Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Urubu - O Cessna do Urubu Gse_multipart13851

O Cessna do Urubu

+14
Thiago
Flavio Ribeiro
Cmtemariano
harmach
Alan Garcia
rodrigo mago
zubaboy
ArthurLM1
andre_sp
Ricardo Gonçalves
Osmar
Miguel Junior
Fernando Ventura
Marco Antonio Ferrarini
18 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty O Cessna do Urubu

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Dom 21 Out 2012, 18:24

Meus caros amigos.
Como eu já havia prometido, mas a preguiça não me deixava cumprir a promessa...
E como tomei uma escovada dos amigos então cá estou, com outro tópico, dando sequência à construção do cessna 337 skymaster. Para quem não viu, as primeiras fotos estão no meu tópico sobre o projeto king Air 350 que, pelos motivos lá explicados, tive que interromper.
O mesmo será continuado pelo amigo Américo, em momento oportuno, e dado sequência lá no outro tópico, ou um novo, como preferir o pessoal da administração.

Abrindo o presente, temos duas fotos, a primeira mostra a ventarola já moldada, aguardando a massa, uma boa e cuidadosa lixada, depois a pintura definitiva.
Usei dois pedaços de madeirit 15mm, o externo sem angulo e o interno moldado, juntamente com mais duas chapas de eucatex 3mm cada. Ainda vai o compensado de 4mm por fora, que será a "lataria" do avião.
As curvas compostas foram feitas na tico-tico, à mão, depois lixadas também à mão, pois foi o único jeito que encontrei para obter esse resultado. Ressalto que fazer isso com a tico-tico é muito perigoso e requer muita prática e cuidado com a segurança.

A segunda foto é uma tomadinha mais-ou-menos geral de como está ficando o monstrinho.
Notem que instalei hoje o lado esquerdo do para-brisas, com direito à curvatura no pilar central.
Isso foi conseguido usando duas técnicas: Secador de cabelo, no máximo para moldar o acrílico e muito, muito cuidado para essa porcaria não rachar... (na primeira tentativa zangado).
Aparece na foto um pouco de sujeira que deve ter sido realçada pelo flash, mas ao vivo está limpinho.
Tive que fazer um revestimento interno até o nariz, para sustentar o apoio do para-brisa, que vai depois.
Por cima disso vão, revestimento externo e a cobertura do painel de instrumentos.
Os parafusos usados são apenas para manter a coisa no lugar e acertar o formato, depois serão retirados pois o para-brisas será preso pela cobertura externa.
Dá para notar também a divisão entre as duas partes da cabine e aquela chapa metálica que aparece logo no vértice da ventarola será a responsável pela união das duas partes. São 8 peças dessa, tres de cada lado mais duas em cima.
Elas ficarão por baixo da "lataria" e só orifícios dos parafusos da parte dianteira aparecerão, então para montar e desmontar as partes é só encaixar e aparafusar.

Por hoje é isso, espero que o pessoal goste e dê seus palpites e sugestões que serão bem vindas.
Abraço a todos.
Urubu

Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00708
Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00712

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 63
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Fernando Ventura Seg 22 Out 2012, 23:50

Parabéns!! Tá ficando lindo. aplauso

Fernando Ventura
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 14/09/2012
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 59
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Miguel Junior Ter 23 Out 2012, 01:53

quero ver mais pra frente resultado
Miguel Junior
Miguel Junior
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 22/06/2009
Mensagens : 429
Reputação : 8
Idade : 45
Emprego/lazer : Empresario
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Osmar Ter 23 Out 2012, 10:44

Muito bom.... tbm tou curioso pra ver pronto
Osmar
Osmar
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 23/01/2012
Mensagens : 283
Reputação : -1
Idade : 30
Simulador preferido : X-Plane 10 - FS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Ter 23 Out 2012, 20:23

Fernando Ventura escreveu:Parabéns!! Tá ficando lindo. aplauso

Fala Dom Fernando, obrigado a força.
Mas cadê aquela novidade? Não esqueci. Pensei que tinha perdido o amigo!
Grande abraço

Miguel Junior escreveu:quero ver mais pra frente resultado

Yes, sir!!!
Seja bem vindo ao meu humilde post, seu Miguel. Será um prazer tê-lo acompanhando meu trabalho e cobrando, criticando, palpitando, sugerindo... e se eu merecer, uma forcinha também ajuda.
E temos algo em comum... também quero ver resultado.
Grande abraço e agradeço o comentário.


Osmar escreveu:Muito bom.... tbm tou curioso pra ver pronto

Fala seu Osmar
Agradeço o elogio. Também temos algo em comum pois sou outro curioso para saber como é que esse monstrinho vai ficar quando pronto.
Um abraço e também será um prazer tê-lo acompanhando o projeto... sinta-se à vontade.

Seguem mais algumas fotos... o monstrinho todo remendado, porque essa é a forma que o urubu tem de acertar as curvas e dimensões.
Eu vou remendando... parafusos e fita crepe e o que mais estiver à mão.
Depois olho, confiro as medidas, quando chego onde quero, saem os remendos e parafusos e entra o acabamento.
Essa cobertura no nariz ficará por baixo da "lataria", ela serve apenas para sustentar o suporte do para-brisas. Desse jeito as curvas saem exatinhas.
Não sei se dá para ver nas fotos mas, reparem o cantinho do monitor, bem na borda da cobertura.
Truques necessários para posicionar os instrumentos, por cortesia da equipe de design de paineis da cessna.
Hoje chegou o acrílico novo dos para-brisas, porque o que eu tinha aqui de reserva... zangado Fiz um favor à mim mesmo e derrubei minha parafusadeira nele... já era!!!, só R$ 140,00 de prejuizo.
Mas faz parte.
No mais, grande abraço a todos.
Urubu

Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00714
Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00715
Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00716

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 63
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Ricardo Gonçalves Qua 24 Out 2012, 00:00

Grande Urubu e mais uma obra prima... reverencia é sempre um prazer ver o andamento dos seus projetos.
Um abraço.

_________________
Intel Core i5-10400F 2.90GHz, Placa Mãe Asus TUF GAMING B460M Plus, Memória RAM Fury HyperX 16GB DDR4 2666Mhz, SSD 500GB M.2, SSD 240Gb, NVIDIA GeForce GTX 1660 6Gb DDR5 192 bits, Fonte Cooler Master GX 650W

Urubu - O Cessna do Urubu Ricardo%2520Gon%25C3%25A7alves%252FVV236
Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/01/2012
Mensagens : 1673
Reputação : 247
Idade : 64
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por andre_sp Qua 24 Out 2012, 10:01

Excelente trabalho... não desista Yesyes

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Qua 24 Out 2012, 23:11

Ricardo Gonçalves escreveu:Grande Urubu e mais uma obra prima... reverencia é sempre um prazer ver o andamento dos seus projetos.
Um abraço.

Valeu Ricardo
Mas o prazer também é meu, de ver o teu trabalho, como disse lá no teu tópico.
Grande abraço



andre_sp escreveu:Excelente trabalho... não desista Yesyes

Obrigado Andre
Não pretendo desistir... por vezes surgem umas "carniças" diferentes na vidinha do urubu, então ele tem que pegar uma térmica e voar para longe.
Mas esse sky-monstrinho está ganhando minha simpatia, vai ser difícil deixá-lo para outro terminar.
Valeu a força
Um abraço

Urubu

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 63
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por ArthurLM1 Qui 25 Out 2012, 01:12

É...
O cockpit do puxa-empurra vai tomando forma.
Belíssimo! Também ficarei de olho no post.

_________________
Urubu - O Cessna do Urubu 344912

ASRock B650E Taichi | AMD Ryzen 7 7800X3D | Corsair iCUE H150i Elite LCD | AMD Radeon RX 7900XTX XFX Merc310 Black Edition 24Gb | Corsair Dominator Platinum 64Gb 5200MHz DDR5 | TeamGroup T-Force Cardea A440Pro SSD M.2 NVMe Gen4 | Samsung NeoQLED 4K Gaming TV 50QN90C
ArthurLM1
ArthurLM1
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 27/09/2012
Mensagens : 629
Reputação : 48
Idade : 27
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por zubaboy Qui 25 Out 2012, 01:14

Urubu,

Cada vez que abro um novo post seu fico mais admirado com sua inventividade, perfeição de projeto e execução.
Você nos inspira a tentar fazer as coisas.
Um grande abraço
zubaboy
zubaboy
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/12/2009
Mensagens : 145
Reputação : 21
Idade : 76
Simulador preferido : fsx
Emprego/lazer : aposentado/simulação, plastimodelismo, historia militar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Qui 25 Out 2012, 20:14

ArthurLM1 escreveu:É...
O cockpit do puxa-empurra vai tomando forma.
Belíssimo! Também ficarei de olho no post.

Fala Arthur
Cara, eu reparei na tua idade e me lembrei... quando eu tinha 16 anos, nem computador existia no Brasil, ou se exitia, eu não fazia a menor ideia.
Voce é um felizardo!!! E se está aqui no forum, já demonstra que tem interesse por algo nobre que é a aviação, seja ela virtual ou real.
É um prazer tê-lo "de olho" no meu projeto e, fique à vontade, como todos, para opinar.
Valeu pelo elogio, grande abraço.
Urubu

zubaboy escreveu:Urubu,

Cada vez que abro um novo post seu fico mais admirado com sua inventividade, perfeição de projeto e execução.
Você nos inspira a tentar fazer as coisas.
Um grande abraço

Meu amigo Zuba... palavras como as suas é que nos inspiram a continuar.
Veja como são as coisas, esse nosso hobby dá prazer para quem faz e para quem acompanha.
Avião é tudo de bom... que não nos perguntem por quê, pois só sabemos que é!

Vamos aproveitar então e dar uma olhada no monstrinho.
Ao fazer um cockpit, a gente tem que pensar nas partes, nas etapas... se voce pula alguma coisa, tem que desmontar tudo para refazer.
Então, meu estilo é fazer o mais modular possível, para facilitar a execução.
Na primeira foto, aparece só a estrutura dianteira, a parte que vai suportar o para-brisas e as ventarolas.
Eu desmontei removendo apenas 8 parafusos.
Ainda estava sem lixar e com furos e parafusos, tudo à mostra.
Já na segunda foto, passei a primeira mão de massa, sumiram os parafusos e os furos.
Uma dica, para quem não conhece.
Se você faz um furo errado, ou apenas para fixar algo que vai ser removido posteriormente, acaba ficando com um furo indesejado.
Eu passo algumas gotas de super bonder, depois preencho com serragem, o próprio pó do que vai sendo lixado. Aguardo alguns segundos para secar, depois é só lixar e... já era o furo.
Parafusos também, sempre rebaixados com relação à superfície... mesmo processo, fim do problema.
A não ser que seja um parafuso que apareça no avião real, obviamente.
Depois a boa e velha massa... pronto, fica joinha!
Valeu, por hoje é isso, forte abraço a todos.
Urubu


Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00718
Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00721

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 63
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Ter 30 Out 2012, 19:13

Olá pessoal
Hoje vou poluir o forum com um monte de fotos mas a intenção é mostrar como estou fazendo o manche do 337. Espero que o pessoal da administração não fique zangado comigo.
Estou usando a madeira cedrinho beneficiada, medida 2,1cm de espessura por 7cm de largura.
Usei 1,5m, custou menos de 5 reais. Essa madeira é bem rígida e na hora da compra, escolhe-se a mais reta e alinhada.
O metal é aço e ferro galvanizado, cortado e furado por mim, mas soldado numa serralheria, custo 10,00 R$, incluindo a barrinha de ferro galvanizado de 60 cm que liga as hastes dos manches.
Diversos parafusos, ao custo de uns 5 centavos cada, nem dá para levar em conta.
Cola superbonder, para fixar a peça antes de parafusar e araldite, para dar firmeza, mesmo nas peças parafusadas. 6 gramas de superbonder, R$ 7,40, uma araldite, 14 reais.
Uma barra de 1 metro de rosca, 1/2 polegada, mais quatro porcas inoxidáveis, menos de 10 reais.
Uma barra de trilho para cortina de box, aquelas que voce encaixa na parede pois tem uma mola que regula a largura. Custa menos de 10 reais e só usei 70 cm, da parte mais larga, para envolver a rosca.
A madeira ainda será melhor lixada e envernizada, as peças de metal serão cobertas com zarcão para evitar ferrugem. As buchas no painel são provisórias, vou usar outro material, embora o alumínio deslize suavemente nessas buchas para adaptador de mangueiras. Mas vai ter um acabamento para deixar parecido com o estilo da cessna.
O princípio de funcionamento é o mesmo que a própria cessna usa, não inventei nada novo, apenas simplifiquei, e devido ao tamanho, curso e posição da alavanca central, não se percebe mudança de angulo no manche quando voce puxa ou empurra nos extremos.
Medidas caprichadas, tudo bem encaixado e apertado na dose certa, mais uma boa lubrificação, está funcionando macio, a sensação, mesmo agora, antes de finalizar, é a mesma de um cessna real.
Farei um sistema de molas para centralização, mas de forma um pouco diferente do usual, para ficar o mais próximo possível do avião real. Essa parte, mais a fixação de potenciometros, fica para o próximo capitulo.
Ah sim, cortei um pedaço de madeirit velho, só respeitando a largura e a posição do eixo, apenas para ter a noção de posição e poder movimentar. Os manches definitivos serão moldados na sequência.
A parte frontal cabine, que sustenta para-brisas e ventarolas, está praticamente pronta, será branca, já dei duas demãos de massa e duas de tinta base, mais pequenas correções com massa. Agora resta uns 10 minutos de lixa e depois a pintura com esmalte sintético. Estou dependendo de encontrar as dobradiças certas para fazer as ventarolas abrirem.

Por último, gostaria de tocar num assunto até engraçado.
Recebi um email de um amigo aqui do forum, comentando que, em conversa com outro colega, esse lhe dissera que gostaria de comentar meus tópicos e trocar ideias comigo mas, como escreve mal, não tem coragem porque, segundo ele, eu escrevo bem e ele ficaria com vergonha.
Não sei quem é. Meu amigo, eticamente, não disse o nome do sr. envergonhado.
O que posso dizer.. meu, eu escrevo normalmente, às vezes erro feio, comigo não existe essa de intelectual, quem dera eu fosse.
Para mostrar quem eu sou e talvez deixá-lo mais a vontade, veja a última foto... esse é o óculos do urubu, usado para todos os trabalhos nos meus cockpits e para ler letra de contrato ou bula de remedio... por aí voce pode ver o valor que dou às "aparências". Preciso dizer mais alguma coisa?
Forte abraço à todos e desculpem o tamanho do texto.
Urubu

Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00722
Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00723
Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00724
Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00725
Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00726
Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00727
Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00728
Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00729
Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00730

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 63
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Ricardo Gonçalves Ter 30 Out 2012, 19:55

Grande Urubu, este cessna tá ficando bonitão... aplauso
Mas os óculos...modelo exclusivo...RaiBamba!!! lol

Abraços.
Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/01/2012
Mensagens : 1673
Reputação : 247
Idade : 64
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por ArthurLM1 Qua 31 Out 2012, 00:33

Grande, Marco!
O esqueletão ta ficando show!
Pra variar, gostei dos óculos também!

_________________
Urubu - O Cessna do Urubu 344912

ASRock B650E Taichi | AMD Ryzen 7 7800X3D | Corsair iCUE H150i Elite LCD | AMD Radeon RX 7900XTX XFX Merc310 Black Edition 24Gb | Corsair Dominator Platinum 64Gb 5200MHz DDR5 | TeamGroup T-Force Cardea A440Pro SSD M.2 NVMe Gen4 | Samsung NeoQLED 4K Gaming TV 50QN90C
ArthurLM1
ArthurLM1
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 27/09/2012
Mensagens : 629
Reputação : 48
Idade : 27
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Seg 05 Nov 2012, 20:32

Ricardo Gonçalves escreveu:Grande Urubu, este cessna tá ficando bonitão... aplauso
Mas os óculos...modelo exclusivo...RaiBamba!!! lol

Abraços.

Fala Ricardo
Gostei do raibamba, mas acho que está mais para raibomba.
O pior é que eu levei essa coisa, bem escondidinho, num jantar que uns caras aqui da cidade organizaram e convidaram a gente... Era aquela coisa, todo mundo cheio de frescura, odeio esse tipo de, digamos, evento.
Na hora de ler a lista da bóia, que o pessoal adora chamar de menu... adivinha só:
Puxei o bitelo, naturalmente... cara, foi um silêncio só.
Minha mulher e eu, bem sérios, e o resto da cambada se entreolhando... meu amigo, eu li, escolhi o rango e guardei o óculos e seguimos normalmente... ninguém teve coragem de tocar no assunto, nem sequer uma palavra.
Mas nós tivemos que nos segurar para não explodir de rir na cara do povo.
Prá você ver o que é a tal da hipocrisia.
Forte abraço.

ArthurLM1 escreveu:Grande, Marco!
O esqueletão ta ficando show!
Pra variar, gostei dos óculos também!

E aí Arthur, valeu o apoio cara.
Mas não siga o exemplo dos óculos, pelo menos por enquanto... deixa para quando voce tiver mais de 50... com a vida ganha e tal.
Daí o povo tem que te engolir. E você... só na risada!
Abração do amigo Urubu.

E para não perder o jeito, vai mais uma foto.
Antes, tenho que confessar. O Urubu não gostou do sistema anterior do manche.
Tava tudo funcionando legalzinho... mas eu não sou muito chegado à "legalzinhos"
Então, abri mão dos meus princípios e adquiri os famosos trilhos que todo mundo usa.
Paguei 13,60 o par. Cortei para adaptar, meti um cano na espessura correta e passou de "legalzinho" para "perfeitão".
Aquele parafuso quase na ponta, matém a rosca, mais o cano e brevemente a base do manche, tudo bem firme, mas desmontável.
Agora estou trabalhando na mecânica dos pedais, e nessa parte vai ter novidade.
Devo concluir amanhã, depois entro na fase de moldagem dos manches e pedais.
Abraço a atodos.
Urubu

Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00739

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 63
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por rodrigo mago Seg 05 Nov 2012, 22:43

Ricardo Gonçalves escreveu:Grande Urubu, este cessna tá ficando bonitão... aplauso
Mas os óculos...modelo exclusivo...RaiBamba!!! lol

Abraços.

lol Gostei desse modelo thumbsup

_________________
Rodrigo Nogueira Braga
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago
rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 54
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Ter 06 Nov 2012, 19:23

rodrigo mago escreveu:
Ricardo Gonçalves escreveu:Grande Urubu, este cessna tá ficando bonitão... aplauso
Mas os óculos...modelo exclusivo...RaiBamba!!! lol

Abraços.

lol Gostei desse modelo thumbsup

Fala Rodrigo, valeu a força.
Meu óculos combina com sua bancada, aquela que você usou para fazer o suporte do MCP cheers
A minha está bem próxima daquele estilo, só vou ficar contente quando empatar com você.
E por falar nisso, seu trabalho ficou magnífico.
Vi que voce combinou madeirit com mdf e montou um suporte sensacional.
Me impressionou especialmente o acabamento da cobertura; tenho aqui alguns metros de corino, com o qual pretendo cobrir o glare do cessna, e outras partes.
Espero, ao menos, chegar perto do resultado que voce conseguiu. Parabéns.

Inclusive, queria ressaltar que procuro acompanhar todos os posts dos colegas.
Só não posto comentários porque, sinceramente, meu tempo é escasso.
Se eu comento o post de um amigo e falta tempo para comentar outro, eu me sinto mal com isso.
Se comentar todos, não me sobra tempo para o projeto, pois mesmo aposentado, além do projeto do king air e do cessna, ainda tenho que viajar constantemente do litoral para Curitiba, para ajudar minha mãe pois meu pai faleceu e agora nós estamos tentando tocar a empresa da família.
Além disso, como os amigos sabem, só fico no Brasil até março que vem... por isso meu tempo é realmente curto.
E ainda por cima, quando escrevo, não consigo me conter e acaba saindo um bíblia.

Bom, hoje montei a base do mecanismo dos pedais do cessna... e funcionou!!!
Sistema genuíno made by urubu. Logo postarei as primeiras fotos.

No mais, forte abraço a todos.

Urubu




Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 63
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por rodrigo mago Ter 06 Nov 2012, 19:34

Marco Antonio Ferrarini escreveu:
rodrigo mago escreveu:

lol Gostei desse modelo thumbsup

Fala Rodrigo, valeu a força.
Meu óculos combina com sua bancada, aquela que você usou para fazer o suporte do MCP cheers
A minha está bem próxima daquele estilo, só vou ficar contente quando empatar com você.
E por falar nisso, seu trabalho ficou magnífico.
Vi que voce combinou madeirit com mdf e montou um suporte sensacional.
Me impressionou especialmente o acabamento da cobertura; tenho aqui alguns metros de corino, com o qual pretendo cobrir o glare do cessna, e outras partes.
Espero, ao menos, chegar perto do resultado que voce conseguiu. Parabéns.

Inclusive, queria ressaltar que procuro acompanhar todos os posts dos colegas.
Só não posto comentários porque, sinceramente, meu tempo é escasso.
Se eu comento o post de um amigo e falta tempo para comentar outro, eu me sinto mal com isso.
Se comentar todos, não me sobra tempo para o projeto, pois mesmo aposentado, além do projeto do king air e do cessna, ainda tenho que viajar constantemente do litoral para Curitiba, para ajudar minha mãe pois meu pai faleceu e agora nós estamos tentando tocar a empresa da família.
Além disso, como os amigos sabem, só fico no Brasil até março que vem... por isso meu tempo é realmente curto.
E ainda por cima, quando escrevo, não consigo me conter e acaba saindo um bíblia.

Bom, hoje montei a base do mecanismo dos pedais do cessna... e funcionou!!!
Sistema genuíno made by urubu. Logo postarei as primeiras fotos.

No mais, forte abraço a todos.

Urubu




Legal que gostou do meu suporte, mas seu cockpit tá ficando massa, coisa de profissional! Infelizmente eu não tenho espaço físico pra fazer um desse, mas não descarto a possibilidade e contarei com a ajuda de vocês thumbsup Estamos torcendo pelo sucesso da construção de seu home-cockpit. Se precisar de alguma coisa, é só falar, abração!!! thumbsup

_________________
Rodrigo Nogueira Braga
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago
rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 54
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Qua 21 Nov 2012, 12:26

Valeu Rodrigo Mago, qualquer coisa, também fico à sua disposição.

Andei meio ocupado por esses dias mas deu para fazer algumas coisas e refazer outras.
Chegou o acrilico novo, para o para-brisas, e mudei o método de fixação para evitar dissabores.
Nada de pré-furos, estou posicionando com pedaços de eucatex e grampeador (grampos só no eucatex) para marcar e ir cortando até ajustar. E não tirei ainda o plástico de proteção para evitar riscos. Ele vai ser fixado com a própria cobertura, sem parafusos ou cola.
O dispositivo dos pedais já está pronto e funcionando, mas ainda sem as pedaleiras, as quais vou construir na sequencia, junto com os manches.
Iniciei também a cobertura do painel, por enquanto só o corte da parte superior.
Seguem algumas fotos para ilustrar.
Abraço a todos.
Urubu



Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00744
Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00745
Urubu - O Cessna do Urubu Dsc00746

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 63
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Alan Garcia Qui 22 Nov 2012, 00:58

Qualidade de primeira, Parabens !

_________________
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar."

thumbsup
Alan Garcia
Alan Garcia
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/10/2012
Mensagens : 85
Reputação : 7
Idade : 33
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Mecânico Automobilístico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por harmach Qui 22 Nov 2012, 11:12

Show, Cmte, estou gostando de ver!!!!
harmach
harmach
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/01/2011
Mensagens : 1403
Reputação : 125
Idade : 49
Simulador preferido : P3D / XP11
Emprego/lazer : Professor
Nacionalidade : Brasil

http://www.latamv.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Cmtemariano Qui 22 Nov 2012, 13:48

Caro Urubu,

Esse foi nosso último papo lá no tópico Projeto King Air 350

Marco Antonio Ferrarini escreveu:Fala Fabio
Valeu o apoio.
Não deixe de dar uma olhada no outro tópico, "o cessna do urubu", pois lá irei aos poucos mostrando algumas dicas que aprendi.
Sobre os assentos, te ajudo sem problemas.
Mas me passe mais detalhes, tipo se voce está fazendo uma aeronave específica ou genérico, e também o espaço que voce dispõe e qual é sua dificuldade.
Não obstante, achei este desenho nos meus arquivos de projetos, com algumas medidas, em milímetros.
Deve ser de um 737 pelo jeitão. Não me lembro de onde baixei por isso não posso dar o devido crédito ao autor, mas ela dá uma boa noção de tamanho e principalmente os angulos do encosto... só achei o descanço de braço muito baixo.
Dê mais uma olhada com calma nesse tópico do king air, que algumas páginas atrás eu passei as medidas dos meus assentos para o Inventor, talvez te ajude também.
Fora isso, qualquer coisa, fique à vontade, comigo não tem essa de cara de pau, quando eu preciso, também pergunto para o pessoal.
Abração
Urubu

Como pode ver pela foto abaixo comecei a fazer este humilde HC e ainda não havia chegado a uma conclusão quanto aos assentos, até que vi seu tópico do King air.

Urubu - O Cessna do Urubu A>

Tenho 45cm do lado esquerdo e 40 do lado direito (fiz assim porque quis mais espaço do meu lado e porque o meu copila será meu filhote de 7 anos, que não precisa de tanto espaço). A altura se não me engano seria uns 30cm para o assento. Tenho uns trilhos (universal) de banco de carros, para poder deslizar o assento para traz e facilitar minha entrada (imagina 1,80 - 90kg neste espacinho ai).

Na verdade queria te pedir para me dizer como eu consigo desenhar estes seus assentos (abaixo) na madeira para que eu possa cortar. (tomei a liberdade de colocar sua foto aqui para mostrar o que estou falando: caso me permita, caso contrário, por favor me diga que eu retiro imediatamente)

Tomei muito gosto por mexer com madeira quando comecei a fazer este meu último HC. E é uma forma de ter independência na feitura do projeto. Comecei pela plataforma com 5 rodas para poder movimentar o bicho em razão do peso, depois idealizei o resto através de uma foto de uma cabine de um Baron se não me engano. Ainda ficou faltando, além dos assentos, a cobertura do painel, aquela preta que dá o acabamento, estava pensando em comprar uma espuma tipo de tatame para colocar ali, mas se conseguir fazer um igual ao seu, por parar o meu onde está e já faço os assentos pensando no novo.

Urubu - O Cessna do Urubu A>

Fugindo um pouco do assunto, gostei muito desse seu novo projeto, quanto me cobraria pelos esquemas de montagem, corte da madeira, etc. Gostaria de adaptar os meus equipamentos em um desse seu, inclusive porque entendi que você disse que ele é todo de encaixe o que facilita o desmonte e transporte. Pelo que vi a minha estrutura de equipamentos é parecida com a sua, ou seja tenha um espaço para o PC atras do painel. A minha unica dúvida é quanto ao acrílico que você coloca na frente, não dificulta a visão, digo, dos monitores a frente? Na verdade nem sei se você utiliza monitores ou outra solução para as imagens!?!?!

Bem acho que por enquanto é isso, vamos cobrindo as lacunas passo a passo.

Gde abraço.

Fabio Mariano
Cmtemariano
Cmtemariano
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/07/2010
Mensagens : 41
Reputação : 0
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Advogado/Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Flavio Ribeiro Sex 23 Nov 2012, 16:15

Pessoal me permitam desvirtuar o assunto do tópico só por um instante... assobiar

Me digam aí qual o melhor material para a estrutura, o MDF ou o Madeirite? poderiam dizer os pontos fortes e fracos de cada um?

Aproveito para parabenizar os construtores, todos eles, pelos seus projetos. O nível está altíssimo!
Um abraço!

_________________
Urubu - O Cessna do Urubu 370648
Flavio Ribeiro
Flavio Ribeiro
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2012
Mensagens : 549
Reputação : 36
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Historiador
Nacionalidade : Brasil

http://voandoemcasa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Dom 25 Nov 2012, 23:08

Alan Garcia escreveu:Qualidade de primeira, Parabens !

harmach escreveu:Show, Cmte, estou gostando de ver!!!!

Obrigado Alan e Harmach, fiquem à vontade; críticas, sugestões e apoio são sempre bem vindos.

Cmtemariano escreveu:Caro Urubu

Como pode ver...

Fabio Mariano

Fala Mariano
Seguinte, vamos no passo-a-passo.

Seu cockpit... humilde? fala sério. Está muito bom; dá para ver a organização tanto na parte física quanto nas idéias, parabéns.

A largura de assentos reais varia em torno de 40 a 46 cm, não me lembro de assento mais largo.
Para o seu porte, 42cm não fica ruim, mas 44 seria ideal. Quanto a altura, voce deve levar em conta que o ideal é voce ajustar o assento para que tua linha de visada acompanhe a inclinação da cobertura do painel, se ficar um pouco acima não tem problema. Porisso, teste antes com uma base mais o estofado, e vá gradualmente ajustando até que voce consiga olhar e ver por sobre a cobertura, acompanhando o angulo desta. Use alguma coisa tipo caixote, pedaços de madeira, e vá subindo ou descendo a base, até ficar satisfeito.
Quanto à estrutura dos assentos mostrada na foto, eu usei madeira que sobrou de uma obra que fiz em casa. Ela tem péssimo aspecto mas é bem resistente.
Ocorre que do jeito que aparece na foto, o assento ficaria instável.
Veja, a regra é que a ponta do encosto fique na mesma posição, verticalmente, em relação à ponta da base.
Se voce olhar no tópico, tem outras fotos, eu acrescentei um prolongamento para dar essa sustentação.
No tópico eu passei as medidas desse assento para o Inventor, já dá para voce ter uma base.
Eu faço rascunhos até achar o formato adequado, depois um desenho em escala do que pretendo cortar e então transfiro direto para a madeira. O problema é que nunca guardo esses desenhos.
Se vou fazer um modelo fiel ao real, a solução é muita pesquisa. Mas a ergonomia nunca foge muito de um certo padrão.
Se voce colocar essa foto num psp da vida e for girando até a base ficar na vertical, vai achar os ângulos, depois é só dimensionar a foto, pixel por milímetro, imprimir e transferir... é uma idéia.
Quanto à cobertura do painel, vou tomar a liberdade de sugerir: base de madeirit, 15mm (fica robusta) ou eucatex de 3mm, pode até colar duas chapas juntas.
Pequenos talhos nas regiões onde voce queira curvar.
Se usar o madeirit de 15mm, faça talhos com um serrote, na região da curva, espaçados de 3 em 3mm e com profundidade de 7,5mm. Fica fácil fazer a curva. Depois uma espuma fina colada, e por cima um corino... fica chique.
Se for no eucatex, faça talhos com um estilete, aí é no feefing.

Sobre o projeto, o problema é que não faço plantas, chamo carinhosamente meu sistema de "arquivos .rab" (rabiscos).
O king, como eu disse no tópico, eu estava fazendo para passar o tempo, porque gosto mesmo de lidar com projetos desse tipo e mexer com madeira e tal, assim como voce, que pegou o gosto pela coisa.
Mas surgiu esse desafio de fazer o skymaster, sob encomenda. Cobrei o valor que empresas cobram para fazer apenas o painel. Não pretendo dizer o que farei com o dinheiro da venda, mas te digo que não ficarei com ele. Então, estou fazendo pelo prazer de fazer e depois pelo prazer do que vou fazer com o dinheiro.
Só ficarei no Brasil até março do ano que vem e até lá estou na correria, sinceramente.
Depois disso, se voce tiver interesse, podemos manter contato e me comprometo a ajudá-lo em qualquer projeto que decida iniciar, mas sem dinheiro envolvido, nem esquente a cabeça, para mim será um prazer.

Quanto ao acrílico, posso te dizer que a imagem distorce menos que pra-brisas dos cessnas reais, os quais conheço bem Rulez Nas últimas fotos ainda estava com o plástico protetor, talvez porisso voce tenha tido uma má impressão.
Para o cenário eu uso projetor; monitores de pc ou tv eu uso só para testes, porque o esquema de montar o projetor na "oficina" é cansativo e arriscado.

Bom, espero ter respondido pelo menos em parte. Se voce tiver alguma dúvida, mande seu email por mp para fazermos contato.
Grande abraço.

Antes que me esqueça, uma novidadezinha... mudei o projeto para o skymaster normal, igual ao modelo da carenado. Com o lançamento do 337 carenado para x-plane, o comprador agora tem opção para usar no FSX ou FS9 e no XPX.


Flavio Ribeiro escreveu:Pessoal me permitam desvirtuar o assunto do tópico só por um instante... assobiar

Me digam aí qual o melhor material para a estrutura, o MDF ou o Madeirite? poderiam dizer os pontos fortes e fracos de cada um?

Aproveito para parabenizar os construtores, todos eles, pelos seus projetos. O nível está altíssimo!
Um abraço!

Fala Flávio
Meu amigo, eu sou fã do madeirit e do eucatex.
MDF é perfeito na forma, mas é o dobro do preço, tem maior tendencia ao mofo e se for trabalhar como eu, na mão, esfarela demais. Para quem corta a laser não existe esse problema.
O madeirit voce tem que escolher muito bem a peça, e depois onde vai cortar, pois há tendencia ao empenamento, o que se resolve com um bom suporte/estrutura.
Ele tem aquelas falhas (buraquinhos), entre as camadas que são coladas para formá-lo. Eu resolvo isso com massa.
Também é mais leve.
Ambos devem ser tratados com algum verniz para evitar mofo.
Cabe a voce pesar prós e contras, levando em conta orçamento e jeito de trabalhar.


Abraço a todos
Urubu


Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 63
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Flavio Ribeiro Seg 26 Nov 2012, 00:45

Valeu!

Estou coletando as ultimas informações já tenho o projeto todo na cabeça e até montei um croqui estilo "paper model" basicamente painel e throttle quadrant com seis manetes. para bimotores turbo hélices... genericão... aí pensei...

Como fazer para colocar a função de reverse nas manetes? será que dá pra usar um push button escondido que seria acionado pela própria manete depois do idle? E, gostaria que fossem independentes...

Alguma ideia?

_________________
Urubu - O Cessna do Urubu 370648
Flavio Ribeiro
Flavio Ribeiro
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2012
Mensagens : 549
Reputação : 36
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Historiador
Nacionalidade : Brasil

http://voandoemcasa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Urubu - O Cessna do Urubu Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos