nos encontrávamos sobre o oceano, apreciando o entardecer com o visual do arquipélago. Mais 903.1 milhas náuticas estavam por vir. Teria uma duração levemente menor do que o primeiro trecho.
Nivelados no nível de voo 180, começou-se os preparativos para nossa janta. Surpreendentes! Era servido na bandeja uma entrada de salada de pequenos camarões e como prato principal, salmão poché e tagliarini ao molho branco. Um pavé com framboesas e um confiável tinto do sudoeste francês, degustado no copinho de plástico, tornaram o momento especial.



Com o Arquipélago de Cabo Verde na proa, iniciamos nossa descida através da STAR PISPU 1S, para pousar na cabeçeira 19. No solo, controlado, as 00:58Z (também horário local), iniciamos nosso taxi até o estacionamento. Os motores foram cortados a 01:03Z. Esse segundo trecho teve duração de 03:25 horas. Todos se dirigiram ao hotel para descansar novamente, pois o trecho sobre o Atlântico seria o mais longo desse traslado.


GVAC/Ilha do Sal (SID) - SBRF/Recife (REC)

Após um pernoite na Ilha do Sal, em função da necessidade de cumprirmos com o descanso regulamentar mínimo de 16 horas para os pilotos, poderíamos prosseguir nossa viagem. Era noite do dia 01 quando a TRIPulação, juntamente com o restante da equipe, se apresentou no Aeroporto Amilcar Cabral.
Enquanto a aeronave era abastecida, nossos Comandantes acertavam os últimos detalhes junto ao despacho aduaneiro. Consultaram, minuncioasamente, a meteorologia para a rota e, enfim, programaram nossa rota na super máquina. Estava tudo pronto para que a Azul Virtual.org cruzasse o Atlântico, pela primeira vez. Como dito anteriormente, essa era a rota mais longa do traslado, com aproximadamente 1649 milhas náuticas. A duração estimada para esse trecho era de 05:30 horas. Brasil, estamos chegando!



Após o contato do comandante com a torre de Amilcar Cabral, a mesma autorizou nossa decolagem. A pista usada seria a 01 e a SID a ser cumprida seria a BULVO 1K. O vento vinha de 040 graus com intensidade de 11 knots. A decolagem foi tranquila e apreciada, haja vista a beleza do Arquipélago de Cabo verde.



A rolagem iniciou-se as 22:35Z (horário local). Quando fora do solo, trem de pouso e flaps recolhidos, ascendemos ao nível 210, inicialmente. Pois a aeronave estava com o limite máximo estrutural de decolagem, diante da ousada travessia do Atlântico. O penúltimo trecho, e o mais esperado estava começando.
Após, aproximadamente, 180 minutos, enquanto os passageiros descansavam, nosso Comandante resolver subir para o FL240, pois a aeronave estava mais leve. Ainda, seria possível uma maior economia de combustível. Incrível, também, foi a estabilidade com que o voo foi levado. Sequer tivemos uma turbulência. Mesmo cruzando a zona de convergência intertropical, cuja atmosfera é notoriamente instável, enfrentamos condições adversas.
Faltava pouco para ingressarmos no espaço aéreo brasileiro. Logo após esse feito, foi possível avistar, bem lá embaixo, o Arquipélado de Fernando de Noronha (FNO), pertencente ao Estado de Pernambuco. Lindas ilhas!





Quando a costa brasileira foi avistada, faltava pouco para, também, avistar nosso destino. O Aeroporto Gilberto Freire, no Estado de Recife. Após o cumprimento da chegada instruída pelo controle, e a transferência para a torre, obtivemos a autorização de pouso a 01:54 horas (04:54Z), horário local.







Tocamos a pista a 01:56 horas.



Após 06:12 horas de voo, restaram 1.424 kg de combustível em nossa aeronave. Apesar do voo ser tranquilo, a viagem, em si, foi muito cansativa. Após o processo alfandegário e controle de passaporte, fomos levados para um bom hotel. Merecíamos um belo descanso, pois, no próximo entardecer deveríamos estar prontos no aeroporto, para partir em direção ao nosso destino final. Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais.


SBRF/Recife (REC) - SBCF/Confins (CNF)

Nessa última etapa do voo, não seria necessário completar os tanques da nossa aeronave. A mesma foi carregada com 3.139 kg de combustível. Esse último trecho possuía 881 milhas náuticas.



Era noite do dia 02 de setembro de 2012, exatamente as 18:39 horas, horário local, a aeronave deixa o solo do nordeste rumo à Confins, em Minas Gerais.
Após estabilizarmos no nível 200, estávamos ansiosos, tanto pela nossa última refeição à bordo, devido ao excelente trabalho de nossa equipe, como pela nossa chegada à Minas Gerais. Estávamos contando as horas. Enquanto isso, apreciávamos um jantar simples: filé com legumes cozidos, pão e manteiga e pudim de leite.
Após nossa última refeição a bordo do PR-ATV, o Comandante emitiu os avisos sonoros para atar-mos o cinto, indicando que o pouso estava próximo.



Com a pista 16 na proa, estabilizado no localizador, descemos com o glide slope perfeito, haja vista o vento estar calmo no momento da aproximação.





Tocamos o solo as 22:29 horas local, entusiasmados por demais. Além desse ter sido um feito histórico para a Azul Vitual.org, nossa malha estava ganhando um novo integrante. Os motores foram cortados as 22:32 horas.
Para o traslado ter sido efetuado com sucesso, foi preciso superar as 4.593 milhas náuticas voadas. O tempo de operação, de calço a calço (block time) foi de 19:13 horas. Partimos do Hemisfério Norte para o Hemisfério Sul, do continente Europeu, cruzamos o continente Africano, até a América do Sul. Sobrevoamos por 4 países, consumindo 11.096 kg de combustível.
Tendo em vista o esforço dos nossos Comandantes, Gustavo Nedel e Marcio Funashima, do Diretor Gabriel Chaves Borba, o Presidente Danilo P. Araújo Filho, nossos Diretores de Treinamento Bernard Pitanga e Alvim Spinola, e em nome de todos que, direta ou indiretmente, fizeram parte desse traslado, é com prazer que a Azul Virtual.org apresenta o PR-ATV, "Magia Azul".

Gustavo Nedel
03/10/2012
avatar
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 32
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por Jonathan Dias em Sab 17 Nov 2012, 20:02

Belo e bem detalhado relato! reverencia

_________________
Jonathan Dias
avatar
Jonathan Dias
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 02/06/2012
Mensagens : 209
Reputação : 3
Idade : 22
Simulador preferido : FS9
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por CmteDouglas em Sab 17 Nov 2012, 20:37

reverencia

_________________
avatar
CmteDouglas
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 25/02/2012
Mensagens : 120
Reputação : 20
Idade : 24
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por sergiotucano em Dom 18 Nov 2012, 01:58

Valeu Jonathan! Realmente o relato do Nedel esta muito detalhado ! Very Happy

Douglas, thumbsup wink

avatar
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 32
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por Bruno Nascimento em Dom 18 Nov 2012, 22:57

Baita relato, o meu ficou no chinelo hahaha

Abração Sérgio!
avatar
Bruno Nascimento
Banido

Masculino
Inscrito em : 30/10/2011
Mensagens : 2949
Reputação : 97
Idade : 30
Simulador preferido : FS9
Emprego/lazer : ME - Paraquedista - FS2004
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por pablowhispers em Qui 22 Nov 2012, 00:41

Belas imagens, o ceu da primeira shot ta magnifico! thumbsup
avatar
pablowhispers
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 07/09/2012
Mensagens : 57
Reputação : 1
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por sergiotucano em Qui 22 Nov 2012, 10:43

Bruno Nascimento escreveu:Baita relato, o meu ficou no chinelo hahaha

Abração Sérgio!

Valeu Bruno!
Realmente ficou bem detalhado e com imagens muito boas o relato do Nedel!

No chinelo nada ! O seu esta show também! Very Happy


pablowhispers escreveu:Belas imagens, o ceu da primeira shot ta magnifico! thumbsup

Pois é! quem dera eu poder rodar o meu FS9 com essas configs.... Very Happy
avatar
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 32
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por danielsantana em Qui 22 Nov 2012, 10:55

Bem bonitas as shots! a frente desse atr só me lembra o zorro.

_________________
E lá no fim daquele mar, a minha estrela vai se apagar!

PM= ECS MG41T-M7. CPU= Dual Core E5500 @ 2.80Ghz. Memoria Ram= 4GB DDR3. PV= Nvidia Gforce 9500GT 1GB, 128Bits. SO= W7 H.Premium 64bits.
avatar
danielsantana
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/03/2012
Mensagens : 885
Reputação : 69
Simulador preferido : FSX-SE
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por harmach em Qui 22 Nov 2012, 14:25

muito bom o relato, cmte, parabens!!!

_________________
Machado
IVAO VID 166553 VATSIM 880797

TAM Virtual (LATAMv Brasil) TAM3104 (CEO e Fundador) VPA VPA234 (Pilot) British Airways VA - BAW562 (Captain) American Virtual Airliners - AAL827 (CAT IV Senior Captain)

TAM Virtual (LATAMv Brasil) - tá chegando
avatar
harmach
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/01/2011
Mensagens : 1361
Reputação : 118
Idade : 43
Simulador preferido : P3D / FSX
Emprego/lazer : Professor
Nacionalidade : Brasil

http://www.tamvirtual.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por André Luiz em Sex 23 Nov 2012, 14:27

sergiotucano escreveu:O PR-ATV - matrícula da aeronave - estava a espera da TRIPulação

lol lol lol Belo reporte!
avatar
André Luiz
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 08/12/2011
Mensagens : 978
Reputação : 16
Idade : 18
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

http://www.youtube.com/user/ControlofIVAO?feature=mhee

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por sergiotucano em Sab 24 Nov 2012, 11:08

danielsantana escreveu:Bem bonitas as shots! a frente desse atr só me lembra o zorro.

Eu acho a frente do ATR bonitona!

harmach escreveu:muito bom o relato, cmte, parabens!!!

Valeu Harmach!

André Luiz escreveu:
sergiotucano escreveu:O PR-ATV - matrícula da aeronave - estava a espera da TRIPulação

lol lol lol Belo reporte!

Valeu André! laughing
avatar
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 32
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por Gabriel Moradillo em Qua 28 Nov 2012, 23:53

Mas que belo relato !!! Muito bom mesmo. Parabéns a Azul Virtual pelo novo ATR happy

_________________
Who Jah bless, no one curse
avatar
Gabriel Moradillo
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 26/06/2011
Mensagens : 3142
Reputação : 115
Idade : 20
Emprego/lazer : UFBA
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum